Artigos

22 fev 2010

ESTADO FORTE?


PROPOSTAS

Ainda é cedo para dizer quem sairá vencedor do pleito de 2010. Ainda assim, pelos programas que os partidos estão escrevendo, é possível conhecer as propostas e metas dos candidatos que, caso eleitos, pretendem colocar em prática durante seus governos.

CONGRESSOS

Daí que todos os partidos políticos precisam fazer seus congressos. Tais eventos são necessários para apresentar, discutir e votar os projetos que farão parte de seus planos de governo. Uma vez aprovado no Congresso, o plano deve ser defendido pelo candidato no palanque eleitoral.

PREGAÇÃO DE DILMA

No sábado passado a ministra Dilma Rousseff foi aclamada como pré-candidata do PT à Presidência, no 4º Congresso Nacional do partido, em Brasília. E como tal, a ministra já saiu pregando e repregando por aquilo que o partido chama de fortalecimento do Estado.

ESTADO INCHADO

Pelo que foi decidido no Congresso petista, uma coisa está clara e indiscutível: o Estado nada tem de forte. E jamais será forte. Tem, isto sim, de inchado. Esta é a palavra correta. E inchaço, como se sabe, é uma doença grave. Além das complicações naturais é extremamente caro para manter o corpo doente.

ESTABILIDADE ECONÔMICA

Dilma, entretanto, foi muito enfática ao destacar que vai preservar com unhas e dentes a estabilidade macroeconômica do país. Disse, claramente, que vai manter, forma incondicional, o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e o câmbio flutuante como base das ações de seu governo.

SEGUIDORA FIEL DE FHC

Ou seja, aí Dilma fez a sua grande confissão de reconhecimento e apoio total às decisões tomadas no governo FHC. Será, como disse, uma seguidora fiel do programa do PSDB, que tanto critica e quer confrontar. Confirmou tudo isto quando afirmou: - Não haverá retrocesso nem aventuras.

UM HORROR

Dilma, como se vê, vai se dedicar seriamente para manter o que é bom e piorar o que já está ruim. A prova disto está na defesa que faz e continuará fazendo às medidas radicais de esquerda, decididas no 4º Congresso do PT, que aprovou emendas às diretrizes do programa de governo da candidata aclamada.

PREGAÇÃO

As mudanças propostas, que certamente vão comprometer a correta macroeconomia, pregam: 1- o combate ao monopólio dos meios de comunicação; 2- a cobrança de impostos sobre grandes fortunas; 3- o apoio incondicional ao polêmico Plano Nacional de Direitos Humanos; e, 4- apoio à jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução do salário. Um horror!

ESTADO BOLIVARIANO

Como se isso já não bastasse para fazer do Brasil um Estado Bolivariano, o MST terá parte ainda mais importante em caso de vitória do PT. O plenário do Congresso decidiu encaixar na plataforma da campanha de Dilma a atualização dos índices de produtividade para efeito de reforma agrária. Intitulado A Grande Transformação, o documento manteve o mote do projeto nacional de desenvolvimento, com ampliação do papel do Estado na economia e fortalecimento dos bancos públicos. É isto que os brasileiros querem? Meu Deus do Céu!

Leia mais

18 fev 2010

A SERVIÇO DO DIABO


CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O Bispo de Rio Grande, presidente regional da CNBB, ao tentar explicar a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro, deu a entender que prefere trabalhar, com afinco, em defesa das causas do Diabo. Pelas lamentáveis referências que faz à economia, o homem não pode estar a serviço de Deus.

EQUIVOCADO

Segundo o equivocado Bispo, o capital não quer ter normas. Quer imperar. Mais: o atrasado crê que o dinheiro escraviza, amortece os valores. Não satisfeito, o religioso portador de baixíssimo índice de conhecimento, ainda admite que o sistema é injusto por ser altamente concentrador de renda e por isso produz miséria.

MELHORES ESCOLAS

Para enfrentar esta situação, considerada injusta, o Bispo propõe a existência de boas escolas para melhor qualificar a mão de obra. Concordo. Quem sabe, a partir do ensino de qualidade, coisa inexistente no Brasil, o Bispo ainda venha a obter conhecimento suficiente para alcançar uma recuperação.

CONSUMO

A estupidez demonstrada pelo entrevistado é ímpar. Para ele o consumismo só valoriza quem tem e não quem é. Ou seja: para o retrógrado não há meio termo. Ou se tem ou se é. Nada mais. O Bispo não sabe ainda que é exatamente por falta de consumo que a recuperação econômica de vários países por este mundo afora está complicada.

OUTRAS RELIGIÕES

O curioso, para não dizer preocupante, é que na Campanha deste ano a CNBB conta com o reforço de cinco igrejas, que formam o CONIC ? Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. Todas elas, infelizmente, subscreveram as bobagens defendidas pelo Bispo, o que certamente levará muitos católicos a buscar outras religiões.

O DIABO ESTÁ NO LUCRO?

Principalmente, depois que os bispos, pastores e reverendos se revelaram, claramente, inimigos do lucro, do agronegócio, do capital especulativo(?), do consumismo e do sistema financeiro internacional. Pode? Pois é, gente. Viram a existência do diabo no necessário e importante lucro. Deus, para eles, deve ser a carga tributária.

COISA DO DIABO

Aí está, gente: em nenhum momento a CNBB acusou a nossa terrível carga de impostos como maior pecado econômico. Isto que esta doença, crônica, já foi diagnosticada como grande provocadora de miséria e concentração de renda. Asfixiados pela ignorância, os bispos não foram capazes de enxergar que foi através da recente renúncia fiscal que os índices de emprego e renda aumentaram no país. Incapazes de perceber onde está o grande mal, devido à atrofia produzida pela ideologia de esquerda, o secretário-geral do CONIC defende que os recursos não devem ser colocados nas bolsas de valores. Isto, para os socialistas, é coisa do diabo. Pro inferno com eles.

Leia mais

17 fev 2010

É HORA DE ESPECULAR


RECOMENDÁVEL

Vamos especular? Sobre qualquer assunto: futebol, meteorologia, eleições, moda, economia, Fórmula 1, etc. Embora o ato de especular seja da natureza humana, o momento atual está pra lá de oportuno para tanto. E ainda por cima não é pecado nem faz mal à saúde física ou mental. Ao contrário: é saudável, recomendável e divertido.

ESTIMULANTE

Especular é antever. E a partir daí dar um palpite. Quanto mais clara for a visão futurista, maior será o índice de probabilidade de ocorrência sobre aquilo que especula. Embora a falta de certeza absoluta sobre o que pode, realmente, vir a acontecer, a especulação é estimulante.

ELEIÇÕES

Como este é um ano de eleições, não há quem não esteja especulando, por exemplo, sobre quem sairá vitorioso. Tanto em nível estadual quanto federal. Com todas as composições possíveis e imaginárias. Até os institutos de pesquisa, que trabalham de forma científica, expressam números prováveis e não efetivos sobre os pleitos.

ECONOMIA

Quanto à economia brasileira, para começar o nosso exercício, já estou especulando sobre o futuro do país. E o meu convencimento, não por mau agouro ou desejo de minha parte, é de que o Brasil acabará por experimentar uma crise muito antes do que se imaginava. Certamente, não é para este ano que já está definido como de real crescimento. Mas não demora muito.

INVIÁVEL PARA O INVESTIMENTO

Mesmo sabendo que os ciclos econômicos acontecem sempre, identificados através das curvas senoidais (altos e baixos) dos gráficos de acompanhamento dos mercados, ao observar as constantes atitudes e propostas do governo, todas com o mais firme propósito de tornar o país inviável para o investimento, o futuro não pode ser promissor.

LEIS CATASTRÓFICAS

Como se já não fosse o bastante as centrais sindicais forçarem o governo para que seja aprovada a redução da jornada de trabalho, ainda é preciso conviver com MPs catastróficas. A última delas, por exemplo, trata de promover uma forte retaliação comercial aos EUA.

ESPECULAÇÃO ERRADA?

Além disso, tudo aquilo que movimentou a economia brasileira em 2009, ajudando o país a enfrentar a crise mundial, o governo já encerrou. Exemplo: 1- redução do IPI para vários produtos; 2- a alta liquidez do sistema financeiro, promovida pela forte redução do compulsório dos bancos. O resultado: os juros vão subir pelo efeito escassez de recursos. Além disso, a taxa Selic também vai se elevar, para conter o ímpeto de consumo revelado pela inflação deste início de ano.Alguém imagina que a minha visão esteja ruim? A minha especulação está errada?

Leia mais

11 fev 2010

MANOBRAS BOLIVARIANAS DO PT


DESCANSO

Se o povo brasileiro, de forma geral, ainda não deu muita atenção ou importância às perigosas manobras políticas do PT neste início de ano, é óbvio que não será nesta semana de Carnaval que esta preocupação vai acontecer.

FÉRIAS

Além do mais, em função do verão, a maioria das pessoas prefere tirar férias nos meses e janeiro e fevereiro, fazendo com que deixem de lado aquilo que atrapalha o lazer e o divertimento. Daí o velho ditado de que o ano começa mesmo em março, depois do carnaval.

PERIGO!

Ainda que precise respeitar esses últimos dias de férias de grande parte dos leitores do Ponto Critico, não posso ficar calado e muito menos indiferente diante de tantos perigos constatados que estão à nossa frente.

A GRANDE TRANSFORMAÇÃO

No mínimo é preciso que todos saibam que o partido do governo, o PT, que já tornou público o Programa Nacional de Direitos Humanos, conhecido como a Nova Constituição Brasileira Bolivariana, agora acaba de finalizar um outro documento intitulado - A Grande Transformação -, cujas diretrizes deverão ser seguidas pelo próximo governo petista-ditatorial, caso a ministra Dilma seja eleita.

VIÉS MAIS ESTATIZANTE

O texto gramsciano é tão radical-arrasador que tanto o presidente Lula quanto a candidata Dilma ficaram preocupados com o que leram no documento. Prestem atenção: desta vez eles leram. Daí a preocupação, gente. Por terem lido se convenceram de que A Grande Transformação representa uma guinada ainda maior à esquerda, com grande viés estatizante.

30 ANOS

O conteúdo do documento que prega o totalitarismo foi preparado cuidadosamente pela Executiva Nacional do PT e será apresentado no 4º Congresso Nacional do partido, de 18 a 20 de fevereiro, em Brasília. Por óbvio, para ganhar maior importância, o evento servirá para marcar o transcurso dos 30 anos do PT, que nunca foi de trabalhadores, mas dos sindicatos, que ganham enorme poder, pelo que diz o programa.

SIM E NÃO

Como só depende de nós eleitores o país que queremos, o meu desejo é que estes últimos dias de férias sirvam para renovar as forças assim como a capacidade de discernimento de todos. Para que possamos dizer um SIM efetivo ao que é preciso (REFORMAS) e um sonoro NÃO a tudo aquilo que tolha ou ameace a nossa liberdade. Bom Carnaval a todos.

Leia mais

10 fev 2010

PALANQUE LOTADO


CONFUSOS

Se depender dos partidos políticos, principalmente PT e PMDB, a maioria dos eleitores de vários Estados vai ficar muito confusa para escolher seus candidatos para as Eleições de 2010.

PMDB

Considerado o maior partido do país, por incrível que pareça o PMDB está deixando mais uma vez de ter um candidato próprio para presidente. Algo que seria totalmente impensável e/ou impossível em qualquer lugar do mundo.

IDENTIFICAÇÃO COM O PT

Por não indicar um candidato às eleições presidenciais, o PMDB sugere, claramente, aos seus eleitores a existência de uma forte identificação com o PT, partido pelo qual sempre tem mostrado grande preferência.

MESMA COISA

Considerando que a grande maioria dos eleitores brasileiros, por falta de escolaridade, não consegue discernir sobre as propostas e ideais dos partidos políticos, o entendimento natural é que, por andarem juntos, sempre abraçados, PMDB e PT são a mesma coisa.

MESMO PALANQUE

Esta preferência do PMDB, que vem sendo repetida nas últimas eleições, torna claro a grande vocação que tem para estar no governo e não ser governo. Porém, como as eleições também vão eleger governadores, em vários Estados a situação já se mostra constrangedora para muitos candidatos. Tudo porque o palanque do PMDB é o palanque do PT. Pode?

CONSTRANGIMENTO

No RS, por exemplo, o constrangimento promete ser total. Os candidatos José Fogaça e Tarso Genro, que lideram as pesquisas, vão se encontrar várias vezes no mesmo palanque, abraçados com Dilma. Fogaça vai precisar se submeter a isso para não perder o apoio dos demais partidos que também preferem os cargos do governo. Um pagode e tanto, não?

TERCEIRA VIA

O eleitor, pressupostamente aquele que ainda tem algum tutano, coisa rara no RS, entenderá que tanto faz votar em Fogaça ou Tarso. Se restar algum tipo de consciência vai optar pela terceira via. É o meu caso.

Leia mais

09 fev 2010

UM SILÊNCIO INEXPLICÁVEL


DUPLA REALIDADE

O baixo índice de escolaridade do povo brasileiro revela uma dupla realidade: enquanto a educação técnica, extremamente necessária para garantir algum desenvolvimento, permanece praticamente estável, a educação ideológica cresce, de forma impressionante, dia após dia. Tal como prevê o programa estratégico deste governo.

DESINFORMAÇÃO

Daí a razão concreta para a compreensível desinformação e desinteresse do povo quanto à existência e aos objetivos do Foro de São Paulo, por exemplo, que a imprensa e vários partidos políticos se negam a expor e/ou discutir.

MANOBRAS PERIGOSAS

Desta forma o povo simplesmente deixa de ser minimamente informado sobre as perigosas manobras do governo, que estão levando, aos poucos, o Brasil a alcançar o estágio já atingido pela Venezuela, através das ações do ditador Chávez, de quem Lula não nega que é amigo e admirador.

LIBERDADE?

Embora o mundo esteja acompanhando a situação política e econômica da Venezuela, onde sobra autoritarismo e falta muita vergonha e democracia, principalmente, o presidente Lula consegue ser o único habitante deste planeta que ainda afirma, com toda convicção, haver liberdade total na Venezuela.

ALIENADOS

O mais espantoso, diante da incapacidade que o povo tem para enxergar e reagir aos propósitos do governo Lula, é o fato da imprensa aberta estar absolutamente calada. E calado também está o PMDB, junto com os demais partidos governistas, que se recusa a admitir que o Brasil corre sério risco. Não é possível que gente atuante na política e na comunicação fique tão alienada.

SÓ ESQUERDA

A bem da verdade, o único partido que de alguma forma está reagindo embora muito distante do necessário é o PSDB, que, diga-se de passagem, também é um partido de esquerda. Como a direita não mais existe no país, porque os simpatizantes crêem que serão confundidos com os militares da revolução de 64, a guinada à esquerda é total.

SÓ NA ECONOMIA

E os liberais, cujo posicionamento não está nem à direita e nem à esquerda, mas acima, ainda existem? Infelizmente, não. Depois da morte de Roberto Campos, os liberais simplesmente sumiram da política brasileira.Aliás, para falar bem claro tem gente que às vezes até gosta de posar de liberal. Mas só na economia. Ainda assim não resistem por muito tempo. O puxa-saquismo impede.

Leia mais