Artigos

21 jun 2012

COMO INVIABILIZAR OS ESTADOS


CHOVER NO MOLHADO

Ficar repetindo que o elevado CUSTO BRASIL, cuja origem está na excessiva carga tributária, estúpida burocracia, absoluta falta de infraestrutura e baixíssimo nível de educação e segurança, é o que impede que sejamos competitivos com relação aos demais países mundo afora é chover no molhado.

COMPETIÇÃO

Pois, além da perda total da competitividade EXTERNA, a maioria dos Estados está pronta para perder, também, a competitividade INTERNA. Tudo porque o governo deseja, como está sendo noticiado, acabar de vez com a justa COMPETIÇÃO FISCAL, que, maldosamente, vem sendo chamada de GUERRA FISCAL.

METADE DO PIB

Pois, com a volta da neolítica Matriz NACIONALISTA, ressuscitada pelos governos Lula/Dilma, o único mercado de consumo que restará para tudo que é produzido no país é o Estado de São Paulo, que já representa a metade do PIB brasileiro, certo?

A OUTRA METADE

Como os demais 26 Estados disputam a outra metade, a participação individual, principalmente dos mais afastados do centro do país, é muito baixa. Daí que, para atrair investimentos para novos negócios, a melhor saída encontrada nesses últimos anos foi a competição fiscal.

UMA MESMA ALÍQUOTA

Foi, certamente, com incentivos fiscais (como redução do ICMS) que o nordeste brasileiro conseguiu atrair um bom número de empreendimentos. Só que os Estados que mais perderam resolveram substituir o termo COMPETIÇÃO FISCAL por GUERRA FISCAL. E, a partir daí começaram uma verdadeira revolução, que confundiram com REFORMA TRIBUTÁRIA, exigindo uma mesma alíquota de ICMS para todos os Estados.

NIVELAMENTO

Ora, uma coisa, muito certa, precisa ser dita antes da votação da medida: os Estados que ficam mais distantes de São Paulo, principalmente os menos favorecidos em termos logísticos, vão voltar às trevas. Pior: como as alíquotas do ICMS variam entre de 7% e 12%, dependendo da unidade da federação, é óbvio que, por tradição, o nivelamento se dará pela alíquota maior. Alguém tem dúvida disso?

REFORMA BURRA

Como se vê, os equívocos se multiplicam de forma impressionante no nosso pobre Brasil. Não é este tipo de reforma que o país necessita. Esta, que está sendo proposta, aumenta ainda mais o CUSTO BRASIL. O que o Brasil e os Estados precisam, urgentemente, é um menor custo FISCAL, ou seja, menor gasto público. Reforma TRIBUTÁRIA, como os Estados e a União querem, significa, exclusivamente, maior arrecadação sem simplificação.

Leia mais

20 jun 2012

RIO+20


METENDO A COLHER

Até agora preferi ficar só observando o que acontece na Conferência RIO+20. Porém, depois de tantas coisas que ouvi e li nesses últimos dias entendi que não poderia deixar de meter a minha colher no assunto.

ROMANTISMO PARA IDIOTAS

Antes de tudo devo admitir que tão logo foram abertos os trabalhos da RIO+20 já me veio à cabeça o capítulo do livro de Luiz Felipe Pondé, ? Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Ensaio da Ironia), com o título: Romantismo para Idiotas.

NAAVIS

O cenário da Conferência só não está completo (AINDA) porque até agora ninguém se apresentou vestido de Naavis (os índios azuis do filme Avatar). Mas, como tudo é possível sempre há tempo para tanto.

OS BONS E OS MAUS

Ainda que isto não aconteça, o fato é que um grande número de ecochatos quer que todo mundo volte a viver como índio. Esses, que se acham entendidos da natureza, pregam que os índios são bons enquanto que os capitalistas são malvados.

NÚMERO DE HABITANTES

É óbvio que quanto mais preservada a natureza, melhor e por mais tempo será a qualidade de vida no planeta. Isto, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que o número de habitantes espalhados pelo mundo todo supera os sete bilhões.

O QUE FALTA E O QUE SOBRA

É preciso que todos entendam, para valer, que não é a água, a comida e a energia que estão faltando no planeta. A quantidade enorme de habitantes é que está sobrando. Mais: jamais haverá tecnologia suficiente e capaz para resolver os problemas da natureza, caso o número de pessoas não pare de aumentar.

SUSTENTO

Das duas, uma: 1- ou o mundo encara o problema de frente, com um projeto sério de educação e planejamento familiar; ou, 2- o excessivo número de habitantes vai transformar a Terra num inferno. Como a RIO +20 está praticamente dominada por inúmeros radicais idiotas, todos falam em sustentabilidade e não levam em conta que todo mundo precisa se sustentar dia sim e dia também.

Leia mais

19 jun 2012

O RS E SUAS ENTIDADES


A SECA E A ARGENTINA

Na semana anterior recebi da assessoria de imprensa da FIERGS ? Federação das Indústrias do RS ? uma nota dizendo que a principal responsável pelo mau desempenho da economia do Estado neste ano é a seca. E, em segundo lugar vem as medidas protecionistas da Argentina.

NADA DE NOVO

Ora, o que a assessoria da Fiergs informa não é novo nem surpreende. Sei que até posso passar por polêmico, irreverente e, certamente, como politicamente incorreto. Mesmo assim, fiel à minha consciência, não posso deixar de mencionar o que vejo, ouço, leio e interpreto.

ENTIDADES PODEROSAS?

Antes de tudo vamos deixar bem claro, sem a mínima possibilidade de contestação, que as entidades empresariais do RS, consideradas por muitos como fortes e poderosas, na maioria das vezes não conseguiram fazer valer as suas vontades junto aos governantes.

DERROTAS

Um bom exemplo é o que aconteceu anos atrás, no governo Rigotto: as entidades empresariais se irmanaram, num grande esforço, para tentar impedir a elevação das alíquotas do ICMS. Pois, de forma organizada, com forte presença na Assembleia Legislativa, foram DERROTADOS.

MÍNIMA PELOTA

Pois, em todos os pleitos importantes o resultado, infelizmente, tem sido o mesmo. Só neste ano as entidades já amargaram duas fantásticas derrotas: o aumento do Salário Mínimo Regional e a criação da EGR. Só por aí se vê o quanto o governo não dá a mínima pelota para o que os empresários desejam.

OTMISTAS

Não sei se os empresários vibram quando são derrotados, mas a impressão que passam é essa. Até porque, quando buscam palestrantes para desenhar cenários econômicos da REGIÃO dão a impressão que só escolhem quem tem discurso otimista.A contratação tem como propósito manter a plateia animada, com uma boa perspectiva, mesmo que o cenário não recomende entusiasmo.

A ORDEM É REZAR!

Julgo importante lembrar que, em dezembro de 2011, o presidente da Fiergs, Heitor Muller, no tradicional almoço de confraternização com a imprensa, apresentou os números de 2011 e as perspectivas para 2012. Naquele momento estranhei o fato de que a projeção não levava em conta a seca que os institutos de meteorologia anunciavam como certa e drástica para o Estado do RS.Quando indaguei a respeito, o presidente da FIERGS, sem qualquer cerimônia, disse que os gaúchos deveriam TORCER para que o estrago não fosse muito grande. Insisti: O que significa TORCER, presidente? Pasmem, a resposta do presidente daquela que é tida como a maior entidade empresarial do RS foi: - TORCER É REZAR.Decorridos quase seis meses já se percebe que os mais crentes não foram minimamente eficientes na tarefa, ou não fizeram a reza correta. O fato é que estiagem veio mesmo e estão atingindo fortemente as exportações gaúchas.Tenho muito respeito por Heitor, embora a recíproca parece não ser a mesma. Talvez porque os dirigentes da FIERGS imaginam que ao serem empossados garantem o direito de não serem criticados. Desta forma só dão razões aos bajuladores, que entendem como leais e sinceros. Que tal?

Leia mais

18 jun 2012

HISTÓRIA DA CAROCHINHA


MANIPULAÇÃO

Chega a ser impressionante a manipulação que a mídia do mundo todo está promovendo junto à grande parte dos habitantes do nosso planeta, dizendo que a solução da crise mundial passa, principalmente, pela Grécia.

ALÍVIO ENGANOSO

O curioso, para não dizer lamentável, é que muita gente acredita nisso. Tanto é verdade que, tão logo as urnas definiram o vencedor das eleições legislativas da Grécia, que prega pela permanência do país na zona do euro, o alívio (enganoso) foi grande.

TRATADO DE LISBOA

Ora, uma coisa todo mundo sabe muito bem: a Grécia reúne todas as condições para jamais atender o que ficou decidido pelo Tratado de Lisboa (Responsabilidade Fiscal Europeia). Com qualquer resultado eleitoral.

DESMORALIZAÇÃO DO TRATADO

Portanto, se a Comunidade Europeia quer se dar o respeito, fazendo com que o Tratado de Lisboa seja realmente honrado, é preciso que a Grécia abandone, definitivamente, a zona do Euro. Caso contrário o acordo ficará totalmente desmoralizado, pois os demais países vão se sentir muito à vontade para não cumprir o que foi acertado.

TRAQUE

Volto a repetir o que já escrevi algumas vezes em artigos anteriores: o PIB da Grécia, no auge da economia europeia nunca passou de 0,37% do PIB Mundial. Hoje, por estar afundado na crise, este percentual está próximo de 0, 2%. Se nunca foi importante, agora não passa de um traque.

AUSTERIDADE

É importante observar que os socialistas estão voltando a reinar em boa parte da Europa. Isto significa que, a AUSTERIDADE, sabidamente a única e necessária forma possível para promover, mesmo que com lentidão, a recuperação econômica do velho mundo está fora de cogitação.

HISTÓRIA DA CAROCHINHA

Portanto, sem essa de ser avaliado como otimista ou pessimista, uma coisa é certa: se o mundo teve uma noite de alívio, o fato é que o fantasma vai continuar azucrinando a vida dos enganados. O que pode, realmente, salvar a Europa, e todos os países que gastam absurdamente (como é o caso do Brasil), é a AUSTERIDADE. O resto é história. História da Carochinha!!

Leia mais

15 jun 2012

ESCORCHANTE?


CONHECIDO MUNDIALMENTE

O governador do RS, Tarso Genro, como é sabido, se tornou conhecido mundialmente, como ministro da Justiça, por dois motivos: 1- pela rapidez com que repatriou dois pugilistas cubanos (Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara)que não queriam mais retornar à ditadura dos Irmãos Castro; e,2- pela forma como defendeu a permanência do criminoso Cesare Batistti no Brasil.

PEDÁGIOS

Pois, ontem, para justificar a criação da mais nova estatal (EGR - Empresa Gaucha de Rodovias), o governador Tarso Genro disse que as tarifas cobradas pelas atuais concessionárias de rodovias do RS são ESCORCHANTES. Que tal?

AUTOMÓVEIS

Ora, se o governador tem tanta capacidade assim para dizer o que é e o que não é ESCORCHANTE, o que têm a dizer, por exemplo, os pobres contribuintes gaúchos, em geral, e os proprietários de automóveis, em particular, sobre a estúpida carga tributária que são obrigados a pagar?

O QUE É PIOR

Pois, muito pior do que os preços altos que as concessionárias de estradas praticam é a criação da estatal EGR. Aí o custo para o povo gaúcho será infinitamente maior. Pior ainda: o pedágio atinge os usuários, enquanto que a estatal atinge diretamente ao povo como um todo.

ICMS SOBRE ENERGIA....

ESCORCHANTE, governador, é o ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações e combustíveis, para ficar somente com produtos e serviços indispensáveis. Estes, como se sabe, beiram os 40%. Isto sem falar na Substituição Tributária, que eleva ainda mais a tributação estadual.

NOVO LEILÃO

O valor dos pedágios, por exemplo, pode ser resolvido de maneira fácil e eficiente. Basta realizar um novo leilão com regras que estimulem preços menores. Ao invés de apontar como vencedor aquele que paga o preço mais alto no leilão (como foi feito lá em 1998), que vença quem apresente a menor tarifa.

IDEOLOGIA

Além disso, todas as empresas interessadas na licitação deveriam ser de capital aberto. Isto oportuniza uma real transparência sobre as contas e sobre a taxa de retorno dos investimentos realizados.Fazer isto além de simples não depende de ideologia. Talvez aí é que a coisa pega, não? Quanto mais ideologia do atraso for colocada nas decisões do governo, melhor. Melhor para os governantes petistas e seus aliados; e pior, e muito mais ESCORCHANTE, para o povo.

Leia mais

14 jun 2012

RS - ESTADO REFERÊNCIA


CADEIRA CATIVA

Pelo visto, o RS deve permanecer por algum tempo na mídia, como ESTADO REFERÊNCIA para tudo aquilo que pessoas normais, DO MUNDO TODO, de sã consciência, jamais cometeriam o desatino de fazer.

DECISÕES ABSURDAS

Pensando bem, o RS se esforça muito, diariamente, para ser manchete. Só que pelo lado das decisões absurdas e impensáveis, que são tomadas a toda hora.Só o caso da estúpida criação de mais uma estatal, a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), basta para garantir atenção e assegurar maiores espaços nos principais noticiários econômicos do mundo todo.

PAIXÃO POR CRIMINOSOS

Pois, além da fama que já conquistou, de Estado estranho, atrasado e medieval, algumas famílias que moram no RS estão fazendo questão de mostrar a paixão que nutrem por criminosos. Independente de nacionalidade, como é o caso do italiano Cesare Batistti. Pode?

EM FESTA

Vejam que uma pequena cidade do RS, do Vale do Taquari, que ironicamente leva o nome de PROGRESSO, está em festa. Os inúmeros Batistti que moram ali vão receber, no próximo sábado, o seu mais ilustre membro da família: o criminoso Cesare Batistti. Este é o Rio Grande do Sul, gente.

CONTRIBUIÇÃO VALIOSA

Aliás, o povo do Rio Grande do Sul tem tudo para festejar a visita do condenado à prisão perpétua na Itália. Até porque o governador do Estado, Tarso Genro (eleito pelo povo) foi quem contribuiu, de forma brilhante,para a não extradição do criminoso.

BEST SELLER

A mídia gaúcha também está se desdobrando para dar a melhor cobertura possível para Batistti. Está eufórica. Pela forma carinhosa que o bandido está sendo cortejado, e pelos espaços destinados nos jornais, o livro do bandido - Ao Pé do Muro - tem tudo para se transformar num verdadeiro Best Seller.

ESTADO COMPROMETIDO

Pois é, gente. Com um povo apaixonado por bandido comunista; uma senadora que declara amor a uma comunista; um governo que toma medidas de cunho social-comunistas; uma mídia ideologicamente comprometida com o socialismo; e, um empresariado que vive agradando, com prêmios, políticos comprometidos com o socialismo, ....

Leia mais