Artigos

20 jun 2012

RIO+20


Compartilhe!           

METENDO A COLHER
Até agora preferi ficar só observando o que acontece na Conferência RIO+20. Porém, depois de tantas coisas que ouvi e li nesses últimos dias entendi que não poderia deixar de meter a minha colher no assunto.
ROMANTISMO PARA IDIOTAS
Antes de tudo devo admitir que tão logo foram abertos os trabalhos da RIO+20 já me veio à cabeça o capítulo do livro de Luiz Felipe Pondé, ? Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Ensaio da Ironia), com o título: Romantismo para Idiotas.
NAAVIS
O cenário da Conferência só não está completo (AINDA) porque até agora ninguém se apresentou vestido de Naavis (os índios azuis do filme Avatar). Mas, como tudo é possível sempre há tempo para tanto.
OS BONS E OS MAUS
Ainda que isto não aconteça, o fato é que um grande número de ecochatos quer que todo mundo volte a viver como índio. Esses, que se acham entendidos da natureza, pregam que os índios são bons enquanto que os capitalistas são malvados.
NÚMERO DE HABITANTES
É óbvio que quanto mais preservada a natureza, melhor e por mais tempo será a qualidade de vida no planeta. Isto, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que o número de habitantes espalhados pelo mundo todo supera os sete bilhões.
O QUE FALTA E O QUE SOBRA
É preciso que todos entendam, para valer, que não é a água, a comida e a energia que estão faltando no planeta. A quantidade enorme de habitantes é que está sobrando. Mais: jamais haverá tecnologia suficiente e capaz para resolver os problemas da natureza, caso o número de pessoas não pare de aumentar.
SUSTENTO
Das duas, uma: 1- ou o mundo encara o problema de frente, com um projeto sério de educação e planejamento familiar; ou, 2- o excessivo número de habitantes vai transformar a Terra num inferno. Como a RIO +20 está praticamente dominada por inúmeros radicais idiotas, todos falam em sustentabilidade e não levam em conta que todo mundo precisa se sustentar dia sim e dia também.