CONHECIDO MUNDIALMENTE
O governador do RS, Tarso Genro, como é sabido, se tornou conhecido mundialmente, como ministro da Justiça, por dois motivos: 1- pela rapidez com que repatriou dois pugilistas cubanos (Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara)que não queriam mais retornar à ditadura dos Irmãos Castro; e,2- pela forma como defendeu a permanência do criminoso Cesare Batistti no Brasil.
PEDÁGIOS
Pois, ontem, para justificar a criação da mais nova estatal (EGR - Empresa Gaucha de Rodovias), o governador Tarso Genro disse que as tarifas cobradas pelas atuais concessionárias de rodovias do RS são ESCORCHANTES. Que tal?
AUTOMÓVEIS
Ora, se o governador tem tanta capacidade assim para dizer o que é e o que não é ESCORCHANTE, o que têm a dizer, por exemplo, os pobres contribuintes gaúchos, em geral, e os proprietários de automóveis, em particular, sobre a estúpida carga tributária que são obrigados a pagar?
O QUE É PIOR
Pois, muito pior do que os preços altos que as concessionárias de estradas praticam é a criação da estatal EGR. Aí o custo para o povo gaúcho será infinitamente maior. Pior ainda: o pedágio atinge os usuários, enquanto que a estatal atinge diretamente ao povo como um todo.
ICMS SOBRE ENERGIA....
ESCORCHANTE, governador, é o ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações e combustíveis, para ficar somente com produtos e serviços indispensáveis. Estes, como se sabe, beiram os 40%. Isto sem falar na Substituição Tributária, que eleva ainda mais a tributação estadual.
NOVO LEILÃO
O valor dos pedágios, por exemplo, pode ser resolvido de maneira fácil e eficiente. Basta realizar um novo leilão com regras que estimulem preços menores. Ao invés de apontar como vencedor aquele que paga o preço mais alto no leilão (como foi feito lá em 1998), que vença quem apresente a menor tarifa.
IDEOLOGIA
Além disso, todas as empresas interessadas na licitação deveriam ser de capital aberto. Isto oportuniza uma real transparência sobre as contas e sobre a taxa de retorno dos investimentos realizados.Fazer isto além de simples não depende de ideologia. Talvez aí é que a coisa pega, não? Quanto mais ideologia do atraso for colocada nas decisões do governo, melhor. Melhor para os governantes petistas e seus aliados; e pior, e muito mais ESCORCHANTE, para o povo.