Artigos

13 jun 2012

OS DINOSSAUROS


DEVER DE OFÍCIO

Como o Ponto Crítico é lido em vários países, inclusive em universidades, como é o caso da Flórida, U.S., por exemplo, cujos alunos precisam conhecer a opinião dos próprios brasileiros a respeito do Brasil, sinto-me no dever de opinar sobre o que acontece no nosso pobre país.

AVALIAÇÃO SOBRE OS DESTINOS

Esses leitores, pelo que concluo através das constantes trocas de mensagens, entendem que só através de comentários e opiniões podem avaliar em quais aspectos o Brasil está evoluindo; onde prefere permanecer parado no passado; e, em que pontos está decidido a andar, literalmente, para trás.

POR VONTADE DO POVO

Sendo assim tenho o dever de informar a todos os leitores/assinantes, com todo respeito que todos são merecedores, que o Rio Grande do Sul (situado no sul do Brasil, colado ao Uruguai e Argentina) é o Estado brasileiro que, por exclusiva vontade do seu povo (conhecido como gaúcho) rejeita a evolução.

ERA DOS DINOSSAUROS

Pelas atitudes firmes que são tomadas no RS, só dois destinos interessam, realmente, aos gaúchos: enquanto uma boa parte quer permanecer parado no tempo, e mesmo assim cheios de saudade do passado, a maioria anda a passos largos para trás, com olhos voltados para a Era dos Dinossauros.

GENERAL DO ATRASO

Exemplos abundam, para mostrar este estranho comportamento. Para não ficar repetitivo, o que tornaria a leitura muito monótona, vejam só o que aconteceu ontem na Assembléia Legislativa do RS: a maioria arrasadora dos deputados aprovou o projeto do governo Tarso Genro (GENERAL DO ATRASO), que cria mais uma estatal. Pode?

SALTO PARA TRÁS

Pois, é, gente. Acreditem nisto. O governo do RS criou a EGR ? Empresa Gaúcha de Rodovias. É verdade, podem crer. Entendam isto, por favor, até porque o Ponto Crítico não é um site de fofocas nem de humor. O RS, só com esta decisão, numa só paulada deu um vigoroso salto para trás. Andou, no mínimo, 300 anos. Que tal?

CULTO AO ATRASO

Confesso que, por ter nascido no RS, fico muito triste diante desta predileção inexplicável que o povo gaúcho demonstra para o caos. Os psicanalistas que consultei para poder entender esta paixão gaúcha preferem não fazer comentários.É provável que, no fundo, não queiram mexer com sentimentos de quem cultua o atraso. Isto poderia render algum tipo de processo de discriminação, quem sabe. Que coisa, não?

Leia mais

12 jun 2012

MISCELÂNEA


EXPLICAÇÃO ABSURDA

Creio que os assinantes do Ponto Crítico, por pertencerem à categoria (rara no Brasil) de pessoas que sabem discernir, não estão aguentando o que os meios de comunicação e o governo vem dando para explicar a queda constante do índice Bovespa, que tem sido comum nos últimos meses.

OS RESPONSÁVEIS

A coisa funciona mais ou menos assim: nas segundas-feiras, a culpada pelo nosso fracasso é a Grécia; nas terças, a Espanha; nas quartas, a Itália; nas quintas, a culpa cabe aos EUA; nas sextas, a vilã é a China; e, nos finais de semana, todos os países em dificuldade são acusados. Pode?

MAROLINHA?

Ora, quem tem cérebro sabe muito bem que o único responsável pela queda gradual, firme e segura do índice Bovespa é a política econômica, desastrosa, do governo Lula- Dilma. Ao invés de preparar o país para a crise, o falastrão Lula enganou os bobos dizendo que tudo não passava de uma marolinha. Pois é, gente.

AVENIDA BRASIL

O governo vai continuar insistindo, mas até os mais tontos já estão se convencendo de que foram vitimas de enganação e mentiras. Quem acompanha a novela Avenida Brasil, da TV Globo, imagina que o governo é a safada Carminha e o povo é o pobre e cego Tufão. Um dia, inevitavelmente, a casa cai.

DEFENSOR DA CORRUPÇÃO

O caso mais exemplar é o papel que desempenha o ex-ministro da JUSTIÇA (?), Márcio Tomaz Bastos. Muita gente crê que ele age como defensor de Carlinhos Cachoeira. Engano. Ele defende com unhas, dentes e punhos a corrupção no Brasil. Para ele, tanto como ex-ministro quanto como advogado, a corrupção não pode nem deve acabar no Brasil.

SUSTENTABILIDADE

Entre tantas coisas que as pessoas de bom senso não aguentam mais ouvir, ou ler é a palavra SUSTENTABILIDADE. O pior é que nos próximos dias ela será ouvida de forma insistente. Mesmo que seja um dever de todos a preocupação com o planeta, o que precisa ser discutido é como cada indivíduo se SUSTENTA.

SUSTENTO

No Brasil, que sedia a Conferência Rio+20, seria muito interessante que o nosso governo mostrasse ao mundo o quanto custa para os brasileiros SUSTENTAR o Brasil. Quanto cada cidadão precisa renunciar, em termos de poupança e consumo, para poder SUSTENTAR a máquina pública, a corrupção, a burocracia e os impostos.

Leia mais

11 jun 2012

A ARGENTINA E AS REDES SOCIAIS


MODELO CUBANO-VENEZUELANO

Finalmente, pelo que retratam as imagens mostradas pelos meios de comunicação da Argentina que ainda não foram censurados, o povo do nosso vizinho país parece ter acordado. De forma organizada, mas barulhenta, os manifestantes foram às ruas, no feriadão de Corpus Christi, para dizer que não estão de acordo com o modelo CUBANO-VENEZUELANO de governar, da presidente Cristina Kirchner.

PANELAÇO

Aliás, os leitores do Ponto Crítico devem estar lembrados do teor da mensagem do empresário argentino, do setor de restaurantes, que publiquei aqui dias atrás. Ele já antecipava que diante da forma com que o governo vem destruindo a economia do país, mais dia menos dia o povo acabaria indo às ruas para fazer o conhecido PANELAÇO.

COMBINADO NAS REDES

Pois, não deu outra. Bem antes do prazo imaginado pelo próprio empresário, milhares de indignados da grande Buenos Aires já vinham combinando, através das REDES SOCIAIS, dia, hora e lugar para dar início aos protestos. A partir daí, de forma organizada, foram todos às ruas, no feriadão, para cumprir o programa.

O COMEÇO

Ainda é cedo para afirmações. O importante é que as manifestações começaram. E, dependendo das atitudes que o governo venha a tomar, o grito nas ruas pode aumentar, com cobranças maiores. Tem mais: muita gente que ficou fora da primeira manifestação vai se sentir motivada para se fazer presente na segunda e seguintes.

O PODER DAS REDES

O que mais chamou a atenção é que os argentinos aprenderam com os povos do norte da África, o poder das REDES SOCIAIS como ferramenta de manifestações do povo contra ditaduras, políticas de governo e, principalmente a corrupção, que tomou conta dos países latinos, principalmente.

CUBA E VENEZUELA

Em Cuba, infelizmente, as Redes Sociais simplesmente não existem. Lá, o uso da internet, quando permitido é absolutamente controlado. E, na Venezuela, o governo já tomou todas as providências para impedir a ação dos usuários. Quem se manifestar contra as vontades do ditador Hugo Chávez não tem perdão.

QUANDO VAMOS ACORDAR?

Já os brasileiros, tidos como grandes navegadores na internet no mundo, até agora não descobriram que as Redes Sociais podem ser usadas como armas de defesa contra atitudes de maus governantes. Por enquanto só tem sido usadas para colocar as fofocas em dia, para dizer onde cada usuário está, o que está fazendo e com quem. Ora, num país que de longe é o mais corrupto do mundo, no dia em que o povo aprender a usar as Redes Sociais com o propósito de organizar protestos e manifestações, aí sim será possível acreditar que alguma coisa pode mudar. Pergunto: não está na hora dos brasileiros acordarem?

Leia mais

06 jun 2012

UMA CONQUISTA LAMENTÁVEL


ENFIM, A BOLHA

Até bem pouco tempo atrás, quem se arriscava em dizer que o Brasil estava fazendo de tudo para ter, também, a sua BOLHA DE CRÉDITO era levado, imediatamente, à condição de insensato e/ou estúpido. Pois, agora, a realidade é outra: só os dementes se arriscam a dizer o contrário.

CRÉDITO

É inegável que o crédito é importante e necessário para que muitos negócios aconteçam. Imóveis e automóveis, por exemplo, por serem de valores altos, só conseguem ser comercializados desde que financiados. Até porque é insignificante o número de pretendentes que têm poupança suficiente para comprar esses bens à vista.

RECEITA

O problema, portanto, vamos deixar bem claro, não está no crédito em si. Está no grau de facilidade de obtenção. Crédito é semelhante a remédio: é preciso de receita para adquirir. Caso contrário, o paciente, geralmente pouco disciplinado, acaba fazendo muita besteira.

FEIRÕES

O curioso, para não dizer uma irresponsabilidade, é que o governo, sabendo bem do tamanho do comprometimento da renda do povo em operações de crédito, ainda quer enfiar goela abaixo mais e mais financiamentos. Para tanto propõe a realização de todos os tipos de FEIRÕES, em todos os cantos do país.

ALAVANCAGEM

Ora, se os índices de inadimplência são preocupantes, não demora vão ficar insuportáveis. O governo, que tanto critica a crise europeia, está querendo implantar a mesma desgraça aqui. Com uma diferença: lá, a BOLHA foi produzida por alavancagem FINANCEIRA dos bancos; aqui, pela alavancagem POPULISTA do governo. Ambas, infelizmente, com desfecho muito complicado.

DIFERENÇA

Na Europa, principalmente, o que estamos assistindo é que as dificuldades bancárias (fruto da alavancagem) estão matando a atividade industrial e comercial. Aqui, como bancos não foram e dificilmente serão afetados (não estão alavancados), a economia está patinando porque o consumo está apático.

REFORMAS

Vejam que as medidas de governo não estão animando o consumo. Isto se dá graças à responsabilidade de boa parte da sociedade, que simplesmente parou de tomar crédito para não comprometer ainda mais o orçamento. Como isto é fato incontestável e sabido em todos os cantos do mundo, se o governo fosse minimamente responsável este seria o momento para entrar de sola nas reformas com o propósito de reduzir o CUSTO-PAÍS. O efeito seria extraordinariamente maravilhoso.A conta é simples: se a carga tributária come 40% do PIB brasileiro, se o governo fizesse um esforço para reduzir este percentual para 30% (conforme prega o Movimento Brasil Eficiente), sobraria algo como R$ 400 BILHÕES para investimentos e consumo. Como esta economia representa um acréscimo de renda do povo, aí o crédito poderia contribuir de forma muito inteligente e saudável.Que tal?

Leia mais

05 jun 2012

PACTO COM O DIABO


MERCADO

Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem muito bem o que está provocando a alta do dólar frente ao real e, em contrapartida, a queda das ações na Bovespa. Ainda assim faço questão de lembrar que o preço de tudo que existe neste mundo é formado, exclusivamente, pelo mercado.

MERCADO INFORMAL

Se, por qualquer motivo, os representantes do governo entrarem em cena, imaginando que têm poderes celestiais, e com isso resolvam ditar preços através do intervencionismo, o mercado informal, negro, ou da cor que acharem melhor, acabará falando mais alto.

DÓLAR

Tomando por base o dólar, por exemplo, a alta do preço da moeda norte-americana se dá porque a demanda é maior do que a oferta. Como o governo exige que o BC adquira os dólares que ingressam no país, quando acontece o contrário só o próprio BC tem condições de atender os compradores. Considerando, ou imaginando, que o câmbio é, realmente, flutuante, cabe ao governo o papel de agente de liquidez cambial.

AÇÕES

Já a queda acentuada das principais ações, como estamos assistindo nos últimos tempos, se dá porque os lotes que compõem as ordens de venda são em número bem maior do que o lote das ordens de compra.

GOVERNO

O que precisa ser explicado, portanto, é quem está provocando tudo isso. Quem é, afinal, o grande responsável pelo desânimo que propõe a alta do dólar e a baixa das ações? Pois, mesmo que o mercado internacional esteja passando por um mau momento, o grande responsável local é o GOVERNO.

PACTO COM O DIABO

Aliás, o GOVERNO, por ser notoriamente POPULISTA, tenta iludir diariamente seus eleitores com a idéia infame de que é mesmo portador de poderes celestiais ilimitados. Isto leva os menos esclarecidos a acreditarem de que é capaz de fazer milagres.Entretanto, pelas decisões econômicas que vem tomando, o Governo mostra ter feito um vigoroso PACTO COM O DIABO. Corrijo: o governo mostra ser o próprio DEMÔNIO, a julgar pelo desempenho econômico.

A SITUAÇÃO VAI PIORAR

Pois é, gente, a sociedade brasileira, finalmente, traduzida em agentes do mercado, parece estar se convencendo de que no curto prazo a situação não é boa. E, no longo prazo, imagina que tem tudo para piorar. Simples assim, infelizmente.Detalhe: Embora seja uma utopia, caso o governo viesse a se convencer de que a salvação do Brasil está na realização de reformas, o ano de 2012 já está perdido. É duro, não?

Leia mais

04 jun 2012

O COVEIRO


DIPLOMA

O governo Dilma, diante do desempenho econômico que o Brasil apresenta, desde o início do segundo semestre de 2011, mostra, de forma muito clara, que vem cumprindo à risca, e sem surpresas, o papel de COVEIRO. Pelo desempenho do PIB brasileiro, nesses últimos nove meses, Dilma e sua equipe mostram ter diploma de especialistas - PhD - em ENTERRAMENTO ECONÔMICO.

ENTERRAM O FUTURO

Entretanto, o grau de especialização alcançado pela turma petista identifica que não estamos diante de meros COVEIROS, mas de exímios EXTERMINADORES DO FUTURO. Usam, para tanto, as mais singelas e conhecidas FERRAMENTAS DO PASSADO para cavar os buracos do PRESENTE e com isso ENTERRAM O FUTURO.

PARECIDO

Neste momento pode até parecer um exagero, mas o fato é que o Brasil começa a ficar parecido com a Argentina, que, por sua vez, está cada dia mais parecida com a Venezuela. O programa, aliás, é o mesmo. O que ainda nos faz diferente, portanto, não são as políticas, mas o prazo que o Brasil vai levar para atingir o mesmo nível desses países.

DIFICULDADES ECONÔMICAS

Quem tem viajado à vizinha Argentina já deve ter percebido o crescimento das dificuldades econômicas do país. É sabido, portanto, que tudo que por lá acontece é fruto, exclusivo, da estupidez da presidente Cristina Kirchner. Os argentinos mais esclarecidos sabem, perfeitamente, que a situação lá é preocupante. Da mesma forma, os mais preparados daqui também sabem que a nossa economia já preocupa.

PARECIDAS

Dilma Rousseff, certamente, não é igual a Cristina Kirchner. Entretanto, a julgar pelas atitudes que vem tomando está cada vez mais parecida com Cristina. De novo: parecida não é igual. Mas pode chegar a tanto. Vejam, por exemplo, algumas semelhanças entre as duas damas:

SEMELHANÇA

Cristina é uma nacionalista pura; Dilma, idem. Cristina expropriou a YPF e interfere demasiadamente na economia argentina; Dilma interfere absurdamente na Petrobrás impedindo que a empresa ajuste os preços dos combustíveis de acordo com as cotações do petróleo no mercado internacional; Cristina é populista; Dilma, idem. O governo Cristina está cheio de corrupção; o governo Dilma concorre como o mais corrupto do mundo. Que tal?

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Na Argentina, a VOZ da imprensa é cassada de todas as formas quando alguém da mídia resolve contestar e/ou criticar o governo. Aqui, a liberdade de expressão está sempre sendo ameaçada e todos os dias é colocada à prova. Como os presidentes são muito parecidos com os técnicos de futebol, enquanto o povo está feliz, a popularidade deles aumenta. Basta duas derrotas para o céu virar um inferno. As ruas de Buenos Aires já começaram a virar um inferno. Aqui a coisa pode ficar igual. Ou parecida.

Leia mais