Artigos

05 mai 2014

A DIFÍCIL ESCOLHA DE ASSUNTOS


ASSUNTOS DOMINANTES

Confesso que nunca encontrei tanta dificuldade na escolha de temas para abordar e comentar nos meus editoriais do Ponto Crítico. Como os petistas são pródigos em tudo que fazem, na tela do meu computador brotam os mais variados assuntos cujo propósito é o de me chamar para o desafio diário.

MARCA REGISTRADA

Pois, enquanto trato de ler e organizar a quantidade de notícias que trafegam, sem parar, na tela do meu notebook, vejo que além das incontáveis safadezas, marca registrada deste que já é considerado como um dos mais corruptos governos do planeta, a incompetência petista também cresce, de forma absurda e sem hesitar, na administração da coisa pública.

SIMBOLOS

Como tudo aquilo que ganha grande destaque, geralmente é marcado como símbolo, o Mensalão já aparece na história do Brasil como marca da corrupção que grassa no nosso pobre país. Consta, também, que, por obediência cega à cartilha de Antonio Gramsci, o ex-presidente Lula repete a todo momento, tanto aqui quanto no exterior, que o Mensalão não passa de uma pirotecnia. Mais: que o Poder Judiciário faz oposição ao PT. Pode?

FUSÃO

Já o confessado MAU NEGÓCIO que representa a estranha aquisição da Refinaria de Pasadena, pela Petrobrás, que depois de várias semanas ainda se mantém nas manchetes dos noticiários do país, garantiu um selo diferenciado: mostra que a incompetência petista, ao se fundir com a corrupção promove um componente de reação altamente explosivo.

DILMA NERVOSA

Nervosa, demonstrando preocupação com tantas descobertas de malfeitos petistas, a confusa e incompetente presidente Dilma-Petista, como mostram as pesquisas de intenção de voto, também dá sinais de que assimilou o golpe. Cambaleante, a presidente mostra que está perdendo suas forças político-eleitorais.

BOIA-ESTUPIDEZ

Para se manter respirando até a realização do pleito, Dilma sacou a arma representada por dois instrumentos de forte apelo populista: a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste de 10% no Bolsa Família. Por enquanto, pelas vaias que Dilma recebeu aqui e ali no final de semana, a impressão que tem é que o remédio não desceu bem no estômago dos eleitores.

VENDER A PETROBRÁS????

Não satisfeita com o estrago que promoveu na fragilizada Petrobrás, e com o semblante carregado de preocupação face à aproximação de Aécio Neves nas pesquisas de intenção de voto, Dilma-Petista cometeu mais uma estupidez. Eis: Na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental e de batismo da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V da Petrobrás, em Uberlândia, MG, Dilma disse:

-é inadmissível ficar querendo vender a Petrobrás ou trocando nome da Petrobrás- (?)

Que tal?Mais ainda:

Depois de simplesmente destruir a estatal, como informam os números da empresa, assim como as declarações de seus próprios (péssimos) diretores e cons

Pode?

Leia mais

02 mai 2014

VASTA PLANTAÇÃO DE PROBLEMAS


DECISÃO POPULISTA

Boa parte dos meios de comunicação do Brasil, certamente para não colocar em risco a cota de publicidade que recebe do governo federal, deixou de apontar que a atitude da presidente Dilma, no pronunciamento que fez na véspera do 1º de maio foi altamente POPULISTA.

INSATISFEITOS

Dilma, mais do que sabido, é uma adoradora incorrigível por despesas. Pois, desta feita, além de aumentar gastos públicos com o propósito de angariar votos para sua reeleição, promoveu mais um rombo no Orçamento de 2015, cujo impacto deve chegar em torno de R$ 9 bilhões. O curioso é que nem assim deixou os -beneficiados- satisfeitos.

AUTO-CENSURA

Pois, enquanto vários de nossos meios de comunicação ficaram se auto-censurando, o jornal britânico Financial Times, que não admite este tipo de -cala-boca-, classificou os benefícios declarados como mais um -passo populista- antes das eleições presidenciais.

REFORMAS

Lamentavelmente, ao invés de fazer as reformas que o Brasil precisa, mais do que urgentemente, que permitam que o nosso país venha a ser minimamente competitivo, Dilma toma decisões -Bolivarianas-, ou seja, que dificultam ainda mais o nosso crescimento e desenvolvimento.

MATRIZ

A ânsia que o PT tem pelo Poder, como se percebe, é de tal forma astronômica que os meios para chegar lá (ou lá se manter) não se submetem a limite algum. O propósito do PT, não importa o preço, é não se afastar um milímetro da falida Matriz de Subdesenvolvimento. Matriz essa, diga-se de passagem, devidamente abençoada pelo Fórum de São Paulo, cujos resultados podem ser atestados em Cuba, Venezuela, Argentina...

COM ATRASO

Antes que seja mal compreendido faço questão de esclarecer que a correção da tabela do Importo de Renda é uma decisão que chega com grande atraso. O problema, no entanto, é que o governo só toma decisões cujos resultados são aumentos de rombos nas combalidas contas públicas.

PLANTANDO PROBLEMAS

Volto a repetir, pela enésima vez, que o Brasil precisa corrigir tabelas e anseios por meio de reformas. Medidas, portanto, que promovam diminuição de custos, que, por consequência, tornem o país mais leve e em condições de competir no mercado internacional. Fora disso estamos plantando problemas ainda mais sérios, com colheitas abundantes de fracassos.

Leia mais

30 abr 2014

A HIPOCRISIA CORRE SOLTA


HIPOCRISIA

Ontem, o deputado Romário, ao comentar a reação de Daniel Alves, atleta do Barcelona que comeu a banana que foi atirada na sua direção, no último domingo, fez uma importante revelação ao dizer que a hipocrisia corre solta no Brasil.

QUALIDADE

A rigor, a falsidade e o fingimento de sentimentos, crenças e virtudes se faz presente em todos os cantos do nosso planeta. No Brasil, infelizmente, a hipocrisia está crescendo de tal forma que mais parece uma obsessão ou até uma qualidade.

ESQUERDA CAVIAR

Quem quer ter uma boa ideia do quanto estamos concorrendo, com boa folga à frente de outros países, em termos de hipocrisia, basta que leia o livro do Pensador Rodrigo Constantino -Esquerda Caviar-. As inúmeras citações e exemplos desse lamentável comportamento, por serem absolutamente verdadeiras, chegam a ser chocantes.

ROMÁRIO IRRETOCÁVEL

Voltando às declarações do deputado Romário, por mais polêmico que seja o ex-craque, a visão que expõe sobre a Copa do Mundo é irretocável. Eis: 1- Fora de campo, só pelo gasto, que subiu de R$ 25 bilhões para mais de R$ 30 bilhões, já perdemos a Copa. 2- Detalhe importante: no início o governo Lula dizia que 90% da verba seria privada, e o que aconteceu foi o contrário: 90% da verba é pública. Por isso as pessoas têm que se manifestar nas ruas, mesmo, afirma Romário.

CORAGEM

Como bem diz Constantino no seu livro, poucos são aqueles com a coragem de remar contra a maré, de ousar e questionar o rebanho. A covardia moral que leva ao fenômeno -Maria vai com as outras- pode explicar a fantástica atração que a maioria dos jornalistas, artistas e intelectuais têm pelo que dizem e fazem os líderes socialistas.

ESQUERDA CAVIAR

No Brasil, por exemplo, falar em praça pública que pratica orgias é bem menos ofensivo do que defender, por exemplo, a privatização da Petrobrás! Como disse Nelson Rodrigues: Por medo das esquerdas, grã-finas e milionários fazem poses socialistas. Se já era assim no seu tempo, hoje tudo piorou.

ESPERTOS, NÃO EXPERTOS

Em suma: a Copa do Mundo, pela sua enorme expressão, vai tornar o Brasil bem mais conhecido mundo afora. Se por um momento (durante a crise mundial) chegou a ser considerado a Bola da Vez, desta vez o mundo todo vai entender que o PT de Lula, Dilma & Cia se notabilizou não só pela extraordinária incompetência, mas, principalmente, pela corrupção. Ficarão todos sabendo que seus colaboradores, em todos os níveis de governo, precisam confirmar que são exclusivamente ESPERTOS e nada EXPERTOS nos setores e empresas que lhe são confiados.

Leia mais

29 abr 2014

FATOS E OPINIÕES


CREDIBILIDADE

Quem se propõe a emitir opinião, para que possa gozar de alguma credibilidade junto ao seu público interessado precisa embasar sempre as suas críticas com um mínimo de discernimento e um máximo de bom senso. Isto é fundamental até para o leitor que não simpatiza com a linha de pensamento do crítico.

GUARDA DE DOCUMENTOS

Mais: para poder dirimir eventuais dúvidas de uma sempre possível falha de comunicação sobre aquilo que foi alvo de críticas, opiniões e expectativas, é recomendável a guarda das gravações/ou textos para respaldar as manifestações.

DOCUMENTO GUARDADO

Pois, falando em guardar documentos, vejam, por exemplo, o que disse o ministro Mantega no final de 2013, ao comentar o resultado das Contas Nacionais divulgado pelo IBGE: - O crescimento do PIB de 2,3% em 2013 indica que A ECONOMIA BRASILEIRA ESTÁ NUMA TRAJETÓRIA DE ACELERAÇÃO GRADUAL.

COMPARAÇÃO

Comparando o que o ministro Mantega disse poucos meses atrás com o que disse ontem, quando admitiu publicamente que o PIB do país não deve crescer os 2,5% que havia projetado para 2014 que a economia brasileira, chega-se à conclusão simples de que Mantega é um péssimo ministro, como, aliás, sempre deixei claro em vários comentários que fiz.

LEIGO

O pior é que Mantega, ao mostrar o quanto é leigo em economia insiste com números absurdos. Mesmo admitindo que não há a possibilidade do PIB crescer 2,5%, Mantega demonstra que não lê o Boletim Focus, do BC, que na última 2ª feira estampou que a expectativa atual de crescimento de PIB para 2014 não vai além de 1,65%. Pode?

OS NÚMEROS CONTESTAM

Exemplos de declarações infundadas deste governo, de coisas prometidas que jamais vão acontecer no país enquanto o PT estiver no governo, tomariam o espaço ao longo de vinte anos de editoriais do Ponto Crítico. Se em várias oportunidades repetir uma mentira várias vezes consegue fazer com que o povo entenda que é uma verdade, em economia é mais difícil porque os números contestam.

LULA DITADOR E TRAIDOR

Aproveito este último bloco para comentar a maravilhosa entrevista concedida por Lula ao canal de televisão RTP, de Portugal, que aconteceu no dia seguinte em que recebeu o titulo de -Doutor Honoris Causa-, na Universidade de Salamanca. O bastante para receber o título de -Honoris Causa Perdida- quando traiu seus amigos petistas do peito, perante os telespectadores portugueses e ainda desconsiderou totalmente o Poder Judiciário brasileiro. Este é o Lula ditador, que muita gente ama e quer que volte à presidência do país.

Leia mais

28 abr 2014

MERCANTILISMO PURO


PAÍS MERCANTILISTA

Enquanto o governo Lula/Dilma Petista, de forma gradual e segura, vai fazendo a Transição para o Social-Comunismo no Brasil, compromisso que o PT assumiu para valer desde o primeiro encontro Foro de São Paulo (do qual é membro fundador), o nosso pobre país se mantém, rigorosamente, como país Mercantilista.

VILÃO REAL

Aliás, o ódio que grande parte dos brasileiros nutre hoje pelo Capitalismo (sistema jamais provado pelo Brasil, infelizmente), se aprofundou muito depois que o PT ganhou a carta branca nas urnas. Foi quando o Brasil ingressou pra valer no Bloco dos Países Comunistas da América Latina do Bloco BOLIVARIANO, ou dos Países Comunistas da América Latina.

EXEMPLOS CLAROS

Por óbvio não se faz mais necessário provar que é exatamente isso que acontece no Brasil. Basta manter os olhos abertos e assistir, por exemplo, e a olho nu, os escancarados acordos compadres que o governo mantém, com as empresas X, do Eike Batista, com a JBS e, obviamente, com as empresas do setor automobilístico.

DELÍRIO

É possível que, mesmo diante de tantos fatos, alguns assinantes continuem dizendo que estou delirando e que nada disso procede. Pois, aí é que mora o perigo: a proposta de Transição para o Socialismo está escrita, com todas as letras, nas Atas do Foro de São Paulo.

INCENTIVOS DIRECIONADOS

Pois, para não deixar farpas de mínimo engano de que o Brasil é, e sempre foi, um país Mercantilista, da gema, na semana passada vários empresários e sindicalistas do setor automobilístico disseram que vão propor ao governo federal a criação de um sistema nacional de proteção ao emprego, como informou o Estadão na semana anterior.

INCENTIVOS PARA QUEM É COMPADRE

Segundo a reportagem, a proposta é adotar -para os compadres-, um modelo semelhante ao da Alemanha, no qual, em épocas de crise, os trabalhadores são afastados, mas não demitidos. Eles continuam vinculados à empresa e recebendo salários, com boa parte vinda de subsídios do governo.A discussão vem em um momento delicado para a indústria (só para o setor), diante de uma ameaça de crise no setor automobilístico, com vendas em queda tanto no Brasil como no exterior, e empresas dando férias coletivas e abrindo programas de demissão voluntária. Pode?

FAT

Atualmente, diz a notícia, é usado um sistema de -lay-off-, que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Nesse mecanismo, o funcionário é afastado e parte dos salários é bancada pelo FAT -Fundo de Amparo ao Trabalhador-, do Ministério do Trabalho, mas essa contribuição é limitada a cinco meses.Pelo novo modelo em discussão, a dispensa teria duração de até dois anos, mas não seria integral. A jornada de trabalho seria reduzida em 20% a 50% e o governo arcaria com 60% a 80% do valor equivalente às horas reduzidas. A diferença seria bancada pelas empresas, e, dessa forma, o trabalhador arcaria com parcela menor da redução.Isto, gente, é puro Mercantilismo. Peço, portanto, que não joguem pedras no Capitalismo.

Leia mais

25 abr 2014

O BRASIL IMAGINÁRIO E O REAL


FATOS E NOTÍCIAS

Para os petistas e seus desesperados seguidores, pelas mensagens que recebo diariamente dos amantes de Lula, Dilma, Mantega & Cia, o Brasil vai de vento em popa. Já para quem tem mediana capacidade para ler e entender textos, a situação é bem diferente.Vejam, por exemplo, as notícias que os jornais e revistas do país, independente de ideologia de suas redações, estamparam ao longo desta semana e tirem suas próprias conclusões:

CONSTRUÇÃO

1- O Índice de Confiança da CONSTRUÇÃO, medido pela FGV, registra piora do ambiente de negócios do setor no trimestre encerrado em abril de 2014, ao cair 5,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. É a maior queda desde abril de 2013, quando o indicador cedeu 6,6%.Tomando-se o mês de abril separadamente, a piora foi mais significativa: queda de 10,7% sobre abril do ano passado, após recuo de 5,6% em março. É o pior resultado desde outubro de 2011 (-12,1%). (Valor)

TRANSAÇÕES CORRENTES

2- O Brasil registrou em março déficit de US$ 6,248 bilhões em suas transações correntes com outros países, conta que já acumula saldo negativo de US$ 25,186 bilhões desde o início do ano, informou nesta sexta-feira o Banco Central (BC).Para o ano, a previsão é de conta negativa em US$ 80 bilhões.(Valor)

INDÚSTRIA

3- O Índice de Confiança do EMPRESARIADO INDUSTRIAL (ICEI) recuou para 49,2 pontos em abril, O MENOR NÍVEL EM CINCO ANOS. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice registrou queda de 3,3 pontos na comparação com março e queda de 6,2 pontos ante igual período do ano anterior. A falta de confiança desestimula o investimento e sinaliza que a indústria permanecerá com dificuldades para reencontrar o caminho de uma recuperação sustentada, informou a CNI.A pesquisa do ICEI foi realizada entre 1º e 10 de abril com 2.346 empresas de todo o país, das quais 889 são de pequeno porte, 901 médias e 556 grandes. O índice varia de 0 a 100 pontos, e valores acima de 50 indicam que a confiança supera a desconfiança. (Veja)

AMÉRICA LATINA

4- A economia da América Latina deve continuar em marcha lenta em 2014, em meio a problemas de infraestrutura, e riscos para as taxas de crescimento serem ainda piores persistem, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um relatório divulgado ontem, 24, em Lima, no Peru, chamado -Perspectiva Econômica Regional para o Hemisfério Ocidental-.Os países da região devem ter velocidades bem diferentes de crescimento. A Venezuela deve encolher 0,5% este ano. Já a Argentina deve crescer 0,5%. O México, depois de crescer apenas 1,1% no ano passado, deve se recuperar e crescer 3% em 2014.A América Latina como um todo deve crescer 2,5% em 2014, abaixo dos 2,7% do ano passado. A região deve ficar abaixo da média dos países emergentes, de 4,9%, e dos desenvolvidos, de 3,6%.(Exame)

MARCHA LENTA

5- O Brasil deve continuar com a economia em marcha lenta e a inflação elevada em 2014, apesar da forte alta de juros promovida pelo Banco Central, destaca o relatório do FMI.Excluindo a Argentina e Venezuela, apenas países pequenos da região - Santa Lúcia, Jamaica, Granada, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados e El Salvador - devem ter expansão menor que a economia brasileira este ano, segundo o relatório do Fundo.(Exame)

PIB CADA VEZ MENOR

Diante da piora nas expectativas e da previsão de crescimento da economia cada vez menor, setores dinâmicos da economia dão como perdido o ano de 2014. Incapazes de vislumbrar de onde virá o aquecimento da atividade econômica e com a alta disseminada no nível dos estoques, empresários industriais reveem para baixo suas estimativas, que vão de queda até uma leve alta na produção. Enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê avanço de 1,5% na indústria da transformação, a Fiesp passou a projetar queda de 0,8% na produção nacional este ano, sem boas perspectivas para 2015. A previsão anterior da Fiesp era de crescimento de 1%.

Leia mais