MANIPULAÇÃO
Chega a ser impressionante a manipulação que a mídia do mundo todo está promovendo junto à grande parte dos habitantes do nosso planeta, dizendo que a solução da crise mundial passa, principalmente, pela Grécia.
ALÍVIO ENGANOSO
O curioso, para não dizer lamentável, é que muita gente acredita nisso. Tanto é verdade que, tão logo as urnas definiram o vencedor das eleições legislativas da Grécia, que prega pela permanência do país na zona do euro, o alívio (enganoso) foi grande.
TRATADO DE LISBOA
Ora, uma coisa todo mundo sabe muito bem: a Grécia reúne todas as condições para jamais atender o que ficou decidido pelo Tratado de Lisboa (Responsabilidade Fiscal Europeia). Com qualquer resultado eleitoral.
DESMORALIZAÇÃO DO TRATADO
Portanto, se a Comunidade Europeia quer se dar o respeito, fazendo com que o Tratado de Lisboa seja realmente honrado, é preciso que a Grécia abandone, definitivamente, a zona do Euro. Caso contrário o acordo ficará totalmente desmoralizado, pois os demais países vão se sentir muito à vontade para não cumprir o que foi acertado.
TRAQUE
Volto a repetir o que já escrevi algumas vezes em artigos anteriores: o PIB da Grécia, no auge da economia europeia nunca passou de 0,37% do PIB Mundial. Hoje, por estar afundado na crise, este percentual está próximo de 0, 2%. Se nunca foi importante, agora não passa de um traque.
AUSTERIDADE
É importante observar que os socialistas estão voltando a reinar em boa parte da Europa. Isto significa que, a AUSTERIDADE, sabidamente a única e necessária forma possível para promover, mesmo que com lentidão, a recuperação econômica do velho mundo está fora de cogitação.
HISTÓRIA DA CAROCHINHA
Portanto, sem essa de ser avaliado como otimista ou pessimista, uma coisa é certa: se o mundo teve uma noite de alívio, o fato é que o fantasma vai continuar azucrinando a vida dos enganados. O que pode, realmente, salvar a Europa, e todos os países que gastam absurdamente (como é o caso do Brasil), é a AUSTERIDADE. O resto é história. História da Carochinha!!