Artigos

10 ago 2012

ENDURECIMENTO FAJUTO


INSTINTO ANIMAL

Pelo visto, os únicos que levaram à sério o recado que o governo deu a todos os brasileiros, em reunião recente com empresários, de que é preciso SOLTAR O INSTINTO ANIMAL, foram os servidores públicos da União.

DONOS DO PODER

Agindo como VERDADEIROS DONOS DO PODER, servidores de quase todas as instituições, movidos por um fantástico INSTINTO ANIMALESCO, simplesmente tomaram ruas, pontes e aeroportos do país todo. E lá permanecem, de forma muito desafiadora, para mostrar quem realmente manda no Brasil.

POVO MEIGO

O povo, para mostrar o quanto é manso e ordeiro, já demonstra que em hipótese alguma vai soltar o instinto animal solicitado pelo governo. Sem qualquer vocação e vontade para exigir seus direitos, o povo age de outra forma: prefere agir com muita meiguice, como se fosse um animalzinho doméstico.

COVARDIA

As greves que se espalham por todo o país deixam bem clara a total falta de coragem dos brasileiros. Os policiais rodoviários, por exemplo, bloquearam todas as estradas e ninguém enfrentou os marginais que agiram como se fossem os donos da lei. Lamentável.

MAIS DE 300 MIL GREVISTAS

Se a coisa está muito ruim para o povo, que só sabe e gosta de pagar as contas do governo (o número de servidores em greve já supera a marca de 300 mil), a situação promete ficar ainda pior: além dos professores universitários e agentes da Polícia Federal, os funcionários do Banco Central pretendem aderir ao movimento.

ENDURECIMENTO?

Dilma, mostrando algum desespero, disse, ontem, que está disposta a endurecer na negociação com os funcionários públicos federais. Duvido. Como o PT é um partido sindicalista, o que chama de endurecimento é, infelizmente para os contribuintes, a aceitação das reivindicações. Com o pagamento das horas e dias parados, certamente.

SÓ AGORA?

Tem mais: como a greve, para alguns servidores, já dura mais de 50 dias e até agora não se ouviu falar em endurecimento, por que surgiu esta vontade só neste momento? Prestem atenção: o que pouca gente sabe é que os grevistas estão de olho no orçamento, que só pode ser modificado até o final deste mês. Eles sabem bem disso e estão jogando pesado antes que seja tarde.

Leia mais

09 ago 2012

FATOS INCONTESTÁVEIS


TEMA DE ONTEM

O tema principal do editorial de ontem ficou por conta dos países que o economista Jim, O?Neill está apostando neste momento em substituição daqueles que formam o bloco chamado BRIC, os quais, por diversos motivos, já não empolgam tanto os investidores.

DOS GRANDES MOTIVOS

Sempre é bom lembrar que o Brasil se destacou mundo afora, inclusive com forte admiração, por dois grandes motivos:1- porque Jim O?Neill, por ser internacionalmente respeitado no mundo financeiro, analisou e difundiu o nosso baixo risco bancário no momento certo (estouro da bolha de crédito mundial); e, 2- porque, por ser sede da Copa de 2014, o Brasil dava garantias de que estava disposto a realizar inúmeras obras, principalmente de infraestrutura.

INTERVENCIONISMO

Embora estes pontos fortes ainda pesem favoravelmente na atração de capitais, os investidores, ao longo desses anos foram percebendo que, por convicções de cunho ideológico/cultural, os brasileiros ainda preferem viver sob a saia do governo, que deita e rola com intervencionismos. Ou seja, no Brasil o povo desconhece o que significa liberdade.

CÂMBIO

Pois, um dos itens da análise que explica, de forma bem transparente o quanto o nosso querido Brasil vem causando decepção nas rodas de quem até então apostava forte na nossa economia, é o comportamento do real frente ao dólar.

FUGA DO RISCO

Com a fuga do risco, os investidores têm saído desses mercados e procurado ativos mais seguros, como o dólar. O resultado pode ser medido pela desvalorização das moedas em relação ao dólar. O real, por exemplo, é a moeda que mais perdeu frente ao dólar em 2012.

DESVALORIZAÇÃO DO REAL

Enquanto muitas das moedas emergentes se desvalorizaram por conta da aversão ao risco global, o real foi a moeda mais atingida. Vejam que neste ano a desvalorização do real já atingiu 8,08% em relação ao dólar. Já o peso mexicano foi em outra direção: se apreciou 5,93% em relação ao dólar.

BALA DE PRATA

O ex-ministro da Justiça e advogado-mor dos petistas, Marcio Thomaz Bastos, em defesa de seus clientes mensaleiros, fazendo uso da sua argumentação terrorista, pediu que os ministros do STF tomem cuidado para que não façam uso de BALA DE PRATA em seus julgamentos. Maravilha, não? Bastos, apropriadamente, identificou os réus como vampiros. Até porque vivem do nosso sangue. Que tal?

Leia mais

08 ago 2012

AS NOVAS ATRAÇÕES


MIST

O mesmo Jim O?Neill, que ficou conhecido mundialmente por ter criado o conceito BRIC, que identifica Brasil, Rússia, Índia e China, está hoje com os olhos voltados para outros países, que formam o conceito chamado MIST, acrônimo de México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.

NEXT 11

Na verdade, ONeill vê oportunidades melhores no mundo de hoje em 11 países, que formam o NEXT 11, como batizou, formado por Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia, Coreia do Sul e Vietnã. Os países que formam o MIST, no entanto, são aqueles que mais estão chamando a atenção.

MATA A COBRA...

Em recente entrevista, ONeill simplesmente mata a cobra e mostra o pau: disse que os investimentos feitos pelo seu Fundo - NEXT 11 - não foram afetados, tanto pelos problemas revelados no mercado americano e europeu, quanto aos dramas vividos em vários mercados do BRIC.

PROCESSO DE DESACELERAÇÃO

Como bom observador, ONeill percebeu que os países que formam o BRIC estão em processo de desaceleração. Com isso os investidores começaram a transferir seus recursos para novos mercados, mais atraentes.

MÉXICO

As economias MIST, por exemplo, mais que dobraram em termos de tamanho na última década. Só o México, que além de ser o único país da nossa região, e segunda maior economia da América Latina, as exportações recordes de automóveis estão ajudando o crescimento a superar o do Brasil pelo segundo ano, face a diminuição da demanda chinesa pelas exportações de commodities do País.

GRANDE TRAIDOR

Já sei: o mesmo ONeill, que já foi festejado por ter colocado o Brasil na crista da onda econômica mundial, será apedrejado e tratado como GRANDE TRAIDOR. Tudo porque resolveu consagrar países com mais disposição para o crescimento. Países que têm olhos voltados para a capacidade competitiva através de reformas pontuais e, principalmente, com educação. Que tal?

CONSELHO DE COMUNICAÇÃO

Ontem, o Clube de Opinião de Porto Alegre, que reúne Jornalistas e Editores de Porto Alegre, debateu com a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do RS, Vera Spolidoro, o anteprojeto de lei que institui o Conselho Estadual de Comunicação Social. A secretária, obviamente, defende o novo órgão, que contará com 25 membros, representando as mais diversas entidades, além do governo do Estado, que se encontra em fase debate antes do seu encaminhamento à Assembleia Legislativa.Vera Spolidoro está convencida de que o Conselho será um órgão apenas CONSULTIVO, sem poder de decisão. E que seu objetivo maior é a democratização do acesso à informação. E arrematou dizendo que em nenhum ponto do projeto aparece o verbo REGULAR. Tá bom...

Leia mais

07 ago 2012

O BANCO DOS INOCENTES


DE DUAS, UMA

De duas, uma: ou o Procurador Geral da União, Roberto Gurgel, foi movido por ódio e pela insensatez, ao declarar alto e bom som que 36 dos 38 envolvidos no escândalo do Mensalão são bandidos da pior espécie; ou, todos os réus não passam de pobres anjos inocentes, que estão sendo alvos de uma lamentável perseguição.

OS CULPADOS

Ontem, quem se dispôs a ouvir os argumentos utilizados pelos advogados de José Dirceu, de José Genoino, de Delúbio Soares e de Marcos Valério, perante os ministros do STF, deve ter chegado a uma simples conclusão: os únicos e grandes culpados pelo desvio do dinheiro público são, indiscutivelmente, os contribuintes.

MANDATO DE PRISÃO

Confesso que, diante da estratégia e do maquiavelismo que os advogados de defesa combinaram entre si, fiquei com a nítida sensação de que a qualquer momento algum servidor da Justiça, acompanhado por policiais armados até os dentes, vai bater na minha porta portando um mandato de prisão.

ALGEMADO

Como fiquei bastante impressionado com as manobras ensaiadas pelos advogados, que de antemão estão agindo da mesma forma orquestrada com que os envolvidos agiram com relação ao Mensalão, a minha noite foi cheia de pesadelos. Agitado, lá pela madrugada acordei suando e com uma nítida sensação de estar algemado.

FANTASIOSO MENSALÃO

Mais: tomado pelos maus sonhos eu me via sendo chamado de bandido por ter ajudado a difundir a enorme mentira que foi espalhada pela mídia, a respeito do inexistente e fantasioso Mensalão.

PESADELO

Aos gritos, os meus interlocutores enlouquecidos me sacudiam dizendo que estavam ali para cortar a minha língua e todos os meus dedos, para que eu nunca mais fale e/ou escreva contra a honra dessa gente tão honesta que ora está sentada no banco dos réus.

PRESCRIÇÃO

Depois deste pesadelo, que resultou na noite muito mal dormida, tratei de recuperar a fala dos espertos advogados, que até admitiram alguma culpa de seus clientes. O fantástico é que, para esses crimes, pouca gente sabe que os mesmos já estão prescritos. Agora, além de criminosos, os contribuintes ainda serão taxados de imbecis. Pena dupla, sem perdão. Que tal?

Leia mais

06 ago 2012

QUEM AMA NÃO VÊ


POVO APAIXONADO

Pelo resultado das inúmeras pesquisas de opinião pública que medem a popularidade e a confiança que o povo deposita, tanto por Lula quanto por Dilma, a conclusão, além de clara é bem conhecida: quando as pessoas estão por demais apaixonadas, o exercício da lógica e da razão é, simplesmente, impossível.

ADULTÉRIO

Na maioria das vezes, quando o adultério é descoberto o rompimento da relação acontece, embora o sentimento do amor ainda persista por um bom tempo no corpo e mente do traído.

TRAIDOR

Pois, mesmo diante de tantos atos (provados) de traição praticados por Lula, onde o maior deles é, indiscutivelmente, o caso do Mensalão, o povo não quer saber de divórcio: continua apaixonado. Convencido, enfim, de que tudo não passa de fofoca ou intriga de gente maldosa.

MECANISMOS FORTES

Só por aí já é possível entender a força do populismo e do assistencialismo. Ambos agem como mecanismos fortes e capazes de fazer a cabeça dos apaixonados, independente do grau de esclarecimento. Coisa que, infelizmente, representa a quase totalidade do povo brasileiro.

PETROBRÁS

Mas, deixando um pouco de lado o Mensalão, considerado o maior ato de traição (o que já é tarefa muito difícil), vejam um outro protagonizado por Lula e continuado no governo Dilma: na última sexta-feira, a Petrobrás, estatal monopolista de petróleo no Brasil, anunciou um prejuízo líquido, no segundo trimestre, de R$ 1,346 bilhão (US$ 663 milhões), contra lucro líquido de R$ 10,943 bilhões no mesmo período de 2011. Que tal?

NO BRASIL É O PIOR NEGÓCIO?

Houve um tempo em que era comum dizer que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo BEM administrada. Em segundo lugar, uma empresa de petróleo MAL administrada. Pois, para desespero dos contribuintes e, principalmente, acionistas da empresa que é gerenciada pelo governo, no Brasil até uma empresa de petróleo consegue dar prejuízo. E bota prejuízo nisso, gente.

EXPLICAÇÕES LAMENTÁVEIS

Além dos péssimos números, o que também causa muito aborrecimento são as explicações para o mau resultado da Petrobrás. Como de costume, o relatório da empresa informa que em nenhum momento houve falha ou irresponsabilidade dos administradores. Desta vez, a culpa foi jogada na desvalorização do real e nas grandes importações de derivados, cujos preços no Brasil estão defasados em relação aos preços internacionais.Ora, pelo que se sabe, quando uma administração se nega a repassar o custo das mercadorias vendidas, o seu propósito é óbvio: quer quebrar a empresa. É o que os governos Lula e Dilma pretendem com a Petrobrás, pelo que revela o trágico balanço.

Leia mais

03 ago 2012

O BRASIL PASSADO A SUJO?


CORRUPÇÃO

Infelizmente, desde o momento em que os petistas assumiram o governo brasileiro, com o comandante Lula à frente, o que mais apresentou crescimento, e ganhou enorme força no nosso país, foi a CORRUPÇÃO.

TAXA ALTA

Se o desempenho desses atos criminosos já não era pequeno no Brasil, a partir do momento em que os amigos mais íntimos de Lula ocuparam os mais diversos cargos no Poder, a taxa de corrupção simplesmente disparou.

UMA ORGIA SÓ

Gostem ou não, o fato é que, nunca na história desse país, se roubou tanto por aqui, lamentavelmente. Pior: além do elevado desvio de dinheiro público, os gastos governamentais nunca foram tão elevados. Uma orgia só.

DENÚNCIAS

Dotada de muita vontade para praticar assaltos aos cofres públicos, uma parte da gangue resolveu não cumprir alguns acordos. Foi, a partir de então que muito do que se sabe acabou sendo denunciado, com provas gravadas em diversos vídeos. Isto a partir de maio de 2005, como é sabido.

ESTRATÉGICO

Pois, para tentar se precaver de alguma complicação futura, uma vez que as provas são muito contundentes e não deixam dúvida alguma sobre os atos de corrupção praticados, Lula foi estratégico: tratou, imediatamente, de colocar vários amigos íntimos na Suprema Corte.

ANJOS INOCENTES

Esta forma simples, esperta e capaz, encontrada pelo ex-presidente, tem como objetivo claro e lógico fazer com que boa parte daqueles que foram pegos com a boca na botija venham, muito provavelmente, a ser considerados como anjos inocentes, como de antemão se declaram.

SÓ A SUJO

DOntem, depois de passados sete anos (prazo incrível, não?) o julgamento começou. E, para se ter uma ideia do comportamento de vários juízes indicados por Lula, o relator, bem dentro do figurino, conseguiu com que o primeiro dia fosse totalmente perdido.Até agora, em todas as rodas que frequento, confesso que não encontrei uma viva alma que não esteja convencida de que algo muito sujo deve acontecer neste fantástico julgamento. Olhando para a fisionomia de muitos julgadores (?) se percebe que o voto já está decidido.Tomara que estejamos enganados. O meu presságio, no entanto, não é nada bom. Infelizmente. Algo, no meu íntimo, me diz que o Brasil não quer ser passado a limpo. Só a sujo. A conferir.

Leia mais