PALAVRA MAIS PRONUNCIADA
Em anos de eleição, a palavra mais pronunciada, e repetida, principalmente durante o horário político obrigatório, que vai ao ar duas vezes ao dia no Rádio e TV, é: DEMOCRACIA.JULHO DE 2003
Pois, quando vejo e ouço as bobagens e mentiras que todos os candidatos (sem exceção) dizem, a toda momento, me vem à lembrança o artigo escrito pelo administrador Stephen Kanitz, em julho de 2003 (11 anos atrás), na revista Veja, com o título:Somos de fato uma Democracia?
Eis:SEM CONFIANÇA
- Cresce o número de pessoas influentes que questionam a democracia argumentando que no fundo ela não funciona. Isso é muito assustador. Recentemente, em uma importante revista de sociologia, encontramos frases como esta: -As instituições democráticas não merecem nenhuma confiança, pois são fatídicas ou corrompidas-.QUESTIONAMENTO
Intelectuais sempre questionaram a democracia pela facilidade com que o povo é manipulado pela mídia e pelo marketing eleitoral. Chamam-na de -democracia burguesa- e portanto ilegítima. A direita, como sempre pobre nas suas argumentações, responde que a democracia é de fato falha, mas continua o melhor sistema que existe.Existe um erro nessas afirmações: o Brasil não é uma democracia no sentido original da palavra, e sim uma República. A República Federativa do Brasil.REPÚBLICA E DEMOCRACIA
Numa democracia, em seu conceito antigo, todos os cidadãos decidiam todas as questões de Estado, 100%. Numa República, a decisão coletiva foi reduzida a menos de 1%, resumida no único ato de eleger um representante que votará todo o resto em nosso nome. Numa democracia você decide tudo, numa República você só vota a cada quatro anos. Seu representante decide tudo em seu nome. Nem tivemos o direito de aprovar, por plebiscito, a Constituição de 1988.VOTO DE LIDERANÇA
Deputados e senadores que elegemos nunca nos consultam sobre coisa alguma. Eles nem sabem a quem representam, nem ao menos têm os nossos e-mails. Sob esse aspecto, nem uma República de fato somos. Democracias funcionam nas tribos indígenas, ou quando o Estado é enxuto, como era na Grécia. Hoje, são tantas as decisões que o Estado precisa tomar que ficaríamos todos presos de terça a quinta-feira em Brasília, decidindo coisas mil. Nem nossos deputados dão conta de votar tanta coisa. Aceitam o voto da liderança.NADA DE SIMPLIFICAÇÃO
Em vez de simplificar o Estado e delegar decisões, substituíram o sistema democrático pelo sistema republicano. Tomaram lentamente o poder das nossas mãos, e continuam a chamar esse sistema de -democracia- republicana só para parecer politicamente correto.Boa parte dos problemas de corrupção, como gastos públicos descontrolados, dívidas externa e interna, juros altos, advém do fato de sermos uma República, não do fato de sermos uma democracia. Nós não decidimos mais nada, não escolhemos mais nossos médicos, nem os professores de nossos filhos, nem nossos xerifes, nem nossos gestores de previdência, como antigamente.Numa República, os políticos simplesmente celebram contratos em nosso nome que duram dez, vinte, trinta anos. Período que vai muito além de seus mandatos constitucionais. Banqueiros internacionais adoram argumentar que países e Estados nunca quebram, que nossos filhos terão de pagar pelas nossas dívidas e erros. Tese inteligente para legitimar o pagamento de dívidas que extrapolam os mandatos dos eleitos. Mas será que um contrato de trinta anos é legítimo, se o mandato constitucional de quem o assinou era de somente quatro anos? A Lei de Responsabilidade Fiscal foi feita para coibir os abusos de governos anteriores. Sem dúvida foi um avanço, mas os governos atuais continuam devedores de governos anteriores.Por isso, temos a eterna alternância de governos gastadores e governos que nada podem fazer. Muitos prefeitos pouco fazem a não ser administrar as dívidas de prefeitos anteriores. Esse problema advém do fato de sermos uma República, e não uma democracia. Se todos nós pudéssemos votar democraticamente jamais contrairíamos dívidas colossais para nossos filhos pagarem.Se um governo anterior lhe prometeu uma aposentadoria integral, verifique se esse governante tinha um mandato de cinquenta anos para lhe fazer tal promessa. Ou se ele observou -critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial- para não comprometer as finanças dos próximos governos como reza o artigo 201 da Constituição.Foi por aí que começaram nossos problemas com a dívida externa, a dívida interna, estatização, precatórios e previdência. Portanto, não fale mal da democracia, um dia ainda poderemos adotá-la no Brasil.DOCUMENTO
Na última sexta-feira, na Expointer, maior feira agropecuária do sul do país, um grupo formado por Pensadores (Pensar+), jornalistas e empreendedores entregou ao candidato Aécio Neves o seguinte documento:TEOR
-OPOSIÇÃO
-DEBATE ELEITORAL
-POLÍTICAS INTERNA E EXTERNA
-VERSÃO CHAVISTA DO -PAI NOSSO-
Para quem ainda não sabia: na semana passada, os participantes da -I Oficina de Projeto de Sistema de Formação de Partido Socialista-, a delegada do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) , Maria Estrelle Uribe, leu a -Oração do Delegado-, ou, a versão chavista do -Pai Nosso-. Eis:CHÁVEZ QUE ESTÁS NO CÉU...
-TETO
As pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta semana pelos institutos Ibope e Datafolha dão a entender que tanto Dilma quanto Marina praticamente bateram no teto em termos de preferência dos eleitores que vão votar para presidente.VOTO ÚTIL
É lógico que sempre há possibilidade, embora mínima na minha avaliação, de mudança neste quadro eleitoral. Entretanto, admitindo que os números se mantenham assim, vale dizer que ambas as candidatas só conseguirão percentuais maiores até o dia 5 de outubro através do chamado -voto útil-, ou seja, daqueles que ainda preferem Aécio e/ou demais candidatos.DILMA
Vê-se, também, que pela estagnação do número de eleitores que preferem Dilma, a candidata não deve aumentar nem diminuir o atual percentual, de 35/37%. Contribui para tanto o índice enorme de rejeição da candidata petista neocomunista, que somado com o percentual de intenção de votos mostra haver pouco espaço para flutuação.MARINA
Marina, no entanto, após ver confirmada a sua candidatura, fez com que muitos eleitores que até então davam preferência por Aécio pulassem para o seu lado. Isto explica, claramente, a queda de preferência por Aécio, para níveis de 15%/18%.COMOÇÃO
É importante observar que o tempo para a diluição da chamada -comoção-, derivada do falecimento de Eduardo Campos, parece ter passado. Salvo enganos que o tempo pode estar reservando, (pouco provável) isso mostra que o crescimento das intenções de voto para Marina não são temporárias, mas para valer.SEGUNDO TURNO
Mantendo, portanto, essa tendência lógica revelada pelas pesquisas até a data do pleito, o segundo turno está garantido com Dilma e Marina. Confirmada esta projeção, Marina tem tudo para ganhar. Tudo porque os eleitores de Aécio, gostando ou não de Marina, jamais votarão em Dilma.DEMÔNIO OU DIABO
Confesso que a quase certa vitória de Marina não me deixa muito feliz. Como o meu desprezo por Dilma Neocomunista Rousseff é maior do que o meu desencanto com Marina, a minha escolha, caso Aécio não emplaque, já está feita. Fico com o demônio para fugir do diabo...VOLTANDO À COMPETITIVIDADE
Voltando ao tema do editorial de ontem, onde abordei a nossa paupérrima competitividade, vale lembrar que em 2012 (base 2011), mesmo sem ostentar uma boa posição ainda conseguimos fechar em 48º lugar entre os 144 países ranqueados pela WEF (World Economic Forum).QUEDA LIVRE
Lembro, também, que em 2013 (base 2012), um ano após, portanto, o Brasil caiu 8 posições, ficando em 56º lugar. Em 2014 (base 2013) como foi divulgado ontem, descemos mais um degrau, ou seja, passamos para o 57º lugar.PESO MAIOR
Como bem informa o pensador (Pensar+) Paulo Rabello de Castro (coordenador do Movimento Brasil Eficiente), o que mais pesou no recuo da posição brasileira em 2014 (base 2013) foi: 1- a piora nos itens representativos da eficiência pública (135ª posição);2- confiança nos políticos (144ª posição); e,3- desperdício de recursos (137ª posição).PESQUISA REVELADORA
Estes indicadores, aliás, estão todos registrados e disponíveis na recente pesquisa nacional do Datafolha, para o Movimento Brasil Eficiente, mostrando que os brasileiros enxergam o mau uso dos recursos arrecadados, excesso de tributos e muita desconfiança nos políticos.PRÓXIMO GOVERNANTE
Será muito grande, portanto, a responsabilidade do próximo governante, a ser eleito até o mês de novembro (em caso de segundo turno), de responder de modo incisivo e direto ao enorme desafio de Eficiência na gestão pública e controle da corrupção e desperdício.CENÁRIO
O cenário da indústria e, de resto, o nível das expectativas dos empresários estarão muito dependentes de sinalizações práticas dos candidatos que, em boa medida, ainda não aconteceram. Por enquanto, conclui Rabello de Castro, o mercado está sendo embalado por pura esperança de uma renovação da política.MAIS DO QUE OS OUTROS
O Brasil, como pode ser observado depois de ler atentamente o estudo-levantamento feito pelo WEF, quase não piorou. O problema é que vários outros países trataram de melhorar, o que vem resultando na nossa queda gradual e segura no ranking de competitividade. Precisamos, portanto, não só melhorar, mas sermos ainda melhores do que os nossos competidores.PIOROU
Se o Brasil já era uma país travado, muito antes da turma do PT assumir o governo, bastou a dupla Lula/Dilma entrar em cena para tudo piorar. Mais: piorar de forma alarmante e muito preocupante.PLANO REAL
No primeiro momento, quando Lula deu início ao governo neo-comunista, pouca gente percebeu a esperta estratégia de governo do PT. Tanto é verdade que a maioria dos brasileiros (e estrangeiros) passou a rasgar enormes elogios a Lula, por entender que o tripé de sustentação do Plano Real seria mantido.ENCENAÇÃO
O estado de euforia que tomou conta dos enganados, como já está bem claro hoje, fez com que muita gente não percebesse o maquiavelismo dos neo-comunistas. O fato é que toda aquela encenação não passou de um show de ilusionismo para esconder o que realmente estava por trás do plano neo-comunista-petista.BLOCOS
O bloco dos bobos, embriagado por crédito abundante concedido pelo governo, saiu às compras cheio de euforia. Enquanto isso um outro bloco, não menos animado, se via altamente beneficiado pelo fantástico e nunca visto boom de preços das commodities produzidas no país.RANKING DE COMPETITIVIDADE
Com tanta coisa para se divertir, pouquíssimos brasileiros perceberam que o Brasil permanecia (com viés de piora) como um dos países mais ineficientes e carregado de altíssimo peso burocrático. Ontem, ao ser divulgado o Ranking Global de Competitividade (144 países analisados) ficou ainda mais claro para o mundo todo o quanto esses dois governos petistas prejudicaram a economia do nosso pobre país: o Brasil caiu da 56ª, em 2013, para a 57ª, em 2014.BRICS
Só para que tenham uma ideia do arraso observem que entre os países que compõem o Bloco -BRICS- (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a economia brasileira está à frente apenas da Índia, que ficou na 71ª colocação. Que tal?CAIU A FICHA?
Mais: no ranking do Fórum, apenas a Venezuela obtém peso da regulamentação estatal mais nefasta que no Brasil. Para o economista sênior da entidade, Beñat Bilbao, o problema é que o governo neo-comunista-petista sequer conseguiu fazer as reformas estruturais que prometeu. Ou seja: o Brasil desperdiçou o período de vacas gordas e não fez as reformas estruturais. Agora, será ainda mais difícil. Caiu, finalmente, a ficha?MENSAGENS
Tenho recebido mensagens de leitores/assinantes do Ponto Critico dizendo que aqueles que leem os editorias já estão convencidos daquilo que precisa ser feito para que a economia cresça com índices decentes no nosso país, de forma consecutiva, por vários anos.DIVERGEM POR INTERESSE
Mesmo convencido de que grande parte dos leitores do Ponto Crítico é formada por gente bem mais esclarecida, informada e pra lá de consciente de que o país só poderá entrar num círculo virtuoso de crescimento se várias reformas vierem a ser feitas (e muito bem feitas), admito que ainda há muita gente que, mais para não perder certos privilégios conquistados, esperneiam, relutam e divergem do pensamento lógico.PENSAR+
Pois, a partir desta realidade é que todos aqueles que hoje fazem parte do PENSAR+ (grupo que reúne Pensadores cujo objetivo principal é produzir conteúdos que ajudem no esclarecimento sistemático da relação Causa/Efeito das decisões tomadas e/ou que deixam de ser tomadas em todos os níveis e esferas de Poder) fazem de tudo para levar cada dia mais esclarecimentos a um maior número de pessoas possível.ANALFABETISMO FUNCIONAL
Deve ser levado em conta, como de resto os Pensadores sabem muito bem, que por ser absurdo o número de brasileiros que sofrem de analfabetismo funcional, grande parte dos conteúdos, por mais didáticos que sejam, não produzirá os resultados necessários. Vão, lamentavelmente, esbarrar: 1- na falta de interesse sobre os temas abordados; e/ou, 2- na falta de entendimento dos temas abordados.PRINCÍPIO
Como não há outra saída fora o correto conhecimento da relação -Causa/Consequência- o princípio que rege o compromisso dos -Pensadores- é a paciência, a perseverança e, principalmente, procurar ficar o mais longe possível das questões ideológicas.IDEOLOGIA DO ATRASO
Até porque é neste particular que se formam as grandes barreiras (a maioria intransponíveis) que impedem o raciocínio lógico e prejudicam a maioria dos debates e discussões sobre os mais variados temas.TUDO PREVISTO COM ANTECEDÊNCIA
Como tudo que está acontecendo com a economia do nosso pobre país foi previsto com enorme antecedência por parte do nosso -grupo- de Pensadores, ao menos os leitores mais atentos não se sentiram enganados: todos foram brindados com estudos que hoje os índices econômicos, comprovadamente, estão mostrando.