Artigos

04 ago 2014

OS EFEITOS DA COPA


EFEITOS NA ECONOMIA

A exitosa realização da Copa do Mundo, que a presidente Dilma Neocomunista e seus apaixonados seguidores não param de se vangloriar, como se a organização do evento fosse uma obra do governo e não da FIFA, já desnuda alguns efeitos na nossa pobre economia.

PADRÃO FIFA

Antes de tudo, para que não paire qualquer tipo de dúvida, o sucesso do evento se deu porque a FIFA, mesmo pressionada, jamais abriu mão dos padrões de qualidade e organização exigidos e calculados (Padrão Fifa) para que a Copa se transformasse num grande sucesso.

DIAS PARADOS

O fato é que tudo aquilo que ficou por conta dos nossos governantes resultaram em mau negócio para o nosso pobre país. Não bastassem os gastos exorbitantes com estádios altamente superfaturados, o Brasil ainda saiu fortemente prejudicado em função do excessivo número de dias em que escolas, indústrias e comércio em geral ficaram fechados durante o longo período de realização da Copa.

AGOURENTOS E/OU PESSIMISTAS

O mais triste nisso tudo é que todos aqueles que só diziam que as providências tomadas pelo governo (não pela FIFA) resultariam em puro e claro agravamento das nossas atividades econômicas, passaram a ser chamados por Dilma Neocomunista e seus apoiadores como AGOURENTOS e/ou PESSIMISTAS.

RESULTADOS NEGATIVOS

Pois, como informa o gerente de Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo, o desempenho da indústria, em junho (primeiro mês da Copa), foi marcado por resultados negativos nas diferentes bases de comparação, frente a maio, a junho de 2013, e nos resultados acumulados no ano e em doze meses.? O mês de junho, diz Macedo, foi caracterizado por perda de intensidade da atividade industrial, sob qualquer olhar que se faça sobre a pesquisa. Há um perfil disseminado de taxas negativas, com claro destaque de bens de capital e bens de consumo duráveis.

INFLUÊNCIA DIRETA

O relatório diz, claramente, que a Copa do Mundo teve forte influência no mês de junho, diante do menor número de dias úteis por causa de feriados em função dos jogos, e também da redução de horas trabalhadas. ? São quatro meses de resultado negativo, mas é claro que a magnitude da queda (-1,4%) tem relação direta com a Copa do Mundo, salienta Macedo. Mais: - Como a final da Copa do Mundo só ocorreu em 13 de julho, o gerente do IBGE reconhece que o resultado do mês ainda deve sofrer impacto de redução de jornadas de trabalho em função do campeonato.

NOVA EXPCETATIVA DO PIBINHO

Hoje, para não fugir à regras dos últimos dez boletins Focus, produzidos e divulgados a cada segunda-feira pelo Banco Central, a economia brasileira voltou a mostrar nova perspectiva alarmante de crescimento: a expansão do PIB para este ano caiu para 0,86% ante 0,90% na semana passada. Que tal, Dilma Neocomunista? A senhora continua OTIMISTA?

Leia mais

03 ago 2014

EM PROCESSO DE DERRETIMENTO


ESPECULAR

Pela forma agressiva, e muitas vezes irada, com que a presidente Dilma-Neocomunista trata todos aqueles que -ESPECULAM- sobre o escancarado e incontestável (mau) desempenho que a economia brasileira vem apresentando, antes que o termo vire sinônimo de -COISA DO DIABO- nada melhor do que conhecer o seu real e correto significado.

ENXERGA ANTES

Como bem escreveu Stephen Kanitz, em 2009, a palavra tem sua origem na raiz indo-germânica -SPEC-, que significa OLHAR. Especulador, portanto, é aquele que enxerga antes; aquele que enxerga aquilo que os outros não veem.

VENERÁVEIS

Toda sociedade, completa Kanitz o seu raciocínio, necessita de especuladores, pessoas que enxergam na frente (antes) e mostram o caminho. Deveríamos venerar nossos especuladores, e não vilipendiá-los como fazemos costumeiramente.

GOLEADA

A rigor, a presidente Dilma-Neocomunista, pela maneira como reage aos ESPECULADORES que não acreditam no sucesso da Matriz Econômica-Petista, se comporta também como uma ESPECULADORA. Só que no sentido contrário. Até agora, no entanto, pelo desempenho pífio da nossa economia, aqueles que previram o fracasso estão ganhando de goleada.

FALAM POR SI

Ora, não é necessário estudar muito a situação para entender que a visão dos -ESPECULADORES- que estão deixando Dilma Neocomunista irada e de cabelo em pé. Os indicadores que medem o desempenho da indústria, do comércio, da inflação, dos preços administrados, dos resultados colhidos pelos países que, assim como o Brasil, defendem a Matriz Econômica Bolivariana, por exemplo, falam por si.

FRACASSO CANTADO

A rigor, como se vê, a admissão desse retumbante fracasso nem deveria ser considerada como -ESPECULAÇÃO_. Mesmo porque, tudo aquilo que, provadamente, nunca deu certo em lugar algum deste mundo, por óbvio que teria como não dar certo aqui. O fracasso, pois, já estava cantado.

TRÊS NOTAS

Vejam, por exemplo, somente três notícias divulgadas hoje:1- A produção industrial recuou 6,9% em junho ante o mesmo período de 2013, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Foi a queda mais significativa nesses termos de comparação desde setembro de 2009, quando houve declínio de 7,4%. 2- A piora nas contas públicas registrada nos últimos dois meses torna mais -difícil- o cumprimento da meta fiscal para esse ano, segundo informa o Banco Central. 3- O setor público consolidado - governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais- registrou pelo segundo mês seguido déficit primário. Em junho, o déficit primário chegou a R$ 2,1 bilhões. Em maio, o déficit ficou em R$ 11,046 bilhões. Essa foi a primeira vez na série histórica do Banco Central (BC) que foi registrado déficit primário no mês de junho. A série histórica teminício em dezembro de 2001. Com esses resultados, no primeiro semestre o superávit primário ficou em R$29,380 bilhões, contra R$ 52,158 bilhões registrados em igual período de 2013. Que tal? Bom fim de semana...

Leia mais

31 jul 2014

A ECONOMIA E O JORNALISMO


ASSUNTOS DE ECONOMIA

Os jornalistas, em geral, mais do que sabido, por falta de gosto e/ou por absoluta falta de afinidade para tratar de assuntos de economia, quando recebem alguma informação que diga respeito ao setor mal conseguem explicar ou o que realmente está por trás do assunto.

DESINTERESSE

Daí a razão para que muitos jornais, (um bom exemplo disso está nas páginas diárias do jornal Zero Hora, do RS, que confessadamente já manifestou que não há profissionais competentes para cobrir o setor), deixem de dar atenção adequada (na maioria das vezes nenhuma) ao que acontece na área de economia.

CIÊNCIAS EXATAS

De parte dos jornalistas, a razão para tamanho desinteresse tem uma correta explicação: as matérias que tratam das ciências exatas, principalmente a matemática, não são exigidas, tanto para o exame vestibular quanto no próprio curso de jornalismo.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Diante da clara incapacidade que os jornalistas em geral têm para desenvolver o raciocínio lógico que só as ciências exatas propiciam, quem acaba perdendo, e muito, é o povo-leitor, que deixa de obter, através dos jornais, os esclarecimentos sobre as CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS das medidas econômicas que são tomadas, constantemente, pelo governo.

MATRIZ ECONÔMICA

Neste crucial momento que a economia brasileira está vivendo, de inflação alta, crescimento cada dia mais baixo, intervenções governamentais de todo tipo e a toda hora, despesas públicas aumentando sem parar, etc, etc, por exemplo, é raro encontrar um periódico que faça a correta constatação de que tudo isso não passa de pura CONSEQUÊNCIA de uma Matriz Econômica (BOLIVARIANA) totalmente equivocada.

ESTRAGO

Ora, é inegável que, ao longo dos últimos anos o Brasil vive um claro processo de paulatina deterioração econômica. Infelizmente, por falta de interesse e/ou conhecimento necessário de quem trabalha com a informação, a evolução do estrago não vem sendo mostrado. E, pelo visto, só será estampado quando estivermos perto do caos.

PESSIMISTAS

Isto explica o forte desprezo que muita gente acaba nutrindo por aqueles que, através do discernimento, expõem os perigos que a economia brasileira está vivendo e continuará vivendo nas mãos e pés do PT. Estes que deveriam ser chamados de RESPONSÁVEIS, a presidente Dilma Neocomunista e seus seguidores chamam de -PESSIMISTAS-. Pode?

Leia mais

30 jul 2014

COM DILMA TUDO SÓ PODE PIORAR


VOLTANDO AO TEMA

Ainda sobre a mensagem contida nos extratos dos clientes do Santander, de que a reeleição de Dilma pode ser ruim para a economia do país, só pelas reações manifestadas, tanto pela própria presidente Neocomunista quanto pelo seu criador, o ex-presidente Lula, e pelo presidente do PT, Rui Falcão, volto ao tema.

CASO CONTRÁRIO

Observem o seguinte: caso o mesmo analista (já despedido por vontade do governo) escrevesse o contrário, de que a economia brasileira passaria a crescer fortemente com Dilma reeleita, aí o recado seria altamente festejado pelos acima citados. Mais: os marqueteiros da campanha de Dilma-Neocomunista usariam a mensagem para tentar capturar votos daqueles que aplicam suas poupanças no mercado financeiro.

BANIDO

Ou seja, todas as manifestações a respeito do desempenho presente e futuro do governo Dilma-Neocomunista são permitidas. Com um detalhe importante: desde que sejam sempre favoráveis. Quem ousar dizendo, ou escrevendo, algo que vá contra a vontade do governo será banido imediatamente do sistema.

TUDO PARA PIORAR

Ainda que também corra o risco de vir a ser banido, a qualquer momento, só porque exponho, tecnicamente e de forma constante, que o governo petista-neocomunista está enterrando a economia brasileira, insisto: a situação do país, com Dilma e sua equipe no poder por mais quatro anos, tem tudo para piorar.

ALERTAS MANIFESTADOS

Caso os alertas manifestados pelo Ponto Critico, pelo Santander e pela Empiricus, quanto aos destinos do país, consequência lógica das decisões equivocadas que o governo Dilma vem tomando, ainda não sejam suficientes, vejam, por exemplo, o que diz o relatório do FMI, divulgado ontem:

FMI

- O Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para a situação -moderadamente frágil- da economia brasileira. O déficit em transações correntes, divulgado pelo Banco Central na sexta-feira, indica que os investimentos estrangeiros não são mais suficientes para cobrir os gastos dos brasileiros no exterior. Tal conta, diz o relatório, é o maior indicativo da fragilidade do país em momentos de turbulências externas. De acordo com o FMI, o Brasil consta, ao lado de Índia, Turquia, Indonésia e África do Sul, no grupo dos CINCO PAÍSES EMERGENTES MAIS VULNERÁVEIS.

EM DEFESA DA ARGENTINA

Por óbvio, o ministro Mantega fez o que mais gosta: desancou o pau no FMI. Já a faceira presidente Dilma-Neocomunista, em reunião do -Mercosul- , em Caracas, com seus prediletos amigos, defendeu a postura da Argentina, que está em um processo de negociação de dívida com credores e corre o risco de calote se não honrar o pagamento até a noite de hoje, quarta-feira. Dilma classificou como -inaceitável- que a ação de -uns poucos especuladores- coloque em risco a estabilidade de um país. Dilma, que já havia defendido o país vizinho durante a cúpula da Unasul, no início de julho, se prontificou a levar a questão argentina ao encontro do G20. Pode?

Leia mais

29 jul 2014

MANIFESTAÇÃO NEOCOMUNISTA


PROPÓSITO POLÍTICO-ELEITOREIRO

Como já referi ontem, a decisão que a presidente Dilma-Neocomunista-Petista tomou, na última sexta-feira, de MANDAR o Banco Central jogar mais de R$ 45 bilhões no sistema financeiro, até as pedras estão convencidas de que o propósito da medida foi puramente político-eleitoreiro.

DRAGÃO COM FOME

Até porque, reitero, o ato de encharcar o mercado de dinheiro no exato momento em que o dragão da inflação dá manifestações de que está com uma fome enorme, não pode ser considerada, em hipótese alguma, como uma medida saudável, correta e capaz para oxigenar a nossa frágil economia.

O RISCO DA REELEIÇÃO

O curioso, para dizer o mínimo, é que, ao mesmo tempo em que a presidente Dilma enaltece a sua própria decisão, que certamente trará ainda mais prejuízos ao país, desanca o pau naqueles que veem a economia brasileira fracassar por completo caso venha a ser reeleita. Pode?

INADMISSÍVEL

Ontem mesmo, ao participar de uma sabatina promovida por vários veículos de comunicação do centro do país, a presidente Dilma-Neocomunista-Petista classificou de -INADMISSÍVEL- a interferência do mercado (financeiro) no sistema político. QUE TAL?

FORA DA CASINHA

Ou seja, para Dilma-Neocomunista, o POLÍTICO pode (deve) interferir no MERCADO (de forma absolutamente equivocada e criminosa). Já o contrário, infelizmente, a presidente não admite. Considera, inclusive, como -INADMISSÍVEL-. Pode?

TERRORISMO

Para dar o maior apoio à presidente Dilma, o presidente de seu partido -PT-Neocomunista-, Rui Falcão, fez a sua parte: recriminou a análise feita pelo banco Santander dizendo se tratar de -TERRORISMO ELEITORAL-. Curioso, não? Pois é, atitudes, propositadamente equivocadas, que Dilma vem tomando para enfraquecer a nossa economia, consideradas sabidamente como -TERRORISMO ECONÔMICO-, não podem receber críticas. Aí, como diz Falcão, devem ser proibidas. Pode?

MUITO DOENTE

Pois, mais curioso ainda, para não dizer leviano, é que Dilma voltou a comparar o pessimismo em relação à Copa do Mundo no Brasil com a sensação do mercado financeiro em relação à economia. Totalmente -FORA DA CASINHA- Dilma disse que -o mesmo pessimismo que houve com a Copa está ocorrendo com a economia-. Com essa só vota em Dilma que está doente. Muito doente!

Leia mais

28 jul 2014

NOVA BOLA FORA


OBSERVAÇÕES CRÍTICAS

Para os menos iniciados e/ou desinteressados em assuntos de economia, até admito que as minhas observações, a maioria delas contrárias às decisões tomadas pelo governo Dilma-neocomunista-petista, sejam vistas como uma implicância e/ou certa má vontade.

POPULISTAS-ELEITOREIRAS

Contudo, mesmo correndo risco de ser taxado como -pessimista incorrigível- faço aqui um esclarecimento: em todos os bons livros de economia que li e estudei, desde o momento que entrei para a universidade, medidas como essas que vem sendo constantemente anunciadas pelo governo (com o propósito altamente populista-eleitoreiro de fazer com que o povo acredite que têm o poder de segurar a inflação e estimular o crescimento) são absolutamente falsas.

RESULTADOS PIORES

Mais: por serem falsas, ou inócuas, ao longo do tempo as equivocadas decisões acabam por produzir resultados econômicos cada vez piores. Além de fazer crescer a desconfiança, a credibilidade e os investimentos minguam e/ou desaparecem.

A ÚLTIMA MEDIDA

Observem, por exemplo, o que vai produzir, de fato, esta última decisão do BC (que nada tem de independente), anunciada na última sexta-feira, que promete liberar algo com 45 bilhões do compulsório para estimular o crédito.

DRAGÃO

Ora, além de encharcar o mercado de dinheiro, o que faz aumentar ainda mais a chama da fogueira da inflação, a medida contraria totalmente o que diz a Ata do Copom, no que diz respeito à necessária manutenção da taxa Selic em 11% aa para não cutucar o Dragão.

CAMISA DE FORÇA

Portanto, se alguém ainda se coloca como -otimista- ante tal decisão, antes que manifeste a vontade de me espancar por discordar tecnicamente, peço que seus familiares coloquem, imediatamente, uma camisa de força no coitado. Uma coisa é certa: mais estrago será colhido com este tipo de semente.

BOLA FORA

Vale dizer que o crédito está contraído porque o sistema financeiro entendeu que o risco de inadimplência está alto. Portanto, a decisão de liberar mais dinheiro para crédito não melhora o perfil dos devedores. Tampouco vai levar o povo a buscar mais endividamento. Bola fora deste governo, que precisa ser substituído com urgência por outro que: 1- queira abandonar esta Matriz Bolivariana; e 2-, que faça as REFORMAS QUE O PAÍS NECESSITA.

Leia mais