Artigos

28 nov 2012

SÓ AGORA, MAÍLSON?


FORA DA CASINHA

O ex-ministro da Fazenda e atual sócio da consultoria Tendências, Maílson da Nóbrega, parece que andou muito tempo fora do país. Pior: onde se encontrava creio que nem havia Internet. O bastante, aliás, para não ler o Ponto Critico, certamente.

COSAN DAY

Cheguei a esta conclusão mais do que acaciana depois do que Maílson disse, dois dias atrás num evento promovido pela Cosan (o Cosan Day), que a economia brasileira entrou em um baixo ciclo de crescimento.

TIM TIM POR TIM TIM

Ora, desde o início de 2012, em inúmeros editoriais do Ponto Crítico não fiz outra coisa senão mostrar, tim tim por tim tim, que a economia brasileira não tinha como crescer tudo aquilo que o governo e muitos empresários acreditavam como possível. Os números, como se vê, mostram o quanto eu estava cheio de razão.

NÚMEROS FAJUTOS

Aliás, para ser bem claro, desde meados de 2011, através de demonstrações claras, baseadas em cálculos econométricos, longe, portanto de qualquer intuição, o que venho dizendo sempre é que o governo ilude o povo com números absolutamente fajutos.

A FORÇA DO CARGO OCUPADO

Como nunca fui ministro de governo algum, e muito menos da Fazenda, tudo aquilo que escrevi até agora teve pouca importância diante desta afirmação do ex-ministro Maílson da Nóbrega. Afinal, aqui no Brasil, só merece crédito junto à mídia quem sentou em algum banco governamental.

BAIXA PRODUTIVIDADE

Maílson lembrou que o país entrou em um ritmo de baixa produtividade. E que isso derruba a eficiência da economia. Ah é, Sr. Maílson? Que novidade, não? Confesso que até gostaria de ver a fisionomia daqueles que estavam na plateia. Suponho que devem ter ficado muito impressionados, certamente. Pois, sem qualquer cerimônia, o experiente ex-ministro ainda soltou mais uma pérola, quando disse que a economia global deverá crescer muito pouco nos próximos anos, sobretudo na Europa. Bidú, hein?

A COBRA VAI FUMAR

Falando sério, gente: a presidente Dilma Rousseff, como cantei em prosa e verso, vai encerrar, no próximo 31/12, os dois primeiros anos de seu mandato. Com uma marca incontestável: conseguiu a segunda pior média de crescimento da história recente do Brasil, só perdendo para o período Collor. No biênio 2011-2012, o crescimento médio anual do PIB deverá, a pau e corda, chegar a 2%. Isto se a expansão de 1,5% prevista para este ano, for confirmada. Economistas sérios e até os risonhos estão convencidos de, pelo menos, uma coisa: caso o governo continue apostando no crescimento baseado estritamente no aumento do consumo, aí a cobra vai fumar charuto. E as baforadas prometem ser fortes.

Leia mais

27 nov 2012

LAQUEADURA E VASECTOMIA


SUCESSO PESSOAL

Salvo casos muito pontuais, o sucesso pessoal resulta, basicamente, do esforço e da capacitação de cada indivíduo. Com isso, as classes sociais e econômicas vão se definindo em função da educação, do conhecimento e da renda auferida pelos cidadãos.

EXEMPLO

Querem um exemplo? Reúnam um grupo de pessoas das mais diferentes classes sociais num mesmo ambiente e peça que todos depositem à mesa o dinheiro que têm nos bolsos. A partir daí distribuam os valores depositados de forma igual, como os socialistas pregam cheios de adoração.

VOLTANDO AOS BOLSOS ANTERIORES

Deixem passar algum tempo e, antes de ficarem surpresos já terão percebido que o dinheiro, anteriormente dividido de forma igual para todos, voltou para os bolsos de seus primeiros donos.

SUCESSO PROFISSIONAL

A razão é muito simples: o sucesso profissional depende do cérebro de quem trabalha. O bolso, portanto, figura como um mero lugar de depósito. Simbólico, certamente, porque o lugar correto é o banco. De novo: o que promove o ganho é, geralmente, o conhecimento, a educação e a capacitação.

CLASSES SOCIAIS

Isto explica porque nas famílias que pertencem às classes mais favorecidas o número de filhos é duas ou três vezes menor. E nas classes sociais menos favorecidas, onde os miseráveis são maioria, o que acontece é exatamente o contrário.

CRESCER PARA O CAOS

O perigo, que poucos estão percebendo, é que ao longo de mais alguns anos a população de miseráveis vai crescer perigosamente , enquanto diminui nos extratos ocupados por pessoas com algum discernimento. Tudo porque casais que podem ter três filhos estão se decidindo por um ou dois; e aqueles que não tem renda suficiente nem para se manterem estão colocando cinco ou seis filhos no mundo, como mostram as estatísticas.

CAMPANHAS SOCIAIS

O que mais chama a atenção é o fato do Brasil ser reconhecido mundialmente por importantes e exitosas campanhas sociais, como é o caso da que trata da Vacinação Infantil, por exemplo. Entretanto, o governo falha gritantemente por não se interessar em fazer a Campanha da LAQUEADURA E VASECTOMIA. Justamente aí onde há o respaldado da lei. Pode? Uma campanha com o propósito de segurar o mau crescimento populacional é, além de necessária, inadiável. Se os nossos governantes fossem medianamente inteligentes, já que existe o (absurdo) Programa Bolsa Família, deveriam definir que só fosse distribuído benefício para quem estivesse disposto a fazer LAQUEADURA E A VASECTOMIA. Que tal?

Leia mais

26 nov 2012

BANDALHEIRA SEM FIM


PERFIL DOS COLOCABORADORES

Os governos Lula/Dilma entraram, verdadeiramente, para a história do Brasil, quando mostraram com toda a transparência, que a forma petista de governar se dá pelo perfil de seus colaboradores.Para ser aproveitado em qualquer cargo no governo, de primeiro, segundo ou terceiro escalão, cada candidato petista precisa, no mínimo, apresentar as seguintes credenciais, pela ordem: 1- ter forte afinidade com CORRUPÇÃO; 2 ? dar demonstrações de que é um exímio INCOMPETENTE.

AS ESCOLHAS

Quando o número de corruptos se mostrar inferior ao número de cargos, aí é a vez dos incompetentes serem escolhidos. Com o tempo e a convivência de ambos os perfis, tudo acaba saindo bem de acordo com os interesses dos petistas.É de se imaginar que tanto Lula quanto Dilma, quando se colocaram à disposição do PT como candidatos à presidente precisaram mostrar suas credenciais aos próceres do partido. Lula já deixou claro porque ganhou nota máxima no exame de admissão. E Dilma mostra que está no mesmo caminho.

CAPACIDADE LIMITADA

A Polícia Federal, como se sabe, tem capacidade limitada para flagrar os inúmeros casos de corrupção que acontecem por todos os cantos do nosso pobre país. Entretanto, quando, por um descuido dos bandidos, um ou outro caso vem à tona, aí a sociedade fica arrepiada com o tamanho do roubo. Com um detalhe: não sabe o que fazer depois do choque.

OPERAÇÃO PORTO SEGURO

Neste final de semana, por exemplo, através da OPERAÇÃO PORTO SEGURO, a PF desmantelou uma nova quadrilha. Desta vez quem foi flagrada com a boca na botija foi a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha (escolhida por Lula e mantida no cargo por Dilma), a qual, entre outros, está envolvida até a medula em um escândalo de tráfico de influência e corrupção.

ESCOLHIDOS POR LULA

O que faz a sociedade ainda mais indignada é que os facínoras que estão sendo flagrados a todo momento, desviando descaradamente o dinheiro público, praticamente todos foram escolhidos a dedo pelo ex-presidente Lula. E no governo Dilma, sem qualquer questionamento, permanecem nos seus cargos. Com isso vão conseguindo cumprir as metas cada vez mais altas e arrojadas de roubar o máximo possível do dinheiro pago pelo contribuinte.

A ORDEM É NEGAR, NEGAR E NEGAR

Como Lula de bobo não tem nada, ao colocar a sua pupila Dilma como sua sucessora ambos combinaram que no caso (sempre pouco provável) de descoberta de uma ou mais safadezas, a ordem é uma só: NEGAR, NEGAR E NEGAR. Já quando as provas não deixam dúvidas sobre o crime, aí a ordem é outra: basta pronunciar as palavras mágicas - EU NÃO SABIA...-.

OS INDIGNADOS

O que nenhum brasileiro de sã consciência imaginava, assim como os bandidos, é que alguns dos crimes cometidos fossem parar no STF. Menos ainda que resultassem em condenações dos envolvidos. Pois, mesmo chegando a este ponto, graças a atuação do agora presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, o ex-ministro José Dirceu não admite a condenação. Depois de ter sido condenado pela maioria absoluta dos ministros do STF, e pela sociedade como um todo,Dirceu está preparando atos públicos, nas ruas de todo o país, com o propósito de avacalhar com as decisões do STF. Pode?Ou seja: quando se imagina que, encurralados pelas provas e pelas condenações, esses criminosos estavam totalmente vencidos, eis que, como FÊNIX, os mesmos saem das cinzas com manobras incríveis. E a sociedade continua a mesma. Indignada. Nada mais do que INDIGNADA.

Leia mais

23 nov 2012

HÁ QUEM GOSTE DO -NÃO-


MOTOR

Da mesma forma como qualquer motor só consegue funcionar com algum tipo de energia, os países também só conseguem se desenvolver caso seus cidadãos forem adequadamente educados e capacitados. Portanto, sem o combustível EDUCAÇÃO o motor econômico de qualquer país simplesmente não funciona. O que impede o franco desenvolvimento do decantado crescimento sustentável.

ENEM

Pois, mesmo que todos saibam de cor e salteado sobre esta indiscutível verdade, os resultados do ENEM voltaram, pela enésima vez, a mostrar o tamanho do desinteresse do nosso pobre país pela educação.

IMPORTÂNCIA RELATIVA DO PIB

Chama muito a atenção o Estado do RS. Os resultados do ENEM dos últimos anos explicam, de forma clara e transparente, os motivos pelos quais o Estado gaúcho perde, ano após ano, importância relativa no PIB nacional, de forma gradual e segura e nada lenta.

A MARCA DO ATRASO

Ao longo dos últimos quarenta anos (já informei isso em várias oportunidades) o encolhimento econômico é visível e incontestável. Entretanto, em termos de gastos públicos por falta de reformas, os resultados são cada dia mais arrasadores. A marca do atraso já é praticamente indelével, lamentavelmente.

O RIO GRANDE PREFERE O NÃO!

O curioso é que ainda há quem imagine que com campanha do tipo - RIO GRANDE DO SIM -, as coisas podem mudar. Nada disso, gente. Acreditem: sem educação não há salvação. E isto, como informa o resultado do último ENEM, não é do interesse do Estado. Basta observar como o governo se comporta em relação aos comunistas que lideram o CEPERS, o sindicato dos professores do ensino público do RS.

OITAVO LUGAR

Observem que na edição anterior do ENEM, o RS ocupava a quarta posição. E nesta última o Estado pulou nada menos do que para o oitavo lugar. Um desastre. O pior de tudo é que depois da divulgação do resultado anterior, foram deflagradas várias campanhas pela Educação dos gaúchos.

FALTA O COMBUSTÍVEL

Fico imaginando em qual posição estaria hoje o RS, caso as campanhas não tivessem sido deflagradas. Aí, certamente, os gaúchos estariam ocupando os últimos lugares. Um horror. Detalhe desastroso: a cada aumento de salário concedido aos professores, quem mais onera a folha de pagamento da classe são os professores aposentados. Pode? No RS pode! Sabem porque nada muda? Porque falta o combustível EDUCAÇÃO, gente. Simples, não? Pois é...

Leia mais

22 nov 2012

PAC 2


PÍLULA DOURADA

Nesta semana a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apresentou mais um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC 2. Obediente à praxe governamental, a ministra, obviamente, dourou a pílula sem mostrar constrangimento.

ENTENDIMENTO

Como são poucos os brasileiros que se interessam pelo assunto, nem as desculpas foram ouvidas. Muito menos o entendimento de que tudo que foi exposto não passou de uma artimanha para deixar o povo feliz, satisfeito e mais iludido do que nunca.

CRESCIMENTO?

Trocando em miúdos, o Programa de Aceleração do Crescimento, cuja mãe é a presidente Dilma Rousseff como batizou seu antecessor, não vem ajudando em nada o PIB brasileiro. Nem em 2011 e muito menos em 2012, cujo crescimento previsto mal chegará a 1,5% e olhe lá. Ora, se o Programa leva o nome de Aceleração do Crescimento, é de se imaginar o que aconteceria com o Brasil caso o tal PAC não existisse.

AO PÉ DA LETRA

O fato é que, ao pé da letra e dos acontecimentos, o Brasil só vem apresentando crescimento efetivo em inflação, gastos públicos, corrupção e violência. Coisas, aliás, que revelaram a forma petista de governar. Algo, enfim nunca visto na história desse país.

CHINA

Pois, no meu modesto entendimento, gente, estou convencido do seguinte: se a economia brasileira apresentasse índices de crescimento nos mesmo níveis das taxas de violência e de corrupção, o desempenho da China seria considerado pífio e/ou ridículo em termos de tamanho.

ANTES DE CRISTO

Com a aproximação das festas de final de ano, muitas empresas enviam aos seus clientes e fornecedores as tradicionais agendas. Considerando as atitudes medievais tomadas pelos nossos governantes, mormente o governador Tarso Genro, do RS, não vai causar surpresa se forem distribuídas agendas de 2013 AC. Explico melhor: o atraso é tamanho, que o ano de 2013 é o de Antes de Cristo.

PETROBRÁS

Para não deixar barato, ontem o ministro Mantega disse que a Petrobrás está bem de caixa. Pode? Daí que os combustíveis não tem data para serem reajustados. Ou seja: Mantega não mantém diálogo com a presidente da estatal há muito tempo. Do jeito que se comporta e sabe das coisas acabará sendo informado da concordata da Petrobrás pelo Correio.

Leia mais

21 nov 2012

ABERTA A SAFRA DE APAGÕES


PRONTA PARA SER COLHIDA

A safra de APAGÕES está pronta para ser colhida no nosso pobre Brasil. Por ser abundante, a colheita promete se prolongar por vários anos. E desta vez, pelo visto, o governo não fará qualquer discriminação. Como não quer ver ninguém se queixando, todos os setores de atividade econômica deverão ser atingidos.

ADUBO INFALÍVEL

O adubo que o governo resolveu usar para promover os mais diversos APAGÕES é antigo. Tem na sua fórmula, como se sabe, o componente mais eficaz e infalível do mundo: o INTERVENCIONISMO. E, para não deixar dúvidas de que dará certo, a dose que vem sendo aplicada é cavalar.

NOVIDADE

A grande novidade que o governo Dilma está apresentando no menu dos mais diversos APAGÕES é o grau de grandeza. A partir de agora, quem vai dizer qual o mais sério é o cidadão. Ele é quem vai eleger o maior, o mais importante. Tudo dependerá, exclusivamente, da sua maior ou menor necessidade. Que tal?

MAIOR DE TODOS

Nas áreas de infraestrutura os APAGÕES já são conhecidos. Não são poucos nem pequenos e, inclusive, já vem sendo colhidos ao longo das últimas décadas. É o caso das estradas, portos, aeroportos, etc. Mas agora, para tornar insignificantes esses APAGÕES, o governo colocou no forno o maior de todos: o APAGÃO DA ENERGIA. Hors Concours, gente.

ELETROBRÁS

Para evitar especulações a respeito, desta vez o governo Dilma usou a Bolsa de Valores como janela de transparência. Quem duvida do APAGÃO basta olhar para as cotações das ações da Eletrobrás. A queda de mais de 50% do preço das ações da estatal em poucos dias revela o tamanho da encrenca.

PERCEPÇÃO EQUIVOCADA

O mais interessante nisso tudo é que o povo está vibrando com a proposta populista adotada pelo governo para promover o APAGÃO: a redução do valor da conta de luz em até 28%. A falta de educação e/ou conhecimento da sociedade impede a percepção de que vai pagar (menos) por algo que simplesmente não vai existir. Pode?

O PROBLEMA É O SOFÁ

Comparando o preço de energia em vários países fica evidente que o tamanho dos impostos é que torna a nossa energia extremamente cara. Como não consegue convencer os governadores a reduzir o elevadíssimo ICMS da conta de luz, Dilma resolveu acabar com a geração, transmissão e distribuição de energia no Brasil. Ou seja, a solução encontrada foi tirar o sofá da sala...

Leia mais