Artigos

13 dez 2012

A GALINHA BRASIL É GORDA


Compartilhe!           

IDENTIDADE
Quem, não importa a distância, acompanha de perto o desempenho da economia brasileira, já deve ter percebido o quanto o seu deslocamento se identifica com os voos das galinhas.
ERRO DE PROJETO
Mesmo providas de asas, como se sabe, as galinhas, por um erro de projeto, de construção ou mesmo da natureza, no máximo conseguem alçar voos curtos e rasantes, que mais se parecem com pulos.
MUITO GORDA
Pois, se nesses dois últimos anos, 2011 e 2012, compararmos o desempenho do PIB brasileiro com o voo das galinhas, uma reparação importante se faz necessária: a galinha que retrata o comportamento da nossa economia está gorda. Muito gorda. Daí que mal e mal consegue se mover.
PESO DA CARGA
O peso dos impostos, da burocracia, da corrupção, da enorme incompetência governamental e muitas outras coisas mais, sequer estão possibilitando os voos rasantes da pobre Galinha Brasil. Como está muito gorda e nem pulos está conseguindo dar, só lhe resta mesmo ciscar. No mesmo lugar.
800 AEROPORTOS
Pois, ontem, para mostrar o traço forte da incompetência e da enganação do atual governo, que segue os passos do anterior, chefiado por Lula, a presidente Dilma escolheu a França para dizer ao mundo todo que vai construir mais 800 aeroportos no Brasil. Pode?
CONCURSO DE MENTIRA
Confesso que ainda não me recuperei do impacto da absurda e jocosa declaração da presidente. Estou, portanto, em estado de torpor. Primeiro, porque Dilma deu a impressão de que estava participando de um concurso mundial de mentira. Se for o caso, Dilma já ganhou. Esta é, indiscutivelmente, a maior mentira dos últimos cinco séculos.
ENSINANDO A VOAR
Em segundo lugar, porque fiquei imaginando que com a construção desses aeroportos Dilma está querendo ensinar a Galinha Brasil a voar. Ela imagina, certamente, que o problema não está na natureza da ave, mas na falta de treino. Os 800 aeroportos servirão para tanto. Só pode