Artigos

07 dez 2012

VENCEDOR?


Compartilhe!           

MÉRITO POLÍTICO?
Esta é da série: OS GAÚCHOS ADORAM SOFRER! Para atestar o quanto os gaúchos, em geral, gostam de aplaudir o fracasso, um dos escolhidos para ser agraciado com o troféu -Mérito Político- do Prêmio Líderes & Vencedores 2012, promovido pela Federasul e pela Assembléia Legislativa do RS foi o governador Tarso Genro.
REGULAMENTO
O Regulamento da premiação diz: - Pela rigidez dos critérios, imparcialidade e pluralidade que marcam o processo de escolha, os 12 premiados são referenciais para a sociedade gaúcha, por sua força empreendedora, dignidade política, criatividade ou desprendimento social. A essência do Líderes & Vencedores tem como lastro a representatividade dos premiados. Que tal?
COMISSÕES COORDENADORAS?
Para definir os agraciados do Prêmio Líderes & Vencedores foram instituídas as comissões Coordenadoras, Indicadoras e Julgadoras. Em cada categoria, uma Comissão Indicadora, formada por jornalistas e personalidades da área, elabora uma lista de nomes para concorrer ao prêmio. A partir dessas indicações a Comissão Julgadora, constituída por premiados em edições anteriores e personalidades destacadas em sua atividade, seleciona os agraciados. A Comissão Coordenadora de cada categoria orienta e supervisiona o processo, além de acompanhar as reuniões das Comissões Julgadoras. Todas as etapas são verificadas pela empresa de auditoria Moore Stephens.
UM DOS PIORES DA HISTÓRIA
Pois é, gente. O Estado do RS tem no atual mandato um dos piores governos da história deste país. O PIB gaúcho de 2012 fechará no negativo (algo como -2%); e o Déficit das contas públicas é definido como catastrófico. E mesmo assim o governador do RS será agraciado com o troféu -Mérito Político-. Pode?
OUTRO AGRACIADO
Mais: além de Tarso, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, também será agraciado. Certamente, não por bons serviços, pois estes não existiram. O nome do deputado federal Nelson Marchezan Júnior, por exemplo, sequer foi cogitado. Talvez, por ter sido o único parlamentar que protestou contra os projetos de aumentos salariais, que irão custar cerca de R$ 30 bi aos cofres da União nos próximos 2 anos. Sem contar os mais de 8 mil cargos que foram criados.
COMPROMISSO
Marchesan Jr. não deve ser muito bem visto pelos indicadores e julgadores do Prêmio. Só pode. Principalmente, porque se preocupa com as contas públicas. Assim, não tem porque nem como merecer premiação.
TUDO A VER
Tudo leva a crer que a indicação e/ou aprovação do nome de Tarso se deu após a magnífica expedição comercial e industrial que liderou à pujante Ilha de Cuba. Depois que li a nominata dos agraciados uma coisa me pareceu muito clara: se os organizadores vierem a criar um prêmio para o melhor país do mundo, a comissão indicadora e julgadora não titubeariam em escolher Cuba, a pujante Ilha do Dr. Castro. Tudo a ver, não?