Artigos

16 jul 2013

O PÓS-MODERNISMO NO BRASIL


COLÓQUIO PENSAR+

O 1º Colóquio do grupo -PENSAR+!-, que aconteceu em Flores da Cunha, RS, nos dias 5, 6 e 7 de julho, abordou quatro temas: 1- O QUE É PÓS-MODERNISMO?; 2- ILUMINISMO, CONTRA ILUMINISMO E A RAZÃO; 3- O CLIMA COLETIVISTA E A QUEDA DO SOCIALISMO; e, 4- A ESTRATÉGIA PÓS-MODERNISTA PARA O MUNDO ATUAL.

DESPREZO AO CAPITALISMO

As ricas discussões sobre tais temas (atualíssimos) tiveram por base a obra de Stephen Hicks: -Explicando o Pós-modernismo-, que os Pensadores se obrigaram a ler para participar do importante evento.Embora a análise de Hicks seja geograficamente abrangente quanto: 1- aos bons e importantes efeitos produzidos pelo Iluminismo, que geraram riqueza e desenvolvimento mundo afora; e,2- à tentativa interminável que os Pós-Modernistas, espalhados pelo mundo todo, de voltar ao período das trevas;os 17 pensadores que participaram do -1º Colóquio PENSAR+!- fizeram um paralelo sobre o que acontece hoje no Brasil e em vários países latinos, cujos governos simplesmente desprezam o CAPITALISMO preferindo, assim, rejeitar tudo que aconteceu de bom desde que o mundo se libertou do Feudalismo e das crenças religiosas.

PÓS-MODERNISTAS

Hoje, os países que adotam o programa BOLIVARIANO (o Brasil, infelizmente, aí incluído) são, inequivocamente, Pós-Modernistas. Para que entendam bem o papel dos Pós-Modernistas basta observar que, após a queda do Muro de Berlim os neo-comunistas latino-americanos não se deram por vencidos. Seis meses depois criaram o Foro de São Paulo, cujos membros lutam, incessantemente, para que o totalitarismo se mantenha vivo, presente e atuante na América Latina (nos moldes de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina, e em estado avançado no Brasil).

DE ESQUERDA

Como bem explica Stephen Hicks, -

os Pós-Modernistas são, monoliticamente, de esquerda e de extrema-esquerda em suas posições políticas.

Os elementos mais importantes da trajetória do Pós-Modernismo são o profundo ceticismo quanto à RAZÃO e o subjetivismo e relativismo que dele decorrem.Se para os capitalistas liberais o indivíduo é soberano para decidir o que quer, no socialismo quem decide tudo é o Estado, onde os governantes entendem que são tal qual seres celestiais.

SOCIALISMO CLÁSSICO

É importante esclarecer que o Socialismo Marxista clássico se caracterizava por quatro afirmações feitas no século 19, e repetidas com frequência no século 20, até que a catástrofe se abateu sobre os socialistas. Eis: 1- O capitalismo é explorador: os ricos escravizam os pobres e que é cruelmente competitivo no âmbito interno e internacionalmente imperialista.2- O socialismo, ao contrário, é humano e pacífico: as pessoas compartilham, são iguais e cooperativas.3- O capitalismo é menos produtivo que o socialismo: os ricos ficam mais ricos e os pobres, mais pobres; e o conflito de classes decorrentes disso levará, no final, o colapso do capitalismo.4- As economias socialistas, por sua vez, se tornarão mais produtivas e inaugurarão uma nova era de prosperidade.

AFIRMAÇÕES REFUTADAS

Como se vê, todas essas afirmações foram refutadas ao longo do tempo. Tanto na teoria quanto na prática. Mesmo assim, os socialistas fiéis ao atraso não descansam: continuam acreditando que o bom e o melhor é o socialismo. Pode?Eis aí alguns fatos históricos, todos comprovados:Os Pós-Modernistas dizem que o Ocidente é profundamente racista, mas sabem muito bem que foi o Ocidente o primeiro a acabar com a escravidão (o Brasil foi o último) e que é somente nos lugares onde penetraram as ideias ocidentais que as ideias racistas estão na defensiva.2- Dizem que o Ocidente é profundamente sexista, mas sabem muito bem que as mulheres ocidentais foram as primeiras a terem direito de voto, direitos contratuais e oportunidades que a maioria das mulheres do mundo ainda não tem.3- Dizem que os países capitalistas do Ocidente são cruéis com seus membros mais pobres, subjugando-os e enriquecendo-se à custa deles, mas sabem muito bem que os pobres no Ocidente são muito mais ricos do que os pobres de qualquer outro lugar, tanto em posses materiais quanto em oportunidades de melhorar sua condição.

CONCLUSÃO: UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL

A conclusão que os Pensadores tiraram ao final do 1º Colóquio foi a seguinte: Nós, ILUMINISTAS, precisamos criar o FORO LIBERAL, com estratégia e programa perseverante, da mesma forma com que os Pós-modernistas criaram o Foro de São Paulo. Os Pós-Modernistas acreditam piamente que o atraso é bom para a humanidade. Nós, Iluministas, precisamos educar a sociedade para que ela entenda que um MUNDO MELHOR É POSSÍVEL.

Leia mais

15 jul 2013

O BRASIL PRÉ-BOLIVARIANO


ESPIONAGEM

Pelo visto, o rumoroso assunto da espionagem na internet atingiu a alma dos líderes dos países latinos comprometidos com o projeto Bolivariano, cujo propósito visa implantar o REGIME NEO-COMUNISTA na América Latina.

DESESPERO

Pelo som das vozes e pelas imagens das fisionomias dos NEO-BOLIVARIANOS presentes na Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada na última sexta-feira, o desespero é grande. Todos se mostraram convencidos de que os americanos sabem, de forma detalhada, do maquiavélico projeto COMUNISTA LATINO, urdido pelos tiranos nas reuniões do Foro de São Paulo.

ALUCINAÇÃO

É provável que muita gente diga que tudo não passa de uma alucinação deste editor por insistir com esse assunto. Pois, enquanto pensam desta forma, não dando a devida importância ao Foro de São Paulo, o governo Lula/Dilma segue em frente e compromissado com o projeto de implantação do Regime Bolivariano/Comunista no Brasil.

DELIRANTE

Pois, antes que busquem um adjetivo para me qualificar como DELIRANTE sugiro que leiam e ouçam tudo aquilo que será discutido no próximo encontro do Foro de São Paulo, que inicia dentro de duas semanas (de dia 31 de julho à 04 de agosto), na cidade de São Paulo (onde, aliás, tudo começou, em 1990).

FORO POLÍTICO

Bem, voltando à Reunião de Cúpula do Mercosul, que reuniu os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Uruguai, José Mujica, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, a única coisa que não aconteceu foi o que motivou a criação do Bloco. Ou seja, nenhum assunto comercial foi tratado. Bem ao gosto dos participantes, o encontro se transformou num foro exclusivamente político. Por óbvio, da mesma forma com que sobrou solidariedade aos países membros do Foro de São Paulo, para não fugir à regra sobraram, em dobro, as mais variadas críticas aos EUA. Pode? Ah, a única coisa que ficou acertada na reunião de Cúpula é a seguinte: o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, decidiu que seu país não participará de nenhuma reunião do Mercosul nem dará aval a qualquer decisão do bloco enquanto a Venezuela ocupar a presidência rotativa, até o fim deste ano.

TRIPÉ

Ora, se existe algo realmente importante para ser discutido, e que afeta diretamente todos os países membros do falido Mercosul, é o mau desempenho das suas economias. No Brasil, sabidamente, o tripé que impede o crescimento do PIB é formado pela ALTA CARGA TRIBUTÁRIA, a CRESCENTE E INSUPORTÁVEL DESPESA PÚBLICA e a TOTAL FALTA DE INVESTIMENTO. Detalhe importante: este tripé destruidor, montado pelo governo Dilma, compõe a indiscutível CAUSA da inflação e do péssimo desempenho da nossa economia, substituiu o tripé anterior, que vinha sustentando o Plano Real.

RESPONSÁVEIS

O governo Dilma, que só desdenha coisas realmente importantes, se mostra preocupado com a espionagem. Pelo grau de desespero de Dilma fica a impressão de que ela está preocupada com a possível divulgação da implantação definitiva do Bolivarianismo no Brasil assim como as ações desenvolvidas pelo Foro de São Paulo. É certo, no entanto, que a tal espionagem acabará se transformando no mais novo responsável pelo mau desempenho do nosso PIB, que semana após semana mostra uma projeção de crescimento cada vez menor. Isto, gente, porque o ano tem somente 52 semanas. Se tivesse 60, aí, com certeza, o PIB fecharia no negativo. Como o governo Dilma/Petista não comete erros, o que, ironicamente, significa que é extremamente competente, tudo que acontece de ruim no Brasil é por culpa de outrem. Alguns culpados que já foram largamente anunciados, são: a mídia, o capitalismo, os EUA e a crise mundial. E agora, repito, a espionagem...Falando sério: se o governo Dilma fosse dotado de alguma competência, o mínimo que deveria fazer é por a mão na consciência e declarar o quanto deixou de se preocupar com a defesa cibernética. Ou seja, não investiu na prevenção de espionagens e ataques de hackers contra sistemas sensíveis do Estado.

Leia mais

12 jul 2013

A ESPIONAGEM E O PIB


CPI

Como foi noticiado na última quarta-feira, o Senado Federal autorizou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Espionagem, com o propósito de investigar as denúncias de monitoramento de e-mails e telefonemas pelos EUA no Brasil.

ESCONDER A VERDADE

Não surpreende nem um pouco que a iniciativa da CPI tenha saído da cabeça de um político comunista, como é caso da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ainda assim, admitindo que esta CPI possa vir a ser realmente séria (algo simplesmente improvável pelo que informa a história das CPIs) uma coisa é certa: a melhor parte de tudo que for apurado os membros ideológicos vão querer esconder.

SOCIALISMO BOLIVARIANO

Um dos assuntos que certamente será sonegado à opinião pública é aquele que diz respeito ao claro interesse do PT e seus aliados em implantar no Brasil o SOCIALISMO BOLIVARIANO, em curso firme nos países que pertencem à Unasul, ou seja, o Foro de São Paulo.

OBAMA E LULA

Outro ponto que a CPI da Espionagem pode esclarecer é o seguinte: enquanto Obama já está sendo acusado por SABER DE TUDO, Lula já entrou para a história como o presidente que NUNCA SABIA DE COISA ALGUMA. Que tal?

ECONOMIA EM COMA

Pois, enquanto o governo brasileiro só tem olhos voltado para a espionagem, a economia do país continua crescendo tal qual rabo de cavalo: para baixo. Como pouca desgraça é bobagem, além das más notícias sobre o desempenho da indústria, a semana fecha da pior maneira possível para a economia do país: o IBC-Br, Índice que mede a Atividade Econômica do Banco Central, apresentou queda de 1,4% em maio.

PIOR DESDE 2008

Vale dizer que este indicador, que antecipa a tendência do PIB brasileiro, mostra que o recuo verificado em maio é o maior que o país experimentou desde dezembro de 2008. Que tal?

COMÉRCIO

Anotem aí: do jeito que as coisas estão postas o segundo semestre será marcado por notícias ainda menos alvissareiras. Diante de tantas manifestações, greves e pleitos absurdos, a situação só pode piorar. Sem falar no desemprego que está pronto para ser deflagrado no COMÉRCIO, que até agora tem segurado as pontas. Com tantas paralisações e atos de vandalismo o Comércio só perde. Com isso é inevitável que o setor comece a dispensar seus empregados.

Leia mais

11 jul 2013

REPÚBLICA SINDICALISTA - O RETORNO


VONTADE DOS DITADORES

Greve, em qualquer país que se considera minimamente DEMOCRÁTICO, é um direito. No Brasil, onde a democracia não passa de um arremedo, é um dever.Isto significa, como pode ser constatado nas ruas do país todo, que não tem essa de não aderir à paralisação. Todos devem se render à vontade dos ditadores grevistas. Pode?

EM CONDIÇÕES NORMAIS

Em condições normais de temperatura e pressão, o empregado que se dispõe a aderir a um movimento grevista é porque acredita que o protesto pode, no seu modo de ver, resultar em melhora na sua vida profissional e/ou em alguma coisa mais que lhe incomoda.

PARA PIORAR

No Brasil, no entanto, a greve de hoje, que atinge o país como um todo, o propósito da CUT e da Força Sindical é outro: piorar ainda mais o que já estava ruim. Senão vejamos:Na pauta comum das entidades consta, entre vários pleitos: 1- REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 40 HORAS SEMANAIS, SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO; e2- FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.

CUSTO-BRASIL

Ora, se o CUSTO-BRASIL já é imenso, o que impede a nossa competitividade, basta atender as duas reivindicações para decretar a falência da produção brasileira. Se a situação, do jeito que se encontra, já está encrencada, imaginem como ficaria se o governo atendesse esses dois pedidos dos grevistas.

REFORMAS

Infelizmente, nem o povo brasileiro e muito menos as suas entidades representativas (todas) se mostram dispostas à enfrentar os problemas que estão matando o país. O Brasil, mais do que sabido, clama por cirurgias profundas. Uma, por exemplo, para estancar a hemorragia financeira provocada por rombos fantásticos na Previdência Social. Já na área Trabalhista, a legislação é arcaica e altamente prejudicial ao emprego e renda.

FATOR PREVIDENCIÁRIO

Exigir, portanto, o fim do Fator Previdenciário, significa tão somente aumentar o rombo. Insisto: de nada adianta mexer na consequência deixando intacta a causa. A Previdência precisa ser reformada para deixar de ser deficitária. Do jeito que os sindicatos querem é torná-la ainda mais inviável.

REDUÇÃO DA JORNADA

Quanto à exigência da Redução da Jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, é tornar qualquer atividade ainda mais cara e/ou inviável no aspecto competitivo. A INDÚSTRIA brasileira, como se sabe, só tem ocupado os noticiários para mostrar o quanto não para de definhar e desempregar; e dentro de poucos dias a bola da vez do desemprego ficará por conta do COMÉRCIO, que nos últimas semanas vem mantendo as portas mais tempo fechadas do que abertas. Sem contar o prejuízo com os atos de vandalismo.

Leia mais

10 jul 2013

A CORRETA ESCOLHA DE UM LÍDER


PRÉ-REQUISITOS

Segundo informam estudos muito sérios, testados e confiáveis feitos em vários países de primeiro mundo, qualquer indivíduo pode vir a ocupar um cargo de liderança. Para chegar lá, no entanto, o candidato precisa provar que é HONESTO, COMPETENTE, PREVIDENTE E INSPIRADOR.

LÍDER EMPRESARIAL

Como tais exigências já são cobradas, com absoluto sucesso, no meio empresarial pelos membros que compõem os Conselhos e/ou Governanças Corporativas das maiores companhias, aí está uma poderosa dica para os eleitores.

LÍDER POLÍTICO

Se os eleitores adotarem a mesma exigência para aqueles que pretendem ocupar qualquer cargo público de representação popular, como é o caso de presidente, governador, senador, deputado e vereador, por exemplo, precisarão provar que possuem os quatro requisitos mínimos.

ERRO COMETIDO PELO ELEITOR

Pois, aproveitando a dica que os estudos mostram, ao fazer uma análise rápida do currículo do ex-presidente Lula, vê-se, claramente, que o povo brasileiro cometeu um erro terrível: elegeu um sujeito que jamais reuniu as mínimas condições exigidas para um LÍDER. Vejam:

CURRÍCULO DE LULA

1- de HONESTO, seguramente Lula não tem nada; 2- de COMPETENTE, muito menos;3- de PREVIDENTE, nem pensar; e,4- de INSPIRADOR, Lula só mostrou compromisso com ações voltadas ao nefasto POPULISMO.

O CURRÍCULO DE DILMA

Da mesma forma, ao analisar o currículo da atual presidente, Dilma Rousseff, o que temos, sem tirar nem por, é o seguinte: 1- se Dilma é HONESTA, só por conviver no meio de muita gente desonesta, deixa tudo a desejar; 2- quanto ao item COMPETÊNCIA, Dilma já deixou bem claro que este, decididamente, não é o seu forte; 3- da mesma forma a nossa presidente mostra não ser minimamente PREVIDENTE; e,4- quanto ao seu lado INSPIRADOR, Dilma se identifica mais como uma ANTI-LÍDER.

LIDERES EM SAFADEZA

Aproveitando o tema vejam, por exemplo, o comportamento de outros líderes políticos que, além de serem pra lá de DESONESTOS, INCOMPETENTES, IMPREVIDENTES E NADA INSPIRADORES, são eleitos e reeleitos pelo povo. Mesmo que sobrem maus políticos por todos os lados, observem o comportamento do governador do RJ, Sérgio Cabral, do presidente do Senado, Renan Calheiros e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves:no exato instante em que o povo se mostra revoltado com os gastos públicos, os três safados se deliciam com viagens aéreas de lazer às custas dos pagadores de impostos.

Leia mais

09 jul 2013

MAIS UMA DO RS


ACONTECIMENTOS

Inspirado por acontecimentos e decisões que são tomadas no Brasil e/ou no mundo vou tratando de eleger os temas mais importantes para expor a minha opinião liberal, com críticas, provocações e comentários.

ESCOLHA DO EDITORIAL

Entretanto, diante da quantidade enorme de absurdos que acontecem no nosso país, a grande dificuldade que estou enfrentando nos últimos tempos está na escolha do tema que servirá de editorial a cada dia.

HOMENAGEM ESTRANHA

Ontem, por exemplo, ao tomar conhecimento de que a presidente da Petrobrás, Graça Foster, foi a escolhida para ser homenageada do 41º Prêmio Exportação RS, resolvi que outros absurdos que estavam no alto da pilha deveriam dar lugar a este tema.Até porque, depois de tantas más notícias sobre a Petrobrás, todas motivadas por má gestão, o que não é possível entender é que alguma entidade fosse escolher alguém da estatal para receber homenagem.

PETROBRÁS NA MÍNGUA

Ora, é pra lá de sabido que a Petrobrás está financeiramente estrangulada. Com menos dinheiro em caixa, com a dívida crescendo e submetida pelo governo a uma política de preços de combustíveis que lhe aumenta as dificuldades, a estatal só definha. Essa situação coloca, sem tirar nem por, em dúvida sua capacidade de executar o ambicioso plano de investimentos até 2017, que prevê aplicações de US$ 236,7 bilhões, sobretudo em exploração e produção na área do pré-sal.

PASADENA

Além disso, a compra da refinaria de Pasadena, no Texas é considerada o grande escândalo da Petrobrás. Coisa, aliás, que só agora parece estar chegando ao Tribunal de Contas da União, com alguma chance de aterrissar na Justiça Criminal.

PUXAS-SACOS GAÚCHOS

Pois, os puxas-sacos gaúchos deram às costas para a safadeza e resolveram homenagear Graça Foster. Pode? Tudo porque em Rio Grande já foram construídas duas plataformas e, atualmente, mais duas estão em construção. E em São José do Norte será iniciada a construção da P-74, destinada para a exploração de petróleo no pré-sal.

EXEMPLOS

Francamente, aqueles que deveriam ser homenageados são os dirigentes da Ford, da Vipal e da Foton, para ficar só com essas empresas, por terem desistido em tempo do Estado do RS. Só por aí os gaúchos têm todos os motivos para nunca mais eleger políticos petistas, que só sabem inviabilizar o Estado.

Leia mais