ACONTECIMENTOS
Inspirado por acontecimentos e decisões que são tomadas no Brasil e/ou no mundo vou tratando de eleger os temas mais importantes para expor a minha opinião liberal, com críticas, provocações e comentários.
ESCOLHA DO EDITORIAL
Entretanto, diante da quantidade enorme de absurdos que acontecem no nosso país, a grande dificuldade que estou enfrentando nos últimos tempos está na escolha do tema que servirá de editorial a cada dia.
HOMENAGEM ESTRANHA
Ontem, por exemplo, ao tomar conhecimento de que a presidente da Petrobrás, Graça Foster, foi a escolhida para ser homenageada do 41º Prêmio Exportação RS, resolvi que outros absurdos que estavam no alto da pilha deveriam dar lugar a este tema.Até porque, depois de tantas más notícias sobre a Petrobrás, todas motivadas por má gestão, o que não é possível entender é que alguma entidade fosse escolher alguém da estatal para receber homenagem.
PETROBRÁS NA MÍNGUA
Ora, é pra lá de sabido que a Petrobrás está financeiramente estrangulada. Com menos dinheiro em caixa, com a dívida crescendo e submetida pelo governo a uma política de preços de combustíveis que lhe aumenta as dificuldades, a estatal só definha. Essa situação coloca, sem tirar nem por, em dúvida sua capacidade de executar o ambicioso plano de investimentos até 2017, que prevê aplicações de US$ 236,7 bilhões, sobretudo em exploração e produção na área do pré-sal.
PASADENA
Além disso, a compra da refinaria de Pasadena, no Texas é considerada o grande escândalo da Petrobrás. Coisa, aliás, que só agora parece estar chegando ao Tribunal de Contas da União, com alguma chance de aterrissar na Justiça Criminal.
PUXAS-SACOS GAÚCHOS
Pois, os puxas-sacos gaúchos deram às costas para a safadeza e resolveram homenagear Graça Foster. Pode? Tudo porque em Rio Grande já foram construídas duas plataformas e, atualmente, mais duas estão em construção. E em São José do Norte será iniciada a construção da P-74, destinada para a exploração de petróleo no pré-sal.
EXEMPLOS
Francamente, aqueles que deveriam ser homenageados são os dirigentes da Ford, da Vipal e da Foton, para ficar só com essas empresas, por terem desistido em tempo do Estado do RS. Só por aí os gaúchos têm todos os motivos para nunca mais eleger políticos petistas, que só sabem inviabilizar o Estado.