COLÓQUIO PENSAR+
O 1º Colóquio do grupo -PENSAR+!-, que aconteceu em Flores da Cunha, RS, nos dias 5, 6 e 7 de julho, abordou quatro temas: 1- O QUE É PÓS-MODERNISMO?; 2- ILUMINISMO, CONTRA ILUMINISMO E A RAZÃO; 3- O CLIMA COLETIVISTA E A QUEDA DO SOCIALISMO; e, 4- A ESTRATÉGIA PÓS-MODERNISTA PARA O MUNDO ATUAL.
DESPREZO AO CAPITALISMO
As ricas discussões sobre tais temas (atualíssimos) tiveram por base a obra de Stephen Hicks: -Explicando o Pós-modernismo-, que os Pensadores se obrigaram a ler para participar do importante evento.Embora a análise de Hicks seja geograficamente abrangente quanto: 1- aos bons e importantes efeitos produzidos pelo Iluminismo, que geraram riqueza e desenvolvimento mundo afora; e,2- à tentativa interminável que os Pós-Modernistas, espalhados pelo mundo todo, de voltar ao período das trevas;os 17 pensadores que participaram do -1º Colóquio PENSAR+!- fizeram um paralelo sobre o que acontece hoje no Brasil e em vários países latinos, cujos governos simplesmente desprezam o CAPITALISMO preferindo, assim, rejeitar tudo que aconteceu de bom desde que o mundo se libertou do Feudalismo e das crenças religiosas.
PÓS-MODERNISTAS
Hoje, os países que adotam o programa BOLIVARIANO (o Brasil, infelizmente, aí incluído) são, inequivocamente, Pós-Modernistas. Para que entendam bem o papel dos Pós-Modernistas basta observar que, após a queda do Muro de Berlim os neo-comunistas latino-americanos não se deram por vencidos. Seis meses depois criaram o Foro de São Paulo, cujos membros lutam, incessantemente, para que o totalitarismo se mantenha vivo, presente e atuante na América Latina (nos moldes de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina, e em estado avançado no Brasil).
DE ESQUERDA
Como bem explica Stephen Hicks, -
os Pós-Modernistas são, monoliticamente, de esquerda e de extrema-esquerda em suas posições políticas.
Os elementos mais importantes da trajetória do Pós-Modernismo são o profundo ceticismo quanto à RAZÃO e o subjetivismo e relativismo que dele decorrem.Se para os capitalistas liberais o indivíduo é soberano para decidir o que quer, no socialismo quem decide tudo é o Estado, onde os governantes entendem que são tal qual seres celestiais.
SOCIALISMO CLÁSSICO
É importante esclarecer que o Socialismo Marxista clássico se caracterizava por quatro afirmações feitas no século 19, e repetidas com frequência no século 20, até que a catástrofe se abateu sobre os socialistas. Eis: 1- O capitalismo é explorador: os ricos escravizam os pobres e que é cruelmente competitivo no âmbito interno e internacionalmente imperialista.2- O socialismo, ao contrário, é humano e pacífico: as pessoas compartilham, são iguais e cooperativas.3- O capitalismo é menos produtivo que o socialismo: os ricos ficam mais ricos e os pobres, mais pobres; e o conflito de classes decorrentes disso levará, no final, o colapso do capitalismo.4- As economias socialistas, por sua vez, se tornarão mais produtivas e inaugurarão uma nova era de prosperidade.
AFIRMAÇÕES REFUTADAS
Como se vê, todas essas afirmações foram refutadas ao longo do tempo. Tanto na teoria quanto na prática. Mesmo assim, os socialistas fiéis ao atraso não descansam: continuam acreditando que o bom e o melhor é o socialismo. Pode?Eis aí alguns fatos históricos, todos comprovados:Os Pós-Modernistas dizem que o Ocidente é profundamente racista, mas sabem muito bem que foi o Ocidente o primeiro a acabar com a escravidão (o Brasil foi o último) e que é somente nos lugares onde penetraram as ideias ocidentais que as ideias racistas estão na defensiva.2- Dizem que o Ocidente é profundamente sexista, mas sabem muito bem que as mulheres ocidentais foram as primeiras a terem direito de voto, direitos contratuais e oportunidades que a maioria das mulheres do mundo ainda não tem.3- Dizem que os países capitalistas do Ocidente são cruéis com seus membros mais pobres, subjugando-os e enriquecendo-se à custa deles, mas sabem muito bem que os pobres no Ocidente são muito mais ricos do que os pobres de qualquer outro lugar, tanto em posses materiais quanto em oportunidades de melhorar sua condição.
CONCLUSÃO: UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL
A conclusão que os Pensadores tiraram ao final do 1º Colóquio foi a seguinte: Nós, ILUMINISTAS, precisamos criar o FORO LIBERAL, com estratégia e programa perseverante, da mesma forma com que os Pós-modernistas criaram o Foro de São Paulo. Os Pós-Modernistas acreditam piamente que o atraso é bom para a humanidade. Nós, Iluministas, precisamos educar a sociedade para que ela entenda que um MUNDO MELHOR É POSSÍVEL.