Artigos

24 jul 2013

MARCA REGISTRADA


ASSUNTOS DOMINANTES

Três assuntos dominam de alto a baixo a mídia de todo o país: 1- a visita do Papa; 2- o nascimento do filho de William e Kate; e, 3- o frio insuportável que atinge o sul do Brasil.

IDADE MÉDIA

As imagens, que são mostradas a toda hora tanto do povo que foi às ruas para ver o Papa quanto daqueles que ficaram horas à fio em frente ao Palácio de Buckingham, por exemplo, nos remetem ao período da Idade Média, onde tudo se resumia em notícias e/ou da enorme influência que a Igreja e a Realeza exerciam sobre os povos.

CARACTERÍSTICA

O Brasil, que teve o privilégio de ser o primeiro país a receber o Papa Francisco, através das autoridades que cuidaram da recepção do Pontífice e sua delegação fez questão de não fugir à regra: transpareceu ao mundo todo que a nossa maior característica se resume em enorme desorganização e muita incompetência.

SIMPLICIDADE

Felizmente, só que por pura sorte, a falta de organização demonstrada pelo governo municipal do RJ não resultou em prejuízo maior. Graças, diga-se de passagem, à simplicidade do Papa Francisco, cujo estilo já demonstra que vai ganhar grande apoio popular mundo afora.

FAZENDO ESCOLA

Pois, enquanto o povo aplaude a simplicidade Papal, as nossas autoridades fazem tudo ao contrário. Ontem, a bola da vez do escárnio foi o ministro COMUNISTA, Aldo Rebelo, por ter usado um avião da FAB para ir a Cuba no Carnaval com a mulher, o filho e assessores.

ÓDIO DA MÍDIA

Da mesma forma como os safados anteriores, que usaram aviões da FAB para fazer viagens de lazer às custas do dinheiro público, o ministro COMUNISTA Rebelo também se acha um injustiçado. Está, como os demais, com muito ódio da mídia por ter descoberto o crime.

MISSÃO PECAMINOSA

O curioso é que todos os safados estavam presentes na comitiva de recepção ao Papa Francisco. Por óbvio, nenhum deles se ofereceu para ir ao confessionário e/ou dizer ao Pontífice que estava arrependido de seus pecados. Ao contrário. Sem medo de errar afirmo que todos eles serão recompensados com o recebimento de polpudas diárias, por terem viajado ao RJ. Receber o Papa é missão oficial. Pecaminosa, certamente.

Leia mais

23 jul 2013

O TEMPO E A FALTA DE UMA BOA AÇÃO


EDITORIAL PUBLICADO EM 2006

Para mostrar desde quando venho dizendo que o Brasil gosta do atraso fui buscar em ARTIGOS ANTERIORES, de forma totalmente aleatória, um editorial que escrevi no dia 21 de junho de 2006 (sete anos atrás, portanto). Poderia ser qualquer outro, até mais antigo, mas esse basta para mostrar o tempo que estamos perdendo. Vejam:

COM A APROVAÇÃO DOS POVOS

A cada dia, infelizmente, alguns países da América Latina fazem questão de se exibir ao mundo todo o quanto preferem gostar e praticar o que de mais atrasado existe em economia. Além de demonstrar uma já crônica e incrível vontade de se manter no pleno subdesenvolvimento, ainda contam com clara alegria e aprovação de boa parte de seus povos.

MERCOFRACASSO

O curioso é que tudo aquilo que já foi tentado neste mundo, cujos resultados se mostraram altamente desastrosos, alguns países latinos insistem em adotar os mesmos regimes fracassados, como ainda fossem soluções para seus graves problemas. Como se não bastasse, estes atrasados estão entrando na nossa chamada Comunidade Mercosul.

PRIVATIZAÇÕES

A própria China Comunista já entendeu que a ordem é privatizar urgentemente, coisa que vem fazendo com rapidez e muita determinação nestes últimos anos. Idem os antigos países (comunistas) do leste europeu, que trataram da questão e hoje são os que mais crescem na Europa. Além disto, alguns estão fazendo de tudo para entrar ou se adaptar aos demais países da Comunidade Europeia.

LÓGICA MUNDIAL

Pois, embora esta seja a lógica mundial, a Venezuela, a Argentina e a Bolívia, por enquanto (e o Brasil no mesmo caminho) voltam a insistir na estúpida estatização ou reestatização de empresas. O mais recente país, como era bem esperado, é Bolívia, cujo presidente, Evo IMORALES, não deve ler jornais ou acessar a Internet. Com uma insistente burrice, Imorales, como os jornais estão noticiando, está programando uma onda de estatizações no seu país.

BURRICE FENOMENAL

O que precisa ficar bem esclarecido é que esta burrice fenomenal deverá ser respaldada na nova Constituição da Bolívia, pois já está prevista uma Assembleia Constituinte prevendo a consolidação destas loucuras. Este descalabro perigoso propõe que desistamos, neste momento, de fazermos também uma nova Constituinte por aqui. Seria fatal, pois o clima populista (neo-socialista) está em alta no Brasil, e pode acabar em coisa ruim para aquilo que já não é bom. É hora, pois, de tomarmos muito cuidado com o que acontece na América Latina. 


POSIÇÃO CONFORTÁVEL

Gente: vamos entender o nosso comportamento vigente. Se estamos convencidos dos perigos e não tomamos atitudes para mudar o estado de coisas, a impressão que temos é que a nossa felicidade reside só em ouvir e ler os poucos manifestantes. Esta prática e comportamento nos leva a uma posição muito confortável de atestar que isto basta. Faltando a ação, o restante fica comprometido.

Leia mais

22 jul 2013

A RECAÍDA PERIGOSA DE FORTUNATI


CUIDADO!

Cuidado, povo de Porto Alegre: depois de alguns anos sem se manifestar de forma muito preocupante, eis que na semana passada a grave doença que leva o nome de IDEOLOGIA SOCIALISTA voltou a atacar o cérebro do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

RECAÍDA

A perigosa recaída foi constatada quando Fortunati publicou no seu blog uma resposta à provocação (absurda) feita pelo jornal Zero Hora (já considerado de qualidade ruim ou duvidosa), quando o periódico defendeu o PASSE LIVRE para estudantes e desempregados.

PASSE LIVRE

José Fortunati, a bem da verdade, só foi bem mesmo no início da sua provocação, como referi na semana passada. Ou seja, até o momento em que sugeriu que, da mesma maneira com que o transporte público tivesse Passe Livre, o jornal ZH também deveria ser isento de pagamento pelos seus leitores/assinantes.

DOENÇA SOCIALISTA

Tão logo o prefeito Fortunati terminou de escrever o primeiro parágrafo, a IDEOLOGIA SOCIALISTA voltou a ocupar o seu cérebro de forma impressionante. Foi quando disse que desejaria entrar de cabeça no debate levantado pela ZH e propor uma revisão geral dos lucros obtidos pelos empresários no Brasil. - Este é um debate relevante para todos nós, disse o prefeito. Mais: - Relembrei os meus bons tempos de política estudantil e recordei das boas e sólidas discussões que travávamos na busca de um Estado mais justo e igualitário onde a mais-valia deveria ser profundamente questionada.Era a busca do Estado do Bem Estar Social onde os trabalhadores teriam acesso aos bens e serviços de forma absolutamente gratuita.Viram só?

LÓGICA DE RACIOCÍNIO

Ora, por tudo que aprendi e entendo, mas, principalmente, pela lógica do raciocínio, o lucro de qualquer atividade decorre, exclusivamente, do número de concorrentes. A lógica, comprovada, é simples: quanto maior o número de empresas atuando num setor, melhor para o consumidor que tem o direito de escolha.

DOENÇA GRAVE

Fortunati mostra a gravidade de sua enfermidade quando se diz convicto de que se nos somarmos à iniciativa da ZH, DE UM CORTE PROFUNDO NO LUCRO DOS EMPRESÁRIOS NO BRASIL, estaremos começando a dar uma qualidade de vida melhor aos brasileiros. Basta começar pelo Sistema Financeiro Nacional, diz ele. Nunca os banqueiros lucraram tanto em tão pouco tempo. E mais ainda:Nunca os imóveis custaram tanto por apartamentos cada vez menores em nossas cidades.Nunca os medicamentos retiraram tanto da aposentadoria dos nossos idosos. Nunca as montadoras de automóveis que produzem no Brasil auferiram tanto lucro, conseguindo dar sobrevida às suas matrizes em crise no exterior.

SER CELESTIAL

Como é possível constatar, a IDEOLOGIA SOCIALISTA impede o raciocínio e a visão. Quanto mais grave a doença, menos o atingido entende o que é TAXA DE RETORNO DO INVESTIMENTO, que cabe nos editais de concessões de serviços públicos.Ao se manifestar dessa forma o prefeito de Porto Alegre, que vinha dando passos bem direcionados para alçar voos mais altos na política do RS, mostra o velho ódio que nutria contra à economia de mercado. Ao invés de liberar o transporte público (ônibus e taxis), o que proporcionaria uma boa redução de tarifas, o prefeito Fortunati quer decidir qual deve ser o lucro das atividades. Pode? Pois é, gente, a doença é grave: quando mais a ideologia se manifesta, mais o atingido crê que é um SER CELESTIAL.

Leia mais

19 jul 2013

O CONDESCENDENTE ESTUPRO DAS INSTITUIÇÕES


TEXTO DO PUGGINA

Ontem, na sempre informal reunião-almoço do grupo - PENSAR+! -, o assunto que dominou a conversa dos Pensadores foi a enorme estupidez promovida pelos INVASORES da Câmara Municipal de Porto Alegre. Como um dos mais assíduos é o meu dileto amigo Percival Puggina percebi que enquanto os palpites e opiniões eram colocados à mesa pelos demais Pensadores, ele, de forma mais pensativa parecia mentalizar um texto para expor o quanto estava pasmo e revoltado com o ato de selvageria protagonizado pelos vândalos gaúchos. Na mosca, gente. Já passava das 22h quando recebi na minha caixa de mensagem o texto que o Puggina matutava no almoço. Pois, tão logo concluí a leitura, resolvi que deveria publicá-lo. Eis:

CÂMARA INVADIDA

No dia 10 deste mês, um grupo de rapazes e moças resolveu descer das galerias e invadir a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Ali permaneceram por oito dias, impedindo o trabalho no local, controlando entradas e saídas, promovendo reuniões, concedendo entrevistas coletivas e, em eventos às portas fechadas, fazendo sabe-se lá o quê. Qual o motivo da desabrida selvageria? Simples como isto: eles querem passe livre no transporte coletivo da cidade. Ou, mais claramente, desejam entrar e sair dos ônibus sem pagar, transferindo para os demais cidadãos os ônus desse privilégio.

CHOVENDO NO MOLHADO

O leitor destas linhas que tenha acompanhado tais episódios em Porto Alegre deve estar se perguntando onde quero chegar chovendo no molhado de fatos bem conhecidos e atuais. Acontece que, no meu modo de ver, mais grave do que a conduta violenta e abusiva dos vândalos que se instalaram na sede do legislativo municipal foi a inadequada conduta das autoridades. Foi ver que meia dúzia de vereadores se mantiveram ativos, presentes e coniventes com os invasores. Foi ver alguns dos nossos edis, atendendo condição imposta pelos intrusos para lhes concederem uma -reunião de negociações-: sentaram-se no chão, os vereadores, para ouvi-los. Quanto achincalhe! Quanta falta de amor próprio!

PAPEL DA MAGISTRATURA

Não bastasse tudo isso, o esquema de autoridade e poder de que se arrogaram os desordeiros acabou acatado pelas autoridades legítimas que estiveram envolvidas no episódio. Assim, a magistrada que atuou no caso, em vez de determinar a reintegração de posse, usou a ideia da reunião de mediação, contida no famigerado PNDH-3 (que a Câmara dos Deputados está rejeitando no projeto do novo Código Civil). Como se fosse possível -mediar- ou -conciliar- o invadido com seus invasores! Com isso, legitimou a autoridade e a representatividade dos invasores em tragicômica audiência pública de conciliação. Seria igual o procedimento se o poder invadido, em vez do Legislativo, fosse o Judiciário? Duvido.

APOIO POLÍTICO

Em Porto Alegre, nestes dias de julho de 2013, ficou decidido que quem invade ganha muito mais do que a confortável tolerância das instituições. Tem apoio político. Conquista autoridade. Impõe as condições e os limites que lhe convêm. Reveste-se de poder. E é tratado como tal. Sinuoso e sombrio, enquanto esses desmandos acontecem, infiltra-se e se arregimenta, de modo serpentino, o ideal totalitário. E todos sabemos o quanto a ideologia da violência é intolerante. Bibliotecas do mundo inteiro alinham quilômetros de estantes com a descrição pormenorizada de suas estratégias e de seus horrores.

DANÇANDO NUS

Antes que me esqueça: 1º- A conta dos estragos feitos será paga pelos contribuintes do município. 2º- Ontem à noite, no dormitório de desocupados em que foi convertida a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, rapazes e moças dançavam nus, mostrando a exiguidade de seus argumentos e zombando das instituições que humilharam para além de todos os limites que se possa conceber. Por estupradas que já estejam.

CURIOSIDADE

Que tiver curiosidade de conhecer (ou reconhecer) os tipos baderneiros gaúchos pode acessar no google - fotos mostram manifestantes na Câmara de Porto Alegre. Tenho certeza de que ficará enojado. Ou conhecerá melhor alguns tipos gaúchos...

Leia mais

18 jul 2013

RS-UM ESTADO SEM VERGONHA E SEM CORAGEM


DEMOLIDORES

Como se não bastasse que a maioria dos eleitores gaúchos já tivesse votado em Olívio Dutra para governador do RS, para poder assistir, de camarote, o declínio brutal da economia do Estado, este mesmo grupo, ao notar que ainda sobrara alguma coisa para ser demolida, não perdeu tempo: elegeu Tarso Genro, outro petista vocacionado para o extermínio.

PRIVATIZARAM A CÂMARA

Pois, neste instante, esse mesmo grupo insano de eleitores em partidos do atraso, cujo esporte preferido é fazer manifestações contra toda e qualquer privatização, simplesmente resolveu fazer aquilo que mais condena: privatizou a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. E, para tanto, pagou com uma INVASÃO. Mais: tratou, imediatamente, de impedir o acesso de quem quer que seja ao prédio. Pode?

DESAFORO

O pior de tudo é que grande parte do povo do RS, sempre tomado de enorme ufanismo, adora dizer à TODA TERRA que gaúcho não leva desaforo para casa. A realidade, no entanto, diz o contrário: no lugar de móveis, as casas desses Riograndenses tem desaforo empilhado por todos os cantos.

ANALFABETOS FUNCIONAIS

Esta parcela do povo gaúcho, quando canta o Hino Riograndense, com a mão no peito, ao invés de mostrar orgulho pelo RS mostra que é composta por analfabetos funcionais. Além de não conseguir interpretar o que diz a letra, também não conhecem a história.

DOIS GRUPOS

Como gaúcho me sinto envergonhado. Vejo, neste momento, o quanto o povo do meu Estado se divide em dois grupos: 1- os bandidos, que não respeitam instituições nem leis; e2 -os covardes, que aceitam desaforos e nada fazem. Alguns, à bem da verdade, até rezam, na esperança de que Deus Nosso Senhor acabará resolvendo tudo à contento. Triste, não?

OPORTUNISTA OU COVARDE

Aliás, a cada dia que passa mais me convenço de que todos aqueles que agem como -POLITICAMENTE CORRETOS- não passam de grandes covardes. Quem age desta forma só pode ser: 1- oportunista; ou 2- alguém que não tem coragem para dizer o que pensa. Isto, se e quando pensa, certamente.

FARTURA

A situação caótica do Estado do RS fala por si: as contas públicas estão pela hora da morte em termos deficitários; as estradas voltaram para as mãos indecentes do Estado, que não tem competência nem dinheiro para investir; o aeroporto é o pior do país; as árvores não podem ser cortadas para que ruas sejam alargadas, e por aí vai...O RS, enfim, é o legítimo Estado da FARTURA. É o lugar onde FARTA tudo. Principalmente, CORAGEM E VERGONHA NA CARA! A frase equivocada dita ontem por um atleta do Atlético Mineiro cai como uma luva para o RS (e para o Brasil, certamente): A esperança é a ÚNICA que morre!

Leia mais

17 jul 2013

MENSAGEM FANTASMAGÓRICA?


NOVA VISÃO

Atualmente, na minha caixa eletrônica entram, em média, cerca de 300 mensagens por dia. Fora aquelas que entram via facebook, que cresce sem parar. O curioso (felizmente) é que nos últimos meses grande parte dos leitores/assinantes que se mostravam reticentes com as minhas opiniões e comentários, parece que finalmente acordaram.

PROGRAMA BOLIVARIANO

Hoje, pelo que revelam nas suas mensagens, além de saberem da existência do Foro de São Paulo manifestam também enorme preocupação quanto ao programa BOLIVARIANO que à olhos vistos está sendo implementado no Brasil desde que o PT e seus aliados assumiram o Poder.

RESULTADO

Portanto, se por um bom tempo pouquíssimos leitores davam a devida importância ao assunto, hoje é expressivo (embora insuficiente) o número de arrependidos e/ou desatentos. Isto prova que quanto mais se bate na mesma tecla, com credibilidade e bons fundamentos, o resultado aparece.

CONTEÚDOS DUVIDOSOS

Agora, como que querendo tirar o atraso, muitos leitores estão querendo ajudar de alguma forma. Para tanto chegam a enviar alguns conteúdos de origem duvidosa, sem checar a origem e veracidade dos mesmos. O que mostra, claramente, o grau de preocupação com a situação.

MENSAGEM

Dias atrás, por exemplo, recebi uma mesma mensagem que me foi enviada por vários leitores. Se ela fosse publicada no início deste ano seria imediatamente rechaçada e considerada absurda e/ou fantasmagórica. Hoje, porém, há quem entenda que tudo que ela contém tem grande probabilidade de ocorrência. Diz o seguinte: Um organismo sediado em Washington, que estuda e monitora a realidade da América Latina, teria enviado ao Senado brasileiro um documento em que chama a atenção para os próximos movimentos políticos do presidente Lula, rumo a um POPULISMO SOCIALISTA (até aí, nada que não tenha fundamento).

MEDIDAS POPULARES

O estudo, prossegue a mensagem, adverte que Lula (PT) pretende lançar medidas populares de impacto, incentivando o consumo para seus eleitores de baixa renda. Segundo o dossiê, a intenção de Lula é consolidar seu poder de voto para uma futura reforma política que vai autorizar a reeleição para um mandato de mais seis anos.
 O documento assinala, também, que Lula prepara um dos maiores movimentos de reestruturação econômica, voltado para as classes populares, dentro do projeto de longevidade no poder.

POPULISMO

Segundo o dossiê, os EUA estariam muito preocupados com este tipo de populismo no Brasil, que é um País continental e onde o povo é submisso, sem cultura e informação para avaliar as consequências políticas deste movimento rumo ao socialismo.O plano de Lula, comparado ao do venezuelano Hugo Chávez, informado com a classificação -confidencial-, teria sido analisado em uma reunião fechada, do colégio de Líderes do Senado. Alguns parlamentares o viram com ceticismo. Outros chamaram a atenção para fatos objetivos já em andamento.

Curiosamente, segundo observou um senador, os norte-americanos anteciparam o parecer de técnicos do TSE, que constataram irregularidades insanáveis na prestação de contas da campanha à reeleição. O PT recebeu R$ 10 milhões de empresas que têm concessões de serviços públicos, o que a lei proíbe.
 O estudo norte-americano adverte também para a possibilidade de um confisco tributário em fundos e em poupanças acima de R$ 50 a 60 mil reais.
 Nos dois casos, o dinheiro só poderia ser movimentado de seis em seis meses, sob risco de remuneração quase nula. Os fundos seriam tributados em 35% dos ganhos. Segundo o documento, o Banco Central do Brasil tem um levantamento completo sobre os investimentos feitos por 36 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Um dos pontos mais polêmicos revelados pelos norte-americanos é que o governo Lula quer patrocinar um projeto de segurança voltado para a organização de milícias de bairros. As milícias foram uma ideia copiada da Venezuela. Na terra de Hugo Chávez, o síndico de bairro tem poderes de um xerife. O modelo lembra os velhos -comissariados do povo-, da extinta (porém mais viva que nunca na cabeça dos petistas) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 Que tal?

Leia mais