Artigos

10 fev 2016

CARÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO


PROBLEMAS

Os maiores problemas do Brasil, segundo informam as constantes pesquisas de opinião pública, de forma bastante insistente, estão localizados, basicamente, nas seguintes três áreas sociais: Educação, Saúde e Segurança. 


DEMOCRACIA ???

É importante ressaltar que a existência do Estado foi concebida -democraticamente- pelos povos civilizados, porque todos entendiam que só o Poder Público poderia prestar tais serviços, de forma igual e satisfatória, a todos os cidadãos.

No Brasil, pelo forte descaso que os governos vem mostrando, justamente nestas áreas mais demandadas pela população, fica evidente que a DEMOCRACIA é algo inexistente ou trata-se de uma enorme fraude.

 


CABEÇA IDEOLÓGICA

Vejam, por exemplo, que os governantes, tanto pela cabeça ideológica quanto por grande influência da mídia, de forma totalmente equivocada acreditam que a solução e/ou melhora destes serviços básicos está na simples contratação de pessoal. Que nada mais é do que um inchaço da máquina pública.


EFICIÊNCIA

Antes de tudo, para que qualquer tipo de serviço seja prestado com alguma eficiência, independente de quem o faça, é imprescindível que a tarefa seja bem administrada. Isto só acontece com correto PLANEJAMENTO, CONTROLE, DIREÇÃO E AVALIAÇÃO.


ESTADO É MAU ADMINSTRADOR

Ora, mais do que sabido, o Estado brasileiro tem se revelado na maioria das vezes, senão em todas, um PÉSSIMO ADMINISTRADOR. O que propõe, de forma indiscutível, a colheita (farta) de resultados ruins e/ou péssimos. Mais: com preços sempre bem mais altos do que qualquer concorrente poderia oferecer.
 


SEM SURPRESA

Partindo deste raciocínio lógico não há como alguém possa ficar surpreso com o contínuo mau desempenho do Estado em todas as atividades em que se propõe a executar. Como os indicados pelo governo não reúnem conhecimento e/ou não têm a mínima vocação para administrar, não há como esperar que a Educação, a Saúde, a Segurança e todas as empresas públicas-estatais sejam bem dirigidas, planejadas e controladas.
 


CONHECIMENTO DO ASSUNTO

Não há portanto, dúvidas de que a Educação e a Saúde DEVERIAM ser entregues para verdadeiros ADMINISTRADORES, com forte conhecimento do assunto. Isto significa, por óbvio, que nestas áreas não deveria haver envolvimento político.

E as estatais, que tem se tornado focos de alta corrupção, devem ser imediatamente privatizadas. A partir daí o risco destas atividades deixam de ser da sociedade -pagadora de impostos- e passam a ser de responsabilidade do investidor/acionistas privados.

No caso da Segurança, que em princípio é tarefa a ser executada pelo Estado, antes de tudo é preciso que sejam suprimidas e/ou revogadas as leis que incentivam o crime e a impunidade. Mais: que o Poder Judiciário não torne em vão o trabalho da polícia, que depois de prender um bandido vê o mesmo ser solto poucas horas depois.
Que tal?



Leia mais

09 fev 2016

A COMPROVAÇÃO


EDITORIAL DE 05/02/2015

Ontem à tarde, querendo saber o que escrevi um ano atrás, em termos de projeção do desempenho da nossa pobre economia para 2015, me deparei com o seguinte editorial, publicado no dia 05/02/2015, com o título: PRONTOS PARA A RECESSÃO?  

Como os leitores poderão ver/ou recordar, tudo que ali está dito, registrado e sem cortes e/ou manipulações, aconteceu de forma inquestionável. Façam a releitura e comprovem os resultados:


PERÍODO PREPARATÓRIO CONCLUÍDO

Para quem ainda não entendeu, não se flagrou, ou permanece na triste condição de -otimista irracional-, é muito bom que saiba que o período preparatório para o Brasil receber, de braços abertos, a intencional -RECESSÃO ECONÔMICA- programada pela presidente Dilma Neocomunista Rousseff, já está praticamente concluído.
 


ENTRADA TRIUNFAL

Tomando por base a máxima popular de que no nosso país o ano começa mesmo, para valer, só depois do Carnaval, antes do início do mês de março, portanto, o Brasil deverá fazer a sua entrada triunfal, em forma de mergulho numérico-ornamental, num longo e programado (intencional, portanto) período de RECESSÃO ECONÔMICA. 


INTENCIONAL E PROGRAMADA

Atenção: digo intencional e programada porque a RECESSÃO ECONÔMICA foi muito bem estudada, calculada e planejada pelo governo Dilma Neocomunista Petista, para entrar, com pompa e circunstância, logo no início desse seu segundo mandato. Na mosca, como se vê e será muito sentida. Que tal?
 


NADA POR ACASO

Se o descobrimento do Brasil ainda permanece em dúvida quanto à -Intencionalidade ou Acaso- dos portugueses ancorarem na costa do nosso país, no caso da RECESSÃO ECONÔMICA essa hipótese está totalmente descartada. A RECESSÃO não só é INTENCIONAL como foi cuidadosamente ESTUDADA, PROGRAMADA e PERSEGUIDA.

DETERMINAÇÃO
É importante entender que os sintomas de que haverá um prolongado período de PIB NEGATIVO estão muito claros, evidentes e com probabilidade zero de se constituir em algo brando.
Uma prova, aliás, de que este governo, quando se trata de tragédia, é muito determinado. Ou seja, quando o propósito é a desgraça, aí a turma do PT se enche de entusiasmo e vai em frente. E só descansa depois de lá chegar.

 


OTIMISTAS IRRACIONAIS

Sabendo ou não se Dilma tinha este propósito, os OTIMISTAS IRRACIONAIS não titubearam: a maioria, com o título de eleitor na mão, consagrou o programa recessivo que já vinha sendo preparado (e confirmado) ao longo do primeiro mandato da neocomunista. Espero, portanto, que desfrutem bastante o caos.
 


NA MOSCA

Como os leitores já tiveram a possibilidade de constatar, em nenhum parágrafo os prognósticos foram errados. Tudo que consta no editorial de 05/02/2015, a presidente Dilma cumpriu à risca, de forma INTENCIONAL.

Aí pergunto: - Devo escrever um editorial fazendo um prognóstico para 2016? Creio que não, pois imagino que todos já estão sabendo que em 2016 o país sai, definitivamente, da RECESSÃO, para entrar, triunfalmente, na DEPRESSÃO. A conferir!



Leia mais

06 fev 2016

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS


RELEITURA

Ainda que já tivesse lido, anos atrás, o importante livro -Animal Farm-, ou -A Revolução dos Bichos-, escrito por George Orwell (quem ainda não leu sugiro que leia), diante da exaustiva corrupção petista que assola o país, coisa que se enquadra perfeitamente no enredo, resolvi fazer uma releitura da obra no final de semana do Carnaval.


NAPOLEÃO E BOLA DE NEVE

Já nas primeiras linhas o leitor fica com a clara impressão de que o livro não foi publicado em 1945, mas em 2008, quando Lula era presidente do Brasil. Como a obra é centrada no mundo animal, o autor usou a figura de dois porcos, aos quais chamou o chefe revolucionário de -NAPOLEÃO-. 

Caso Orwell tivesse escrito o livro no Brasil, após o ano de 2002, o porco Napoleão levaria o nome -Lula- e/ou -Dilma-, dependendo do período de quem fosse eleito.

 

 

 


SONHO

O livro começa com a ideia de que os animais deveriam ser governados por eles próprios, sem a submissão e exploração do homem. Com isso os porcos resolveram exaltar a igualdade e os tempos prósperos que estavam por vir, deixando todos os animais extasiados com tal possibilidade.


SETE MANDAMENTOS

Com cabeça revolucionária, ou -progressista-, NAPOLEÃO/DILMA traçou estratégias da revolução. Quando apareceu oportunidade, os bichos, sob o comando de Napoleão (Lula/Dilma) passaram a chamar a Quinta -Manor- de Fazenda dos Bichos. Com isso aprenderam os seguintes Sete Mandamentos:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais. 


QUATRO PERNAS BOM...

Para os animais menos inteligentes, os porcos resumiram os mandamentos apenas na seguinte máxima: -QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM-, a qual passou a ser repetida constantemente pelas ovelhas. 


MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS

Napoleão (Lula/Dilma), mostrando ser um porco esperto, ou -populista-, reúne outros porcos e resolve viver na casa do Sr. Jones (o ser humano dono da fazenda invadida)  e começa a modificar alguns mandamentos que estavam fixados na porta do celeiro, como:

4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.
5. Nenhum animal beberá álcool em excesso.
6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo.
7. Todos os animais são iguais mas ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS. 


QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS MELHOR

Com o tempo, imitando os seres humanos, os porcos passaram a andar sobre as duas patas trazeiras. Foi quando o slogan das ovelhas foi alterado e passou a ser: -QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS MELHOR-. No final, os demais animais, ao olhar para dentro da casa antes pertencente a Jones e onde os porcos agora vivem com grande luxo em relação aos demais animais, veem Napoleão (Lula/Dilma) e outros porcos jogando carteado com senhores das granjas vizinhas. A partir daí os animais ficaram sem poder distinguir os PORCOS dos HOMENS. 

Que tal? Tudo a ver, não?
 



Leia mais

04 fev 2016

O FATO E O FALSO


FRUTO DA IMAGINAÇÃO

Muitos leitores já devem ter em mente que várias histórias que leram e ouviram são falsas. Não têm, portanto, compromisso algum com a verdade. O que nos leva a admitir que muita coisa que foi (e continua sendo) escrita em livros e jornais, e ouvida e/ou assistida nas emissoras de rádio e televisão, é fruto da imaginação de autores e comunicadores apaixonados pela falsidade.
 


HISTÓRIA E ESTÓRIA

Antes de tudo, HISTÓRIA é a correta narração de fatos documentados e situações reais que realmente aconteceram. Já a narração de fatos imaginários e/ou de ficção, ainda que o termo utilizado seja controverso, é tido como ESTÓRIA. 


UFANISMO

Os políticos em geral, notadamente os petistas, por exemplo, contam muitas ESTÓRIAS e nada de HISTÓRIAS.  Mais: juram, de pés juntos, que estão se referindo a fatos reais. Agem assim por dois motivos distintos: 1- desconhecem a história; 2- a falsidade, depois de bem temperada com forte UFANISMO, tem o poder de iludir e seduzir leitores, ouvintes e espectadores mais despreparados e ansiosos.

 

 


HISTÓRIA DO RS

Quem estiver disposto a se aprofundar um pouco mais neste assunto proponho, por exemplo, que procure saber a verdadeira HISTÓRIA do RS. Verá, com absoluta isenção, que por volta de 1850 começou a se criar no Estado do Rio Grande do Sul um MITO DO GAÚCHO, em outras palavras uma figura simbólica. 


MITO DO GAÚCHO

Esta identidade -mito-, segundo relata o professor emérito Donaldo Schuler, foi constituída por meio da escrita. O gaúcho primitivo, para quem não sabe, foi incorporado pelas -estâncias- derivadas das -sesmarias- distribuídas pela Coroa Portuguesa aos açorianos. Quando esta ocupação MASCULINA, em torno da criação do gado, deixou de existir, criou-se o MITO DO GAÚCHO. 


JOSÉ DE ALENCAR

Este -mito- fez com que o gaúcho se apresentasse como montador de cavalo, como defensor das fronteiras e como defensor da liberdade. Aliás, o escritor José de Alencar, que tinha dado identidade aos brasileiros quando nós nos tornamos independentes, criou também O Gaúcho. A partir daí os nossos escritores e nossos políticos se reuniram em torno dessa figura -ficcional- do gaúcho.


O GUARANI

Vale lembrar, como afirma Schuler, que o cearense José de Alencar nunca esteve no RS. No entanto resolveu criar a figura do Gaúcho com as mesmas características de O Guarani. 

Como se vê, bastou dar ao gaúcho um símbolo falso para que o ufanismo tratasse de transformar a realidade em mito. E tem gente que acredita piamente nesta ESTÓRIA. Pode?



Leia mais

03 fev 2016

BRILHO NOS OLHOS


DISCURSO DA DILMA

Ontem, o principal assunto do país foi o discurso da presidente Dilma Pedalada Rousseff fez, na abertura  do ano legislativo do Congresso Nacional, em Brasília. Por óbvio, para não fugir à regra que caracteriza os governantes petistas, a presidente esbanjou mentiras em todas as frases do seu pronunciamento.

 

 


DEMÔNIO NEOLIBERAL

Falou, pela enésima vez, que vai fazer tudo aquilo que nunca fez. Como grande parte dos brasileiros (notadamente os pensantes) já perceberam, as convicções ideológicas petistas e/ou pedetistas dizem que CONTROLE DE GASTOS é algo que o PT só admite que seja pronunciado em discursos. Na prática administrativa, esta importante providência é vista como coisa de demônio neoliberal.

 

 


BRILHO NOS OLHOS

Ainda que a presidente Dilma Pedalada Rousseff tenha se referido à uma REFORMA PREVIDENCIÁRIA, os seus olhos brilharam muito quando defendeu, com unhas e dentes, a volta da famigerada CPMF. Incrível, gente. Chega a ser impressionante o prazer e a determinação que os petistas nutrem por AUMENTO DE IMPOSTOS.


CPMF E PREVIDÊNCIA

 

 

Volto a afirmar que a CPMF, caso venha a ser aprovada (Deus nos livre), propõe um ingresso de R$ 20 bilhões no caixa do Tesouro. Já a Previdência que atende os brasileiros de 2ª Classe (INSS), promoveu um ROMBO, em 2015, superior a R$ 72 bilhões. Somando com a Previdência do Setor Público Federal (brasileiros de 1a Classe), o ROMBO (total) supera R$ 200 BILHÕES.


REFORMA DSCONHECIDA

Ninguém sabe que tipo de REFORMA DA PREVIDÊNCIA o governo Dilma está sugerindo. Entretanto, o que se sabe é que jamais será a REFORMA NECESSÁRIA E IMPRESCINDÍVEL, pois a ideologia do atraso não admite falar em aumento de idade mínima e em aumento da taxa de contribuição. 


DEMOCRACIA

Diante deste quadro triste e complicado, o que menos pode existir é o sentimento de OTIMISMO com relação às contas públicas. Vale dizer, com total preocupação, que a nossa propalada -DEMOCRACIA- não conseguirá levar o nosso pobre país ao conserto das contas públicas.  


QUADRO TRISTE

Diante deste quadro triste, o que veremos daqui pra frente é o AUMENTO SISTEMÁTICO do déficit público. Até porque, se persistir a vontade do governo de AUMENTAR IMPOSTOS e não DIMINUIR GASTOS, não há a menor dúvida de que a arrecadação tributária será cada dia menor. 



Leia mais

02 fev 2016

FRANCENILDO E JOSÉ AFONSO


JOSÉ AFONSO PINHEIRO

Ontem, enquanto lia na revista Veja a afirmação feita por José Afonso Pinheiro, porteiro-zelador do Edifício Solaris, no Guarujá, sustentando, com absoluta firmeza, que foi orientado a dizer que o ex-presidente Lula não era dono do Tríplex, me veio a lembrança a afirmação feita, em 2006, pelo caseiro Francenildo Santos Costa.

Para quem não lembra, Francenildo divulgou ter visto Antonio Palocci, então ministro da Fazenda do governo Lula, frequentando a mansão para reuniões de lobistas acusados de interferir em negócios de seu interesse para partilhar dinheiro e abrigar festas animadas por garotas de programa.

 

 


FRANCENILDO SANTOS COSTA

O escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo se deu na crise do Mensalão, quando Lula era presidente. No dia 27 de março de 2006, Antonio Palocci foi demitido (por Lula) do cargo de Ministro da Fazenda.

 


SILENCIADO

Lembro, também, que o depoimento de Francenildo Santos Costa, na CPI do Mensalão, foi silenciado por uma liminar expedida pelo STF. E quem fez o pedido, não por acaso, foi o então senador Tião Viana, obviamente do PT. Que tal? 


NOVO SILÊNCIO DEVE SER REQUERIDO

Faço estes registros históricos, para que os leitores não se surpreendam caso os petistas resolvam partir para a desqualificação da afirmação feita pelo porteiro-zelador, José Afonso Pinheiro, que sabe, perfeitamente, quem visitou e quem trabalhou no Tríplex do Solaris.

Assim como o PT conseguiu junto ao STF silenciar Francenildo, não pode ser descartado que o mesmo venha a acontecer com José Afonso. Ainda mais hoje, onde o STF, na sua maioria, é sabidamente petista. 


SÍTIO EM ATIBAIA

Caso o STF entenda que Lula não é MENTIROSO e, portanto nada tenha a ver com o Tríplex do Guarujá, o que seria lamentável, ainda assim vai precisar se pronunciar sobre o envolvimento do ex-presidente com o Sítio de Atibaia. Segundo documento revelado pela revista Época, Lula (e sua família) foi ao sítio 111 vezes e lá passou 283 noites. Mais: não raro o ex-presidente afirmou que era de sua propriedade. 


NOJO DE MAR E SERRA

Diante da insistente negação, quanto à propriedade do Tríplex de Guarujá e do Sitio de Atibaia,  Lula, por enquanto, só não disse que tem NOJO DE PRAIA E NÃO SUPORTA O AR DA SERRA. Entretanto, se não emplacarem os argumentos mentirosos que já utilizou, não descarto que o STF venha a apreciar esta eventual sugestão.  



Leia mais