Artigos

26 jun 2014

YES, WE CAN!


TORCIDA 1

Ontem, no Estádio Beira Rio, pouco antes do início do jogo Argentina x Nigéria, fui abordado por um leitor assíduo dos editoriais do Ponto Critico, que de pronto me perguntou para quem estava torcendo. Como se não tivesse entendido corretamente a pergunta, respondi:

TORCIDA 2

1- torço pela liberdade, cada vez mais escassa no Brasil;2- torço para que os menos esclarecidos se deem conta do mal que os petistas estão fazendo para o país; 3- torço para que o povo brasileiro reprima a Matriz Econômica Bolivariana, que está liquidando com a nossa economia;4- torço para que as reformas estruturais sejam feitas, e com isso o Brasil venha a ser um país competitivo.

TORCIDA 3

Em suma: para que tudo isso se torne minimamente possível torço, desesperadamente, para que o PT e seus aliados percam as eleições em todo o país. Tanto para presidente quanto para governos estaduais de todo o Brasil.

ESPERANÇA

É óbvio que só ficar na torcida não ajuda em coisa alguma. Para que haja alguma esperança, antes de tudo é preciso que aconteça algum tipo de ação. A primeira é informar, através de opinião fundamentada, como venho fazendo, diariamente, em forma de editoriais.

ESTRATÉGIAS

Como está findando o prazo em que a mídia pode se manifestar, sob pena de ser banida e/ou pagar multas exorbitantes, proponho que todos os leitores que assim como eu se dizem insatisfeitos e indignados, tracem estratégias capazes de levar o PT e seus aliados à derrota nas eleições de outubro.

OBAMA

Se o tempo de rádio e televisão é importante para os políticos, para os eleitores o mais relevante hoje é, indiscutivelmente, o uso das redes sociais. Não esqueçam que Obama, venceu as eleições graças ao uso da internet e não das emissoras de rádio e TV. É hora, portanto do nosso - YES, WE CAN! -

O PT NÃO TEM VEZ

Assim como muita gente parou algumas horas para ver a Copa, também pode destinar uma hora por dia para organizar e levar, sem ranço, sugestões esclarecedoras dizendo em quem deve votar e, principalmente, em quem não deve votar. No meu Estado (RS), por exemplo, Dilma, Tarso e candidatos ao Senado, Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa, o PT não tem vez. QUEM SABE COMEÇAMOS POR AÍ?

Leia mais

24 jun 2014

A COPA É UM SUCESSO


MATA OU MORRE

Em tempos de Copa do Mundo, principalmente quando acontece a definição daqueles que vão permanecer na competição para jogar o sensacional -MATA OU MORRE-, o negócio é se render ao tema e tudo aquilo que faz do Torneio um evento pra lá de importante.

SUCESSO

Não se discute que a realização da Copa do Mundo está sendo um grande sucesso, tanto de público quanto de organização. Aliás, não fossem as exigências feitas pela FIFA, que a mídia e outros mais desancaram o pau chamando seus dirigentes de arrogantes, certamente que os espetáculos não viriam a se transformar no sucesso que estamos assistindo.

PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, lugar onde moro, vale a pena registrar que, pela pouca distância que separa o centro da cidade do estádio Beira-Rio, e pelo fato do local onde está a -Fan Fest- ficar no meio do caminho, a vida dos torcedores tem sido muito facilitada e, por conseguinte, muito festejada.

CAMINHO DO GOL

Portanto, se a Prefeitura de Porto Alegre não conseguiu concluir a maioria das obras do PAC da Copa, ao menos a principal delas, denominada -CAMINHO DO GOL-, a qual tem sido mostrada ao mundo todo nos dias de jogos do Beira Rio, não só está pronta como ficou muito bonita.

TRÊS INIMIGOS MORTAIS

Aliás, sejamos sinceros: a maioria das demais obras do PAC da Copa, aquelas que são de exclusiva responsabilidade do Executivo Municipal, só não foram concluídas porque a Capital do RS é atacada diariamente por três grandes inimigos mortais: o Meio Ambiente, o Ministério Público e a Justiça, cuja má vontade já é por demais conhecida por todos os sensatos.

LEGADO

Portanto, quando se fala em Legado o que precisa ser observado é o número e as vantagens que as obras de infraestrutura vão proporcionar às cidades-sede após o dia 13 de julho, quando a Copa termina.

DESPERDÍCIO E CORRUPÇÃO

Tirando, portanto, o espetáculo e a organização (exigência da FIFA), que está sendo notado e festejado por torcedores do mundo todo, o que preocupa, e muito, é o enorme superfaturamento da maioria dos estádios, que jamais serão lucrativos. Ou seja, a taxa de retorno do investimento é zero. Ou seja, o belo reconhecimento que o Brasil está colhendo com a organização desta Copa poderia custar muito menos, não fosse o enorme desperdício carregado de corrupção. É isto que os brasileiros não aceitam e, com toda razão vão continuar reclamando.

Leia mais

23 jun 2014

PROCESSO EM CADEIA


UM PUXA O OUTRO

Enquanto Cristina Kirchner faz a lição de casa, com cuidado e de forma absolutamente consciente e propositada, visando cumprir o plano de transformar a Argentina numa Venezuela (que por sua vez já está quase igual a Cuba), o Brasil dá nítida impressão de que pretende, em breve, atingir o patamar alcançado hoje pela Argentina.

UNASUL É A VELHA URSS

Tais providências desses e outros países latinos identificados com o plano desenvolvido e aprovado pelo Foro de São Paulo, admitem que a Unasul - União das Nações do Sul- não passa de uma versão sul-americana da velha URSS.

CORTINA DE FERRO

Pela tamanha semelhança que existe entre a UNASUL - o bloco político formado pelos países que fazem parte do FSP- e a URSS, bem que poderia ser chamado de URB - União das Repúblicas Bolivarianas, ou, simplesmente, União Bolivariana. Aliás, numa das primeiras reuniões do Foro de São Paulo surgiu a ideia de criar uma Cortina de Ferro Latino-Americana. Que tal?

TRANSIÇÃO PARA O SOCIALISMO

Portanto, sem qualquer exagero, como todos os países-membros da União Bolivariana têm um mesmo compromisso (por decisão unânime dos membros do Foro de São Paulo), qual seja de fazer o quanto antes a Transição para o Socialismo, tudo que acontece numa Nação, por ser de interesse comum, deve ser perseguido pelas demais.

A PASSOS LARGOS

A propósito deste tema vejam, por exemplo, o que diz o economista e Pensador (Pensar+) Ricardo Bergamini: - O Brasil caminha, a passos largos, para ser a Argentina de hoje, visto que nossas reservas em moedas estrangeiras NÃO estão sendo geradas pelo COMÉRCIO INTERNACIONAL (deficitário em US$ 188,1 bilhões de 2011 até 2013), mas sim pela CONTA DE CAPITAL (superavitária em US$ 259,0 bilhões de 2011 até 2013).

CONTA CAPITAL

Mais: - O primeiro sinal de nossa dificuldade em manter essa posição da conta de capital foi o aumento dos juros básicos de 7% ao ano para os atuais 11% ano. Apesar desse aumento de juros, havendo fuga de capital será inevitável o pedido de socorro ao FMI. Acreditem se quiserem!!!!

MATRIZ BOLIVARIANA

Eu sei, perfeitamente, que muita gente não dá a mínima importância para o que acontece com a cada vez mais pobre economia brasileira. Entretanto, enquanto essa Matriz Bolivariana não for abandonada, as chances do Brasil crescer ficam cada dia mais escassas. E se Dilma se reeleger, aí saímos da escassez e entramos na categoria do impossível.

Leia mais

20 jun 2014

INCOMPETÊNCIA EM FOCO


SEM OMISSÃO

Ainda que seja sabedor de que a maioria do povo brasileiro não gosta e/ou dá pouca importância aos assuntos que tratam da nossa economia, principalmente neste momento em que rola a Copa do Mundo de futebol no nosso país, prefiro correr o risco de deixar de ser lido, e compreendido, do que me omitir.

DESCONHECIMENTO DAS REGRAS

Aliás, falando em futebol, ainda que o Brasil seja considerado mundo afora como -País do Futebol-, (o que deixa muitos brasileiros orgulhosos) até os mais apaixonados (atletas, dirigentes, torcedores e a imprensa esportiva) mostram enorme desconhecimento das regras para a prática desse esporte.

GOL ANULADO (???)

Um grande exemplo desta falta absoluta de conhecimento sobre as regras do futebol é notada em quase todos os jogos, quando narradores e comentaristas dizem, em praticamente todas as transmissões, que houve um ou mais GOLS ANULADOS, só porque a bola ultrapassou a linha.

REGRA INEXISTENTE

Ora, se há alguma coisa que nunca existiu no futebol, é o tal de -GOL ANULADO -. O fato de uma bola entrar no gol após uma infração ter sido assinalada pelo árbitro (ou assistente), não tem importância alguma.

VOLTANDO À ECONOMIA

Portanto, se as regras do futebol, que é a paixão do povo, são desconhecidas, as regras que determinam o comportamento da economia, por ser de baixíssimo interesse, nem se fala.

PACOTE TÍMIDO

Ainda assim, como é sabido que o setor industrial vai de mal a pior no nosso pobre país, ontem o governo Dilma-Petista-Neocomunista resolveu jogar para a torcida, através de um tímido pacote de estímulos à indústria. Tudo se resume numa reedição de velhas medidas, cuja eficácia é pra lá de duvidosa e/ou insignificante na tentativa de elevar a nossa péssima competitividade industrial, como a continuidade do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até o final de 2015, a volta do Reintegra e a mudança nas condições do programa de refinanciamento de dívidas fiscais (Refis).

INCOMPETÊNCIA VOLUNTÁRIA

Mais uma vez, este Governo Dilma-Bolivariano, demonstrando total incompetência (voluntária) não propõe a realização de Reformas Estruturais, que tornam o nosso país muito caro para nós, brasileiros, e para os nossos já afastados importadores.A propósito: a Economist Intelligence Unit (EIU), braço de inteligência da revista britânica -The Economist- divulgou ontem o novo ranking mundial sobre -FACILIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS-. Pois, entre 82 países analisados, o Brasil, país cada vez menos competitivo graças à adoção da Matriz Bolivariana, caiu da 41ª para a 43ª posição. Que tal?

Leia mais

17 jun 2014

PROCLAMAÇÃO DO BOLIVARIANISMO


DL 8243

Enquanto grande parte dos brasileiros passa o dia sentado à frente da televisão, vendo e revendo jogos e melhores momentos de todos os jogos da Copa, a presidente Dilma-Petista-Neocomunista não arreda pé da intenção firme de ver aprovado o Decreto 8243, que propõe, oficialmente, a Proclamação do Bolivarianismo no Brasil.

INGENUIDADE

Como o PMDB chegou a fazer um jogo de cena, EXIGINDO que a presidente Dilma retirasse imediatamente o DL 8243 , os mais ingênuos chegaram a imaginar que Dilma abandonaria a ideia de Proclamar, por Decreto, o Bolivarianismo no Brasil.

ASSANDO EM FORNO BRANDO

Puro engano. Até agora, a vontade e o desejo do PT permanecem firmes, e com isso o DL 8243 continua assando em forno brando, esperando a hora para ser servido, votado e, naturalmente, aprovado em plenário.

DE COSTAS PARA O CRIME

Como a maioria dos meios de comunicação do país está de frente para a Copa do Mundo e totalmente de costas para o crime, chega-se a conclusão que, dificilmente, os aliados do governo (que fazem a maioria no Congresso), diante da total falta de pressão do povo, deixarão de satisfazer a vontade bolivariana-petista.

ANTES DAS ELEIÇÕES

Chamo a atenção dos leitores/assinantes do Ponto Critico que caso seja aprovado o DL 8243 antes das eleições, como Dilma pretende e se esforça, mesmo que o PT seja derrotado, como se espera, será difícil a sua revogação.

PEITO ABERTO

Portanto, a minha sugestão é não esmorecer. Se as pesquisas mostram que há, sim, grande possibilidade de derrotar o PT, e não estamos acostumados a protestar nas ruas, é preciso que todos entrem de peito aberto em busca de votos para a oposição.

SÓ DEPOIS DE QUATRO ANOS

Se cada leitor/assinante convencer duas ou mais pessoas de suas relações, quer pessoalmente, quer pelas redes sociais, a votar em Aécio ou Campos, a probabilidade de ver o PT longe do governo aumenta muito. Pode ser decisivo. Não esqueçam que o voto tem poder muito limitado: uma vez usado (ou não) só depois de quatro anos o arrependimento pode ser mostrado. Neste interregno, como se vê, a democracia pode se desmanchar.

Leia mais

16 jun 2014

O PAÍS BRASIL E A SELEÇÃO DE FUTEBOL


PESQUISA ELEITORAL

Na última sexta-feira, de maneira totalmente aleatória, fui abordado por um agente de um instituto de pesquisas, cujo propósito era saber para qual seleção de futebol eu estava torcendo, nesta Copa do Mundo.

RESPOSTA CLARA E DIRETA

De pronto respondi, de forma clara e direta: - NÃO TENHO PREFERÊNCIA. Quero, tão somente, que a seleção campeã seja aquela que realmente fizer por merecer o título ao longo do importante torneio.

RESPOSTAS ANTERIORES

Ao perceber que o pesquisador não esperava esta resposta, procurei saber o que haviam dito aqueles que me antecederam. Até agora, respondeu ele, uma boa parte dos pesquisados (brasileiros) disse que torcia pela Seleção Brasileira. E outra, fugindo totalmente da pergunta, disse que, diante de tanto gasto, corrupção e superfaturamento de obras, torcia contra a nossa Seleção.

SOBERANIA

Pois, em primeiro lugar deixo bem claro que respeito todas as opiniões diferentes da minha. Entretanto, muito provavelmente movidos pelo massacre promovido pela mídia, muita gente coloca a competição esportiva -Copa do Mundo- no mesmo patamar de uma guerra entre Nações, onde a soberania está em jogo.

CONFUNDINDO PAÍS COM SELEÇÃO

Em segundo lugar vejo que diante de tanta indignação pela forma com que o nosso país está sendo conduzido, muita gente está confundindo a Seleção Brasileira de Futebol com o País Brasil. Daí a razão para que muita gente que normalmente torceria para a nossa Seleção diga, em tom de revolta, que torce contra.

QUE VENÇA O MELHOR

Ainda assim reitero: todos têm o direito de torcer para quem quiserem, ou mesmo não torcer para ninguém. Prefiro ver e analisar o futebol sem preferência de cor ou camisa. Mesmo sabendo que nem sempre vence o melhor, o que faço é torcer para que isto aconteça.

ORA, ORA, DONA ZH

Como não sou faço parte do imenso universo de pessoas que se deixa levar por bobagens ditas e escritas na grande mídia que emprega maus profissionais, ainda assim não me conformo com o editorial de Zero Hora (leia-se grupo RBS) de sábado,14, onde está escrito:

-A Fifa conquista antipatia por onde passa, pela forma arrogante como impõe suas exigências e pelo desrespeito aos países onde acampa a cada quatro an

Ora, ora, quanta bobagem e/ou estupidez. A FIFA, por exigir organização e cumprimento das regras que são plenamente conhecidas por todos que se candidatam à sediar uma Copa do Mundo, pode ser chamada de arrogante? O governo brasileiro, que cometeu as maiores barbaridades em termos de corrupção para construir estádios caríssimos, sendo que muitos deles em lugares onde sequer o futebol é praticado, não merece nada? Ora, ora dona ZH...

Leia mais