VOLTANDO AO TEMA
Ainda que já tenha escrito inúmeras vezes, chamando a atenção para este espinhoso tema, estou convencido de que preciso insistir. Só assim posso contribuir para fazer com que grande parte dos brasileiros compreendam, corretamente, o que vai acontecer com os constantes atrasos no pagamento das folhas dos servidores, que muitos Estados estão enfrentando e continuarão enfrentando.
LEIAM COM ATENÇÃO
Leiam com total atenção e levem bem a sério o que volto a afirmar: - Como a arrecadação de tributos está em curva perigosamente descendente, por pura consequência da adoção da Matriz Econômica Bolivariana, o cenário que se desenha para os próximos meses no País, nos Estados e Municípios, é simplesmente sinistro.
DIREITOS ADQUIRIDOS
Ora, diante deste quadro fúnebre é bom e necessário que todos entendam, com absoluta clareza e responsabilidade, que não há a possibilidade de honrar os DIREITOS ADQUIRIDOS (carregados de inúmeros privilégios absurdos).
IMPOSSIBILIDADE REAL
De novo: os Estados (por enquanto em torno de dez) estão dizendo, claramente, o quanto estão diante da real impossibilidade de SATISFAZER O QUE A PRÓPRIA LEI MANDA, ou seja, NÃO TÊM COMO PAGAR OS -DIREITOS (ABSURDOS) ADQUIRIDOS.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Como problemas exigem soluções, e desta vez quem propõe a solução é o CAIXA DOS TESOUROS DOS ESTADOS, o que precisamos fazer é exigir as REFORMAS, que tem sido proteladas desde a chegada de D. JOÃO VI, no nosso pobre país.
NOVOS CONSERVADORES
Para que eu não fique falando (ou escrevendo) sozinho sobre este inquietante tema, transcrevo o artigo escrito pelo pensador (pensar+) Darcy Francisco do Santos, que foi publicado na ZH de ontem, com o título NOVOS CONSERVADORES. A simples leitura leva a concluir o quanto é importante REFORMAR A PREVIDÊNCIA.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
"As coisas que um governante faz para se manter no poder não necessariamente são aquelas que fazem o país progredir mais." Esse comentário é atribuído a uma alta fonte palaciana, segundo Gustavo Franco e Fabio Giambiagi, em livro publicado recentemente.
Quando se ouve as declarações dos principais líderes do PT contra as reformas, constata-se que essa frase tem procedência, embora não revele seu autor.
Não querem saber de reforma da previdência, quando somente o governo federal apresentou até outubro um déficit no Regime Geral de R$ 88 bilhões, com um crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior. No regime próprio dos servidores, o déficit foi de R$ 59 bilhões. No total, o déficit previdenciário alcançou R$ 147 bilhões, ou 39% maior, em 10 meses.
O déficit nominal do governo central, em 12 meses até outubro, foi de R$ 452 bilhões, com um acréscimo de 124% sobre o mesmo período anterior.
Nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os gastos previdenciários brutos alcançam 35%, 29% e 28% da receita líquida, respectivamente, e num número expressivo de Estados ultrapassa 20%. E o mais grave: com altas taxas de crescimento anual!
Mesmo que a crise atual tenha se acentuado no período governamental anterior, especialmente nos três Estados citados, e também pela crise econômica nacional, o grande problema estrutural é o previdenciário.
A principal causa de problema são as aposentadorias precoces, onde cerca da metade dos servidores se aposenta com a idade mínima de 50 anos e uma quarta parte sem essa exigência.
Fala-se muito que não há policiais nas ruas, o que é verdade. Mas a razão para isso é muito simples: os policiais aposentam-se com menos de 50 anos de idade. Segundo Boletim da Secretaria da Fazenda, entre 2010 e 2012, os servidores da segurança pública aumentaram em 2.256, sendo 651 ativos e 1.605 inativos. O ingresso de novos servidores é absorvido, em grande parte, na reposição dos que se aposentam.
Como os conservadores querem conservar o que está bem, como se chama os que querem manter o que está mal?
A MAIOR PREOCUPAÇÃO
Nas pesquisas que o Instituto Datafolha realiza desde a década de 1990, que visa conhecer quais as principais preocupações do brasileiro, aquela que aparece em PRIMEIRO LUGAR, nos últimos quatro anos, é a CORRUPÇÃO.
SERVIÇOS PÚBLICOS PRECÁRIOS
O que chama muito a atenção é que vivemos num país em que os SERVIÇOS PÚBLICOS são extremamente precários. A SEGURANÇA PÚBLICA, como se vê, simplesmente inexiste; a SAÚDE PÚBLICA idem; e a EDUCAÇÃO PÚBLICA, notadamente a do RS, é um verdadeiro descalabro.
ANO LETIVO INEXISTIU
Vejam, por exemplo, que no Estado do RS, o ANO LETIVO DE 2015, NAS ESCOLAS PÚBLICAS, simplesmente não existiu. Pior: mesmo sem aulas (motivadas por longas greves -remuneradas- dos professores além de incontáveis convocações para que fossem às ruas para protestar, etc.,) os alunos da rede pública de ensino (???) passaram de ano. Pode?
SIMPLES PREOCUPAÇÃO
Pois, o que me deixa pasmo e extremamente preocupado é que a CORRUPÇÃO, ainda que ocupe a primeira posição entre as coisas sérias que mais preocupam os brasileiros, não passa de simples PREOCUPAÇÃO. Ou seja, os brasileiros, em geral, não mostram o mínimo interesse em acabar com ela. Acompanhem a minha análise e vejam o quanto estou certo quanto a minha afirmação.
160 MILHÕES SEM AÇÃO
Tomando por base que 80% do povo brasileiro, como informam as mais diversas pesquisas, estão PREOCUPADOS e INDIGNADOS com a CORRUPÇÃO no nosso pobre país, este percentual identifica um universo de 160 milhões de brasileiros.
DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO
Ora, quando integrantes do Ministério Público Federal, em julho de 2015, resolveram propor um PACOTE COM DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO, era de se esperar que o número mínimo de assinaturas necessárias (1,5 milhão) para transformar o tal pacote em LEI DE INCIATIVA POPULAR, pelo grau de preocupação dos brasileiros, seria obtido em apenas 24 horas.
APENAS 1,2 MILHÃO ASSINARAM
Pois, para desespero geral, até a noite de ontem, 11/01, depois de decorridos seis meses da importante iniciativa do MPF, apenas 1,2 milhão de brasileiros se interessaram em assinar o PACOTE COM AS DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO.
Comparando 160 milhões que se dizem PREOCUPADOS, com 1,2 milhão que assinaram o pacote, o resultado é PRATICAMENTE ZERO. Das duas uma: as pesquisas estão erradas; ou, o povo brasileiro adora ter PREOCUPAÇÕES. Que tal?
Peço, encarecidamente, a quem realmente está cansado de tanta CORRUPÇÃO, que entrem no site do MPF (http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas) e tratem de assinar o importante documento. Valeu!
BRASIL ENFERMO
Hoje, com todas pessoas que converso, tanto pessoalmente quanto pelas importantes redes de relacionamento, percebo que todos estão plenamente convencidos de que Brasil, assim como boa parte dos Estados e Municípios, estão gravemente enfermos.
REMÉDIOS
Entretanto, por tudo que ouço e leio, percebo, com absoluta clareza e atenção, que a maioria não sabe quais tipos de doenças são estas e muito menos como devem ser enfrentadas. Ou seja, apenas sentem, na pele, que o país está muito mal, mas desconhecem o número de problemas e, por consequência, quais remédios devem ser ministrados.
CONTEINERS DE PROBLEMAS
Chega-se portanto, a uma imperiosa conclusão: os problemas que foram criados e mantidos, ao longo do tempo, são de tal ordem que se forem descritos, um a um, encheriam vários CONTEINERS. Esta enorme quantidade, por óbvio, já basta para dificultar o conhecimento de todos os males e quais as soluções para cada um deles.
VOLTAR A RESPIRAR
Pois, diante da impossibilidade de fazer referência a cada problema existente, me proponho a mostrar aquele que mais pesa na nossa economia e que, por sua vez, produz dificuldades enormes para que o País, Estados e Municípios possam voltar a respirar.
PROBLEMA MAIOR
Gostem ou não, o fato é que o PROBLEMA MAIOR está no CUSTO DAS FOLHAS DOS SERVIDORES do setor público, principalmente na conta dos INATIVOS. Sem atacar este MEGA PROBLEMA, com total certeza o Brasil como um todo não tem como ser um país viável.
EXEMPLO
Vejam, por exemplo, o que acontece no RS e que já se espalha por outros Estados da Federação: A ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS JÁ NÃO É SUFICIENTE PARA PAGAR A FOLHA DOS SERVIDORES -ATIVOS E INATIVOS-.
E mesmo diante deste QUADRO TERRÍVEL os servidores exigem que o Estado não só pague em dia os seus salários como aprove novos aumentos. Por outro lado, para piorar ainda mais o quadro, o povo exige que o governo contrate mais professores, policiais e agentes de saúde. Pode?
CIRURGIA
Portanto, muita ATENÇÃO: ainda que todos os males devam ser enfrentados, o fato é que, sem mexer no PROBLEMA MAIOR, acima referido, não tornará os pacientes - País, Estados e Municípios- efetivamente saudáveis.
A cura, caros leitores, passa por uma profunda cirurgia, cujo bisturi precisa cortar, pela raiz, muita coisa que está contemplada nos DIREITOS ADQUIRIDOS. Qualquer vacilo torna o PROBLEMA MAIOR ainda mais forte, o que inviabiliza ainda mais o que já está INVIÁVEL.
ESCURIDÃO
Pelo que mostram os levantamentos divulgados nesta primeira semana de 2016, pelos mais diversos institutos que analisam, constantemente, o desempenho da nossa pobre economia, tudo leva a crer que este ano promete ser EXTREMAMENTE ESCURO.
ILHAS
Para que me faça ser melhor entendido, antes de mostrar alguns indicadores que identificam, claramente, o tamanho do nosso fracasso econômico peço que atentem, simbolicamente, para o fato de nos ambientes atingidos por fortes inundações alguns pontos acabam se transformando em ilhas.
RISCO
Ora, só pelo fato destes pequenos pontos permanecerem fora do alcance das águas, não significa que estejam a salvo da enchente. Caso a meteorologia indicar que as chuvas vão continuar de forma intensa, por algum tempo, o risco de que estas ilhas venham também a submergir e, portanto, de serem arrastadas pela força das águas, ganha força.
INDICADORES
Bem, vamos então a alguns INDICADORES que foram divulgados ontem e hoje:
1- Desde que o Banco Central deu início às operações de Swap cambial, a instituição já registrou perda de R$ 90 bilhões.
2- A indústria naval fechou 25 mil vagas em 2015.
3- O setor automobilístico fechou 2015 com queda de 22,9% na produção, ou seja 2,43 milhões de unidades.
4- A taxa de desemprego cresce em ritmo geométrico, devendo chegar a dois dígitos já no próximo mês de março.
INDÚSTRIA E INLFAÇÃO
5- A PRODUÇÃO INDUSTRIAL do país, segundo informou hoje o IBGE, em novembro de 2015 apresentou recuo de 2,4% ante outubro. Em relação a novembro de 2014, a queda foi de 12,4%. No acumulado de 2015, a produção acumula baixa de 8,1%.
6- Hoje, quinta-feira, 07, a FGV divulgou o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que avançou 0,44% em dezembro. Com este resultado, o IPG-DI acumulou alta de 10,70% em 2015.
PRÉ-HISTÓRIA
Tomando por base apenas estes que apontei aí acima, já ficamos sem saber, com clareza, em qual ano estamos. Pelos dados da indústria e do comércio, ficamos com a nítida impressão de que estamos em 2006.
E, a considerar a velocidade impressionante que vamos em direção ao passado, dentro de poucos meses ficaremos com a sensação de que estamos muito próximo da pré-história.
ESCURIDÃO NO FIM DO TÚNEL
Como a escuridão é grande, não se vê nem mesmo o que acontece no fim do túnel. Em algum momento alguém até disse que se houvesse alguma luz ela seria de um trem que vinha em sentido contrário. Agora, no entanto, esta possibilidade está descartada: todos os trens estão fora de ação, abandonados no acostamento. Que tal?
RESPONSABILIDADE NO RS
Como foi amplamente noticiado Brasil afora, nos últimos dias de 2015, o governador José Ivo Sartori, do RS, festejou a aprovação da importante Lei de Responsabilidade Fiscal em tumultuada sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado.
CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Pois, com a aprovação da LRF, é de se supor que todos os gaúchos (ao menos aqueles que têm cérebro em razoáveis condições de funcionamento) devem ter entendido, claramente, que todo governante que ousar descumprir com a referida Lei estará cometendo CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
ESFORÇO
Como o governador Sartori fez um grande esforço para conseguir obter aprovação da LRF, o que mais espero é que cumpra à risca tudo aquilo que ele mesmo colocou no texto da Lei. Até porque ele deve saber muito bem qual a penalidade que está sujeito caso resolva pelo seu descumprimento.
PENA
É sempre bom lembrar que a pena para o governante que deixa de cumprir a LRF não é a prisão, mas tão somente a perda do mandato, o que significa, com todas as letras, o IMPEACHMENT.
CONTRA O IMPEACHMENT
Ora, depois de assistir o exaustivo esforço que o governador José Ivo Sartori fez para ver a LRF do RS aprovada, confesso que fiquei pasmo com a declaração que deu, ontem, no programa Frente a Frente, da TVE, ao afirmar que é contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
PROCESSO DE IMPEACHMENT
O governador do RS, por incrível que possa parecer, disse, alto e bom som, o seguinte:
- Pelo que está posto no processo, mesmo que as pessoas sejam de alta respeitabilidade jurídica e constitucional, acho que até o momento não existe isso, tem que aparecer uma coisa MUITO MAIS CONCRETA E OBJETIVA PARA DAR CURSO A ESSA SITUAÇÃO.
CONCRETO E OBJETIVO
Pelo amor de Deus, caro governador Sartori: a presidente Dilma cometeu CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Isto está mais do que provado pelo Tribunal de Contas da União. Como tal, como diz a Lei, a pena é o IMPEACHMENT.
A declaração dada ontem, no Frente a Frente, dá uma pista perigosa: o governador se antecipa em dizer que o eventual descumprimento da LRF do RS, não deve ter punição. Segundo a afirmação de Sartori, não é algo CONCRETO E OBJETIVO. Pode? Ora, bolas, governador...
LEITORES CONTRARIADOS
Nos últimos dias recebi algumas mensagens de leitores que se mostram contrariados quanto à minha constante recusa em enxergar qualquer ponta de felicidade no horizonte de 2016. Da mesma forma, aliás, como me manifestei ao longo de 2015.
PUXÃO DE ORELHA
Pois, antes de tudo vou deixando bem claro que gostei muito do –puxão de orelha-. Críticas e comentários deste tipo se constituem em peças extremamente valiosas e proveitosas para que me esforce para melhorar a minha (falha) comunicação. Afinal, aos olhos dos leitores, como se percebe, alguma coisa não ficou bem esclarecida, como imaginei.
FOCO
Sem qualquer pretensão de me defender julgo importante um esclarecimento, que parece não ter ficado claro nos meus editoriais: as minhas críticas, opiniões e avaliações se restringem, basicamente, às questões que envolvem a ECONOMIA DO NOSSO PAÍS, com repercussão no SOCIAL COLETIVO. Ficam, por consequência, fora das minhas análises e comentários tudo aquilo que diz respeito às relações interpessoais (família e amigos).
2015- RAZÕES PARA O FRACASSO
Quando afirmei, centenas de vezes, que o ano de 2015 seria desastroso para a nossa pobre economia, em todas as minhas análises expus, exaustivamente, as razões que nos levariam a tanto. Mais: tratei sempre de desmentir os nossos governantes populistas, que se aproveitam da inocência e do despreparo do povo para produzir resultados catastróficos.
INFELICIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
Da mesma forma, na medida que nos aproximávamos de 2016, continuei fazendo alertas sobre a continuidade da INFELICIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, com forte repercussão no SOCIAL. Mais: disse, e repito, que tudo que está acontecendo foi arquitetado nos mínimos detalhes pelo PT, sob o comando do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
FATO DOMINANTE
É óbvio que no ambiente familiar e nas redes de relacionamento de amizade todos devem fazer o máximo possível para não deixar que esta CRISE seja o fato dominante. É preciso festejar a saúde, a inteligência, a persistência, a racionalidade e o equilíbrio mental. Precisamos contar com estes ingredientes importantes para poder superar as dificuldades do nosso dia a dia.
MENTINDO COMO NUNCA
Na expectativa de que a minha comunicação tenha ficado mais clara volto a afirma: a ECONOMIA BRASILEIRA vai enfrentar um ano muito triste, com resultados extremamente preocupantes. Entretanto, de todo o coração faço votos que no ambiente familiar e de relacionamento pessoal o 2016 seja um ano feliz, com muita saúde. Mesmo neste ESTADO DE EMERGÊNCIA, como quer e deseja o péssimo governo DILMA-PEDALADA ROUSSEFF, que não por acaso iniciou o ano MENTINDO COMO NUNCA.