Artigos

09 mai 2014

O FUTEBOL É MAIS IMPORTANTE


INTOLERÁVEL

Se há alguma coisa que a maioria dos brasileiros considera como intolerável é o Brasil não figurar entre os melhores do mundo no ranking do futebol. Melhor: o nosso destruidor ufanismo só admite, como limite máximo da desgraça, ocupar uma segunda colocação. Ficar por muito tempo na terceira posição no ranking mundial, por exemplo, é o suficiente para promover uma forte depressão popular.

CONVOCAÇÃO

Como estamos às vésperas da Copa do Mundo, e os atletas de todas as seleções classificadas já estão sendo convocados, uma coisa é certa e real: em nenhum outro país as atividades serão interrompidas da forma como aconteceu ontem, em todo o Brasil. Não há nada, portanto, mais importante no nosso pobre país do que o futebol. Especialmente para a mídia.

COMPETITIVOS

Pelas escolhas feitas por Luiz Felipe Scolari, técnico da nossa Seleção, a mídia, em geral, se mostrou bem satisfeita. Da mesma forma, praticamente 100% do povo brasileiro também entendeu que os escolhidos são, realmente, os mais competitivos para este Mundial.

TOLERÂNCIA INFINITA

Pois, o mais triste nisso tudo é que os brasileiros só se mostram exigentes com os escolhidos para jogar na Seleção. Quando se trata de escolhas feitas pelos governantes, com o propósito de colocar o nosso país em lugares mais dignos nos mais diversos rankings mundiais, em que o Brasil é analisado e comparado entre todos (192) que fazem parte da ONU, aí a tolerância é infinita.

HORROR

Nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, por exemplo, ainda que sempre estivemos no pelotão dos países que disputam as últimas colocações, só nos governos Lula/Dilma, o Brasil passou a figurar em posições ainda mais dramáticas. Um horror.

CRAQUE

Aliás, a bem da verdade, no governo Dilma só é chamado para ocupar qualquer cargo público, o petista (ou aliado do PT) que assegura não ter a mínima capacidade profissional. O imprescindível, lamentavelmente, é que tenha um alto grau de incompetência ou familiarizado com a corrupção. O melhor mesmo é quando demonstra ser um craque em ambas. Pode?

DESEMPENHO

Para comprovar o que estou dizendo vejam a posição que o Brasil ocupa em apenas alguns rankings: 1- No ranking global de velocidade de conexão de Internet, o Brasil figura na 84ª colocação, tendo caído quatro posições em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme estudo State of The Internet, da empresa de segurança online Akamai.2- No questionário aplicado a estudantes de 15 anos, para avaliar sua capacidade de solucionar problemas concretos, o Brasil foi parar na 38ª colocação entre 40 países analisados, conforme estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).A média dos brasileiros foi de 428 pontos, bem abaixo dos asiáticos que lideram o ranking ? Cingapura (562 pontos), Coreia do Sul (561) e Japão (552). 3- No ranking de desempenho ambiental, o Brasil aparece em 77º colocação. 4- Entre os países que formam o G-20, o Brasil é o país mais protecionista de todos, de acordo com o Índice de Abertura de Mercados, calculado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI). 5- Em matéria de corrupção e violência, aí sim o Brasil vem ganhando destaque e já ocupa as primeiras posições. Pode? Pois é, gente, mas como o que importa mesmo é o futebol, aí, para felicidade dos brasileiros, o Brasil passou a ocupar o 4º lugar no ranking da Fifa. Ufa.

Leia mais

07 mai 2014

O INCRÍVEL BRASIL DE DILMA E MANTEGA


ANSIEDADE

O assunto Petrobrás, que não para de jorrar lama por todos os lados, só não desapareceu das manchetes dos meios de comunicação do país e do exterior porque os pobres acionistas, pagadores de impostos e demais brasileiros trouxas estão ansiosos por saber o tamanho da safadeza que o PT impingiu à estatal.

BOA GESTÃO

Pois, ontem, a presidente Dilma Rousseff, penso que com o propósito de confirmar, definitivamente, que não sabe administrar coisa alguma, pela enésima vez voltou a defender a atual gestão da Petrobrás. Como que alheia aos fatos que o mundo todo sabe, Dilma foi mais além: afirmou que a tal -boa gestão- iniciou no governo Lula e se mantém até os dias de hoje. Pode?

TEMOR ZERO

O curioso é que Dilma ainda disse que não teme a investigação a ser realizada pela CPI. - Eu não devo nada. Portanto, não tenho temor nenhum. Meu governo tem sido um governo de absoluta transparência e não acredito que tenha grandes problemas nessa área. Que tal?

ESTUPIDEZ ILIMITADA

Se os leitores já ficaram pasmos e arrepiados com as declarações publicadas até aqui, com certeza vão à loucura com mais esta afirmação da presidente Dilma: -

Não sou eu que defino o que a Petrobrás fará com o dinheiro dela em termos de reajuste dos combustíveis. Eu não defino qual o preço que ela cobra.

Boa essa, não? Como devemos definir este estado de estupidez, gente?

DESPAUTÉRIO

Como Dilma sofre uma brutal concorrência de seu ministro da Fazenda, Guido Mantega, que faz de tudo para aparecer como mais despreparado do que a presidente, o incompetente resolveu classificar como -despautério- a reportagem da revista britânica -The Economist- que critica a estagnação da produtividade do trabalhador brasileiro nas últimas cinco décadas. Segundo ele, o texto ofendeu o país ao classificar o trabalhador brasileiro de preguiçoso.

ARREMATE TRISTE

Para finalizar a estupidez, Mantega arrematou: - Poderíamos ter feito a política convencional de reduzir o gasto e aumentar o desemprego. Aqui, não. Optamos por fazer uma política de retomada do crescimento, com reduções tributárias e aumento do crédito. Com essas medidas, nos recuperamos rapidamente.

PAÍS QUE DESCONHEÇO

Francamente, gente: Tanto Dilma quanto Mantega vivem num país que desconheço. O comportamento da indústria, por exemplo, que o diga. Afinal, ali reflete o nível do investimento baixo no nosso pobre país.

Leia mais

06 mai 2014

FELIZES POR ACOMODAÇÃO


INCOMODADO

O governador Tarso Genro reagiu às declarações dadas pelo empresário Jorge Gerdau, na entrevista que concedeu ao jornal ZH (publicada na edição de domingo, 04), mostrando- se incomodado. Pois, analisando ambas as manifestações vê-se, claramente, que a ACOMODAÇÃO gerou INCOMODAÇÃO.

ADJETIVO

Como muita gente, além do governador Tarso Genro, também resolveu se manifestar sobre o termo usado por Gerdau para definir o comportamento dos gaúchos, resolvi colocar a minha colher no assunto. E, para começar, o que mais gostaria é que as reações se apresentassem em forma de atitudes transformadoras do falido RS, e não na colocação de culpa no adjetivo usado por Gerdau.

BOBOS-ALEGRES

O fato é que não são poucos os fracassos que o RS vem colhendo ao longo dos últimos 50 anos. Olhando, por exemplo, para as contas públicas, para a economia, e, principalmente, para a educação, saúde e segurança pública, nem é preciso ir mais longe: temos, só por aí, uma correta dimensão do quanto os gaúchos se transformaram em verdadeiros BOBOS-ALEGRES.

CAINDO FORA

O Pensador e cientista político Paulo Moura, no meu entender, foi quem melhor traduziu as palavras de Gerdau: - Não acho que haja acomodação, mas conservadorismo. Muitos gaúchos com perfil empreendedor acabam indo para outras regiões em busca de oportunidades. Aqui todo projeto enfrenta uma certa resistência.

SEM SURPRESA

Quando li a reação do governador Tarso Genro, que através do Twitter (ferramenta criada no ambiente capitalista), declarou que o comentário de Jorge Gerdau, além de demonstrar desconhecimento, era ofensivo, também não fiquei surpreso.

SIMBOLO DO FRACASSO

Quem estiver disposto a ler o livro do Pensador Darcy dos Santos -O RS Tem Saída?- verá, com todas as letras e números, a situação lamentável que o (des) governador Tarso colocou as contas públicas do Estado. Se o povo gaúcho resolver tomar conhecimento da tragédia, de duas uma: 1- cai fora imediatamente, deixando, portanto, de ser acomodado; ou, 2- nunca mais vota em petistas para qualquer cargo. Inclusive para síndico de condomínio.

BREJO

Aliás, se colocarem qualquer governo para administrar o deserto do Saara, como disse certa vez o economista Milton Friedman, vai faltar areia em cinco anos. Faço aqui um arremate: se o governo for do PT, a areia é roubada no primeiro ano. Para concluir: enquanto alguns tentam definir se os gaúchos são ACOMODADOS ou CONSERVADORES, o RS vai, em forma acelerada, para o BREJO.

Leia mais

05 mai 2014

A DIFÍCIL ESCOLHA DE ASSUNTOS


ASSUNTOS DOMINANTES

Confesso que nunca encontrei tanta dificuldade na escolha de temas para abordar e comentar nos meus editoriais do Ponto Crítico. Como os petistas são pródigos em tudo que fazem, na tela do meu computador brotam os mais variados assuntos cujo propósito é o de me chamar para o desafio diário.

MARCA REGISTRADA

Pois, enquanto trato de ler e organizar a quantidade de notícias que trafegam, sem parar, na tela do meu notebook, vejo que além das incontáveis safadezas, marca registrada deste que já é considerado como um dos mais corruptos governos do planeta, a incompetência petista também cresce, de forma absurda e sem hesitar, na administração da coisa pública.

SIMBOLOS

Como tudo aquilo que ganha grande destaque, geralmente é marcado como símbolo, o Mensalão já aparece na história do Brasil como marca da corrupção que grassa no nosso pobre país. Consta, também, que, por obediência cega à cartilha de Antonio Gramsci, o ex-presidente Lula repete a todo momento, tanto aqui quanto no exterior, que o Mensalão não passa de uma pirotecnia. Mais: que o Poder Judiciário faz oposição ao PT. Pode?

FUSÃO

Já o confessado MAU NEGÓCIO que representa a estranha aquisição da Refinaria de Pasadena, pela Petrobrás, que depois de várias semanas ainda se mantém nas manchetes dos noticiários do país, garantiu um selo diferenciado: mostra que a incompetência petista, ao se fundir com a corrupção promove um componente de reação altamente explosivo.

DILMA NERVOSA

Nervosa, demonstrando preocupação com tantas descobertas de malfeitos petistas, a confusa e incompetente presidente Dilma-Petista, como mostram as pesquisas de intenção de voto, também dá sinais de que assimilou o golpe. Cambaleante, a presidente mostra que está perdendo suas forças político-eleitorais.

BOIA-ESTUPIDEZ

Para se manter respirando até a realização do pleito, Dilma sacou a arma representada por dois instrumentos de forte apelo populista: a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste de 10% no Bolsa Família. Por enquanto, pelas vaias que Dilma recebeu aqui e ali no final de semana, a impressão que tem é que o remédio não desceu bem no estômago dos eleitores.

VENDER A PETROBRÁS????

Não satisfeita com o estrago que promoveu na fragilizada Petrobrás, e com o semblante carregado de preocupação face à aproximação de Aécio Neves nas pesquisas de intenção de voto, Dilma-Petista cometeu mais uma estupidez. Eis: Na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental e de batismo da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V da Petrobrás, em Uberlândia, MG, Dilma disse:

-é inadmissível ficar querendo vender a Petrobrás ou trocando nome da Petrobrás- (?)

Que tal?Mais ainda:

Depois de simplesmente destruir a estatal, como informam os números da empresa, assim como as declarações de seus próprios (péssimos) diretores e cons

Pode?

Leia mais

02 mai 2014

VASTA PLANTAÇÃO DE PROBLEMAS


DECISÃO POPULISTA

Boa parte dos meios de comunicação do Brasil, certamente para não colocar em risco a cota de publicidade que recebe do governo federal, deixou de apontar que a atitude da presidente Dilma, no pronunciamento que fez na véspera do 1º de maio foi altamente POPULISTA.

INSATISFEITOS

Dilma, mais do que sabido, é uma adoradora incorrigível por despesas. Pois, desta feita, além de aumentar gastos públicos com o propósito de angariar votos para sua reeleição, promoveu mais um rombo no Orçamento de 2015, cujo impacto deve chegar em torno de R$ 9 bilhões. O curioso é que nem assim deixou os -beneficiados- satisfeitos.

AUTO-CENSURA

Pois, enquanto vários de nossos meios de comunicação ficaram se auto-censurando, o jornal britânico Financial Times, que não admite este tipo de -cala-boca-, classificou os benefícios declarados como mais um -passo populista- antes das eleições presidenciais.

REFORMAS

Lamentavelmente, ao invés de fazer as reformas que o Brasil precisa, mais do que urgentemente, que permitam que o nosso país venha a ser minimamente competitivo, Dilma toma decisões -Bolivarianas-, ou seja, que dificultam ainda mais o nosso crescimento e desenvolvimento.

MATRIZ

A ânsia que o PT tem pelo Poder, como se percebe, é de tal forma astronômica que os meios para chegar lá (ou lá se manter) não se submetem a limite algum. O propósito do PT, não importa o preço, é não se afastar um milímetro da falida Matriz de Subdesenvolvimento. Matriz essa, diga-se de passagem, devidamente abençoada pelo Fórum de São Paulo, cujos resultados podem ser atestados em Cuba, Venezuela, Argentina...

COM ATRASO

Antes que seja mal compreendido faço questão de esclarecer que a correção da tabela do Importo de Renda é uma decisão que chega com grande atraso. O problema, no entanto, é que o governo só toma decisões cujos resultados são aumentos de rombos nas combalidas contas públicas.

PLANTANDO PROBLEMAS

Volto a repetir, pela enésima vez, que o Brasil precisa corrigir tabelas e anseios por meio de reformas. Medidas, portanto, que promovam diminuição de custos, que, por consequência, tornem o país mais leve e em condições de competir no mercado internacional. Fora disso estamos plantando problemas ainda mais sérios, com colheitas abundantes de fracassos.

Leia mais

30 abr 2014

A HIPOCRISIA CORRE SOLTA


HIPOCRISIA

Ontem, o deputado Romário, ao comentar a reação de Daniel Alves, atleta do Barcelona que comeu a banana que foi atirada na sua direção, no último domingo, fez uma importante revelação ao dizer que a hipocrisia corre solta no Brasil.

QUALIDADE

A rigor, a falsidade e o fingimento de sentimentos, crenças e virtudes se faz presente em todos os cantos do nosso planeta. No Brasil, infelizmente, a hipocrisia está crescendo de tal forma que mais parece uma obsessão ou até uma qualidade.

ESQUERDA CAVIAR

Quem quer ter uma boa ideia do quanto estamos concorrendo, com boa folga à frente de outros países, em termos de hipocrisia, basta que leia o livro do Pensador Rodrigo Constantino -Esquerda Caviar-. As inúmeras citações e exemplos desse lamentável comportamento, por serem absolutamente verdadeiras, chegam a ser chocantes.

ROMÁRIO IRRETOCÁVEL

Voltando às declarações do deputado Romário, por mais polêmico que seja o ex-craque, a visão que expõe sobre a Copa do Mundo é irretocável. Eis: 1- Fora de campo, só pelo gasto, que subiu de R$ 25 bilhões para mais de R$ 30 bilhões, já perdemos a Copa. 2- Detalhe importante: no início o governo Lula dizia que 90% da verba seria privada, e o que aconteceu foi o contrário: 90% da verba é pública. Por isso as pessoas têm que se manifestar nas ruas, mesmo, afirma Romário.

CORAGEM

Como bem diz Constantino no seu livro, poucos são aqueles com a coragem de remar contra a maré, de ousar e questionar o rebanho. A covardia moral que leva ao fenômeno -Maria vai com as outras- pode explicar a fantástica atração que a maioria dos jornalistas, artistas e intelectuais têm pelo que dizem e fazem os líderes socialistas.

ESQUERDA CAVIAR

No Brasil, por exemplo, falar em praça pública que pratica orgias é bem menos ofensivo do que defender, por exemplo, a privatização da Petrobrás! Como disse Nelson Rodrigues: Por medo das esquerdas, grã-finas e milionários fazem poses socialistas. Se já era assim no seu tempo, hoje tudo piorou.

ESPERTOS, NÃO EXPERTOS

Em suma: a Copa do Mundo, pela sua enorme expressão, vai tornar o Brasil bem mais conhecido mundo afora. Se por um momento (durante a crise mundial) chegou a ser considerado a Bola da Vez, desta vez o mundo todo vai entender que o PT de Lula, Dilma & Cia se notabilizou não só pela extraordinária incompetência, mas, principalmente, pela corrupção. Ficarão todos sabendo que seus colaboradores, em todos os níveis de governo, precisam confirmar que são exclusivamente ESPERTOS e nada EXPERTOS nos setores e empresas que lhe são confiados.

Leia mais