OPINIÃO
Quem emite opinião, mesmo que se mantenha restrito aos temas que domina com boa profundidade, precisa saber que jamais conseguirá agradar a todos que compõe o universo de seus seguidores.
CONVENCIMENTO
Como muita gente reage de forma apaixonada e/ou por interesse próprio aos mais diversos assuntos, o comunicador deve saber que nem mesmo as críticas e opiniões manifestadas através de números (ciência exata) são capazes de propor um convencimento pleno.
COMPREENSÍVEL
Entretanto, pelo que já percebi, a maioria daqueles que usam a linguagem futebolística na construção de seus argumentos, além de atraente torna a comunicação bem mais interessante e minimamente compreensível.
LEGADO ECONÔMICO
Pois, aproveitando este momento em que os brasileiros estão respirando Copa do Mundo por todos os poros, a ponto dos jornais dedicarem em torno de 50% de seus espaços para o importante evento, valho-me desta incrível paixão que o povo tem pelo futebol para mostrar o legado econômico que o Mundial deixará ao longo dos 30 dias de jogos da Copa. Acompanhem o raciocínio:
INDÚSTRIA
Todos sabem (ou deveriam saber) que a economia brasileira (números oficiais confirmam) apresentou crescimento quase zero (0,2%) no primeiro trimestre. Vale lembrar, por oportuno, que o setor INDUSTRIAL foi aquele que apresentou, no período, taxa fortemente negativa (-0,8%).
JOGOS DA COPA
Considerando que ao longo dos 30 dias da Copa, que vai de 12/06 a 13/07, as horas trabalhadas em todos os setores da economia, mormente nas áreas produtivas, serão extremamente reduzidas. Tudo para que todos os brasileiros possam acompanhar os jogos (que serão realizados durante todas as tardes).
FÉRIAS PERMAMENTES
Ou seja, se a indústria já vinha apresentando uma performance pra lá de ruim sem Copa, imaginem os números que o setor vai apresentar, tanto no segundo trimestre (abril, maio e junho) quanto no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), nos quais acontece o Mundial. Se muitas indústrias já estão concedendo férias coletivas temporárias por absoluta falta de demanda, a Copa vai transformar estas paralisações em FÉRIAS PERMANENTES. Que tal?Espero que a linguagem futebolística tenha ajudado na compreensão. Principalmente para os apaixonados.