Artigos

05 ago 2016

APOIO A MORO


DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO

Ontem, a convite da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o juiz Sérgio Moro participou de uma audiência com o propósito de debater as DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO, que compõem o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que recebeu assinaturas de mais de DOIS MILHÕES DE BRASILEIROS. 


PLIP

Vale dizer, com letras maiúsculas, que este Projeto (PLIP) é uma legítima e indiscutível atitude revestida da mais pura DEMOCRACIA. Vejam que o número expressivo de assinaturas colhidas, que por si só diz com absoluta clareza o quanto os brasileiros exigem medidas que realmente consigam combater a corrupção, é quase três vezes maior do necessário para poder emplacar qualquer Projeto de Iniciativa Popular. 


SANCIONAR E PUBLICAR NO DOU

Isto significa que, a rigor, o Projeto (PLIP), do jeito que foi redigido e devidamente assinado pelo povo, nem deveria passar por Comissão alguma e muito menos deveria ser aprovado pelo Plenário. O Congresso deveria, apenas e tão somente, sancionar, publicar no Diário Oficial da União e cumprir, ipsis litteris, o desejo do povo.  


FORO PRIVILEGIADO

Pois, além de defender o desejo do povo brasileiro através das assinaturas, o juiz Moro foi mais além: defendeu o FIM DO FORO PRIVILEGIADO, que depende de uma PEC - Projeto de Reforma Constitucional-.

Sem ser bidu, Moro disse, com total simplicidade, que o FORO PRIVILEGIADO fere a ideia básica da DEMOCRACIA e da própria Constituição, que diz que todos devem ser tratados como iguais. 
Mais: o magistrado destacou que, "tranquilamente", abriria mão do benefício.


RELATOR

Fico feliz que o relator, deputado Onix Lorenzzoni, mostra intenso interesse no assunto. Entretanto, ninguém desconhece que será difícil a aprovação das DEZ MEDIDAS. Como trabalhei duro, na beira da praia de Jurerê, durante todo o verão passado, para angariar assinaturas, mais do que ninguém exijo que  tudo que expliquei a cada um dos assinantes do PLIP seja aprovado. Isto significa que o meu trabalho só vai cessar quando o PLIP for aprovado.   


190 MILHÕES

Como uma andorinha não faz verão, o sucesso destas importantes vontades do povo só poderão se transformar em realidade com a força de todos. Os deputados precisam ouvir a voz rouca dos indignados que não somam apenas os DOIS MILHÕES que assinaram o documento. Na verdade, mais de 190 milhões exigem que a corrupção seja combatida e que o Foro  Privilegiado acabe imediatamente.



Leia mais

04 ago 2016

LIÇÃO DE CASA???


BOM DESEMPENHO

A expressão -LIÇÃO DE CASA-, que é muito usada nas análises e comentários esportivos, serve para dizer que  jogando dentro de seus estádios, os clubes têm como obrigação apresentar um bom desempenho perante seus adversários.


MAU ALUNO

Ontem, o economista Aod Cunha, que já foi secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul no governo Yeda Crusius, repetiu a frase, dizendo que o RS não foi um bom aluno e com isto deixou de fazer a TAREFA DE CASA. Ou seja, deixou para trás as possibilidades de desenvolvimento sustentável. 


GOVERNOS PETISTAS

Pois, antes de tudo é necessário saber qual LIÇÃO DE CASA o povo gaúcho exigiu dos governantes que elegeu nas últimas décadas. Se for levado em conta apenas o que fizeram os governos petistas, com Olívio Dutra e Tarso Genro à frente, fica evidente que a LIÇÃO DE CASA imposta pelos eleitores foi cumprida à risca. Afinal, governos petistas e/ou socialistas têm como propósito arrasar CONTAS PÚBLICAS.

 


LIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Volto a explicar, pela enésima vez, que existem boas e más LIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO para serem cumpridas. As boas dizem, antes de tudo, que é preciso gastar somente aquilo que a receita permite. E quando se fazem necessários empréstimos, as parcelas de amortização devem, obrigatoriamente,  caber dentro do fluxo de caixa.  As más não precisam ser explicadas, pois basta ver o que os governos petistas, principalmente, fizeram com o País e com o RS.


DEMOCRACIA FALACIOSA

Com absoluta razão, Aod disse que -Reformas importantes são muito difíceis de serem executadas em ambientes democráticos-. O que o economista não referiu é que no Brasil e no RS a DEMOCRACIA é uma falácia, pois quem manda, de fato, são as Corporações de funcionários públicos, que funcionam como braços dos governos neo-comunistas.

 


ESQUEÇAM

Sejamos, portanto, sensatos: se, decididamente, for do interesse público, ou seja, da maioria que só tem como obrigação pagar a conta dos privilegiados -tanto ativos como inativos-, o enfrentamento dos problemas que impedem o crescimento realmente sustentável do País e do RS, a solução, gostem ou não, passa pelo fim dos DIREITOS ADQUIRIDOS. Fora daí, esqueçam. ESQUEÇAM!!! 


ALÉM DO LIMITE

É uma pena que muita gente não tem capacidade de entender que os DIREITOS atingiram um patamar impossível de ser ATENDIDOS. Não há crescimento que consiga pagar o que foi aprovado. E pior ficará caso venham a ser aprovados mais aumentos de despesas de pessoal. 

A propósito: no Brasil, enquanto o PIB cai 7,00% em dois anos (2015/2016), os salários dos trabalhadores de PRIMEIRA CLASSE DO STF aumentam 16,38%, para uma inflação medida pelo IPCA nos últimos doze meses de 8,84% até junho de 2016 (ganho real acima da inflação de 85,20%). Pode?

 

ATENÇÃO: nós, brasileiros e gaúchos, não chegamos no limite. O limite já foi ultrapassado faz tempo. E, para piorar, continuamos fazendo a LIÇÃO DE CASA DA DESTRUIÇÃO, imposta pelas Corporações que mandam nos governantes. 



Leia mais

03 ago 2016

TERMÔMETRO QUEBRADO


COISA RARA

Para aqueles que conseguem desenvolver o raciocínio lógico, algo que, lamentavelmente, está se tornando cada vez mais raro no nosso país e, principalmente, no meu Estado, o RS, nada do que está acontecendo com a nossa economia e com as contas públicas é obra do acaso. 


VONTADE PRÓPRIA

Isto significa, com todas as letras, que a situação chegou a este ponto deplorável por exclusiva vontade dos nossos governantes e da concordância da maioria dos eleitores do país e do estado gaúcho, que por sinal tem feito de tudo para provar que erra de forma gritante quem o considera como o mais politizado do Brasil. 


GRANDE FURADA

Como, ao longo desses últimos 15 anos de Ponto Crítico sempre insisti muito, enfatizando o quanto os brasileiros e gaúchos embarcaram numa GRANDE FURADA ao eleger governantes petistas,  os meus editoriais acabaram se revelando como uma prova cabal de que pertenço ao seleto grupo de brasileiros que consegue desenvolver o raciocínio lógico. Algo, aliás, que se tornou raro em vários países da América Latina.  


ESPERANÇA INTUITIVA

Pois, agora que estamos nos aproximando da data do Impeachment da estúpida e criminosa presidente afastada, Dilma Rousseff, que mais parece uma novela sem fim, vejo o renascer de uma ponta de ESPERANÇA, ainda que INTUITIVA, quanto ao futuro do nosso país.

 


TERMÔMETRO

Entretanto, se existisse um instrumento capaz de medir, a cada momento, o grau de CONFIANÇA E ESPERANÇA daqueles que conseguem fazer bom uso do raciocínio, e o mesmo funcionasse tal qual um termômetro com ponteiros, o mesmo, certamente, já estaria quebrado.  


OSCILAÇÕES BRUSCAS

Pelo que acontece diariamente no Brasil e no RS, por mais resistente e preciso que fosse o instrumento, pelo grau de oscilação da desconfiança, que se movimenta através das atitudes e decisões tomadas pelo nossos governantes, em todos os seus níveis, torna-se impossível a existência de algo que suporte tamanha variação.  


SIMPLES ASSIM

Como se vê, os brasileiros em geral apenas têm fé de que algo bom venha a acontecer. Como os governantes, com a ajuda das Corporações, não estão dispostos a transformar o país num lugar decente e promissor, e o povo detesta ser ator das boas mudanças, não vejo como alimentar a minha ESPERANÇA. 

Só para que me entendam: para que exista alguma ESPERANÇA é necessário que uma ou mais atitudes sejam tomadas. E mesmo correndo o risco de não darem certo. Ou seja, sem a tomada de atitudes corretas não há como ter ESPERANÇA de que algo bom aconteça. Simples assim...



Leia mais

02 ago 2016

CÉREBROS MUTILADOS


MUTILAÇÃO CEREBRAL

A cada dia que passa fica mais visível o estrago que o POPULISMO já causou nas mentes de grande parte do povo brasileiro. A mutilação cerebral foi tamanha, que muita gente jamais voltará a ser capaz de pensar e discernir sobre qualquer coisa.


 


PRESERVAÇÃO DO SER

Insisto: pelo que mostram os estragos, os mutilados cerebrais revelam, ainda que  a muito custo, que só conseguem desenvolver inteligência no seu grau mais primitivo, o que é típico dos demais animais que visam apenas a  preservação do ser.


ESPÉCIE

Esta lamentável espécie, que vem crescendo e se desenvolvendo de forma perigosa e ameaçadora por todos os cantos do país, mais parece uma  mistura de INGENUIDADE com IDIOTICE. E a consequência desta fusão mostra a que ponto o POPULISMO se revela como um potente e certeiro destruidor de mentes.


ARREPENDIDOS

A rigor, muitos daqueles que não beberam a água POPULISTA, que jorrou aos borbotões desde que o PT assumiu o país, com Lula à frente e depois com Dilma, dão a entender que estão embriagados com o perfume exalado pelas ideias e atitudes bolivarianas. São os chamados ARREPENDIDOS e, portanto, dispostos a largar o péssimo vício que adquiriram ao longo dos últimos anos.


TÁBUA DE SALVAÇÃO

O fato é que o INSTINTO não permite entender o quanto o Brasil precisa ser REFORMADO. Isto só é possível com INTELIGÊNCIA E DISCERNIMENTO. As PRIVATIZAÇÕES e/ou a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, por exemplo, ainda são vistas como SACOS DE MALDADES, quando deveriam ser consideradas como TÁBUAS DE SALVAÇÃO. Para o povo e, por consequência, para o Tesouro. 


LIBERDADE

Da mesma forma, a LIBERDADE, que o brasileiro em geral vive defendendo, com unhas e dentes, como um fim, quando deveria exigir a LIBERDADE COMO UM MEIO para atingir todos os fins. Aliás, aí está a verdadeira e única TÁBUA DE SALVAÇÃO para o Brasil como um todo.  


CORPORAÇÕES

É importante ressaltar que os programas POPULISTAS não envolvem apenas aqueles que ocupam os governos. Juntam-se aos tiranos as CORPORAÇÕES,  que funcionam como verdadeiros DOMADORES DE MENTES SEQUESTRADAS E MUTILADAS. O curioso, para não dizer lamentável, é que nenhuma CORPORAÇÃO ou mesmo SINDICATO tem vocação para melhorar o país. Ao contrário, só têm olhos para a destruição.

 



Leia mais

01 ago 2016

O UFANISMO DA MÍDIA


OLIMPÍADAS 2016

A partir de hoje, 01/08, até o dia 21, os principais meios de comunicação do país passam a dar maior importância aos Jogos Olímpicos 2016. Com isso, a maior parte de suas transmissões e/ou impressões diárias é destinada a tudo que acontece, basicamente, na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. 


ATLETAS BRASILEIROS

Como os anunciantes colocaram muito dinheiro nas cotas de patrocínio das Olimpíadas, as empresas de comunicação, por óbvio, precisam fazer a sua parte, qual seja a de promover, cobrir e divulgar, da melhor forma possível, o importante evento. Isto inclui, certamente, a participação dos atletas brasileiros na busca por medalhas. 


UFANISMO

Até aí tudo bem e tudo muito certo. Entretanto, no meu modesto entender, o ato de conquistar patrocinadores tem levado, sistematicamente, as empresas de comunicação a ultrapassar o limite do bom senso, aumentando desmedidamente o detestável sentimento de UFANISMO, que significa PATRIOTISMO EM EXCESSO ou ORGULHO DESMEDIDO E DEMASIADO DE SEU PRÓPRIO PAÍS. 


MODALIDADES ESPORTIVAS E FORA DELAS

Por certo que todos nós queremos uma ótima participação dos atletas do Brasil nas Olimpíadas. Mas é importante levar em conta que mesmo atuando na nossa casa estamos ainda longe de sermos melhores do que os nossos concorrentes em muitas modalidades esportivas e fora delas.

 


BRASILEIROS ORGULHOSOS

Aliás, para ser bem sincero e verdadeiro, neste momento não há país neste mundo capaz de concorrer com o Brasil nas modalidades -CORRUPÇÃO E SUPERFATURAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS-. E ainda que não sejam modalidades esportivas e muito menos Olímpicas,  aí não tem para ninguém. Somos, simplesmente, CAMPEÕES. Só que, por incrível que possa parecer, muitos brasileiros sentem ORGULHO disto.
 


VOZES ROUCAS DAS RUAS

Ontem, nas manifestações de rua em todo o país, este lamentável sentimento de ORGULHO PELA CORRUPÇÃO E POR CORRUPTOS se fez presente. Mais uma vez foram ouvidas as duas VOZES ROUCAS das ruas:  uma, felizmente, composta pela maioria dos brasileiros, gritando que estão fartos de corrupção; outra, daqueles que, cheias de UFANISMO E ORGULHO, devotam paixão por corruptos e corruptores. 


ORGULHO DO QUÊ?

O fato é que aquilo que mais interessa ao Brasil, que trata do necessário e inadiável impeachment da péssima e criminosa presidente-afastada Dilma Rousseff, vai ficar para, isto se tudo der certo, o final de agosto. Aí fica a pergunta: - ORGULHO DO QUÊ MESMO? 



Leia mais

29 jul 2016

A META É O CAOS?


GASTOS ABSURDOS

Enquanto o povo brasileiro espera pelo encantado Impeachment da criminosa presidente afastada, Dilma Neocomunista Rousseff, o governo Temer, se dizendo pronto para recuperar a confiança do povo brasileiro, não para de elevar gastos públicos, sendo que a maior parte é canalizada para os bolsos da classe mais privilegiada do país: os funcionários públicos. 


META

Como a economia já deu mostras claras e suficientes de que é incapaz de suportar o patamar das regalias concedidas aos funcionários públicos, que além de não fazerem produto algum ainda compõem a privilegiada PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS, por simples dedução fica evidente que o governo tem como meta o CAOS TOTAL.

 


SEM EXAGERO

Antes que algum leitor mais desatento enxergue algum exagero nas linhas deste editorial sugiro que faça uma revisão apenas das notícias deste mês, que está findando. Verá, certamente, que durante o período várias categorias de funcionários públicos foram beneficiados por reajustes salariais. Todos, diga-se de passagem, absurdos.  


ESTABILIDADE

O que mais chama a atenção é que para poder atender ao fantástico aumento dos gastos públicos, a iniciativa privada, que realmente sustenta o setor público, precisa economizar ao máximo e/ou renunciar a novos investimentos. E o principal corte de custos se dá pela dispensa dos empregados. Coisa que não acontece na inchada máquina pública, pois os funcionários públicos são protegidos pela ESTABILIDADE no emprego. Pode? 


RIO GRANDE DO SUL

Aliás, mais uma vez volto a usar o Rio Grande do Sul como exemplo do quanto os gaúchos têm predileção por aumento de salários dos funcionários públicos da mesma forma como aceitam a inexistência de serviços públicos prestados. Chega a ser algo que só pode ser explicado pela alta psicologia e/ou psiquiatria. 


PROVIDÊNCIAS

Vejam o que o governo atual já fez:

1- aumentou os impostos (insonegáveis) de energia, combustíveis e comunicação;

2- conseguiu dispensa do pagamento da dívida que tem junto à União;

3- lançou mão de 90% dos depósitos judiciais;  

e mesmo assim não consegue mais pagar a folha dos servidores da ativa e dos inativos.

Pois, sem dar a mínima para a terrível situação financeira do Estado, a maioria dos deputados gaúchos aprovou um aumento indecente e impossível aos funcionários do Judiciário, Ministério Público e Legislativo. Que tal? 


BÚSSOLA

Confesso, meus caros leitores, que perdi a bússola. Não sei, sinceramente, o que os funcionários públicos, que só fazem greve, querem mais. Também não sei o que os gaúchos e brasileiros que pertencem à SEGUNDA CLASSE estão dispostos a fazer. Se algum leitor encontrou a bússola e souber o que fazer, atendendo a Constituição, peço que se manifeste.

A propósito: leiam abaixo, no Market Place, o tamanho do desemprego (11,3%) no Setor Privado. E saibam que no Setor Público a taxa de desemprego é ZERO.



Leia mais