OLIMPÍADAS 2016
A partir de hoje, 01/08, até o dia 21, os principais meios de comunicação do país passam a dar maior importância aos Jogos Olímpicos 2016. Com isso, a maior parte de suas transmissões e/ou impressões diárias é destinada a tudo que acontece, basicamente, na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.
ATLETAS BRASILEIROS
Como os anunciantes colocaram muito dinheiro nas cotas de patrocínio das Olimpíadas, as empresas de comunicação, por óbvio, precisam fazer a sua parte, qual seja a de promover, cobrir e divulgar, da melhor forma possível, o importante evento. Isto inclui, certamente, a participação dos atletas brasileiros na busca por medalhas.
UFANISMO
Até aí tudo bem e tudo muito certo. Entretanto, no meu modesto entender, o ato de conquistar patrocinadores tem levado, sistematicamente, as empresas de comunicação a ultrapassar o limite do bom senso, aumentando desmedidamente o detestável sentimento de UFANISMO, que significa PATRIOTISMO EM EXCESSO ou ORGULHO DESMEDIDO E DEMASIADO DE SEU PRÓPRIO PAÍS.
MODALIDADES ESPORTIVAS E FORA DELAS
Por certo que todos nós queremos uma ótima participação dos atletas do Brasil nas Olimpíadas. Mas é importante levar em conta que mesmo atuando na nossa casa estamos ainda longe de sermos melhores do que os nossos concorrentes em muitas modalidades esportivas e fora delas.
BRASILEIROS ORGULHOSOS
Aliás, para ser bem sincero e verdadeiro, neste momento não há país neste mundo capaz de concorrer com o Brasil nas modalidades -CORRUPÇÃO E SUPERFATURAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS-. E ainda que não sejam modalidades esportivas e muito menos Olímpicas, aí não tem para ninguém. Somos, simplesmente, CAMPEÕES. Só que, por incrível que possa parecer, muitos brasileiros sentem ORGULHO disto.
VOZES ROUCAS DAS RUAS
Ontem, nas manifestações de rua em todo o país, este lamentável sentimento de ORGULHO PELA CORRUPÇÃO E POR CORRUPTOS se fez presente. Mais uma vez foram ouvidas as duas VOZES ROUCAS das ruas: uma, felizmente, composta pela maioria dos brasileiros, gritando que estão fartos de corrupção; outra, daqueles que, cheias de UFANISMO E ORGULHO, devotam paixão por corruptos e corruptores.
ORGULHO DO QUÊ?
O fato é que aquilo que mais interessa ao Brasil, que trata do necessário e inadiável impeachment da péssima e criminosa presidente-afastada Dilma Rousseff, vai ficar para, isto se tudo der certo, o final de agosto. Aí fica a pergunta: - ORGULHO DO QUÊ MESMO?