Artigos

16 set 2016

LULA - O PSICOPATA


REAÇÃO DIAGNOSTICADA

A reação mostrada por Lula, um dia após ter sido denunciado pelo MPF como COMANDANTE MÁXIMO DO ESQUEMA DA LAVA-JATO, foi a prova que faltava para atestar que o ex-presidente sofre de distúrbios mentais graves. Lula é, definitivamente, um PSICOPATA.

 

 


MENTE SEM RUBORIZAR

Quem assistiu a reação de Lula pela TV teve, certamente, dupla percepção: combinou o áudio com a imagem de alguém que perdeu completamente  não só a consciência como a compostura. Lula, sem ruborizar, mente descaradamente. Com absoluta convicção diz, e repete a todo momento, que é o ser mais honesto que habita o nosso planeta. Pode?

 


PSICOPATIA

Com a pretensão de melhor entender o comportamento do ex-presidente, que se agrava de forma gritante dia após dia, esbarrei com o texto do psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, sobre a PSICOPATIA.

 


CONJUNTO DE COMPORTAMENTOS

Eis o que diz o psiquiatra Hervey: - A PSICOPATIA consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadoras à primeira vista, os PSICOPATAS geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.

 


EGOCÊNTRICOS, DESONESTOS E INDIGNOS DE CONFIANÇA

Os PSICOPATAS, segue Cleckley, costumam ser EGOCÊNTRICOS, DESONESTOS E INDIGNOS DE CONFIANÇA. Mais: com frequência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio.

Os psicopatas não sentem culpa. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.  


ENQUADRAMENTO PERFEITO

A rigor, Lula se enquadra perfeitamente no perfil definido como portador da séria doença. Ainda mais se for levado em conta que muitos PSICOPATAS, por mostrarem enorme capacidade para manipular pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder.

 


PRISÃO

Detalhe: o psicopata não é um sociopata. Dizem os estudos que os PSICOPATAS nascem com características como impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigos, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais. Já o sociopata, apresenta um temperamento um pouco mais "normal" que os psicopatas.

No caso de Lula estou convencido de que a sua grave doença deve ser tratada num ambiente propício: A PRISÃO!  



Leia mais

15 set 2016

PROPINOCRACIA - O TIPO DE GOVERNO DO PT


COMANDANTE MÁXIMO

Os leitores hão de concordar que não existe nada mais importante para ser comentado, analisado e opinado do que a DENÚNCIA FORMALIZADA, de forma bastante meticulosa, pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, considerado pela grande equipe chefiada pelo patriota-procurador Deltan Dallagnol como o COMANDANTE MÁXIMO DE UM FORTE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO jamais visto no Brasil. Quiçá no mundo.

 


SÉRIE MOMENTANEAMENTE INTERROMPIDA

Antes, porém, um esclarecimento aos leitores que estranharam o fato de ter interrompido a série -AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O PENSAR+, sem a apresentação do candidato-pensador Nelson Marchezan Jr, que concorre a Prefeito de Porto Alegre. 


AGUARDANDO O CONTEÚDO

Atendendo ao questionamento dos leitores informo que os cinco candidatos que formam o TIME DE PENSADORES, conforme combinado, tratariam de produzir e enviar os seus conteúdos de apresentação, com propostas de políticas públicas para serem defendidas caso venham a se eleger.  

Como o candidato-pensador Marchezan Jr, até o momento em que escrevo este editorial, não enviou o seu material, a série, que já mostrou QUATRO CANDIDATOS-PENSADORES precisou ser interrompida. Espero, no entanto, que até o dia do pleito o conteúdo que trata de sua apresentação e propostas seja enviado para que a SÉRIE possa ser completada. 

 

 


SEM NOVIDADE

Enquanto isso, diante da IMPACTANTE DENÚNCIA feita ontem pelo MPF, não posso deixar de colocar a minha colher neste importante assunto que está sacudindo os meios políticos e policiais do nosso pobre país. 

Por óbvio devo esclarecer que nada do que foi sustentado pela valorosa equipe do MPF pode ser considerado como novidade. A novidade, caros leitores, é a DENÚNCIA, não o conteúdo exposto pelo procurador Deltan.


PROPINOCRACIA

A apresentação minuciosa, feita pelo patriota-procurador Deltan Dallagnol, atingiu o seu auge quando o mesmo usou o termo -PROPINOCRACIA- para definir o TIPO/FORMA ADOTADO PELO PT PARA GOVERNAR O BRASIL. 


TRIPÉ ALTERADO

A -PROPINOCRACIA-, segundo o patriota- procurador Dallagnol, SE ESTABELECEU através da alteração do tripé, formado por FINS QUE SERIAM LÍCITOS, como - 

1- GOVERNABILIDADE;

2- PERPETUAÇÃO NO PODER e

3- ENRIQUECIMENTO;

para FINS ABSOLUTAMENTE ILÍCITOS, como 

1- GOVERNABILIDADE -CORROMPIDA-;

2- PERPETUAÇÃO -CRIMINOSA- NO PODER; e

3- ENRIQUECIMENTO -ILÍCITO-


SEM ÁGUA

O Brasil está ansioso pelo desfecho que será dado pelo juiz Sérgio Moro, que ao receber a DENÚNCIA irá se pronunciar. Tudo leva a crer que o destino do DENUNCIADO é a PRISÃO. No meu entender LULA deveria ser preso sem direito a água. Mais: confinado, para todo o sempre, numa CELA SOLITÁRIA em presídio de segurança máxima. Lugar digno de um COMANDANTE MÁXIMO DO MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO jamais visto neste mundo. 



Leia mais

14 set 2016

CAUSA ARRASADORA


FALTA DE DISCERNIMENTO

Entre tantos inimigos que lutam desesperadamente e com todas as suas forças para evitar que o nosso pobre país se desenvolva em níveis nada além do razoável, certamente que o maior deles é a FALTA DE DISCERNIMENTO, OU RACIONALIDADE.   


OBSTÁCULOS

É a partir da FALTA DE DISCERNIMENTO que obstáculos de todos os tamanhos vão sendo colocados em todos os caminhos, impedindo a visão, o acesso e, por consequência, os prazeres de tudo aquilo que poderia ser desfrutado com o crescimento da economia.


SEGUNDA CLASSE

A rigor, aí está a grande CAUSA de todos os males que afetam a vida e a consciência da maioria dos cidadãos deste nosso imenso país. Tanto é verdade que mais de 90% do nosso povo não sabe, ou não dá a mínima importância, que faz parte de uma lamentável SEGUNDA CLASSE DE BRASILEIROS. 


SENSO COMUM

Com a consciência totalmente SUFOCADA, tudo que acontece de ruim, ou que torna o Brasil um país muito caro para quem realmente produz, é considerado como NORMAL e, portanto, ACEITÁVEL. É o que a psicologia chama de SENSO COMUM, ou aglomerado de hábitos, inconscientes ou semiconscientes, que governam o dia-a-dia das pessoas. Resumo: ninguém discute, nem reclama.

 


GRANDE CUSTO

Pouquíssimos brasileiros sabem que o GRANDE CUSTO, que é carregado pela SEGUNDA CLASSE (que onera dramaticamente a produção e o consumo) é formado pelas DESPESAS COM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (União, Estados e Municípios), que compõe uma privilegiada PRIMEIRA CLASSE.


INDEXAÇÃO

Vejam, por exemplo, que diante desta fantástica crise financeira que atinge o país, os estados e municípios, 99% dos brasileiros entendem que INDEXAR DESPESAS é considerado como bom e indispensável para as CONTAS PÚBLICAS. 

A propósito, o pensador Darcy Francisco Carvalho dos Santos, em artigo publicado hoje na ZH, faz uma importante referência sobre este tema, admitindo que vai despertar ódio e incompreensão. Eis o que diz o Darcy:


VINCULAÇÃO E INDEXAÇÃO

A VINCULAÇÃO E A IDEXAÇÃO são os dois maiores inimigos do equilíbrio orçamentário.

A VINCULAÇÃO aumenta automaticamente a despesa sempre que aumenta a receita. No caso do Estado do RS onde 60% da receita é vinculada, para cobrir uma insuficiência 10, a receita tem que ser aumentada em 25, porque 15 é automaticamente gasto (60% de 25). Com a última renegociação da dívida houve redução desse percentual, porque as prestações deixaram de ser pagas em função da receita.

A INDEXAÇÃO, que faz aumentar uma despesa sempre que aumenta outra a que está é indexada. É o caso dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a que estão indexados os membros da justiça e carreiras afins dos estados e de alguns municípios e o teto salarial de todos os servidores. Segundo a imprensa, o reajuste que está por ser votado pelo Congresso Nacional gerará um efeito total em cascata de R 4,5 bilhões em todo o País.
 



Leia mais

13 set 2016

6º CAPÍTULO - ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O PENSAR+


PREFEITO

Encerrada a apresentação dos candidatos-pensadores que concorrem à vaga de VEREADOR,  -Fernanda Barth (11456 ); Felipe Camozzato (30500); e Ricardo Gomes (11022), para completar a apresentação do TIME DE PENSADORES chegou a vez de apresentar os candidatos-pensadores que concorrem a PREFEITO da Capital do RS, -Fábio Ostermann (17) e Nelson Marchezan Jr (45)-.

 


FÁBIO OSTERMANN

Assim, quem ocupa o editorial de hoje é o pensador FÁBIO OSTERMANN, candidato pelo PSL - Partido Social Liberal- com o número 17.  

Para que conheçam melhor o candidato-pensador e suas propostas para Porto Alegre, eis o que diz na sua breve apresentação: 


APRESENTAÇÃO

Meu nome é Fábio Ostermann e sou CANDIDATO A PREFEITO DE PORTO ALEGRE pelo PSL - Partido Social Liberal, com o número 17.
 

Mas, muito mais do que uma sigla partidária, minha candidatura representa aqueles que estão cansados de ver uma cidade tão bonita e tão cheia de potencial largada às traças e jogadas nas mãos da criminalidade que nos enjaula em nossos próprios lares. Minha candidatura é motivada pela minha vontade de viver, não em outra cidade, mas em OUTRA PORTO ALEGRE!
 


PENSANDO NA PRÓXIMA GERAÇÃO

Tenho defendido ao longo desta campanha uma visão de Porto Alegre não somente pensando na próxima eleição, mas na próxima geração. Nossa cidade está ficando para trás em desenvolvimento econômico, indicadores sociais, índices de criminalidade... Sinceramente, é todo dia um 7 a 1!
 

Mas é hora de virarmos o jogo!


TIME JOVEM

Durante minha campanha não utilizei e não utilizarei carros de som, nem poluirei vias públicas. Não busco obter votos prometendo cargos ou benefícios diretos a ninguém. Acredito que os melhores fins se constroem necessariamente através dos meios corretos - morais e legais.

Tenho ao meu lado um time jovem e extremamente motivado, formado em sua maioria por voluntários que acreditam na ideia de que Porto Alegre, de fato, pode mais do que tem entregado aos porto-alegrenses de nascimento ou adoção.
 


PROPOSTAS CONCRETAS

Diferentemente de outros candidatos, não disponho de uma grande estrutura de cabos eleitorais pagos e nem terei muito tempo na TV. Não me coliguei com nenhum outro partido e não estou comprometido com interesses escusos ou grupos de pressão. Meu compromisso é com o ideal de liberdade que, na minha opinião, pode e deve mudar a cara da nossa cidade.

Atenção: tenho propostas concretas e factíveis para mudar nossa cidade. Convido os leitores/eleitores do Ponto Critico a conhecerem um pouco mais sobre minha campanha, minhas propostas e ideias para mudar Porto Alegre. Está tudo no site: (www.fabio17.com.br).



Leia mais

12 set 2016

5º CAPÍTULO - AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O PENSAR+


RICARDO GOMES - 11022

No Capítulo de hoje, da Série Eleições Municipais e o Pensar+, quem se apresenta aos leitores/eleitores é o candidato-pensador RICARDO GOMES (http://www.ricardogomes.com.br) (facebook.com/ricardogomespoa), que concorre a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo Partido Progressista, com o número 11022. Eis:


APRESENTAÇÃO

Sou RICARDO GOMES, advogado, pós graduado em Direito do Trabalho, Mestrando em História e ex-Presidente do Instituto de Estudos Empresariais.

Desde muito cedo, na Faculdade, me interessei por assuntos políticos e econômicos, e por isso me associei ao Instituto Liberal (hoje, Liberdade), do qual fui diretor por mais de 10 anos.


POLÍICA E ECONOMIA

No Instituto de Estudos Empresariais, onde ingressei em 2007, fui Diretor de Formação, Vice-Presidente e Presidente, quando organizamos o 25º Fórum da Liberdade.

Realizei, ao longo destes anos, diversos cursos no exterior, seja de economia, finanças, direito ou história. Sempre buscando uma preparação mais profunda. Em decorrência dessa atuação internacional tornei-me diretor da RELIAL – Rede Liberal da América Latina – posição que ainda ocupo.

 


OMISSÃO DOS BONS E DOS MAIS CAPAZES

Acredito que foi a omissão dos bons e dos mais capazes que permitiu que a política brasileira chegasse nesse ponto, onde não apenas reina a corrupção como também as ideias erradas. Não se trata, portanto, apenas de corrigir a ética (que é, sim, urgente), mas também de rediscutir os fundamentos ideológicos que trouxeram o país a esta crise.

 


PAPEL DO ESTADO

Minha candidatura a Vereador é, assim, fundamentada em uma posição muito clara: o Estado é caro e ineficiente, e está sufocando a iniciativa privada.

Ou reorientamos o papel do Estado, ou estamos fadados ao fracasso como sociedade. Vale dizer: a primeira função de qualquer governo é zelar pela segurança dos cidadãos. Onde não há condições, prover saúde e educação. Se tentar fazer mais que isso, deixa de cumprir esse papel.

 


FALTA LIBERDADE

Eu acredito na Liberdade, e acho que falta Liberdade em Porto Alegre.

Falta liberdade, por exemplo:

1- quando alguém leva meses para abrir um negócio;

2- quando inovações como o Uber são proibidas; quando leis regulam até se podemos ter saleiros nas nossas mesas;

3- falta liberdade também quando não podemos caminhar nas ruas porque falta segurança; e,

4- especialmente,  quando somos reféns de péssimos serviços públicos de saúde, educação e transporte.

 


LIBERTAR E MUDAR PORTO ALEGRE

Libertar Porto Alegre é:

1- reduzir impostos;

2- diminuir a burocracia;

3- simplificar e facilitar a prestação de serviços do Município.

Mudar Porto Alegre é:

1- colocar os cidadãos no protagonismo da cidade;

2- deixá-los conduzir suas vidas e empreender sem carregar o peso da ineficiência do Governo.

 


PROPOSTAS

Eis aí algumas propostas:

1. Fusão da EPTC com a Guarda Municipal, liberando mais agentes para o policiamento ostensivo aliado à gestão do trânsito. Isso evitaria a atual manutenção de dois aparatos administrativos separados e redundantes.

2. Fomento do ensino privado com a compra de vagas nas escolas particulares (vouchers-educação)

3. Redução do ISSQN para o mínimo (2%) para todas as atividades..

4. Diminuição de secretarias; Meritocracia no setor público

5. Incentivo a meios de transportes privados alternativos; Privatização da Carris

6. Menos burocracia, com emissão de alvarás instantaneamente pela internet.



Leia mais

09 set 2016

4º CAPÍTULO - AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O PENSAR+


FELIPE CAMOZZATO

Neste 4º Capítulo da Série -AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O PENSAR+, quem ocupa o editorial para se apresentar aos leitores/eleitores é o candidato-pensador FELIPE CAMOZZATO, que concorre a uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre pelo Partido NOVO, com o número 30500.

 


FICHA LIMPA

Ainda que a FICHA LIMPA do Felipe possa ser analisada, reconhecida e comprovada através das informações que disponibiliza a quem quer que seja, tanto no Facebook (www.facebook.com/fcamozzato) quanto no Site (www.felipecamozzato.com.br), eis aí um breve depoimento do candidato-pensador:


FORMAÇÃO

Meu nome é Felipe Camozzato. Sou formado em Administração ( pela UFRGS); pós-graduado em Finanças (também pela UFRGS); e pós-graduado em Liderança Competitiva Global (na Georgetown University - EUA). 

No ambiente profissional atuo como:

- Voluntário na PS Empresa Júnior UFRGS (a qual já presidi) e da associação educativa Jr. Achievement;

- Embaixador da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) em Bruxelas/Bélgica;

- Gerente de Projetos da Confed. Europeia de Empresas Juniores;

- Participei, como diretor, do Ciclo Empreendedor e co-fundador da EA Alumni UFRGS;

- Co-fundador do partido NOVO Porto Alegre e da La Banda Loka Liberal;

- Entrei, em 2011, como estagiário, com outros 5 funcionários, e virei sócio-diretor do grupo dono das marcas Fitolog e Unicontrol, presente em mais de 15 estados brasileiros e com mais de 60 colaboradores atualmente.
 

 


TRIPÉ DE VALORES

Resolvi ser candidato a vereador porque cansei de ficar na arquibancada. Chegou a hora de botar a cara para fazer e defender as ideias que acredito. Minhas posições e ações serão sempre baseadas em 3 pilares de valores pessoais que carrego:

LIBERDADE: acredito que o governo não deve ditar como as pessoas vivem as suas vidas. Devemos ser livres para buscar nossa felicidade e realizar os nossos sonhos;

SIMPLICIDADE: precisamos de menos burocracia e mais transparência. O governo deve facilitar e simplificar a vida do cidadão que quer produzir, e não atrapalhar;

EMPREENDEDORISMO: o empreendedor transforma vidas e cria oportunidades. É necessário estimular o empreendedorismo para criar empregos, gerar riquezas e reter talentos.
 

 

 


PROPOSTAS

- CÓDIGO DE DEFESA DO CIDADÃO: o município deve ser tratado com o mesmo respeito que uma empresa trata seus clientes. Requisitos para licenças e alvarás devem ser transparentes, ter prazos e ter ordem de pedidos respeitados. Precisamos dar uma garantia de uma relação simples, rápida e de confiança com a Prefeitura de Porto Alegre.

- REFORÇAR A GUARDA MUNICIPAL: para ser segura, Porto Alegre precisa de mais policiais do que azuizinhos nas ruas. Priorização de investimento e redução de gastos em outras áreas (como estatais municipais ou aproveitamento da EPTC) para aumento de efetivo e concessão de poder de polícia para a Guarda Municipal..

- CAPITAL DO EMPREENDEDORISMO: abertura de empresas em 5 dias via apoio ao projeto Simplifica, da Endeavor, e redução de impostos municipais para termos mais empresas para trabalhar e produtos e serviços mais baratos.
 


OUTRAS IDEIAS

Mais: 

- Revisão dos espaços públicos e plano diretor: estimular PPPs para manutenção e concessão de espaços públicos, e flexibilizar plano diretor para multifuncionalidade de imóveis (comercial/residencial) e desburocratizar desenvolvimento construtivo urbano.

- Posto de saúde online: pressionar modernização do sistema municipal de saúde, para que se permita marcação e gestão de consultas via internet.

- Vale-escola para ensino municipal: fazer piloto com bolsas em escolas privadas para alunos do sistema municipal, comparando IDEB obtidos para posterior expansão de programa conforme resultados. Com a atual falta de vagas em creches, este programa pode ser uma boa alternativa para o município sem aumentar custo fixo da folha e previdência.
 



Leia mais