Artigos

23 ago 2016

FIM DA DEMOCRACIA


TIRANIA

Ontem, o secretário-geral da OEA -Organização dos Estados Americanos-, Luis Almagro, se declarou, enfim, convencido de que a forma de governo da Venezuela é a mais pura TIRANIA. Para arrematar, admitiu, publicamente, que a DEMOCRACIA no país do ditador Maduro CHEGOU AO FIM.

 


GARANTIAS

Almagro, pela posição que exerce, certamente levou em conta que antes de emitir o pronunciamento precisou se cercar de garantias suficientes que o seu convencimento é baseado em fundamentos irrefutáveis.  Portanto, para afirmar que -não há hoje na Venezuela nenhuma liberdade fundamental nem nenhum direito civil ou político-, Almagro não se propôs a fazer um mero desabafo.


MESMO ESTÁGIO

Ora, não precisa ser um bom entendedor de formas de governo para saber que o Brasil, caso continuasse a ser administrado pelo PT, que espero chegue ao fim com o Impeachment da criminosa Dilma Rousseff até o final de agosto, acabaria chegando mesmo ao estágio já alcançado pela Venezuela. Afinal, o programa de governo era o mesmo, ou seja, ambos foram idealizados pelo FORO DE SÃO PAULO.


ABUSO DO PODER

Vale lembrar que Tirania é abuso do poder, da força ou da superioridade. Na Venezuela coube a Hugo Chávez dar início ao processo que simplesmente ignora a separação de poderes. No Brasil, este mesmo processo iniciou com Lula, que tomou conta da Corte Suprema ao colocar ali seus mais diretos colaboradores. 

 


SUSPENSÃO DA DELAÇÃO

A propósito: está muito estranho (para não usar outro termo) a suspensão da delação de Léo Pinheiro, da OAS, depois que vazou o trecho de que o ministro Toffoli foi amplamente mencionado por vantagens recebidas da construtora. Há quem diga que a suspensão é temporária, mas a impressão é de que o ministro do STF está sendo protegido, não? 


DEMÔNIO

Pois, para a felicidade geral da maioria dos brasileiros, tudo indica que o nosso país não será alvo das mesmas afirmações que o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, fez sobre a forma de governo da Venezuela. Tomara que consigamos espantar para bem longe este demônio TIRANO que representa o PT.   



Leia mais

22 ago 2016

EFEITO OLIMPÍADAS 2016


RAZÕES DE SOBRA

Faltando poucos dias para o encerramento de agosto, por tudo que se viu até agora, notadamente durante os Jogos Olímpicos, há razões de sobra para afirmar que o Brasil viveu um período muito promissor, com grande expectativa de que teremos um futuro melhor. 


IMPEACHMENT

Entretanto, para entrar para a história como o melhor AGOSTO de todos os tempos, que marcará, de fato, a efetiva recuperação da autoestima do povo (que pensa e trabalha) ainda falta o mais importante: o Impeachment da criminosa Dilma Rousseff, que deve acontecer (rezo por isto) até o dia 31.  


PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO

Por tudo que aconteceu nesta magnífica Olimpíada, desde a espetacular cerimônia de abertura até o fantástico show de encerramento, ficou evidente que o sucesso de qualquer evento se dá por força de um bom PLANEJAMENTO acompanhado de uma excelente EXECUÇÃO. Foi o que aconteceu ao longo desses últimos 16 dias. 


QUADRO DE MEDALHAS

Até no QUADRO DE MEDALHAS, que identifica a importância que o país dá aos esportes olímpicos, o Brasil foi razoavelmente bem. Mostra que em algumas modalidades somos efetivamente competitivos, o que é muito bom e promissor.


MENSAGEM

Como daqui para frente o assunto que deverá dominar as manchetes da mídia dizem respeito ao IMPEACHMENT da criminosa Dilma Rousseff, encerro o meu comentário sobre os Jogos do Rio 2016 com a seguinte mensagem: SE O BRASILEIRO É COMPETENTE PARA FAZER FESTAS, CERTAMENTE TEM AS MESMAS CONDIÇÕES PARA FAZER AS REFORMAS QUE O PAÍS EXIGE PARA PODER PROSPERAR. Depende, apenas, de vontade.  


PRIMAVERA

O que mais quero e desejo, como tenho mostrado de forma insistente através dos meus editoriais, é que o Brasil comece a ser um país capaz de se desenvolver a partir do próximo mês de setembro. Quem sabe, aproveitando os reais efeitos da primavera, que representa o reflorescimento, as boas ideias, o bom planejamento e a importante execução, tomem conta do nosso sofrido país. 



Leia mais

19 ago 2016

O BRASIL É VÍTIMA DA FÉ


CRENÇA

Em todas as decisões que tomamos no nosso dia a dia , independente das ações enfrentadas,  é sempre preciso levar em conta a real PROBABILIDADE do ACERTO. Isto significa que a taxa de sucesso depende do tamanho da CRENÇA de que a decisão a ser tomada é a mais correta.  

 


PENSAMENTO POSITIVO

Entretanto, quando se fala apenas em CRENÇA, ou FÉ,  ou seja, de tudo aquilo que é desprovido de estudos científicos que levam a uma melhora da pontaria, aí a PROBABILIDADE DE ACERTO não passa de uma mera vontade de que todas as dificuldades serão superadas. É o tal de  OTIMISMO, ou PENSAMENTO POSITIVO. 

 

 


MERCADO

Vale dizer, portanto, que quando estamos diante de uma situação e/ou um dilema econômico, o uso da CRENÇA ou FÉ é totalmente descabida, enganosa e irresponsável. Aí, o correto (senão o único) instrumento que deve ser consultado para a obtenção de  uma possível melhora no índice de acerto é, basicamente, o MERCADO.


REMOTA

Como a economia brasileira é extremamente amarrada ao SETOR PÚBLICO, que se intromete de forma brutal no desempenho de todas as atividades, produzindo CUSTOS que além de ABSURDOS são protegidos pela Constituição, notadamente DESPESAS COM PESSOAL (FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ATIVOS E INATIVOS),  aí a PROBABILIDADE do Brasil dar certo é praticamente REMOTA. 


VONTADE DIVINA

Mais do que sabido, quanto menos educado e esclarecido for a sociedade, maior a CRENÇA, a FÉ e a CERTEZA de que a vontade divina se fará presente para resolver os  problemas, independente da gravidade. E quando o desejo não é alcançado é porque Deus achou melhor assim. O sacrifício, portanto, é tido como vontade divina ou obra do destino. Simples assim. 

 


PESSIMISTA

Este estado de coisas me faz acreditar que no nosso pobre país a FELICIDADE está ligada exclusivamente à CRENÇA e não à CIÊNCIA. Daí que quem mais estuda e através da análise correta dos problemas propõe soluções que a sociedade conduzida pela FÉ não aceita, além de sofrer muito ainda é taxado de PESSIMISTA.  


OTIMISTA

Volto a afirmar que só serei OTIMISTA e apostarei no SUCESSO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL depois que acabarem, definitivamente, com AS CLÁUSULAS PÉTREAS, que determinam que funcionários públicos não podem ser demitidos e que seus salários não podem ser reduzidos. Isto está escrito em todos os cálculos econômicos, que podem promover a indispensável   JUSTIÇA SOCIAL que inexiste no país. 



Leia mais

18 ago 2016

TUDO PELO PARLAMENTARISMO


MÊS DA ALEGRIA

Ontem, finalmente foi estabelecido o rito final do demorado processo de Impeachment da criminosa e malvada neocomunista Dilma Rousseff. E, para alegria da maioria do povo brasileiro, que dá clara demonstração de recuperação da confiança e esperança num Brasil melhor, tudo leva a crer que o mês de agosto, conhecido como MÊS DO DESGOSTO, pode terminar como MÊS DA ALEGRIA, ou do INÍCIO DA RECUPERAÇÃO.


QUANDO SETEMBRO VIER...

Assim,  QUANDO SETEMBRO VIER, mesmo sabendo que não são poucas as medidas e ações que precisam ser tomadas para tirar o nosso país da encrenca que o PT nos meteu, de forma deliberada e consistente, precisamos ter em mente que só poderemos obter uma colheita de bons frutos, com muita inteligência e forte persistência.

 


URGÊNCIA

De novo: ainda que as mudanças careçam de grande URGÊNCIA, não podemos ignorar que muitos obstáculos serão colocados no caminho, notadamente comandadas pelas mais diversas Corporações. Nada, nada mesmo,  pode diminuir o enorme ânimo que vem sendo retratado nas REDES SOCIAIS,  responsável direto pelo início da recuperação da confiança e esperança do povo. 


PARLAMENTARISMO

Ao longo dos últimos anos tenho insistido muito com as REFORMAS que, se bem feitas, podem mudar a fotografia da ECONOMIA BRASILEIRA. Entretanto, como não vamos nos livrar tão cedo (ou jamais) da mão pesada do Estado na Economia, para melhorar o trânsito das decisões políticas e nos livrarmos das demoradas CRISES impostas pelo PRESIDENCIALISMO, vejo este momento como muito propício para a adoção do sistema PARLAMENTARISTA. 


PEC 9/2016

A propósito: o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) já colocou em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição 9/2016, que estabelece o sistema parlamentar no país. Para ser aprovado e dar fim ao período de presidencialismo, seria necessário maioria de 3/5 de ambas as casas do Congresso e um plebiscito para legitimação. 

 


IVES GANDRA MARTINS

Vejam, inclusive, o que diz a respeito o jurista e pensador Ives Gandra Martins, sobre este importante tema, no livro que conta com 24 autores que examinam as vantagens da instauração do parlamentarismo, a ser lançado em 19 de setembro:

Do ponto de vista do retrato histórico, o presidencialismo é um fracasso em toda a América Latina. “Torna-se um governo de um homem só, em que o presidente é o dono do poder. O partido não existe. Temos legendas, com pessoas se unindo e mudando de partido de acordo com interesses”, diz o jurista.

 


POLÍTICAS ECONÔMICAS

Em reportagem publicada no site Exame.com, Ives Gandra cita as políticas econômicas tomadas pela presidente Dilma Rousseff em relação à Petrobras e setor energético como “impossíveis” em tal regime, já que seu partido não teria o poder de barganha das coalizões feitas para aprová-las no Congresso.

“As práticas são efetivamente decididas de acordo com o interesse nacional”, diz. “A Margaret Thatcher [primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, famosa por reformas liberais] era obrigada a dar explicações quase diariamente ao Congresso”. O modelo de referência britânico é defendido pelo jurista e proposto pelo senador Aloysio Nunes em sua PEC — excetuando-se apenas o título monárquico ao chefe de Estado.

Para Ives Gandra Martins, o parlamentarismo evita também as uniões questionáveis de coligações de partidos e políticos sem qualquer intimidade. O esquema de alianças, comuns no sistema atual, são motivação para votações guiadas no Legislativo pelo interesse em cargos no alto escalão do poder.



Leia mais

17 ago 2016

LIÇÃO OLÍMPICA


COMPETIÇÃO

Aproveitando que estamos próximos do encerramento dos Jogos Olímpicos -Rio 2016-, que  mereceu inúmeras críticas e comentários, muitos elogiosos e outros nem tanto,  o que mais espero e desejo, com todas as minhas forças, é que os brasileiros em geral, notadamente governantes, tenham aprendido a importância da COMPETIÇÃO. 


MÉRITO

Antes de tudo um importante esclarecimento: quem decide apenas PARTICIPAR é porque não está se propondo a ser um COMPETIDOR. Competidor é aquele que se prepara para concorrer de igual para igual. E a vitória é MÉRITO conquistado por aquele que apresentou o melhor desempenho.


QUADRO DE MEDALHAS

Dito isto vamos ao quadro de medalhas: aí fica notório o quanto o Brasil só COMPETIU mesmo em poucas modalidades esportivas. Na maioria, certamente, figurou apenas como mero PARTICIPANTE. E mesmo assim mostrou ao mundo todo que DERROTAS servem mais para produzir lágrimas e menos para produzir efetivos COMPETIDORES.


MERITOCRACIA

Pois, se os brasileiros em geral entendem, e exigem, que no esporte, nas suas mais variadas competições, só devem ser premiados aqueles que mostram  melhores desempenhos, o que mais espanta é que não agem da mesma forma quando estão em jogo todas as  demais atividades. Aí, infelizmente, não vale a MERITOCRACIA.


CAPITALISMO

Esta inquestionável lógica que o esporte impõe e evidencia serve para um outro esclarecimento: O CAPITALISMO é a prova da mais completa COMPETIÇÃO ECONÔMICA, onde os atores se dividem entre produtores e consumidores que procuram, através das REGRAS IMPOSTAS PELO LIVRE MERCADO, tirar o melhor proveito daquilo que fazem e adquirem. 


COTAS

Esta correta e indiscutível lógica que o esporte oferece para oxigenar o discernimento precisa ser muito bem compreendida para que possamos realmente COMPETIR EM TUDO. Mais: COMPETIDORES não são escolhidos por COR DE PELE ou por COTAS.  Quem impõe este tipo de coisa não quer COMPETIDORES, mas apenas PARTICIPANTES, que não conseguem mostrar MÉRITO ALGUM. 



Leia mais

16 ago 2016

A REPETIÇÃO DAS MENTIRAS...


FRASE DE GOEBBELS

De todas as frases ditas e repetidas por Joseph Goebbels, quando ministro da Propaganda do governo Hitler, a mais famosa é aquela que diz: - DE TANTO SE REPETIR UMA MENTIRA, ELA ACABA SE TRANSFORMANDO EM VERDADE-.
 


MIL VEZES

Quando perguntado sobre o NÚMERO  ideal de repetições para fazer com que uma mentira se transforme numa verdade, Goebbels especificou dizendo: - UMA MENTIRA REPETIDA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE. 


DEZ VEZES

Passadas algumas semanas, Goebbels percebeu que com um forte controle dos meios de comunicação não seria preciso repetir uma mentira MIL VEZES, mas apenas DEZ VEZES, como provavam as estatísticas e estudos a respeito. Pronto: a partir daí, mesmo sabendo que não convenceria todos, Goebbels ficou satisfeito, pois sabia que mais de 90% dos alemães acreditariam em tudo que os jornais nazistas publicavam.  


PRÁTICA GOEBBELIANA

Pois, passados mais de 70 anos, a prática Goebbeliana continua valendo, notadamente nos países onde os povos são menos esclarecidos. Nestes, infelizmente, qualquer mentira pronunciada ganha -status- de  verdade absoluta por grande parte do público, que não mostra o mínimo interesse em  verificar a procedência do anúncio ou informação. 

Mais: para quem já foi contaminado pelo processo da repetição das  MENTIRAS, aí não tem jeito: nem mesmo repetindo UM MILHÃO DE VEZES UMA VERDADE faz com que ela seja entendida como VERDADE VERDADEIRA. Pode?  


POPULISMO

Se por outro lado já está provado que -É POSSÍVEL ENGANAR MUITA GENTE POR MUITO TEMPO; POUCOS POR ALGUM TEMPO; E NINGUÉM POR TODO O TEMPO- , o fato é que dependendo do tempo em que o POPULISMO ganhou adeptos, o estrago é muito grande. 


ATROFIA MENTAL

Aí o estrago não atinge apenas a economia, que sofre demasiadamente com as mentiras aplicadas ao longo do tempo. O maior estrago se verifica de forma brutal nas mentes do povo mal educado e informado, onde as mentiras ditas e repetidas várias vezes provocam uma forte atrofia cerebral, impedindo o desenvolvimento do raciocínio lógico. 


O MUNDO DA VERDADE

Este foi o ponto mais crucial a ser enfrentado depois da queda do fim da segunda guerra mundial e da queda do Muro de Berlim: milhões de cérebros estavam destruídos pelo populismo, impossibilitando a visão do mundo real, sem as mentiras vendidas pelo socialismo. O mundo, portanto, da VERDADE.



Leia mais