Artigos

02 mar 2009

COMO SERÁ O MERCOSUL?


Compartilhe!           

MUITO ASSUNTO
Ultimamente, pela importância que os assinantes do PontoCrítico estão dando à crise econômica global, assunto é o que não falta para escrever todos os dias. Principalmente, porque se depender da estrita vontade firme dos brasileiros, o que nos basta é fazer algumas boas reformas para que o país dê um salto espetacular de qualidade.
MERCOSUL
Porém, como estamos às vésperas da aprovação, pelo nosso Parlamento, da entrada definitiva da Venezuela no complicado Mercosul, não posso deixar de escrever alertando, mais uma vez, sobre as grosserias praticadas pelo maior líder latino-americano, Hugo Chávez, que de resto é bastante adorado por aqui.
A ÚLTIMA DO DITADOR
A mais recente atitude do ditador aconteceu sábado. Como que pretendendo estar nas manchetes dos noticiários do mundo todo, Chávez tomou mais uma de suas atitudes ditatorial. Igual, aliás, a todas as demais que vem tomando dia após dia.
ARROZ
Desta vez os prejudicados foram os donos das fábricas de processamento de arroz. No sábado, Chávez simplesmente ordenou que seus soldados tomassem o controle de todos os engenhos da Venezuela. Um horror.
EM BONDS
Não satisfeito em desapropriar as indústrias, o ditador ainda foi além na sua fúria injusta. Disse que só pagará os donos dos engenhos com bonds do governo. Com dinheiro, nunca, afirmou o irritado ditador. Mais: ainda acusou as empresas de desorganizar a cadeia de suprimentos alegando que se recusam a produzir arroz nos preços estabelecidos pelo governo. Que tal?
SILÊNCIO PREOCUPANTE
Chávez não surpreende nem um pouco com as suas decisões. Assim como não é surpresa o lamentável silêncio dos brasileiros. Ninguém vai se manifestar diante do nosso Parlamento para evitar a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. Nem as constantes atitudes malucas de Chávez são o bastante para impedir a estupidez, infelizmente.
SEM NOTIFICAÇÃO
Os pobres membros da associação dos produtores de arroz da Venezuela, totalmente apavorados e cheios de ingenuidade, informaram que só estavam produzindo aquilo que podiam com os estoques disponíveis, e que nunca foram oficialmente notificados sobre as ordens absurdas de Chávez.
MONTADORAS
Chega a ser impressionante a determinação de presidentes de inúmeros países em salvar suas empresas montadoras de veículos. Dá uma impressão de que a solução da crise global está em conceder mais recursos para ajudar as montadoras da Europa que estão com problemas para sobreviverem à desaceleração da economia global.Afinal, será que só as montadoras foram atingidas pela crise?