NOVA MATRIZ
Na reunião ocorrida na semana anterior, (quarta-feira), na Fiergs, como divulguei aqui, o governo Lula, através da Secretaria de Relações Institucionais, apresentou a Agenda Para um Novo Ciclo de Desenvolvimento, que aprova Nova Matriz de Desenvolvimento, do Conselho De Desenvolvimento Econômico (CDES), do qual, repito, o presidente Paulo Tigre é membro.
SEM REAÇÃO
Confesso que, dentro da minha infantil ingenuidade, cheguei a imaginar uma reação contrária dos empresários mais salientes. Errado. Esses só enchem os pulmões para deplorar o aumento da Selic, pelo Copom. Reformas inadiáveis, como previdenciária, fiscal, tributária e trabalhista, só constam nos discursos de posse e/ou nas homenagens que prestam ou lhes são prestadas.
CAUSAS INTACTAS
Enquanto isso, as causas que fazem do Brasil um país de terceiro mundo permanecem intactas. Pois, só o fato de terem ficado com as bocas fechadas diante das lamentáveis propostas socialistas contidas no diabólico programa que propõe um Novo Ciclo de Desenvolvimento, mostra o quanto estão perdidos.
FIM DO QUE NUNCA EXISTIU
O que me espanta é que o CDES informa, com toda a clareza, o seguinte: - O Brasil finalmente se liberta de quase três décadas de semiestagnação, decorrentes da adoção de estratégia econômica baseada na visão neoliberal. Pode? Como é possível chegar ao fim algo que sequer foi experimentado? Que ciclo besta é este, afinal, que está sendo dado como encerrado? Sai dessa, gente.
MATRIZ GLOBALIZANTE
O que sei, e o que aconteceu de fato, é que a partir do governo Collor o Brasil passou a experimentar uma nova Matriz de Desenvolvimento, escorada numa maior abertura econômica, embora muito tímida. Esta Matriz Globalizante, que substituía a Matriz Nacional Desenvolvimentista (Nacionalismo) obrigou o Estado brasileiro a fazer minguadas privatizações.
POR NECESSIDADE
E só o fez porque não havia recursos públicos para tanto. Nada que o governo fez foi por convicção, mas por pura necessidade. Pergunto: como as empresas poderiam construir novas plantas Brasil afora sem infra-estrutura de energia, de telecomunicações e de estradas? Isto só foi possível graças ao capital privado, que mudou o quadro logístico do país. E os Estados, com incentivos fiscais trataram de espalhar empresas de norte a sul do país.Este é o tal de neoliberalismo que está sendo encerrado? Ora, ora...
CHINA NEO-LIBERAL
Quem dá provas de que adotou o verdadeiro caminho do neo-liberalismo é a China, gente. E, desde o primeiro momento em que optou pela economia mais livre, nunca mais parou de crescer. E com taxas sempre muito elevadas do PIB.
CANTO DA SEREIA MORTA
Pois, esta turma, que faz parte do CDES, é que acabou colocando no documento que o Ciclo Neo Liberal está encerrado. E os empresários gaúchos, levados pelo canto da sereia morta, ou do presidente da Fiergs, simplesmente silenciaram. Pode?