Artigos

11 ago 2010

AS REAÇÕES DOS ELEITORES


Compartilhe!           

ENTREVISTAS
Nestes últimos dois dias, além de ter assistido às entrevistas concedidas pelas candidatas Dilma Rousseff, do PT e Marina Silva, do PV, ao Jornal Nacional, da Rede Globo, tratei de conhecer como os telespectadores reagiram diante do que viram e ouviram das presidenciáveis antes de opinar.
REAÇÃO DOS APAIXONADOS
É óbvio que os eleitores apaixonados e decididos, como sempre, ficaram muito satisfeitos com o que viram e ouviram. Ainda que um ou outro não tenha saído satisfeito com a performance da sua candidata, jamais vai dar o braço a torcer. Isto é pra lá de acaciano.
REAÇÃO DOS CONTRÁRIOS
Já os oposicionistas, como da mesma forma se esperava, tiveram comportamento bem diferente: só viram defeitos nas respostas das candidatas. Ou seja, não foram estas aparições que farão o eleitor mudar de opinião. Por enquanto, a paixão pelo candidato (a) ainda é o fator dominante.
CREDIBILIDADE
O que o eleitor consciente precisa, neste momento em que as campanhas estão no ar, é exigir que o candidato assuma compromissos. Independente do programa de governo escrito pelo partido, ele precisa dar credibilidade às coisas que afirma.
CONVERSA MOLE
Para tanto, bastaria que assinasse um documento, em frente às câmeras, dizendo, por exemplo, quais reformas pretende fazer e de que forma. Sem compromissos objetivos e claros, tudo que é dito não passa de conversa mole.
FEBRATEX 2010
Estou em Blumenau, a convite da FCEM, para acompanhar a Febratex 2010. A região do Vale do Itajaí, onde está localizada Blumenau, é o maior pólo têxtil do Brasil. Hoje, Santa Catarina conta com 7.241 empresas da cadeia têxtil, empregando cerca de 280 mil trabalhadores. E seus produtos possuem mercado praticamente garantido no Brasil e no exterior.
BRASIL FASHION DESIGNERS
Paralelamente à Febratex acontece o BFD - Brasil Fashion Designers, que vai premiar jovens talentos da moda do estado de SC. O evento é apresentado pela TAVEX e conta com a participação de mais de 22 universidades e cursos de moda.Em função do grande sucesso nas duas primeiras edições, o BFD vai integrar a programação da Feira Tecnotêxtil Brasil, que acontecerá de 12 a 15 de abril de 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.
FEBRATEX 2010
A Febratex 2010, nesta 12ª edição, conta com a participação de 59 países e 388 expositores (314 na edição anterior, em 2008), que totalizam 1,9 mil marcas expositoras. O número expressivo de expositores é resultado da importância do país no segmento têxtil, embora a maior parte das tecnologias para o setor ainda seja produzida fora do Brasil. Atualmente, os países asiáticos, com China à frente, contam com o maior número de expositores, seguidos pela Itália e Alemanha. O Brasil aparece em quarto lugar e a razão é simples de entender: não há investimento suficiente em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia têxtil.No ano em que a Febratex comemora seus 20 anos, o grupo FCEM, responsável pela mostra, vai realizar pela primeira vez uma premiação, o troféu Egon Deustschendorf. Ele será entregue a entidades e empresas que participaram da feira ao longo de dez edições ou mais.O nome do troféu - Egon Deustschendorf - foi escolhido para homenagear o fundador do grupo Cotex, que foi um dos primeiros expositores da Febratex.