Artigos

17 ago 2010

ESTAVA ESCRITO NO PROGRAMA


Compartilhe!           

CONDENADAS AO DESAPARECIMENTO
Tão logo Lula foi eleito para o seu primeiro mandato, antes mesmo de tomar posse, lá em 2002, uma de tantas decisões catastróficas já estava pronta para ser implementada: as agências reguladoras dos serviços públicos concedidos estavam condenadas a desaparecer no tempo.
COMPROVADO
Como não podiam deixar de existir de uma hora para outra, uma vez que muitos serviços são prestados por empresas privadas (telecomunicações, energia e estradas, principalmente) o esvaziamento deveria acontecer aos poucos. Isto, nos dias de hoje, já está plenamente comprovado.
SÓ AGORA?
O que estranhei bastante é que a mídia só entendeu o recado que foi dado pelo governo Lula, lá em 2002, somente neste final de semana. Incrível esta surpresa, depois de tudo que já aconteceu. Não é possível que não tenham lido o programa do PT, cuja estratégia já informava a clara intenção de reestatizar as empresas que hoje cuidam dos serviços públicos concedidos.
DELÍRIO
Quando escrevi sobre isto, os apaixonados pelo governo não levaram a sério. Não deram a mínima pelota para a minha observação, na certeza de que a vitória do PT havia me deixado em estado febril. Partindo desse diagnóstico, tudo aquilo que saia da minha cabeça não passava do mais puro delírio.
IMPRENSA CEGA
Pois só agora que estamos às portas de mais uma eleição, onde o PT já está com uma vitória praticamente assegurada, quiçá ainda no primeiro turno, a imprensa brasileira passou a ver as coisas com mais clareza. Isto explica que o estado de miopia das empresas de comunicação é preocupante. Em breve vão perceber que a liberdade de expressão está no mesmo nível das Agências Reguladoras: totalmente sufocada.
A PASSOS LARGOS
Esta minha observação, por mais incontestável e concreta, não me deixa feliz só porque enxerguei o avanço do neo-comunismo no Brasil com certa antecedência. Ao contrário: fico muito triste pelo estado de coisas que a cada dia se agrava, e que no próximo governo petista será ainda mais rápido e decisivo.
OS DONOS
Antes que as cortinas sejam tomadas pelas labaredas do bolivarianismo, ainda que novamente não seja levado à sério, faço um registro: enquanto o PT bate nas privatizações, nesta campanha eleitoral, o povo brasileiro não percebe que aquilo que deveria ser público, na realidade já foi privatizado: está nas mãos das corporações.