Artigos

13 nov 2007

ENTREVISTA COM A GOVERNADORA YEDA


ENTREVISTA

Depois de muitas idas e vindas, finalmente recebi o telefonema da governadora Yeda Crusius se colocando à disposição para fazer a entrevista para a TV Ponto Critico. Dentro de poucos dias os assinantes poderão conferir, na tela de TV que está inserida nesta e-opinon, tudo aquilo que foi perguntado e o que foi respondido pela governadora do RS.

OBJETIVA

Além de cordial e receptiva, Yeda foi bastante objetiva nas suas colocações. Como o tempo disponível é limitado para muitos assuntos concentrei a conversa nas medidas que constam do Plano de Recuperação do Estado, quando a governadora afirmou que a aprovação não visa o sucesso só para o período em que está à frente do Executivo.

DÍVIDA

Como a entrevista poderá ser vista e ouvida, ressalto alguns pontos abordados. Quanto ao percentual de 18% que o RS paga à União pela negociação da sua dívida, por exemplo,Yeda respondeu que os resultados distribuídos pelo Banrisul e CaixaRS (JCP e dividendos) tem servido para reduzir o percentual para perto dos 13% que todos os Estado pagam mensalmente.

ROYALTIES

O que mais prejudica o RS, segundo a governadora, é que outros Estados recebem royalties (de petróleo, por exemplo) e o RS não tem este benefício. O que dificulta o pagamento da conta e impede novos investimentos.

MEDIDAS

Considerando que a previdência e os precatórios representam hoje o grande desespero para o caixa do governo, as medidas que já estão em curso, mais aquelas agora propostas no Plano seguem no sentido de equacionar definitivamente o maior problema. Começa pelo freio do déficit e se admitem um abrandamento consecutivo.

ESTRAGO

Uma coisa ficou bem evidente e clara na conversa com a governadora Yeda. O estrago promovido pelo PT na economia do RS, por exclusiva vontade do partido quando esteve à frente do governo, que resultou na forte debandada de empresas que estavam prontas para se estabelecer no Estado, ainda vai levar muito tempo para uma recuperação.

BRECANDO PROJETOS

Se isto já não bastasse, ainda há petistas do governo federal que, estão fazendo de tudo para tornar o RS mais inviável do que já está. Um exemplo é a forma como estão brecando os projetos de florestamento de eucaliptos, tirando a decisão da Fepam e passando para o Ibama a análise dos projetos. É o fim da picada.

ELDORADO

Yeda, no entanto, se mostrou muito entusiasmada com o possível desenvolvimento da área portuária de Rio Grande. É ali que está, segundo ela, o novo eldorado gaúcho. Investidores estrangeiros estão prontos e com pressa para botar somas enormes na região, o que poderia mudar definitivamente a fotografia da hoje muito pobre metade sul do Estado. Tudo isto e muito mais pode ser conferido na entrevista. Na TV PontoCritico, a partir da próxima segunda feira, 19.

Leia mais

12 nov 2007

REPARAÇÕES E O CALA A BOCA


COMEMORAÇÕES

Passada a primeira euforia promovida pela notícia do descobrimento (?) da enorme reserva de petróleo na Bacia de Campos, algumas reparações já precisam ser feitas para o bem da verdade. O que, de antemão, não significa que o fato de o Brasil possuir esta vasta jazida não é algo que se deva mesmo comemorar.

EXPLORAÇÃO COMPLICADA

O fato, entretanto, é que a notícia foi requentada. O descobrimento não é uma novidade, pois a jazida foi descoberta em 2005. Porém, diante dos preços de então da commodity, e da ainda falta de tecnologia adequada para uma possível exploração do óleo, o preço de extração torna-se extremamente elevado. O que, em última análise, diz que a exploração é complicada.

COERÊNCIA

Sem querer desqualificar a esperteza do governo Lula por ter dado grande publicidade ao fato, cuja noticia chegou aos noticiários do mundo todo, o certo é que fomos de alguma maneira enganados. Coisa que, de resto, identifica a grande coerência deste nosso governo.

JOGADA DE MARKETING

O que todos esperamos, enfim, é que a notícia ainda possa trazer bons resultados nesta importante negociação do gás já faltante para o nosso desenvolvimento. Se isto vier a acontecer, esta grande jogada de marketing promovida pelo governo poderá ser considerada como atitude estratégica. Tomara.

CALA A BOCA!

Mesmo sabendo que muitos brasileiros ficarão bastante contrariados com o meu comentário, o certo é que gostei demais da atitude de Zapatero, e mais ainda do ? cala a boca! ? desferido pelo rei Juan Carlos, ao estúpido ditador tirano da Venezuela, Hugo Chávez.

FOTOS

Infelizmente, atitudes assim não acontecem com os nossos Chefes de Estado, que mais preferem aparecer em fotos ao lado do maluco ditador. Uma demonstração de louca paixão pelos tiranos e pelas atitudes por eles tomadas.

GRITO

Aqui, para deixar bem claro, já não há corajosos para coisa alguma. Basta lembrar, por exemplo, o caso do maluco francês, José Bové, que há poucos anos atrás esteve no RS e promoveu uma vasta depredação num laboratório experimental. O meliante, incrivelmente, foi embora intacto. Não levou um tapa sequer. E ainda há quem imagine que o Grito virá do RS. Bobagem pura.

Leia mais

09 nov 2007

NOTÍCIA BOMBÁSTICA


VIBRAÇÃO

Mesmo que vários assuntos precisem ser comentados e opinados, neste grave momento de descobertas de atos de corrupção pelo Brasil afora, não há como não comentar a notícia mais importante do ano no Brasil: a descoberta das novas reservas de petróleo e gás no campo de Tupi, na bacia de Santos, que pode colocar o País entre as 10 maiores reservas do mundo.

SUBLINHAR

Embora todos os meios de comunicação já tenham divulgado, exaustivamente, o importante acontecimento, ainda assim não posso deixar de sublinhar a informação e também vibrar com ela.

VALORIZAÇÃO

As ações da Petrobrás já disseram com todas as letras o que representa esta estupenda descoberta. A valorização de 15% dos papéis, tanto ON quanto PN no pregão de ontem da Bovespa, foi simplesmente espetacular.

EXPORTADOR

Com a descoberta descomunal do petróleo, que está estimada entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, as novas reservas mudarão a posição do país no mercado internacional do óleo negro. Passaremos a ser um país exportador do produto, coisa que até agora nem em sonho foi cogitado.

TOP 10

O Brasil, enfim, está pronto para passar de uma nação intermediária para o primeiro patamar do mundo do petróleo. Estamos nos elevando ao nível dos países árabes e da Venezuela.

PAÍS DE SORTE

Mesmo que leve de seis a sete anos para que as novas reservas sejam exploradas comercialmente, o fato é que o Brasil é mesmo um país cheio de sorte. E mais sorte ainda tem o presidente Lula, que está se deliciando com a notícia.

COMEMORAÇÃO

Se uma descoberta de petróleo já é algo que precisa sempre ser comemorado, mais ainda quando a commodity está cotada em torno de US$ 100/barril. Aí é dose. Não há como desdenhar.

PESO DAS AÇÕES

A notícia da descoberta da mega jazida foi tão significativa que o índice da Bovespa, embora tenha fechado em baixa, em razão da crise do mercado de hipotecas (que ainda vai durar algum tempo), a Petrobrás teve alta magnífica. Considerando o peso das ações da Petro na formação do índice Bovespa, a alta dos papeis serviu para abrandar a queda apresentada pela Bovespa.

Leia mais

08 nov 2007

LULA, O PROFETA TRANQÜILIZADOR


SER CELESTIAL

No meio de uma crise anunciada de energia, que por enquanto iniciou com a falta de gás (por pura falta de planejamento do governo), eis que o profeta e/ou grande ser celestial, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece para levar uma palavra tranqüilizadora a todos s brasileiros. Alto e bom som, o profeta informou que não vai faltar energia. Maravilha.

JÁ FALTA

O curioso, mas não menos irritante, é que já está faltando exatamente aquilo que o profeta Lula insiste em dizer que não vai faltar. Imaginem se fosse ao contrário. Pois, além de estarmos sendo governados por gente tão despreparada, ainda querem nos iludir que o Brasil é também o País das Maravilhas.

ESCALADA

Embora não exista uma alma sequer deste mundo que não esteja acompanhando a escalada fantástica dos preços do barril do petróleo, que quadruplicou de preço em pouco tempo, o Brasil volta a cometer o mesmo equivoco dos anos setenta. E ainda não reajusta o preço dos combustíveis.

CONTRAMÃO

Naquela época o governo brasileiro simplesmente ignorou a elevação fantástica do custo do petróleo, e, na contramão do mundo, preferiu endividar o país de forma monumental tentando garantir o crescimento econômico. Deu no que deu.

BIS

Agora, justamente no momento em que esboçamos um razoável crescimento sustentável, o mesmo fenômeno energético se repete. E, como da vez anterior, vai produzir fortes estragos em várias economias do mundo, além de provocar uma inflação que não tem como ser controlada. Sem querer assustar, mas com o devido compromisso de alertar, o fato é que esta alta do petróleo não vai ajudar a melhorar coisa alguma.

SEM PROFECIAS

Enquanto Lula tranqüiliza a sociedade dizendo que não vai faltar aquilo que já está faltando, o MST, pela terceira vez no período de um mês, invade e interrompe a ferrovia que leva minério e outros produtos de Carajás para a região portuária de São Luiz, no Maranhão. E o MST ainda afirma que a interrupção da ferrovia é por tempo indeterminado. Gente, o prejuízo da Vale do Rio Doce já chega a R$ 10 milhões. Mas, para isso Lula não reage nem faz profecias. Um horror.

PAIXÃO PELO SOFRIMENTO

Já no RS, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, de forma humilhante faz de tudo para conseguir algum dinheiro junto ao governo federal para poder pagar o 13º salário dos servidores. Mas a governadora Yeda continua convencida de que é preciso manter empresas estatais. Mesmo que algumas delas contribuam, de forma imperativa, com o percentual elevado do comprometimento da dívida que o RS paga mensalmente ao governo federal. Isto é que é gostar de sofrer.

Leia mais

07 nov 2007

OPERAÇÃO LIMPEZA


INADIMPLENTES

Nos últimos dias vários bancos que tem sede no mundo todo passaram a informar o que estão fazendo com suas carteiras de crédito imobiliário. Como o número de inadimplentes cresceu muito, e não está localizada somente nos EUA, a ordem tem sido de fazer uma grande limpeza nas contas.

CRÉDITOS DUVIDOSOS

Como em meio de uma crise fica muito difícil separar aquilo que ainda pode ter alguma melhor liquidez em prazo mais curto, muitos bancos já não perdem tempo: estão jogando uma grande parte dos créditos, que entendem como duvidosos, a prejuízo.

MENTIROSO

Grandes bancos já fizeram isto. E o Citi Group, inclusive, foi mais longe: além de fazer uma limpeza na carteira imobiliária, o Conselho resolveu também demitir o presidente da casa. Tudo porque ele mentiu aos acionistas informando um número menor de problemas.

MOMENTÂNEA

No primeiro momento os mercados do mundo todo reagiram com quedas nas bolsas entendendo que mais instituições poderiam estar escondendo os números reais da inadimplência. Preocupados com a notícia do Citi, muitos bancos limparam a carteira inteira, o que serviu para dar alguma tranqüilidade, ainda que momentânea, aos investidores.

OPERAÇÃO BRASIL

Uma outra operação limpeza também está sendo feita aqui no Brasil. Pela Polícia Federal. Já são inúmeras as operações desencadeadas, cada uma com a sua identificação, em que muita gente vem sendo presa. Gente graúda, diga-se de passagem. Mas, enquanto a sociedade vibra com a firmeza da PF, a Justiça ainda parece não gostar de ver tanta gente presa e só trata de mandar soltar os vigaristas.

NÃO SABIA

Se o Brasil todo está infestado de tanta gente cretina, corrupta e ladra, o RS não fica para trás. Ao contrário: está fazendo de tudo para ser o Estado mais corrupto do país. E a governadora Yeda, assim como o ex-governador Rigotto, pelo visto já contraíram a mesma doença do presidente Lula: trataram de afirmar, tão logo foram informadas das prisões dos envolvidos na operação Rodin, que não sabem e não sabiam de nada com relação ao roubo de mais de R$ 40 milhões dos contribuintes gaúchos.

CONSCIENTIZAÇÃO

Só espero que os gaúchos, com esta importante colaboração da Polícia Federal, estejam bem conscientizados de que o aumento do ICMS, que está sendo proposto pelo governo, será utilizado para enriquecer os safados que só tratam de roubar o dinheiro público.

Leia mais

06 nov 2007

O RECADO DA GOVERNADORA


RECADO

O recado que a governadora Yeda Crusius deu ao povo do RS, caso não seja aprovado pela Assembléia Legislativa o pacote que define o aumento de ICMS, foi chocante.

RESUMO DA ÓPERA

Yeda simplesmente resumiu a questão da seguinte forma: com o aumento dos impostos o povo (consumidor) é quem vai pagar a conta. Sem o aumento do ICMS, os empresários vão arcar com o custo pela perda dos incentivos concedidos pelo governo.

CAIR FORA JÁ

Como Yeda se recusa a fazer os cortes que precisa para tornar o RS realmente competitivo vai sobrar para todos os gaúchos. Explicando: sem incentivos vai haver desemprego que vai provocar diminuição de renda e, por conseqüência, de arrecadação. E as empresas mais ágeis, para não perder tudo, vão cair fora do Estado.

DISPARIDADE

Enquanto perdura a incrível falta de vontade de acertar no que é necessário para tirar o RS desta crise crônica, os técnicos do Banco Mundial constataram o que o PONTOCRITICO.COM já esclareceu em várias oportunidades: há uma disparidade fantástica entre o que é arrecadado pelo IPE (Instituto de Previdência do Estado RS) e o que é pago em benefícios aos servidores públicos.

ROMBO

O rombo (só desta conta) se explica, de forma clara e incontestável, quando se observa que as contribuições para aposentadoria dos servidores públicos atingem R$ 47 milhões/mês enquanto os benefícios pagos vão a R$ 407 milhões/mes. É para pagar este rombo (sempre crescente), que hoje já chega a R$ 360 milhões/mês, que a governadora exige o aumento do ICMS. Pode?

PRODUTOS À VENDA

Os governantes gaúchos ainda não entenderam que planos de aposentadoria são produtos que devem ser adquiridos de acordo com o interesse de cada pessoa. Cada cidadão escolhe o plano que deseja e paga, mensalmente, os valores que definem a remuneração a ser recebida quando chegar a hora da aposentadoria. Não é justo, pois, nem possível, que o Tesouro do Estado deva arcar para sempre com aquilo que as contribuições de quem está na ativa precisam resolver.

GÁS

Depois de levar uma rasteira monumental de Evo Morales, os brasileiros, representados por um governo estúpido, vão à Bolívia para ajoelhar no milho e levar uma nova rasteira. A falta de gás, mais do que prevista quando a Petrobrás foi banida da Bolívia, com perdas fantásticas, está presente. Como não há alternativa de suprimento, coisa que Evo Morales já sabia, o governo Lula já pediu penico. Bela diplomacia esta nossa.

Leia mais