Artigos

16 nov 2010

QUEM É O VILÃO?


A DIFERENÇA

Enquanto o governo brasileiro aplica a equivocada fórmula do aumento de despesas para custear ROMBOS E PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS, o governo chinês age de forma diferente: lá há redução de impostos para atrair investimentos que garantam uma maior ocupação da mão de obra chinesa.

PERGUNTA

Pergunto: - Qual desses dois países está obtendo melhores resultados? A resposta é pra lá de simples, não? Porém, se você ainda tem dúvidas vou um pouco mais adiante para ajudar numa resposta lógica:

GOVERNO VINGATIVO

Como a nossa fórmula inviabiliza a necessária competitividade dos produtos brasileiros, ao perceber que os consumidores correm atrás dos preços baixos dos produtos oferecidos mundo afora, o governo, agindo de forma vingativa trata de elevar, cada vez mais, as alíquotas de importações.

O GOVERNO FATURA

Ou seja: além de não tornar os nossos produtos mais vantajosos, o governo, a pedido dos empresários incompetentes, é quem mais fatura na operação mercantil, pela enorme arrecadação tributária obtida com o imposto de importação.

MESMO ASSIM...

Apesar dos elevados impostos que são cobrados sobre qualquer produto importado que tenha similar nacional, ainda assim vários produtos, principalmente os chineses, são muito mais baratos do que os nossos.

PROVA IRREFUTÁVEL

Querem uma prova irrefutável? Então perguntem à empresa Kepler Weber, por exemplo, que compra aço da Austrália e da China a preços bem mais baixos que os produzidos aqui, mesmo depois de onerados com pesados impostos de importação. Pode?

QUEM INCENTIVA O QUÊ?

Com as malas repletas de argumentos arrogantes, Lula e sua turma viajaram a Seul para dizer que os países mais competitivos são grandes vilões. Só porque o tipo de ?assistencialismo- chinês é virtuoso enquanto o nosso é estúpido. Traduzindo: enquanto a China incentiva a produção o Brasil incentiva o ócio. Que tal?

Leia mais

12 nov 2010

DEVER DO ESTADO?


EXPLICAÇÃO

Num país em que os índices de Escolaridade, Saúde e Segurança são de baixíssima qualidade, tanto em termos absolutos quanto relativos, na comparação com outros países, e mesmo assim o governo goza de alta popularidade e grande aprovação, a explicação é uma só: o povo, além de extremamente ignorante é muito doente.

DEVER

Ainda que alguns governos (socialistas) entendam que devam se aventurar em várias frentes nas quais a iniciativa privada já provou ser muito mais competente, o grande DEVER do Estado é focar na Educação, Saúde e Segurança dos seus cidadãos.

CAUSA/EFEITO

Vou repetir o que todos já deveriam saber: Quanto mais pessoas forem educadas, e quanto maior for a qualidade desta educação, maior será o desenvolvimento do país e mais saudável a sua população. E, por consequência, maior será também a segurança de todos. Acaciano, não?

NOTA ALTA?

Ora, sendo estas, indiscutivelmente, as grandes tarefas (DEVER) do Estado, que ao longo dos séculos justificaram a real existência este Setor, como aprovar com nota alta um governo e um presidente que falham brutalmente, exatamente nestes pontos?

EDUCAÇÃO

Esta semana, pela enésima vez, o governo deixou bem claro que a Educação não é importante e nem é prioridade para o governo. Além de oferecer uma qualidade escolar muito baixa (basta ver a nossa posição no ranking mundial do IDH, recentemente divulgado), na hora do teste (ENEM) a situação é pra lá de hilária, para não dizer irresponsável.

SAÚDE

Na Saúde, a vergonha é total e inconcebível. Quem depende do SUS, pela total falta de administração e planejamento encontra um conforto melhor deitado num caixão de defunto.

SEGURANÇA

Na Segurança, então, a coisa beira o caos. As leis, assim como as decisões da Justiça, se definem como verdadeiros programas de estimulo ao crime. Não demora e os criminosos terão seus projetos de assaltos, roubos e homicídios financiados pelo BNDES, a uma taxa subsidiada.E, se porventura alguém comete algum crime que a Justiça, por um lapso, exige o seu encarceramento, a lotação dos presídios impõe esta impossibilidade. Ou seja: novos criminosos não podem ser presos porque os mais antigos chegaram primeiro na corrida de ocupação das celas. Pode?

Leia mais

11 nov 2010

CHEIRO RUIM


VÍTIMA?

Tá muito difícil de engolir esta história da fraude do praticamente falido Banco PanAmericano. Pelo tamanho da encrenca não é admissível que o Banco Central se apresente como vítima, ou cheio de surpresa, diante do episódio. O fato é que a reputação do nosso Sistema Financeiro, com o Banco Central à frente do exitoso enfrentamento da crise de crédito mundial, ficou abalada. Queiram ou não.

ROMBO

Não é possível aceitar que uns poucos diretores do PanAmericano sejam tão talentosos, a ponto de fraudar as contas da instituição até chegar a um rombo expressivo de R$ 2,5 bilhões. Principalmente se considerarmos que, recentemente, a Caixa Econômica Federal comprou 49% das ações do PanAmericano. Aí a coisa fica ainda pior.

FISCALIZAÇÃO?

Afinal, o que fazem as empresas de auditoria? O que faz o Banco Central em termos de fiscalização? Se alguém consegue produzir um rombo de R$ 2,5 bilhões sem ser notado, imaginem valores menores.

FUNDO GARANTIDOR

Essa história de que o PanAmericano vendeu de carteiras de crédito sem dar baixa no estoque dos títulos é fria. Enquanto os bobos aceitam esta explicação, os safados agem. Pergunto: Cadê o dinheiro das vendas das carteiras que não foram baixadas? Sumiu?

LULA MINIMIZOU

De Moçambique Lula, como sempre, minimizou o problema. Disse que qualquer banco está sujeito a este tipo de problema. E, para resolver coisas do tipo, já existe o Fundo Garantidor, formado por dinheiro dos bancos e não do governo.

PROER

Ora, à época do Proer, o papo de Lula, dos petistas e da própria mídia era bem outro: diziam, e ainda dizem, que aquele dinheiro era público, do governo, quando na verdade pertencia aos depositantes, estocado em forma de Compulsório dos bancos.

DUAS FRAUDES

O curioso é que num espaço de 24 horas o Brasil foi sacudido por duas mega-fraudes: ENEM E PANAMERICANO. Lula, como de praxe, mais uma vez alegou que nada sabia. Porém, quando a existência das fraudes foi escancarada saiu atirando nos seus opositores dizendo que o governo não tem culpa alguma. O fato é que as ações do PanAmericano despencaram 30% e a nova acionista, Caixa Econômica, que é do povo, perdeu dinheiro.

EXPEDIENTE

Ora, se a intenção do governo para elevar a cotação do dólar era esta acertou em cheio. Confesso que não imaginava que Lula e o BC recorreriam a este expediente. Esta carta, da fraude do PanAmericano, que ambos guardavam na manga funcionou mesmo.

DESCONFIANÇA

Só não entendi porque Lula e Dilma resolveram viajar à Seul, para participar da reunião do G-20. Basta criar uma boa desconfiança no Sistema Financeiro para o dólar começar a subir.

Leia mais

10 nov 2010

O PROBLEMA É NOSSO


GUERRA CAMBIAL

O assunto do momento no mundo todo, principalmente em Seul, é a tal de Guerra Cambial. Como já mencionei em editoriais anteriores, por mais que o tema precise ser discutido, estamos diante de um fato: a imensa crise de crédito exigiu medidas drásticas por parte de muitos países.

ESTIMULAR O CONSUMO

Como os países desenvolvidos, sabidamente, precisaram aumentar suas dívidas públicas para enfrentar a crise. E para estimular o consumo a maioria reduziu à zero as taxas de juros. Como isto não se mostrou suficiente para aquecer a economia dos EUA, o governo americano resolveu injetar dólares no mercado mundial, via FED.

SEM SOLUÇÃO FÁCIL

Como se vê, cada um está fazendo o que pode. Não há, portanto, uma solução fácil que atenda todos os players mundiais. Assim, dificilmente esta reunião do G-20, em Seul, terminará com um bom acordo como pretendem os países em desenvolvimento, que viraram atração para o dinheiro mundial.

PAPAS DA ENGANAÇÃO

O presidente Lula, e a sua sucessora Dilma Rousseff, estão fazendo mil declarações como se fossem Papas no assunto. Na realidade só são Papas da enganação. Como tal vão continuar acusando os EUA e a China, principalmente, chamando-os de vilões, quando o nosso problema está na falta das reformas que fariam do Brasil um país mais competitivo.

TAXA DE JUROS NO BRASIL

Dilma Rousseff, por exemplo, na semana passada, disse que as taxas de juros no Brasil só podem cair quando a relação dívida/PIB chegar ao nível de 30%, aproximadamente. Como os jornalistas não têm noção do assunto, a simples afirmação da presidente eleita satisfez a todos. É uma pena, pois Dilma faltou com a verdade sem ser minimamente importunada.

POUPANÇA

Na realidade, o que impede a queda das taxas de juros no Brasil, conforme já informei em edições anteriores, é a remuneração da Caderneta de Poupança, que é definida por lei e não pelo mercado. E também não é definida pelo COPOM. Assim, a SELIC não pode ficar abaixo de 8%. Ponto. Caso contrário todas as aplicações que hoje vão para títulos públicos migrariam, imediatamente, para a Poupança, que é remunerada pela taxa de 6,17% ao ano, mais a TR. Com isenção total do IR.

EXCOMUNGADO

Sob pena de ser excomungado, ninguém se arrisca a mexer na remuneração da Caderneta de Poupança. Assim, não há como reduzir as taxas de juros no Brasil. Com isto ficamos sujeitos a receber cada vez mais investimentos financeiros, comparados com outros países em desenvolvimento. Deu para entender?

Leia mais

09 nov 2010

INFELIZ 2011!


MALDADES

Preparem-se para o ano de 2011. Além do IMF (imposto sobre Movimentação Financeira) e do Imposto sobre Patrimônio, ambos já considerados como favas contadas, muitas outras maldades estão previstas para infernizar a vida dos pagadores de impostos.

O INFERNO É MELHOR

Alguns exemplos: o senador Paim assegura que, definitivamente, vai cair o Fator Previdenciário. Mais: quer porque quer a redução da Jornada de Trabalho para 40 horas, sem perda de vencimentos. Querem mais ainda? Pois o mesmo senador exige que todas as aposentadorias devam ser reajustadas com o mesmo percentual estabelecido para quem ganha o salário mínimo. Tá bom assim? Ou seja, viver no inferno vai ser muito melhor.

IMPOSTO LIMPO?

Depois que começou a circular a notícia da recriação da CPMF, agora sob a forma de IMF -Imposto sobre Movimentação Financeira- os apaixonados por impostos resolveram defender a idéia dizendo que se trata de um imposto limpo.

IMPOSTOS SUJOS

Isto é o bastante para que o mundo todo admita que os demais impostos sejam considerados sujos. Razão pela qual deveriam ser eliminados e/ou jogados imediatamente no lixo. Pois é, gente, mas não é nada disso que vai acontecer.

ARCA DE NOÉ

Na realidade, o que os petistas e seus aliados adoram de verdade é tributar. De longa, quando ainda estavam embarcados na Arca de Noé, revelam esta incontida paixão. Se os portadores desta lamentável IDEOLOGIA DO ATRASO fossem minimamente inteligentes e justos (coisa simplesmente impossível), deveriam buscar os recursos supostamente necessários para a Saúde, na reforma da Previdência.

ECONOMIA

Só na Previdência o Brasil poderia economizar em torno de R$ 100 bilhões/ano (valor que representa o rombo anual produzido pelos dois Regimes ? do INSS e do Setor Público). Como o governo espera arrecadar algo como R$ 40 bilhões/ano com o IMF, só o rombo da Previdência representa quase três arrecadações de IMF. Que tal?

INJUSTOS

Mais: caso o suado dinheiro dos contribuintes, que tem sido usado para pagar ASSISTÊNCIA MORADIA aos membros do Poder Judiciário fosse alocado à Saúde, sobrariam recursos e faltariam doentes no país. Porque não começam por aí? Porque são injustos. INJUSTOS!

Leia mais

08 nov 2010

A DANÇA DOS TRAÍDOS


COMPROMISSO

Para conquistar votos dos fiéis à todas as religiões, Dilma assinou, à contra gosto, uma carta de compromisso dizendo ser contra o aborto. Apesar de desconfiados, a maioria desses eleitores aceitou o compromisso e elegeu a candidata petista.

INGÊNUOS

Enquanto isso, inúmeros empresários (leia-se FIESP, FIERGS entre outras), agindo como ingênuos, não fizeram o mesmo com relação a criação de novos tributos. Assim, não exigiram uma carta de compromisso em que Dilma não criaria nem aumentaria impostos.

JOGADA ENSAIADA

Pois agora, faltando quase dois meses para os governistas (composta por maioria dos governadores, deputados federais e senadores) assumirem seus mandatos, em jogada muito bem ensaiada já estão garantindo a volta da estúpida CPMF, porém com outro nome.

IMF

Desta vez o termo -CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA- será substituído por - IMPOSTO-. Assim, o dinheiro arrecadado será distribuído aos Estados, via Fundo de Participação. Portanto, o novo tributo -DEFINITIVO- deverá ser IMF: Imposto sobre Movimentação Financeira.

IMPOSTO SOBRE PATRIMÔNIO

Para aproveitar a onda, esta mesma turma certamente aprovará, também, com rapidez, o Imposto sobre Fortunas, ou Imposto sobre Patrimônio, que já passou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Podem crer!

ALÍQUOTAS

Contando com maioria folgada para aprovar o que bem entender, as discussões sobre as lamentáveis matérias vão se restringir, exclusivamente, ao tamanho das alíquotas que serão impostas, e não à decência ou necessidade dos tributos. Coisa típica de comunista invejoso e mau caráter.

TRAÍDOS DA VEZ

Muitos daqueles que votaram nos vitoriosos já estão se mostrando decepcionados e arrependidos. Devido ao apoio incondicional dado à petista Dilma, estão mudos e constrangidos diante da barbárie. Na real estão se sentindo traídos. Da mesma forma que os petistas foram, quando Lula assumiu a presidência.

NOVOS TRAÍDOS

A mesma revolta demonstrada pelos petistas, que à época queriam o calote das dívidas interna e externa e a estatização das empresas privatizadas no governo FHC, os empresários e outros bobos estão sentindo. Ou seja: a vingança dos petistas frustrados já está se desenhando. E os traídos da vez são os desconfiados de outrora. Que tal?

EU AVISEI

Cheio de tristeza lamento não ter sido ouvido nem compreendido. O que já está acontecendo, e o que vai acontecer, eu alertei. Repito: relembrar isto não me faz nem um pouco feliz. Mas é o que me resta fazer.

Leia mais