INÚMERAS MANIFESTAÇÕES
Paris, e a França como um todo, vive um período de intensas manifestações contra a reforma da Previdência. Reforma esta, para quem não sabe, propõe simplesmente o aumento de 60 para 62 anos a idade mínima para a aposentadoria. Pode?
GREVE GERAL
Desta vez, segundo admite o presidente Nicolas Sarcozy, os sindicatos não conseguirão deter a aprovação da necessária reforma. Ainda que isto realmente aconteça, pois é importante para o país, a tarefa promete ser difícil. Além das paralisações de várias atividades já em curso, uma greve geral está prometida para amanhã.
LOCOMOÇÃO COMPLICADA
Portanto, quem veio a Paris para participar do SIAL- Salão Internacional de Agroalimentação, que abriu ontem, 17, e vai até 21, está apreensivo. Principalmente porque sabe das dificuldades que tem para se locomover até o Parc d`Expositions de Paris-Nord Villepint, local da feira.
AGREGANDO VALORES
Falando do SIAL, que está recebendo um público enorme e significa um legítimo centro mundial de alimentos, quem opera no ramo tem aqui a possibilidade de agregar importantes valores ao seu negócio. Por exemplo:Novas referências e novos fornecedores; conhecimento das inovações; encontro de parceiros e subcontratados; conhecer as tendências do mercado; desenvolver novas receitas; seguir as novidades Agro-Alimentar Mundial; ficar, enfim, informado sobre as questões fundamentais, como nutrição, inovação e saúde.
SIAL EM NÚMEROS
Nesta edição, o SIAL conta com 5.700 expositores, dos quais 80% são de empresas estrangeiras. Além de 22 regiões da França, 106 países estão representados. Quanto ao número de visitantes a estimativa é de 150 mil pessoas, de 185 países. Isto se a greve permitir.
INOVAÇÃO
A inovação, principalmente na área de alimentos, para que possa responder às expectativas nos dias de hoje, precisa mais do que nunca estar em linha com o desenvolvimento dos valores sociais, como é o caso da sustentabilidade.A maioria dos produtos e serviços, cujo lançamento se apoia em alguma inovação, não encontra êxito esperado: só 3 de cada 10 inovações sobrevivem ao cabo de 3 anos. Entretanto, uma pesquisa revela que muitos fracassos se devem: a má compreensão dos consumidores (44%); eficácia do produtos (39%); e falta de apoio de marketing (25%).
VAI DAR SERRA!
No Press Center do SIAL, lugar de encontro de jornalistas do mundo todo, que vieram para cobrir a Feira, alguns me perguntaram sobre as nossas eleições. Diante da curiosidade em saber quem deve ser eleito para presidente fui taxativo: vai dar SERRA. Por favor, gente, não me deixem passar por equivocado. Ajudem ao máximo!