Artigos

19 out 2010

O SIAL E A PARALISAÇÃO


Compartilhe!           

SEM COMBUSTÍVEL
A França está semi-paralisada nesta terça-feira chamada de Dia Nacional de Protesto. A falta de combustível provocada pelo bloqueio às refinarias compromete seriamente o ir e vir de quem consegue chegar por aqui. Pois, desta vez é aí que os sindicatos estão atuando com mais força para tentar evitar a tímida reforma da previdência francesa.
POVO MAIS VELHO
Se por um lado a maioria (70%) dos franceses diz apoiar os grevistas, segundo informa uma pesquisa, o fato é que o povo francês está envelhecendo. Com isso a arrecadação das contribuições previdenciárias se tornou insuficiente para pagar a conta do elevado número de aposentados.
CÁLCULO ATUARIAL
Se a ciência e a medicina, para felicidade geral, estão conseguindo fazer com que as pessoas vivam mais, com boa saúde, o cálculo atuarial não pode ignorar esta realidade. Assim, a idade mínima para a aposentadoria precisa estar adaptada ao avanço da perspectiva de vida do povo.
CONTRIBUIÇÃO OU IMPOSTO
A situação, portanto, impõe o seguinte: 1- Aumentar o tempo de contribuição; ou, 2- Um novo imposto precisa ser criado para equilibrar a conta. Esta lógica, diga-se de passagem, vale para todos os países, inclusive e, principalmente, para o Brasil.
IMATURIDADE
Quanto aos protestos, nada de novo. O que não se justifica é radicalização traduzida por atos de puro vandalismo com requintes de terror. Se os sindicatos usam deste lamentável expediente, o pior fica por conta dos estudantes, que nessas ocasiões viram massas de manobra. Como a maioria é composta de adolescentes, ou seja, ainda não têm maturidade nem discernimento, não se julgam responsáveis pelos seus atos.Quando esses jovens chegam às ruas, para chamar a atenção tratam de incendiar automóveis, invadir lojas, quebrar e roubar o há à frente. É isto que acontece aqui, infelizmente.
SIAL
Mesmo com todas as dificuldades, o SIAL continua bombando. Graças aos ônibus contratados pela Feira, que fazem o vai e vem dos visitantes.
SIAL D`OR
Entre os 270 produtos que concorrem ao prêmio SIAL d`Or, em 9 categorias, alguns chamam atenção, como:Honey Drops: pastilhas de mel, sem aditivos ou conservantes, que podem ser utilizadas para adoçar o café ou o chá, ou simplesmente serem consumidas como balas.Martini Soda: Uma mistura de martini branco com soda. Este novo aperitivo é apresentado em uma garrafa com desing moderno de 10 cl e a bebida só tem 8% de teor alcoólico;Doces Brasileiros: A Fleischmann apresenta uma mistura líquida, pronta para cozimento, em 3 sabores: Pudim de leite, Brigadeirão e Quindim. Muito fácil de preparar e vem acondicionada em uma caixa tetrapack que permite a conservação do produto por ate 7 meses.
ELEIÇÕES 2010
Aqui na França tenho um olho voltado para o Sial e outro para a eleição presidencial, aí no Brasil. Embora reconhecendo as dificuldades enfrentadas por José Serra é preciso que os amantes da democracia, embora pouca no Brasil, dêem o máximo que podem para tentar uma virada. Chega de tantos escândalos e roubalheiras, gente.