MUITOS ASSUNTOS
Diante de tantos assuntos que merecem comentários confesso que nunca tive tanta dificuldade para eleger aquele que, na minha perspectiva, os leitores/assinantes mais gostariam de ler.
CORRUPÇÃO
Um deles, que não posso mais esperar para comentar, aconteceu na semana passada, na abertura do 1º Congresso Nacional da Campanha do Ministério Público Brasileiro contra a Corrupção. Na ocasião, o governador do RS, Tarso Genro, disse, com todas as letras, que a imprensa brasileira virou um Tribunal Comunicacional.
DISCURSO ESCRITO
Com um detalhe: desta vez Tarso não falou de improviso. Ao contrário, talvez para evitar mal entendidos ou pontos de dúvida, o governador do RS, que já foi ministro da Justiça, escreveu e leu o seu pensamento e a sua convicção sobre o papel que a imprensa brasileira vem desempenhando.
SUMÁRIO
Pois bem (ou, pois mal), o fato é que Tarso não deixou por menos quando disse, alto e bom som, o quanto condena a ação investigativa da imprensa, que descobre e denuncia corruptos. Pode?Em síntese, Tarso Genro definiu a imprensa como -Tribunal Comunicacional- porque entende que ela julga e condena os denunciados de forma sumária.
LINHA DO PT
Ora, quem tem boa lembrança sabe, perfeitamente, que o PT, até chegar ao Poder, foi o partido que mais adotou a linha da condenação sem julgamento.Mesmo sem provas, diferente do que a imprensa está fazendo, o que os petistas mais fizeram foi desmoralizar, avacalhar e enxovalhar a vida de seus opositores. Mais: condenação pura e direta, sem denúncia e muito menos julgamento.
CASOS COMPROVADOS
Agora, como a maioria dos envolvidos em casos de corrupção, totalmente comprovados, são os petistas e seus aliados, as denúncias não são bem-vindas. Vide o caso do mensalão, por exemplo, cujas imagens colhidas pela imprensa não deixam qualquer dúvida.
MANOBRA
Ou seja, o que o PT mais fez nesses últimos 20 anos foi lançar mão do mesmo Tribunal Comunicacional que Tarso está atribuindo à mídia. Com uma grande diferença: o PT fazia vibrar a classe média ingênua que acreditava na linha ideológica do atraso; já a imprensa só está desmascarando a esperteza da manobra que levou o PT e seus aliados ao Poder.