Artigos

20 out 2011

OS CONSULTORES DO ATRASO


Compartilhe!           

LULA, O PAPA DO ASSUNTO
O ex-presidente Lula, para quem acompanha os noticiários, a cada dia é convidado por algum país deste mundo para dar seus pitacos e ensinar como os governos devem agir diante da crise atual que assola o planeta. Agindo como se fosse um professor da boa prática administrativa pública, Lula parece estar se achando o papa do assunto.
DILMA, A FADA MADRINHA
Da mesma forma a presidente Dilma, como podemos assistir nas suas recentes visitas a países europeus, também discursou e distribuiu conselhos sobre formas de agir neste momento crítico, onde praticamente todas as economias mundo afora estão em mau estado.
INGÊNUOS
Só por aí fica muito claro e transparente o quanto o mundo ainda está repleto de pessoas ingênuas, que nada ou muito pouco sabem a respeito das coisas que acontecem no nosso pobre país. Mal sabem que enquanto Lula governou e agora com Dilma na presidência, pouco ou quase nada foi feito para que o Brasil deixe de ser um eterno país subdesenvolvido ou, como muitos preferem, emergente.
126ª POSIÇÃO
Vejam, por exemplo, o que diz, com todas as letras e números, o sério relatório ?
Doing Business de 2012
-, publicado ontem pelo Banco Mundial: o Brasil passou a ocupar a 126ª colocação entre 183 países avaliados. Se, no ano passado, já estávamos na péssima 120ª posição, neste ano andamos para trás mais seis posições em relação a 2011. Que tal?
FAZER NEGÓCIOS
FAZER NEGÓCIOS, aqui entre nós, não pode ser o forte do Brasil. A considerar a nossa invejável carga tributária, que beira 40% do PIB, é difícil imaginar que poderíamos estar numa posição mais confortável. Mesmo assim, são vários os pontos que o Banco Mundial analisa para avaliar quem oferece um bom ambiente para fazer negócios.
10 PONTOS
O índice do DOING BUSINESS é calculado com base em dez pontos, como: abertura de empresas; facilidade para obter alvarás; obter eletricidade; registro de propriedade; obtenção de crédito; proteção dos investidores; pagamento de impostos; comércio entre fronteiras; execução de contratos; e, resolução de insolvências.
DANDO AULAS
O Brasil, pelo que se pode deduzir através do relatório - Doing Business -, não está estagnado. Ao contrário: está andando para trás. Aliás, na América Latina estamos na frente da Venezuela, Bolívia e Equador. No mundo estamos, por exemplo, atrás da Nigéria, Bangladesh, Etiópia, Zâmbia, Kiripati, Palau, Kosovo, Quirguistão, etc. Enquanto o relatório deixa os brasileiros preocupados, Lula e Dilma viajam o mundo dando aulas de administração pública. Pode?