Artigos

02 abr 2012

FORMAÇÃO DO CUSTO-PAÍS


Compartilhe!           

SISTEMAS
Os países que elegem o mercado como o definidor de preços e vontades de seus cidadãos são aqueles que adotam o sistema capitalista. Já os povos que deixam esta tarefa para o governo, se identificam como socialistas.
CAPITALISMO PURO
Como nenhum país do mundo pratica o capitalismo puro, a identificação desse sistema se dá pelo grau de liberdade dos indivíduos. Ou seja, quanto mais o governo ganha poder para decidir os destinos e vontades dos cidadãos, menor a liberdade do povo.
O PREÇO DAS VANTAGENS
Como o propósito dos governos populistas e assistencialistas é aprovar o máximo possível de leis que ofereçam ?benefícios- aos cidadãos, sem a mínima preocupação com os deveres, só os mais esclarecidos percebem que quanto mais vantagens (falsas), maior será o custo do país.
LEIS CONSTITUCIONAIS E ORDINÁRIAS
Caso as leis assistencialistas aprovadas integrem a Constituição, a sua remoção e/ou alteração é extremamente difícil (vide as dificuldades para o Brasil fazer as reformas que necessita). Entretanto, até as leis ordinárias, depois de aprovadas, ganham enorme resistência de modificação.
PREFERÊNCIA PELO SOCIALISMO
O fato é que depois da Constituição de 1988, o Brasil mostrou preferência pelo socialismo. Como tal optou por ser menos competitivo. Todos sabem que o encarecimento do Brasil ficou alto demais a partir da aprovação de muitos direitos e pouquíssimos deveres. Como se isso não bastasse, depois da promulgação da Carta Magna uma infinidade de novas leis, ordinárias, foram aprovadas tornando ainda mais caro o nosso pobre Brasil.
VOO DE GALINHA
O resultado aí está: o Brasil não consegue crescer de forma consistente e contínua. Quando ajudado por crises externas, como é o caso atual, o desempenho se dá em forma de pulos, ou voos rasantes, típico das galinhas.
LUTA PELA EFICIÊNCIA
Ora, como não se vislumbra a menor possibilidade do Brasil ser reformado nos próximos anos, resta lutar pela eficiência. A partir daí, mesmo que o Brasil não atinja o grau de competitividade necessário, é possível alguma redução do custo-país. Pois, de tudo que foi apresentado até agora, as propostas defendidas pelo MOVIMENTO BRASIL EFICIENTE são as mais inteligentes e passíveis de êxito. Amanhã dou mais detalhes sobre o estágio das ações do MBE.