CELESTIAL?
A presidente Dilma Rousseff, pelas atitudes que toma, e pelo convencimento que demonstra sobre tudo que acontece no mundo, especialmente no ambiente latinoamericano, quer dar a entender que a partir do momento em que lhe foi entregue a faixa presidencial, em 01/01/2011, ganhou também um poder celestial que lhe permite julgar e escolher o que há de melhor para todos os povos.PSEUDO-DIVINAL
Esta capacidade pseudo-divinal que a presidente imagina possuir para interpretar as decisões políticas e eleitorais nos países latinos é, simplesmente, fantástica. Mais: a cada dia que passa, mais a presidente Dilma crê que é, sim, portadora de uma capacidade única e indiscutível para dizer o que é verdadeiramente justo e o que deve valer e ser feito para o bem comum de todos os povos.DIABÓLICO
Esse DOM-FRAUDE, até pouco tempo atrás totalmente desconhecido pelos pobres e estúpidos brasileiros, só consegue convencer os doentes atingidos pela ideologia social-comunista-petista. Quem tem 10% do cérebro oxigenado sabe, perfeitamente, que este sentimento que Dilma está mostrando ao mundo, não é divino, mas estritamente diabólico.PARAGUAI
Esta incrível manifestação de sabedoria que muita gente entende como celestial iniciou quando o Congresso do Paraguai resolveu destituir o presidente Fernando Lugo. Foi quando Dilma, sem precisar ir à fundo no assunto, julgou, alto e bom som, que a medida tomada pelos políticos paraguaios não passava de um GOLPE DE ESTADO.CANALHA INTELECTUAL
Na semana passada, Dilma teve um novo surto de sabedoria: deu às costas para a realidade e disse aos quatro ventos que a vitória do chavista Nicolás Maduro, como presidente da Venezuela, se deu num clima de total lisura. Usou, para tanto, como porta-voz de seu convencimento tácito, o ministro Antônio Patriota (Relações Internacionais), que o jornal paraguaio, ABC Color, classificou, por editorial, como CANALHA INTELECTUAL.EM PROL DO COMUNISMO
O que não se compreende até agora é por que a divina Dilma não consegue desenvolver esta capacidade divinal que imagina ser possuidora, com relação a assuntos internos, do Brasil. Por que o tal PODER CELESTIAL só se manifesta em defesa dos países regidos pelo programa Bolivariano (de Antonio Gramsci)? Por que a sua capacidade de decisão e julgamento só se manifesta em prol do comunismo?REVISTA VEJA
O fato é que esta mesma Dilma, que dá palpites definitivos sobre tudo que acontece em outros países, não dá uma só palavra quanto aos atos de corrupção promovidos pelo ex-presidente Lula e da sua querida Rosemary Noronha, que se esbaldava com o poder que recebia do ex-presidente. Considerando que a revista Veja desta semana revela, exclusivamente, fatos detalhados em sindicância (somente fatos, ou seja, zero de suposições), os amantes da verdade e da transparência não conseguem entender o silêncio da presidente Dilma com relação aos atos de corrupção no Brasil. Que tal?TENTANDO RECUPERAR A IMAGEM
Nos últimos meses a mídia internacional voltada para assuntos econômicos, notadamente o The Economist e o Financial Times, mostra preocupação em recuperar a imagem de credibilidade conquistada ao longo do tempo junto ao seu imenso universo de leitores, ouvintes e telespectadores.AFOBAÇÃO
Essa vontade e/ou sentimento ficou ainda mais claro depois que esses periódicos passaram a estampar, sem rodeios, que cometeram o grave erro de dizer, de forma afobada, que o país BOLA DA VEZ era o Brasil. Mais: que estávamos aptos a ocupar um lugar de destaque entre os países desenvolvidos.PERDA DE LIBERDADE
Se ao longo do período em que Lula esteve à frente do Executivo, o Brasil até chegou a dar demonstrações de que poderia crescer por forças de mercado, nos dois anos de mandato de Dilma Rousseff a situação mudou radicalmente. Assim, o Brasil, que nunca foi amante da liberdade, a cada dia que passa fica ainda menos livre. O que atesta esta realidade é notório: o único crescimento que o país experimentou nesse período, de forma vigorosa, foi a intervenção governamental. Em vários setores, como se sabe.DECISÕES IDEOLÓGICAS
O resultado aí está: o PIB vem padecendo e minguando. Tudo porque o governo só toma decisões ideológicas. Técnicas e necessárias para produzir desenvolvimento, nunca. Além disso, o custo, que já era altíssimo antes de Dilma assumir, ao invés de diminuir só aumenta. Com isso, o investimento simplesmente inexiste.BLEFE
Foi a partir das decisões ideológicas de Dilma e sua equipe que a mídia mundial abriu os olhos e percebeu, finalmente, que havia feito a aposta errada. Viu que o governo brasileiro-petista não passava de um grande blefador, do tipo que só sabe passar -cachorro- em jogo de poker.RUMO BOLIVARIANO
O ponta-pé inicial na frustração mundial aconteceu quando o Brasil tomou o rumo bolivariano do atraso e usou a Petrobrás e o pré-sal para enganar meio mundo econômico e a maioria dos brasileiros. A partir daí, intervenções no câmbio, nos juros e, pasmem, na Lei de Responsabilidade Fiscal, culminando com o ataque às empresas de energia, fizeram o restante.PREFERÊNCIA PELO BURACO
Na realidade, as atitudes que o The Economist e o Financial Times, principalmente, vem mostrando, através das últimas matérias jornalísticas sobre o nosso pobre país Brasil, servem como um atestado e/ou uma sentença. O Brasil preferiu não decolar, como informou uma manchete de capa do The Economist, em 12/11/2009. O Brasil, infelizmente, resolveu que o melhor era não sair do chão. Ou melhor: preferiu se enfiar num buraco e, se possível, ficar lá por mais de 500 anos.CBF
Tenho acompanhado o interesse constante da mídia nacional, principalmente esportiva, e de alguns deputados federais, com o ex-craque Romário à frente, sobre as barbaridades que são cometidas na CBF, que ganharam manchetes, notadamente na gestão de Ricardo Teixeira e agora nas mãos e pés de José Maria Marin.ENTIDADE PRIVADA
Pois, mesmo sendo totalmente a favor da transparência total e da ética em qualquer tipo de negócio, devo lembrar que a CBF é uma entidade privada. Como tal, portanto, entendo que quem deve exigir mudanças são os seus confederados, ou seja, os presidentes das Federações Estaduais, que por sua vez são eleitos pelos presidentes dos clubes de cada Estado.INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL
Vejo, portanto, com muita tristeza, depois de tanta besteira cometida pelos nossos administradores públicos, que um grande número de jornalistas e comentaristas estejam clamando pela intervenção governamental na CBF. Francamente, não consigo acreditar.OS PIORES ADMINISTRADORES
Como é possível que, a esta altura da vida e dos acontecimentos, alguém ainda consiga propugnar que a CBF seja administrada pelo governo? Justamente para quem, comprovadamente, é incompetente e retrógrado, gente. E que está envolvido em inúmeros casos de corrupção.PERDA DA AUTOSSUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO
Chamo a atenção desses distraídos que a Petrobrás, maior estatal brasileira, conseguiu, através de uma administração temerária, perder a autossuficiência na produção de petróleo. Pode? Isto com a encantada exploração dos campos do pré-sal em águas profundas, que o governo brada aos quatro ventos ter aberto novas perspectivas de riqueza para o país.SEM CAPACIDADE DE INVESTIR
Em 2006, para quem esqueceu, o Brasil, com um atraso milenar, tinha se tornado autossuficiente em petróleo. Pois, entre 2012 e 2013 conseguimos perder essa autossuficiência. Na tentativa de esconder o problema e/ou amenizar, o governo diz que a situação é temporária. Para quem prefere a verdade, o fato é que esse governo irresponsável adotou uma política de não repassar as variações do barril de petróleo no mercado internacional para o preço da gasolina no Brasil. Esta defasagem tirou a capacidade de investimento da empresa.CEEE
Se os jornalistas que cobrem a área esportiva do RS, que pregam pela intervenção do governo na CBF, perceberem o que acontece na estatal gaúcha de energia, CEEE, aí a situação deles fica ainda pior. Se alguém deflagrar um concurso para premiar a pior estatal do mundo, a CEEE será desclassificada. Não será aceita como concorrente por excesso de estupidez e mal uso do dinheiro público.MAIOR DESTAQUE
Como a aproximação da Copa das Confederações, que nada mais é do que o grande aperitivo da Copa do Mundo, e pelo fato de ambos os certames acontecerem no Brasil, daqui para frente, até o encerramento do Mundial de 2014, os noticiários vão destacar muito mais o futebol do que qualquer outro assunto.COPA DE 1950
Para não fugir à regra me antecipo relembrando a Copa do Mundo de 1950 (primeira depois da segunda guerra mundial), que o Brasil sediou, para fazer algumas comparações. Naquela época, como é sabido, além de não existir televisionamento e apoio de patrocinadores, também não havia direitos de transmissão. Muito menos bola com chip, como veremos na edição de 2014.13 SELEÇÕES
O que poucos sabem, no entanto, é que a Copa de 50 só contou com 13 seleções, que vieram ao Brasil para disputar 22 jogos (em 2014 serão 32 times e 64 partidas). Mais: a duração do torneio foi de apenas 16 dias. Em 1950, as cidades-sedes eram seis: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Recife; em 2014 serão 12, com o acréscimo de Salvador, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Natal e Brasília.CURIOSIDADES
No Mundial de 50, para quem não sabe, a Argentina preferiu não participar. Como não foi escolhida para ser sede da Copa do Mundo, em protesto resolveu desistir. Assim, da América do Sul, além do Brasil participaram Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia. Já da Europa vieram as seleções da Suécia, Suíça, Inglaterra, Itália, Iugoslávia e Espanha. E da Confederação Norte-Centro-Americana e do Caribe de Futebol, México e Estados Unidos. E, dos países da África, Ásia e Oceania, a única seleção que se classificou, na primeira fase, foi a Índia, que acabou desistindo porque seus jogadores jogavam descalços. Como a FIFA havia decidido que a partir da Copa de 1950 passaria a ser obrigatório o uso de chuteiras para a prática do futebol, a Índia preferiu não participar.REINO UNIDO
As nações que compõem o Reino Unido puderam competir, tendo se reunido à Federação Internacional de Futebol quatro anos antes, após 17 anos de auto-exílio. Foi decidido que o Bristish Home Championship de 1949-50 serviria de eliminatória, com o campeão e vice se classificando para o Mundial. A Inglaterra terminou em primeiro e a Escócia em segundo. Mas os escoceses também desistiram, porque haviam decidido que só participariam caso tivessem ficado em primeiro lugar.DESISTÊNCIAS
Além da Índia, a Turquia também optou por não participar. Preocupada com tantas desistências, a FIFA convidou a França e Portugal para preencher as vagas. Ambas, porém, declinaram do convite. No início, a França até concordou em participar. Como a infraestrutura no Brasil era muito precária (coisa que acontece até hoje), e muitas viagens da Europa para o Brasil eram feitas por navio, os franceses exigiram mudança de local dos jogos no Brasil. A então CBD recusou e com isso a França acabou desistindo.SEM FINALÍSSIMA
Com toda essa encrenca, dos 16 times originalmente previstos, somente 13 disputaram o torneio, que teve duração de apenas 16 dias. O que foi considerado um fiasco pela mídia internacional.Agora o mais curioso e que muita gente desconhece: a Copa do Mundo de 1950 não teve uma finalíssima. Como a fórmula do torneio previa um quadrangular final, as quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos (Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia) formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. Por mera coincidência, a última partida do quadrangular acabou por reunir Brasil e Uruguai. Como o Uruguai tinha 3 pontos (havia empatado com a Espanha) e o Brasil 4 (havia ganhado duas, contra Espanha e Suécia), e não poderiam mais ser alcançados pelas demais, só um dos dois tinha condições de se sagrar campeão do mundo. Para o Brasil, o empate bastava; No caso do Uruguai, só a vitória interessava. O resultado, que os brasileiros jamais esquecem, foi 2x1 para o Uruguai, que se tornou Campeão do Mundo, em pleno estádio do Maracanã, totalmente lotado.NÃO SE MEXE
Em matéria de economia, o governo Dilma-Petista adotou uma péssima estratégia: EM TIME QUE ESTÁ PERDENDO NÃO SE MEXE. Esta prática suicida está sendo proposta, infelizmente, tanto no que diz respeito à formação do time, ou equipe econômica, quanto na forma como se dispõe a jogar.CONVICÇÃO
Esta tática, ou programa de governo foi decidido por opção, convicção. As iniciativas, ou a falta delas melhor dizendo, demonstradas pela não realização das reformas, mostra o quanto a equipe econômica, devidamente respaldada pela presidente Dilma, se recusa a enfrentar o ataque de adversários fortes, como é o caso da perigosa INFLAÇÃO, das fantásticas DESPESAS PÚBLICAS, e da CORRUPÇÃO, por exemplo.INTERVENÇÕES
Considerando que o governo resolveu intervir em vários setores, mormente na arbitragem cuja indispensável independência já havia sido entregue ao Banco Central no governo anterior, aí a reduzida possibilidade de êxito na constante luta que precisa travar contra os grandes adversários ficou praticamente impossível.RANKINGS DIVERSOS
Se for levado em conta as posições ocupadas pelo Brasil nos rankings dos mais diversos estudos e levantamentos feitos por institutos internacionais, como mostram, por exemplo:1- o Índice de Liberdade Econômica;2- o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH; 3- o Crescimento Econômico; 4- os Índices que medem a Educação, Segurança, Saúde e, principalmente, o5- o Índice da Carga Tributaria; aí já temos uma ideia clara do quanto o Brasil luta, com todas as suas forças, para permanecer nos últimos lugares.LIGA ESPECIAL
Tais classificações indicam que o governo tem interesse em montar uma LIGA ESPECIAL, formada por países de quarto e quinto mundo, tipo Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Chipre, Grécia e outros mais, para disputar o campeonato dos menos desenvolvidos e/ou menos competitivos.RESPONSÁVEL PELOS NOSSOS PROBLEMAS
Olhando a economia brasileira pelo índice da Bovespa, melhor régua que mede o desempenho das principais empresa brasileiras, podemos ver o quanto o presente e o futuro do país não animam em hipótese alguma. O pior de tudo é que o governo sempre identifica um responsável pelos nossos problemas. Ontem, por exemplo, foi a China. Que tal?PERU
Enquanto isso, a economia do Peru, país que por sinal também pertence ao planeta Terra, continua crescendo. A taxa anualizada do mês de fevereiro, divulgada ontem, foi de 5%. Mais: os analistas acreditam que o PIB vai continuar crescendo ao longo dos próximos meses, liderada pelo investimento. Em 2014, o crescimento deve se manter em ritmo forte, com alta de 6,2%. Que tal?LEITORES COMO TESTEMUNHA
Os leitores/assinantes do Ponto Crítico são testemunhas do quanto já escrevi sobre a comprovada baixa qualificação da mão de obra dos brasileiros em geral, assim como da dificuldade que mostram para interpretar textos que mal conseguem ler.ÍNDOLE
Entretanto, ainda que jamais tenha faltado com a verdade quanto a essas fantásticas e incontestáveis deficiências, uma coisa não posso deixar de reconhecer: milhões de brasileiros sabem, e como, ganhar dinheiro usando o SEGURO-DESEMPREGO.Ou seja, o povo pode ter baixa qualificação profissional, o que é verdade, mas isto não significa que não sabe fazer contas. Mais: faz isso tudo de forma absolutamente legal, ou seja, usa o que a legislação trabalhista oferece em termos de burrice e/ou inconsequência.Coisas que caem, infelizmente, como uma luva no colo de quem já possui índole para agir de forma esperta.COMBINAÇÃO DIABÓLICA
O que chama mais a atenção é o fato do Brasil apresentar um índice de desemprego extremamente baixo, e mesmo assim o rombo no FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador- continua aumentando sem parar. De forma, aliás, extremamente perigosa.Entre 2002 e 2007, as despesas com os benefícios pagos pelo Ministério do Trabalho às pessoas dispensadas sem justa causa subiram de R$ 5,7 bilhões para R$ 12,7 bilhões. Que tal? Um aumento médio de 17,3% ao ano, bem superior a qualquer outro gasto na esfera federal. Só em 2012, o rombo atingiu R$ 5,5 bilhões. E para 2013 o déficit promete superar os R$7,5 bilhões.Como bem expôs o professor JOSÉ PASTORE, professor de relações do trabalho da FEA-USP, na Folha de São Paulo, o Brasil é o único país no mundo em que a desocupação diminui e as despesas com seguro-desemprego aumentam. O paradoxo decorre de uma perversa combinação diabólica entre o seguro-desemprego e o FGTS, arremata Pastore.A ARTIMANHA
A artimanha funciona da seguinte maneira: - Para fazer jus ao SEGURO-DESEMPREGO, o empregado precisa ter trabalhado pelo menos SEIS MESES com registro em carteira. Para poder sacar os recursos do FGTS, necessita completar UM ANO DE SERVIÇO, desde que dispensado sem justa causa.Há um furo nessa articulação, como podem verificar abaixo:ABSURDO
Vejam, por exemplo, o caso de um empregado que ganha R$ 1.000 por mês e que completa um ano de trabalho na mesma empresa. Nesse ano, ele acumula R$ 1.040 na conta do FGTS (inclusive a parcela do 13º salário).Ao ser desligado sem justa causa, ele saca esse total e recebe um adicional de R$ 400 a título de indenização, perfazendo R$ 1.440.Como parte das verbas rescisórias, ele terá direito a R$ 1.000 de 13º salário e R$ 1.333 a título de férias e abono, totalizando R$ 3.773.TAPAR OS FUROS
Para não perder o benefício do seguro-desemprego, ele opta por um emprego informal no qual ganhe R$ 1.000 por mês (ou R$ 4.000 nos quatro meses). O ganho total subirá para R$ 10.826.Para conter as despesas explosivas com seguro-desemprego é preciso tapar os furos dessa sistemática. Só que as centrais sindicais, no entanto, já avisaram que não aceitarão medidas que retirem benefícios. Pode?O Brasil, como diz o economista José Roberto Afonso, do BNDES, é um país surpresa: a carga tributária aumentou quando a economia estava mal; e agora que a economia vai bem, o gasto com seguro-desemprego não cai. Pois é. Benefícios? Esperteza, melhor dizendo, não?