THE ECONOMIST
Depois de figurar, em vão, nos noticiários internacionais como um dos países emergentes com grande potencial de se juntar ao clube das maiores economias do planeta, coisa que infelizmente não vai acontecer por pura vontade dos nossos governantes neo-socialistas, o Brasil volta às páginas da revista The Economist.ANALISANDO A FELICIDADE
Desta vez, face ao evidente mau desempenho da economia e da aceleração da inflação, que só acontecem por excesso de intervencionismo, atitudes e decisões equivocadas, a revista britânica se colocou no papel de um analista comportamental para entender e/ou explicar porque os brasileiros seguem tão felizes enquanto o país não está crescendo.DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
A explicação encontrada pela revista, na sessão Economist Explica, está na distribuição de renda. Segundo informa, o nível baixo de desemprego, associado a aumentos salariais e à retirada de muitos brasileiros da miséria resulta em queda da desigualdade e uma classe média crescente. Nesse cenário há desconexão entre o crescimento do PIB e a real experiência da maioria dos brasileiros.REGRESSÃO
Pelo que se observa, a The Economist procurou fazer o papel de psicólogo sem, no entanto, fazer uma necessária REGRESSÃO na vida do Brasil e na linha ideológica do atual governo. Mesmo sem ter formação em psicologia, pelo tempo que estudo os problemas do país me julgo apto para fazer o diagnóstico correto da situação.FALTA DE CONHECIMENTO
A felicidade do brasileiro se dá pela falta de conhecimento. É sabido que quem vive na ignorância vive mais feliz, imaginando que tudo de bom ou ruim só acontece por vontade divina. E nunca por vontade (ou falta dela) dos governantes. Portanto, quanto menos educação o povo recebe, mais sucesso os governos populistas adquirem.PROBLEMAS REAIS
Daí o fato de muita gente não perceber que a falta de desenvolvimento do nosso pobre país se dá por: 1- FALTA ABSOLUTA DE EDUCAÇÃO; 2- FALTA TOTAL DE INFRAESTRUTURA; 3- EXCESSO DE BUROCRACIA; 4- ALTA CARGA TRIBUTÁRIA; e, 5- CORRUPÇÃO DESMEDIDA.REFORMAS...
Todos aqueles que desenvolvem medianamente a linha do raciocínio lógico, ou seja, que conseguem enxergar com alguma clareza a relação causa/efeito das decisões governamentais, sabem que em algum momento a coisa vai pegar. A inflação, que já está sendo sentida pelo povo até agora cheio de felicidade, pode contribuir para o entendimento do que não paro de repetir. Ou fazemos as reformas, ou....UNIÃO FAZ A FORÇA?
Na minha imaginação, a razão maior para a existência de qualquer entidade empresarial seria a de fazer valer as vontades e/ou interesses de seus associados. Convencidos de que, individualmente, não teriam musculatura suficiente para tanto, nada mais lógico do que fazer força coletivamente. Bem dentro do que diz o velho ditado - A UNIÃO FAZ A FORÇA!PLEITO
Como não são poucas as entidades empresariais distribuídas em todo o país, era de se presumir que para problemas que afetam diretamente o desempenho da economia, a união deveria ser manifestada em forma de insistentes pedidos, junto ao governo, de remoção do máximo possível de obstáculos que emperram a realização de negócios.AMARRADO POR LEIS
Considerando que o Brasil sempre esteve amarrado por correntes em forma de leis absurdas, como revela a nossa péssima colocação no ranking mundial de liberdade econômica, era de se imaginar que as entidades empresariais do país todo se uniriam para levantar uma bandeira nacional com o propósito de pressionar por mais liberdade e competitividade.LEI DOS PORTOS
Infelizmente, não é isto que estamos assistindo. Enquanto a FIESP se mostra fortemente interessada na inadiável LEI DOS PORTOS, as demais entidades não estão dando a mínima para o assunto. O resultado foi mostrado ontem, na Câmara dos Deputados: a maioria dos parlamentares (povo) não quer que o Brasil seja dotado de mínima infraestrutura.ABERTURA DOS PORTOS
Mal se dão conta os líderes empresariais e, principalmente os nossos governantes, que tão logo desembarcou no Brasil, em 1808, o Príncipe Regente decretou a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. A medida, além de altamente benéfica para o país, marcou o fim do Pacto Colonial, que até então proibia o Brasil de comprar produtos e vender matérias-primas diretamente a outros países que não a sua metrópole. Hoje, do jeito que a coisa está posta, o Brasil está proibido, pelo alto custo portuário, de importar e exportar. E as lideranças não estão nem aí. Pode?FUTEBOL
Ontem à noite, enquanto a MP estava sendo discutida na Câmara Federal, o povo e a maioria dos empresários brasileiros estavam interessados na Copa Libertadores. Isto diz bem o que é mais importante para o país, não? A única coisa que o Brasil não pode perder para país algum do mundo é no futebol. O resto que se lixe.ESTOU SÓ
É por estas e muitas outras que nunca deixo de ter assunto para escrever o Ponto Crítico. O governo já me dá muitas razões para críticas e comentários. E a tal de Sociedade Organizada, que deveria estar gritando, está na mesma linha. Até porque não parece interessada para melhorar o Brasil. Todos reclamam do elevado CUSTO-PAÍS, mas na hora de agir e/ou se manifestar todos correm para casa. É duro, gente.DESONERAÇÕES
As desonerações tributárias que o governo Dilma vem promovendo em diversos setores de produção, visando aquecer a cambaleante economia brasileira que mesmo assim insiste em não decolar, estão servindo para escancarar o quanto o Brasil carece de uma urgente e competente REFORMA FISCAL.ROMBO FISCAL
Enganam-se, portanto, como tenho repetido várias vezes aqui, todos aqueles que exigem uma REFORMA TRIBUTÁRIA como solução para a nossa FALTA DE COMPETITIVIDADE. Reduzir a carga tributária sem reduzir, na mesma proporção, as despesas públicas, só produz ROMBOS nas contas do governo. Ou DÉFICIT FISCAL, se preferirem.CRISE EUROPEIA
Quem melhor esclarece a necessidade (urgente) de enxugar os gastos públicos é a crise europeia, que ainda está longe de acabar. Crise esta, diga-se de passagem, provocada pelo socialismo, que onera substancialmente os cidadãos comuns para sustentar privilégios de poucos.GRÉCIA
Vejam, por exemplo, o que já está acontecendo na falida Grécia: para enfrentar a falta de crescimento econômico e as altas despesas públicas, o Parlamento grego não teve outra saída senão a de acabar com certos DIREITOS ADQUIRIDOS. Um deles é a necessidade de cortar salários dos funcionários públicos e aposentados além de promover demissões em massa. Gostem ou não, o remédio é esse. Não há outra forma.SIMPLIFICAÇÃO
Quero deixar bem claro que sou totalmente a favor de tudo que possa tornar o nossos produtos e/ou serviços mais competitivos. Defendo, portanto, uma REFORMA TRIBUTÁRIA que, além de diminuir a quantidade de impostos, faça com que a arrecadação seja uma tarefa simples. É isto, aliás, que defende o MOVIMENTO BRASIL EFICIENTE, cujos estudos atestam uma redução da carga tributária só pelo efeito simplificação.PERDENDO TEMPO
De novo: se a REFORMA TRIBUTÁRIA é importante, a REFORMA FISCAL é aquela que, se feita de forma correta pode, de fato, diminuir o CUSTO-BRASIL. Chamo a atenção de que a maioria dos países europeus estão fazendo REFORMAS para buscar a competitividade perdida. Enquanto eles correm contra o tempo, o Brasil, infelizmente, está perdendo tempo.RIO GRANDE DO NÃO
Com o afastamento do presidente da FEPAM ( Secretaria do Meio Ambiente do Estado do RS), o comunista Carlos Fernando Niedesberg, envolvido na Operação Concutare, o governador neo-comunista, Tarso Genro, decidiu que a Pasta deixará de receber indicação política para ser ocupada por um técnico. Maravilha. Lamento que o governador não faça o mesmo com relação ao cargo que ocupa. Seria ótimo que deixasse a administração do Estado para quem é do ramo. Que tal?CONCORRENDO ENTRE SI
A julgar pelas decisões tomadas por seus líderes, os países latino-americanos que cumprem o programa de governo aprovado, por unanimidade, pelos membros do Foro de São Paulo, dão a entender que estão concorrendo entre si para ver qual será o primeiro a atingir o nível de pobreza conquistado por Cuba sob o comando DITATORIAL dos Irmãos Castro.BRASIL
Atualmente, como é possível prever, os países que apresentam as melhores chances de sucesso para se transformar numa Nova Cuba são: Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina. O Brasil, mesmo que esteja cumprindo à risca o programa gramscista, por estar um pouco mais atrasado que os demais não tem chances de vitória no curto prazo.PRIMEIRA DIVISÃO
Entretanto, pelas decisões que o governo Dilma está tomando, o Brasil já está com sua vaga assegurada para permanecer, pelo tempo que quiser, na primeira divisão dos países mais atrasados. O andar da carruagem mostra que o atual governo está preparando a entrada triunfal do Brasil no regime ditatorial.MELHORES
Assim, mesmo que todos os concorrentes estejam fazendo de tudo para ficar igual à Cuba, penso que a Venezuela e a Argentina estão com melhores possibilidades de levantar a TAÇA DA POBREZA ABSOLUTA, que poderia levar o nome de Fidel Castro em homenagem a tudo que o ditador fez para destruir a economia de Cuba.EXTERMINADORA CRISTINA K
Como a situação calamitosa vivida pela Venezuela já foi muito explorada pela mídia, em função do falecimento de Hugo Chávez e da eleição de Nicolas Maduro, me parece mais oportuno neste momento mostrar a situação caótica da Argentina, chefiada pela fantástica exterminadora Cristina K.NOVA CUBA
Começando pelo lado do câmbio, cuja cotação já chegou a 10 pesos por dólar no paralelo, enquanto no oficial é de apenas 5,2 por 1, a Argentina já mostra o quanto quer, de fato, chegar ao título. Some-se a isto a taxa de inflação, que no paralelo é de 30% enquanto que no oficial o governo diz que é insignificante, aí o país de Cristina K vira concorrente sério para ser a Nova Cuba.DE OLHO NA TAÇA
Tem mais: as reservas cambiais já estão abaixo de U$ 40 bilhões. Assim, não demora muito para que a Argentina venha a ser sagrada duplamente campeã: da pobreza e da estupidez. Como o espírito ditatorial-intervencionista de Cristina K é o que dita a realidade econômica do país, tudo por lá é controlado e/ou proibido. Ou seja, o que é bom para o país não tem permissão. Permitido e/ou incentivado só a burrice. Olha, gente: se a Venezuela está respirando por aparelhos, a Argentina está em situação pior, pois sequer dispõe dos aparelhos para poder respirar. Das duas uma: ou dá empate ou a Argentina leva a Taça FIDEL CASTRO. Detalhe: o Brasil está de olho nesta Taça....HOMENAGEM
Na última sexta-feita, 03 de maio, para homenagear o DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA, quase todos os jornais do país aproveitaram a data para chamar a atenção de seus leitores do quanto a sociedade precisa ficar atenta diante das inúmeras tentativas, muitas vezes dissimuladas, de controle da informação.EM CURSO TAMBÉM NO BRASIL
Aliás, tudo aquilo que já está em curso em vários países latinos (Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina), cujos líderes se mostram encantados com o comunismo (ou bolivarianismo), e por isso seguem à risca o programa Grasmscista proposto e aprovado nas reuniões do Foro de São Paulo, também está sendo perseguido, com afinco, aqui no Brasil.DUPLA NEO-COMUNISTA
Vale lembrar, sempre e repetidamente, que o Foro de São Paulo é fruto de um amor intenso e profundo, nutrido ao longo de muitos anos, entre o ex-presidente Lula e seu dileto amante Fidel Castro. Como a presidente Dilma Rousseff só foi escolhida por Lula para ser sua sucessora porque é devota e seguidora fiel das decisões tomadas pelo FSP, não é difícil prever o que a dupla neo-comunista Lula/Dilma está querendo para o Brasil.REGULAMENTAÇÃO OU INTERVENÇÃO?
Aliás, o bem mandado ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, petista da gema, defende com unhas e dentes a regulação da mídia. Em recente audiência na Câmara dos Deputados, o ministro afirmou que se todos os setores têm Marco Regulatório a mídia também deveria ser regulamentada. Só que para obter maior apoio junto à sociedade ignara quanto ao tema, Paulo Bernardo está sendo ardiloso. A artimanha e/ou estratégia dos petistas é uma só: INTERFERIR e, se possível, SUPRIMIR o DIREITO DE EXPRESSÃO.LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Pois, bem antes de defender a LIBERDADE DE IMPRENSA vejo como mais importante e necessário que nenhum obstáculo esteja à frente da LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Ou seja: é preciso assegurar a todos os cidadãos o sagrado direito de dizer, escrever e/ou se manifestar, sobre qualquer tema. Nos meios de comunicação ou fora deles.LIBERDADE? ONDE?
A razão pela qual defendo a LIBERDADE DE EXPRESSÃO bem antes da LIBERDADE DE IMPRENSA me é fornecida pelos JORNALISTAS DO ATRASO, ou seja todos àqueles que estão exigindo o DIPLOMA DE JORNALISMO para quem quiser manifestar suas opiniões nos meios de comunicação. Pode? Pergunto: - Como é possível que os próprios jornalistas se manifestem a favor LIBERDADE DE IMPRENSA, quando fazem de tudo para impedir a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?ANIVERSÁRIO DE ZH
A propósito: no último sábado, 04, o jornal Zero Hora, do RS, completou 49 anos. Ao enviar os meus cumprimentos deixo bem claro que o faço, exclusivamente, pelo aniversário, não pela qualidade do jornal mais lido no RS. Dois exemplos desta baixa qualidade de ZH estão bem transparentes no dia a dia do jornal: 1- a página 3 é editada para leitores infantis, de Jardim de Infância; 2- assuntos de economia não fazem parte do interesse do jornal.Aliás, a grande responsável pela ruindade jornalística apresentada por ZH está, justamente, na absoluta falta de concorrência. Pois, na data do aniversário, ZH fez questão de mostrar o quanto prefere ser um jornal de qualidade duvidosa: publicou uma manchete dizendo que a IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TELEFONIA 4G, EM PORTO ALEGRE, ESBARRA EM POLÊMICA. Mal sabe o mau jornalista responsável pela reportagem, que é público e notório que a telefonia gaúcha esbarra, exclusivamente, na estupidez dos gaúchos e não na polêmica. Que tal?RUMOS PREOCUPANTES
Pela quantidade de mensagens que passei a receber nos últimos dias, não há a menor dúvida de que aumentou, significativamente, o número de leitores/assinantes do Ponto Crítico que passaram a mostrar grande preocupação com os rumos que o Brasil está tomando.VONTADE EXPLÍCITA
Lembro que até pouco tempo atrás as mensagens que entravam na minha caixa eletrônica tratavam de temas diversos. Algumas, inclusive, contendo menor grau de indignação. Assim, tudo me faz crer que a mudança repentina de comportamento tem tudo a ver com as recentes e explícitas vontades que o nosso governo neo-socialista passou a defender para obter um importante e desmedido aumento de poder.DITADURAS COMUNISTAS
Embora com muito atraso, o que impõe dificuldades maiores para recompor uma boa parte daquilo que a DEMOCRACIA já perdeu, uma coisa me parece evidente: aumentou o número de convencidos de que o Brasil está sendo conduzido por mãos, pés e mentes ideologicamente identificadas com ditaduras comunistas.POPULISMO
Alguns leitores me escreveram lamentando que o Ponto Critico não seja lido nas classes sociais onde se encontram os brasileiros menos esclarecidos. Entendem os leitores, com razão, que todos os aqueles que pertencem às classes C, D e E (mais de 70% da população) deveriam ser informados, e alertados, do quanto seus cérebros estão sendo destruídos pelo avanço descomunal do populismo.ANALFABETOS FUNCIONAIS
Entendo, certamente, esta preocupação manifestada por todos que me escreveram, assim como daqueles que, em silêncio, também pensam da mesma forma. Entretanto, uma coisa preciso deixar bem claro: de nada adiantaria o Ponto Crítico chegar às caixas de mensagens desse enorme contingente de brasileiros, que, infelizmente, é formado por ANALFABETOS FUNCIONAIS.REDES SOCIAIS
Aqueles que já conseguem ter acesso à internet, ainda o fazem para coisas banais. Vejam, por exemplo, o papel que vem sendo desempenhado pelas redes sociais: deixam bem claro que servem mais para exibicionismo pessoal. Um nicho adequado para os tais analfabetos funcionais, certamente.SETOR CRIME
Enquanto a educação do povo não melhora, e a saúde, idem, a segurança pública é o que mais preocupa pelo aumento brutal da violência em todo o país. Este assunto deixo para o editorial de amanhã com o título; O QUARTO SETOR (CRIME) é o que mais cresce no Brasil. Pelo andar da carruagem brasileira, nenhum país do mundo concorre com o nosso pobre país.