Artigos

17 ago 2011

PAGAMOS PELOS NOSSOS ERROS


DESEMBARQUE DO PR

Ontem, o assunto de maior destaque na área política do país foi o desembarque do PR da base aliada do governo Dilma Rousseff. Considerando o que filiados do PR fizeram na Pasta dos Transportes, a decisão do partido deveria ser muito festejada.

INDEPENDENTE

No entanto, como o PR é só mais um partido que abriga políticos safados, quase nada vai mudar no nosso pobre país. O duro é que o PR se declarou, a partir de agora, como independente. O que significa que vai estabelecer preços para votar a favor das propostas do governo no Legislativo.

NOVA FORMA

Para bons e maus entendedores, isto mostra que não é preciso ocupar cargos no governo para continuar se locupletando. Os ganhos, que vinham sendo obtidos com o escandaloso superfaturamento de obras, vão continuar existindo. O que vai mudar é a forma.

APOIO CONTRA A CORRUPÇÃO

Admito que seja bastante elogiável a atitude de alguns políticos, que resolveram dar apoio incondicional à Dilma Rousseff no combate à corrupção. O problema é que o contingente de políticos corruptos é enorme, o que contribui para um resultado pouco satisfatório.

INCOMPETÊNCIA

Confesso que seria bem mais oportuno um manifesto contra a incompetência. Tenho absoluta certeza de que os prejuízos que os incompetentes dão ao país são infinitamente maiores do que a soma de todos os atos de corrupção até hoje praticados.

DOSE DUPLA

Pois é, gente. Os brasileiros, além de comandados por um enorme contingente de corruptos, ainda são prejudicados por falta de decisão e/ou decisões totalmente equivocadas. O curioso é que pouca gente percebe que muitas das atitudes são demonstrações de puro ódio ao povo.

PUNIÇÃO EXEMPLAR

Sempre entendi que quem comete erros deve pagar por eles. Como as punições, geralmente, são acompanhadas da exigência de pagamento de alguma multa pecuniária, os impostos devem ser entendidos como parte da penitência. A punição pelos erros que nós, brasileiros, cometemos ao eleger políticos incompetentes e corruptos, aí está, de forma exemplar: somos obrigados a pagar cada vez mais impostos. Sofremos e não aprendemos. Pode?

Leia mais

16 ago 2011

UMA ENTREVISTA IMPORTANTE


SEM FRONTEIRAS

Assisti, ontem, o programa Sem Fronteiras, na Globo News, que teve como entrevistado o ex-secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Imperdível. Além de BASTANTE esclarecedora, a entrevista colabora para tirar dos ombros do ex-presidente George W. Bush, um pouco da responsabilidade que lhe foi atribuída por todos os males dos EUA. Percepção aliás, só para quem admira aquele país.

TEXANO

Por ser um texano, Bush sempre foi taxado de grosso e trapalhão. O perfil preferido para quem gosta de fazer chacota e manifestar desprezo. Daí este sentimento popular de que Bush é um mau sujeito e tem o incrível dom para cometer erros.

SEM SORTE

Como se isso não bastasse, Bush ainda foi um presidente com muita falta de sorte. Até porque foi no seu mandato que os EUA sofreram o pior ataque terrorista do planeta. Mais: precisou enfrentar os terroristas sem saber ao certo quem eram eles e muito menos onde se encontravam.

PONTOS POSITIVOS

Mesmo sem nutrir grande simpatia por George W. Bush ainda assim não o desprezo. Mesmo sabendo que muita gente detesta o ex-presidente, reconheço alguns pontos positivos no seu governo. Por exemplo:1- Bush não é tão estúpido como muita gente pretende;2- Foi corajoso para enfrentar inimigos declarados, tanto dos EUA quanto do mundo todo;3- Arcou sozinho com as consequências das invasões no Afeganistão e no Iraque;

RESULTADO

O resultado disso, embora poucos admitem, é que: 4- Os americanos estão, comprovadamente, bem mais seguros hoje, quanto a novos ataques terroristas;5- Já se passaram dez anos do fatídico 11 de setembro de 2001 e depois daquele ataque os EUA não sofreram nenhum outro; 6- Mesmo que tenha sido importante para o mundo a captura de Saddam Hussein, para os iraquianos foi ainda melhor;7- Depois que o Iraque foi invadido, o tirano Kadafi, bastante preocupado, pediu que as Forças da ONU destruíssem as armas nucleares da Líbia; 8- Recentemente, como estamos assistindo, o povo líbio e vários povos vizinhos se encheram de coragem para tentar afastar seus ditadores.

HISTÓRIA

Sei que é praticamente impossível argumentar a favor de George W. Bush. Muito menos retirar o rótulo de mau que o persegue. Esta tarefa cabe, agora, exclusivamente à história. Isto se a sorte lhe sorrir. Para tanto é preciso que seus críticos levem em conta algo de bom que restou de seu governo.

CONDOLEEZZA RICE

A minha resistência, confesso, começou a se desfazer depois que li - Bush em Guerra -, livro de autoria de Bob Woodward, o repórter do Washington Post que denunciou o caso Watergate, que acabou na renúncia de Nixon.O livro, todo documentado, além de mostrar o lado desconhecido de Bush, também mostra uma outra figura, esta sim extraordinária: a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. Uma mulher e tanto.

Leia mais

15 ago 2011

SOU POLITICAMENTE INCORRETO


EL PAÍS

Quando o jornal espanhol El País publicou um artigo dizendo que os brasileiros, diante de tantos atos de corrupção praticados em todos os níveis de governo, não mostram qualquer tipo de reação, faltou dizer os motivos para tanto silêncio. Que até certo ponto significa concordância com a falta de ética e à hipocrisia.

COMPORTAMENTAL

O fato é que a única educação consistente e decisiva, que cada brasileiro recebe desde os primeiros anos de vida, é comportamental. Independente de saber ler e escrever, o mais importante é que o povo seja POLITICAMENTE CORRETO.

CULTURA

Essa cultura, que se traduz pela enorme passividade do povo, nada mais é do que a extração das glândulas que estimulam a produção de atitudes de indignação coletiva. Daí o fato de ninguém se interessar por movimentos contra atos de corrupção e/ou crimes de desvio de dinheiro público.

DÉCADAS, SÉCULOS OU MILÊNIOS

Ora, tudo aquilo que já entrou na mente das pessoas pela via cultural, não se remove com facilidade. Aí, só uma nova cultura consegue expulsar a antiga. Isto, no entanto, exige décadas, séculos e até milênios, dependendo da ênfase dada pelos meios de comunicação.

EXCEÇÃO

Como existindo a regra existe também a exceção, desde a época que ainda cursava o ensino médio percebi que as minhas atitudes me faziam ser um indivíduo POLITICAMENTE INCORRETO. Tudo porque aquilo que defendo nas pequenas rodas é exatamente igual em todas as plateias.

PERDA DE PRIVILÉGIOS

Desde cedo entendi, claramente, que ser POLITICAMENTE CORRETO significa ser falso, mentiroso. Gente em quem não se pode confiar.Na prática os chamados CORRETOS POLITICAMENTE são aqueles que dizem, em público, o que jamais aprovam quando falam à boca pequena. A maioria alega que a sinceridade é inoportuna. Oferece risco de perda de cargos, benefícios ou privilégios. Presentes e futuros.

CHORAM EM CASA E RIEM NAS RUAS

Os POLITICAMENTE CORRETOS, infelizmente, não querem participar de atos ou movimentos de indignação. Choram dentro de casa e riem nas ruas. Agem, enfim, por puro interesse, para obter projeção social e/ou ficar de bem com todos. Nas platéias é possível distinguir claramente essa turma. São aqueles que batem palmas para coisas que, normalmente, mereceriam vaias.Como faço parte do reduzido número de inconformados públicos, e sempre adotei um único comportamento, independente do resultado que venha a colher, acabei sendo rotulado como POLITICAMENTE INCORRETO. Enquanto isso, a CLAQUE dos falsos lotam as platéias com o propósito de homenagear políticos, com aplausos, premiações e distinções. Pode?

Leia mais

12 ago 2011

OS JUROS VÃO SE MANTER ALTOS


BATE-PAPO INFORMAL

Ontem, em almoço informal com um grupo de amigos, o tema que norteou o nosso bate-papo foi a decisão do FED, (BC dos EUA), que resolveu manter a taxa de juros prime entre 0% e 0,25%, até 2013. Tal propósito, como se sabe, visa reanimar a fraca economia norte americana.

DECISÃO DO FOMC

Ao comparar as taxas do FED com a nossa taxa Selic (hoje em 12,50%), que vem aumentando sistematicamente, todos concordaram que a decisão do FOMC (COPOM americano) tem tudo pra continuar pressionando a nossa taxa de câmbio.

TAXAS ATRAENTES

A razão para tanto é pura e simples: o governo brasileiro oferece taxas extremamente atraentes para quem estiver disposto a investir nos nossos títulos públicos. Mesmo levando em conta que a nossa taxa de risco (rating) esteja com nota BBB, segundo a agência Fitch.

REDUÇÃO IMPOSSÍVEL

Para dar um basta nisso, parte do grupo começou a defender uma redução drástica da nossa taxa de juros. Foi quando resolvi fazer, mais uma vez, a seguinte advertência: caso o governo adote a sugestão, ainda assim não poderia ir além de um limite, em torno de 8% ao ano. O que não impediria, em hipótese alguma, a entrada de dinheiro no Brasil, em busca de grandes retornos.

POR LEI

Este limite preocupante, sobre o qual já me referi aqui, é o seguinte: POR LEI, os depósitos das Cadernetas de Poupança, assim como as aplicações em Letras Imobiliárias, são remunerados com juros fixos de 6,17% ao ano, mais a variação da TR. Com um fantástico detalhe: livres de imposto de Renda.

TR

Ah, como a TR reflete um pedaço da inflação, coisa que não tem cessado no Brasil, a remuneração fica ainda mais alta.Pois, tão logo encerrei a minha advertência perguntei: alguém vai aceitar que seus depósitos nas cadernetas, investimentos em LI e planos de aposentadoria deixem de receber esses juros, fixados por lei, quando a taxa Selic cair para 3% ou 4% como pretendem?

QUE PAÍS É ESSE?

O curioso é que, antes de concluir a pergunta, a mesa já estava praticamente vazia. Alguns saíram correndo, alegando compromissos e/ou necessidade de voltar ao trabalho. Principalmente àqueles que, no início do almoço exigiam uma redução drástica da taxa Selic.Ainda bem que cada um pagou a sua conta. Ufa! Que tal? Que país é esse, gente?

Leia mais

11 ago 2011

GESTÃO DA INCOMPETÊNCIA


DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Se é verdade que a presidenta Dilma Rousseff quer que os Ministérios sejam ocupados por gente com perfil mais técnico, sugiro que ouça e leia o que disse o ministro Guido Mantega, ontem. Seria o bastante para que mandasse Mantega pra casa. Demissão por justa causa.

TAXA DE INVESTIMENTO

O infeliz, ao invés de admitir que a taxa de investimentos do país é baixa porque a carga tributária é excessivamente alta e os gastos públicos são exagerados, com total ignorância colocou a culpa na crise financeira internacional. Pode?

JOGAR A TOALHA

Com gente assim no comando da economia do nosso país, como posso continuar insistindo com a necessidade das Reformas Estruturais? Reformas, repito, únicas capazes de fazer aumentar a nossa taxa de investimento. É de jogar a toalha, não?

REFORMAS NOS ESTÁDIOS

As únicas reformas que estão em curso, no Brasil todo, são as dos estádios de futebol, que precisam estar concluídos para a Copa de 2014. Reformas que vão no sentido totalmente inverso do que o país necessita, pois além do alto custo para os cofres públicos são superfaturadas. Que tal? Cai fora, Mantega.

AYN RAND

Embora nada vá mudar no nosso pobre país, ainda assim sugiro a leitura da frase proferida pela filósofa e escritora Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa. Eis:

FRASE

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; Quando você comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; Quando você perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; Quando você perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; ?Então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada. É o nosso caso, infelizmente.

INCOMPETENTES

Pelo que está fazendo no DNIT, a impressão que Dilma nos dá é que os corruptos devem ser varridos dos ministérios. Acontece que os incompetentes também são tão prejudiciais ao país quanto os corruptos. Talvez maiores, no meu entendimento. Pelo que Mantega declarou, Dilma já tem um bom motivo para se ver livre do tipo.

Leia mais

10 ago 2011

MINISTÉRIO DO CRIME?


CRIME

Com tantos casos de roubos, fraudes e corrupção generalizada, em vários escalões do governo Dilma Rousseff, todos muito rumorosos, a única coisa que não se pode dizer é que estamos diante de uma crise.

EFEITO ESCLARECEDOR

A palavra correta para explicar tudo isto que estamos assistindo, de forma muito lamentável, no ambiente ministerial, é CRIME. Aliás, para sair da CRISE para entrar no CRIME, bastou a substituição do S pelo M. Com grande efeito esclarecedor, diga-se de passagem.

REDUTO DOS MAIS CAPAZES

Quando sugeri, ironicamente, ainda no governo Lula, que diante da multiplicação de ministérios fosse criado o Ministério do Crime, sabia que aquilo não seria possível.Principalmente, porque o número de especialistas para ocupar a Pasta é muito grande. Seria, indiscutivelmente, o reduto dos mais capazes.

ESCOLA

Como o contingente de criminosos é simplesmente espetacular, cuja maioria é formada dentro dos nossos partidos políticos, considerados como as melhores escolas do mundo em matéria de falcatruas, os demais ministérios corriam o risco de ficar sem ocupantes.

MANTIDOS NO GOVERNO DILMA

Imagino que, a partir daí, Lula tenha sepultado a idéia de formar o Ministério do Crime. Assim, para não descontentar nenhuma alma, os especialistas da ala governista do crime, foram, tranquilamente, distribuídos entre os demais ministérios. Quase todos mantidos no governo Dilma.

INCOMPETENTES

Para não passar por crítico irresponsável preciso deixar claro que nem todos os ocupantes da política brasileira são safados. Existe um outro contingente, praticamente igual em número, de INCOMPETENTES. Ou seja: todos dão prejuízos enormes aos contribuintes.

O CIDADÃO E O CONTRIBUINTE

Creio que depois do comentário acima os leitores já podem estabelecer a diferença entre CIDADÃOS e CONTRIBUINTES:CIDADÃOS são aqueles que têm direitos e deveres. No Brasil, só as corporações conseguiram esta proeza para seus integrantes.CONTRIBUINTES são aqueles que só têm deveres. Melhor, só tem um dever: pagar os impostos que são, imediatamente, roubados e/ou transferidos para os safados e os privilegiados ocupantes das corporações.

Leia mais