Artigos

22 set 2011

PRA TRÁS, A PASSOS LARGOS


CONHECIMENTO GERAL

Da mesma forma como é impossível encontrar alguém que não saiba em que data se comemora o Natal, por exemplo, também não se imagina que, a estas alturas dos acontecimentos, exista alguém que desconheça que o mundo está passando por uma crise econômica muito séria.

LONGE DA CONTAMINAÇÃO

Pois, por incrível que possa parecer, face às incríveis atitudes que o governo brasileiro vem tomando, fica a impressão de que a tal crise nada mais é, para nós, do que um desarranjo ocasional. Ou, se algo de ruim existe no mundo, o Brasil está longe da contaminação.

MÁQUINA DO TEMPO

Em síntese, já se pode afirmar, sem errar, que o governo petista de Dilma Rousseff, além de mostrar uma fantástica predileção por despesas, parece ter inventado a MÁQUINA DO TEMPO, cujo funcionamento permite, exclusivamente, levar o país para um lado só: o PASSADO.

ROMBOS IMPAGÁVEIS

O resultado das atitudes desastrosas, já experimentadas pelo país, já mostra o quanto nos aproximará dos males que atingem, hoje, os países da Europa e os EUA. As decisões mais recentes, infelizmente, vão fazer o Brasil ficar rotulado como PAÍS DOS ROMBOS IMPAGÁVEIS.

PROTECIONISMO

Depois de baixar medidas protecionistas absurdas, que fazem o país ressuscitar a velha e absurda MATRIZ NACIONALISTA, a presidenta Dilma foi a Nova York para, entre outras coisas, protestar sobre o protecionismo dos países de primeiro mundo. Ou seja, o Brasil pode e deve ser incompetente; já os demais países, o governo Dilma não admite que sejam atrasados. Que tal?

MACROECONOMIA

Vejam que entre as várias doenças que destroem, sem piedade, dia após dia, os tecidos do organismo Brasil, só uma cirurgia, ou reforma, conseguiu emplacar: a reforma MACROECONÔMICA. Foi por aí que o Sistema Financeiro Nacional foi corrigido, ganhou credibilidade, e deu enorme sustentação ao país. Isto, ou o PROER, foi melhor compreendido só no auge da crise de 2008, rendendo importantes dividendos para o Brasil.

PAÍS QUE VAI PARA TRÁS

Se o governo Lula nada fez com relação às demais doenças - todas muito graves -, o governo Dilma, além de querer agravar o que já estava mal, ainda resolveu promover uma explícita destruição da primeira cirurgia. Atitude típica de quem, para desorganizar o coreto, provoca uma hemorragia como solução para curar doenças. Pode?Em menos de um ano de governo já acabou com a autonomia relativa do Banco Central, ao 1- derrubar a taxa de juros no momento em que inflação está mais acelerada; 2- mandar às favas os importadores de veículos, bicicletas, vinhos e de costelas com osso, para ficar só com estes; e 3- resolver aumentar alíquotas de IOF sobre contratos e operações que envolvem o câmbio. Ora, isto prova que o Brasil é, indiscutivelmente, o PAÍS QUE VAI PARA TRÁS.

Leia mais

21 set 2011

ANÁLISE FRIA


POVO DESCONFIADO

A alta incessante do dólar, nesses últimos dias, está deixando muita gente com pulgas atrás das orelhas. A preocupação fica evidente diante da forma com que a maioria está acompanhando a cotação da moeda, ou seja, como se jamais tivessem confiado muito na supervalorização do real.

ANALISTAS DESCONFIADOS

Até os analistas, que através de suas pretensamente infalíveis BOLAS DE CRISTAL em forma de relatórios, sequer imaginavam que a cotação da moeda norte-americana, tanto para este ano quanto para o próximo (2012), teria fôlego para ir além de R$ 1,60.

PREFERÊNCIA POR ABISMOS

Como se vê, uma coisa é o desejo, que as pessoas geralmente nutrem. Outra, bem diferente, é a realidade. Como politicamente incorreto, que prefere analisar em cima de fatos, sempre deixei claro o quanto não compactuei com a tese de que o dólar permaneceria com preço atrativo, a considerar a vontade inabalável dos nossos governantes em construir abismos.

INVESTIMENTOS E DESPESAS

Os brasileiros sensatos, que usam o discernimento, sabem muito bem do que estou falando (ou escrevendo). O Brasil carece, desesperadamente, de investimentos, em forma, principalmente, de infra-estrutura. A nossa opção, no entanto, tem sido pela construção de abismos, em forma de despesas. Em algum momento isto, obviamente, acabaria mal.

CRESCIMENTO ARTIFICIAL

Além do mais, o motivo que levou o país a ter crescimento do PIB nesses últimos anos é pra lá de conhecido. Chama-se CRÉDITO FÁCIL. Pois, esse mesmo crédito fácil, que acabou por produzir um crescimento artificial, já começa a dar sinais de esgotamento. O que também não era difícil de se imaginar.

LUCRO

Como o Brasil está carregado de dólares até o pescoço, caso o governo queira segurar um pouco a alta da moeda para evitar um forte surto inflacionário, ainda acabará lucrando bastante. Principalmente porque fez enorme posição a preços abaixo de R$ 1,60.

MONITOR FISCAL

O fato é que, junto com o início da elevação da cotação, no início da semana passada, entrou a velha desconfiança de que o dólar estava barato demais. Quem tem memória sabe que a qualquer momento tudo poderia mudar. Este receio faz com que muita gente entre comprando, pouco se importando com o que dizem os analistas. Ou seja, com o mercado não se brinca. Quando os compradores resolvem entrar para valer, não há vendedor capaz de conter o ímpeto. Ainda mais depois de tomar conhecimento do relatório do FMI de ontem (Monitor Fiscal), informando que o Brasil está entre os países emergentes mais vulneráveis a uma eventual deterioração fiscal, caso haja agravamento na crise econômica mundial.

Leia mais

19 set 2011

ENTRE FATOS E LENDAS


HISTÓRIA

História é a narração de fatos sociais, políticos, econômicos, militares, culturais ou religiosos ocorridos no passado, de forma crítica e pormenorizados.

LENDA

Pois, mesmo que a história seja uma exclusiva descrição de fatos, vários historiadores preferem contar episódios que jamais aconteceram. Dependendo de quem as lê, a lenda acaba conhecida como fato, infelizmente.

EDUCAÇÃO

Considerando que o povo brasileiro é carente de educação, depois que a besteira dita e/ou escrita é assimilada, aí não tem mais jeito: vira uma verdade tão absoluta que ninguém mais consegue mudar.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A História da Revolução Farroupilha, por exemplo, é uma delas. A data de 20 de Setembro, considerada a data máxima do Estado do RS, é festejada como se os gaúchos tivessem saído vitoriosos na guerra contra as Forças Imperiais. Tudo porque a história é contada por certos intelectuais, de forma mentirosa.

CORAGEM

É correto dizer que os riograndenses foram muito corajosos. Mas o fato é que, além de derrotados, nenhum dos pontos do Acordo de Ponche Verde, que deu fim a conflito, foi atendido. O povo do RS, por total desconhecimento da história, faz feriado para comemorar a derrota e o fato de ter sido enganado.

ACOVARDADOS

O mais importante, sem dúvida, foi o ato de coragem dos então gaúchos separatistas, que não aceitavam a fúria tributária do Império. Pois, nem esta coragem prevalece nos dias de hoje. Os gaúchos de hoje, lamentavelmente, tem se mostrado acovardados diante de tantos desmandos.

COM A MÃO NO PEITO?

Se por algum tempo os demais Estados imaginaram que qualquer ato de indignação ou revolta partiria do RS, isto já virou lenda. A cooptação é uma infeliz realidade. Só restaram a bandeira do Estado, que foi oficializada com a tarja oblíqua vermelha separando o verde do amarelo, e o Hino Riograndense. Nada mais. O curioso é que os gaúchos cantam o Hino com a mão no peito. Pode?

Leia mais

16 set 2011

NOTA 10 PARA A ESTUPIDEZ


DECISÕES EM LINHA

O que se pode esperar de governantes que gostam de praticar a estupidez? A resposta é simples: se os mesmos forem coerentes e fiéis à ideologia do atraso, só podemos esperar por decisões estúpidas.

ARMA DA ESTUPIDEZ

Pois, ontem, sem mais nem menos, mas obedecendo

DOSE CAVALAR

Desta vez, contando com total apoio dos mercantilistas fabricantes de veículos nacionais (os mesmos que reclamam da carga tributária no país), o governo Dilma resolveu, através de uma dose cavalar de IPI, dar um basta definitivo na teimosia dos consumidores que preferem adquirir carros importados. Existe coisa mais estúpida?

PROCESSO DECISÓRIO

Em qualquer lugar deste mundo, nos cursos de Administração se aprende como funciona o processo decisório. A solução de mais problemas passa pelo levantamento criterioso das melhores alternativas até chegar na escolha da melhor. Infelizmente, os governantes em geral decidem tudo evitando o exame de qualquer alternativa. Tudo se resolve através da TRIBUTAÇÃO. Por impostos novos ou pelo aumento de alíquotas dos já existentes. Maravilha, não?

CARTAS NAS MANGAS

Como se vê, mesmo que a sociedade entenda que não há mais espaço para aumento da carga tributária, os governantes apaixonados pelo NACIONALISMO DO ATRASO não dão a menor importância. As suas mangas estão cheias de cartas para serem usadas em todas as ocasiões. Cartas essas com a mesma figura: um monstro com várias foices nas mãos, cujo nome é IMPOSTO.

MATRIZ GLOBALIZANTE

Volto a lembrar que o Brasil viveu o seu melhor momento quando, no governo Collor, o país substituiu a Matriz Nacionalista pela Matriz Globalizante. Foi aí que experimentamos as exportações e as importações. Com o fim da RESERVA DE MERCADO, a competitividade industrial ganhou força e com ela vários Estados entraram na briga por novos investimentos.

RESERVA DE MERCADO

Agora, infelizmente, estamos mergulhando novamente no atraso ao ressuscitar a velha e atrasada MATRIZ NACIONALISTA. Estamos ressuscitando a RESERVA DE MERCADO para vários produtos. Antes dos veículos os vinhos foram atingidos com o lamentável selo industrial assim como a carne com osso. Este é o Brasil do ENEM, gente. O Brasil que ama o ATRASO e a ESTUPIDEZ. Pode?

Leia mais

15 set 2011

A CULTURA DA COVARDIA


DOIS MUNDOS

Enquanto vários países da Europa enfrentam a brutal crise das dívidas públicas com cortes drásticos de despesas e/ou aumentos de impostos, o Brasil dá as costas para o problema se lambuzando com fantásticos e intermináveis casos de corrupção.

FORMA PLURAL

Aqui, além do governo não abrir mão dos gastos, muito dinheiro público continua sendo desviado. Sem a mínima cerimônia. Os gestores da coisa pública agem de forma plural: incompetência e safadeza.

IMPOSTO SOBRE A CORRUPÇÃO

Volto a afirmar: se fosse possível taxar os atos de corrupção no Brasil, o governo nadaria em dinheiro. A arrecadação e, por consequência, a folga orçamentária seria de tal ordem que a carga tributária destinada às demais rubricas poderia ser reduzida para 10% do PIB.

COVARDES FELIZES

O fato é que toda esta lama embrulhada em dinheiro público, que a sociedade diz ser CULTURAL, nada mais é do que o mais puro ato de COVARDIA jamais visto neste mundo. CULTURAL, portanto, é a nossa COVARDIA.Como se anestesiados, os brasileiros ainda vão mais longe neste sentimento: a cada dia, mais e mais brasileiros entregam suas armas ao governo, passivamente. E se dizem felizes por se livrarem do mal. Pode?

VONTADE DIVINA

Grande parte ainda completa a besteira dizendo que tudo de bom ou ruim que há no Brasil só acontece por vontade divina.Ora, diante de tamanha ignorância, o que se pode dizer dessa tal liderança divina? No mínimo cabe dizer que ela estimula a corrupção.

LADRÃO DE GALINHAS

Como a nossa sina é, exclusivamente, a de encontrar vilões para tudo que de ruim acontece, a estas alturas a demissão de Pedro Novais, ex-ministro do Turismo, melhora a autoestima do povo. Como se a corrupção tivesse sido vencida ou desse uma trégua.Bobagem pura, pois Novais, por mais incompetente e safado que seja, é um mero ladrão de galinhas diante de tantos atos escabrosos de corrupção que acontecem no país.

TUDO PELO MAL FEITO

Mais: o escolhido para ocupar a Pasta, além de incompetente (como de resto a maioria dos ministros são), a considerar quem o indicou (José Sarney) o mal feito continuará sendo praticado, como prefere a nossa presidenta Dilma. É mera questão de tempo.

Leia mais

14 set 2011

DESPREZO PELO CONHECIMENTO


NA MEDIDA

Encher o tanque de um carro, ingerir um copo d?água, ou fazer uma viagem de ônibus ou avião, por exemplo, faz com que o cidadão saiba, perfeitamente, o quanto está pagando pela quantidade que está comprando para satisfazer seu consumo.

RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO

A partir daí, por ficar bem mais fácil estabelecer a relação custo/benefício dos bens e serviços adquiridos, o consumidor se posiciona para, se necessário, tomar decisões alternativas.

MEDIDOR

No caso da compra da formação, do conhecimento e de cultura, infelizmente, não existe um medidor que identifique imediatamente a quantidade e a qualidade dos conteúdos vendidos pelos estabelecimentos de ensino.

BALANÇA

Seria ótimo se os pais tivessem essa balança, capaz de dizer o quanto de conhecimento foi absorvido pelos seus filhos ao final de cada dia, quando voltam da escola. Melhor ainda se os pais pudessem saber da qualidade dos ensinamentos adquiridos.

DESASTRE

Bem, como isto ainda não existe, muitos pais devem ter ficado de cabelo em pé depois de tomarem conhecimento do resultado do ENEM. Se a escolas públicas mostram o tamanho do desastre da educação do país, as escolas privadas não ficam muito atrás.

POSIÇÃO DEPLORÁVEL

As médias alcançadas identificam que, pelo método de comparação, aquelas escolas que se saíram melhor não tem nada a festejar. Afinal, comparando com a excelência, a posição alcançada é simplesmente deplorável.

PELO ENEM

Ora, se a situação das escolas privadas é menos ruim, comparativamente, o papel das escolas públicas é indiscutível: não passam de depósitos de alunos por turno, cujo propósito é só passar o tempo. Terminado o período, os alunos retornam aos lares sem ter agregado coisa alguma em benefício da sua formação educacional. Os mais atentos ainda aprendem uma coisa: como fazer greves. Em suma: O Brasil se explica pelo ENEM. Que tal?

Leia mais