NOVA SÉRIE
Como a série -CONTAGEM REGRESSIVA-, que contou com textos produzidos por pensadores que integram o PENSAR+, teve grande repercussão junto aos leitores/assinantes do Ponto Critico, a partir de hoje dou início a uma nova série de publicações, agora em caráter permanente, batizada como MURAL PENSAR+.
PROPÓSITO
Por óbvio, o propósito do MURAL PENSAR+ é o mesmo: além de dar espaço para conteúdos produzidos pelos pensadores, o Ponto Critico brinda os leitores com mais opiniões e comentários quanto às propostas e decisões tomadas e/ou não tomadas por nossos governantes.
CAUSA/EFEITO
Como de praxe, é sempre importante lembrar, todos textos devem estar comprometidos com a relação CAUSA/EFEITO, coisa que o PENSAR+ entende, desde que foi criado, como fator indispensável para proporcionar um melhor esclarecimento sobre os temas abordados.
FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO
Como o fim do Ministério da Cultura provocou uma enorme histeria junto a diversos artistas e muitos de seus fãs, o pensador, cientista político e professor Fábio Ostermann se ofereceu para inaugurar o MURAL PENSAR+ com o texto abaixo, que leva o título -FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO-. Eis:
FALTA DE SENSO
A celeuma pública criada em torno do fim de um "Ministério da Cultura" é apenas mais um sintoma da falta de senso de prioridades e de proporção que permeia o debate público hoje no Brasil.
Não vivêssemos em um país onde 50% da população não tem acesso a saneamento básico e 75% são analfabetos funcionais - sem falar, claro, nos 60 mil homicídios por ano - até poderíamos tentar levar esta discussão a sério. Mas não.
FINANCIAMENTO PÚBLICO
O fato é que quando se olha para um país de cultura rica e pujante se percebe que esta se desenvolveu, via de regra, pela conjunção de dois fatores: presença de excedentes materiais privados e liberdade.
O financiamento público da cultura em um país pobre e quebrado como o Brasil é a exata antítese disso. Mas, como dizem, "farinha pouca, meu pirão primeiro". O grande problema, no entanto, é que, seguindo nesse ritmo, em breve não sobrará mais farinha - e nem pirão - pra ninguém.
GRAVES PROBLEMAS
Aos poucos os brasileiros em geral vão se dando conta de que são incontáveis e dramáticos os graves problemas que levaram à lona a nossa empobrecida economia , que neste momento só consegue respirar com a ajuda de aparelhos.
AJUDA DE TODOS
Entre tantas e enormes pedras que os governos petistas (Lula/Dilma) colocaram no caminho do país, que precisa se reerguer da tragédia econômica, a dramática situação das contas (ROMBOS) da Previdência Social desponta como aquela que, pelo tamanho e peso, só pode ser removida com a ajuda de todos.
SITUAÇÕES ANÁLOGAS
Quando nos deparamos em situações análogas é normal que muita gente, na tentativa de colaborar, apareça para dar os mais variados palpites. Todos eles, certamente, olhando para o seu próprio umbigo, numa evidente tentativa de tentar transferir a parte do seu esforço para os demais atingidos pelo problema.
IRONIAS E DESABAFOS
Saindo da metáfora e entrando na realidade dos fatos, o que acontece é que poucos estão contribuindo com propostas racionais. A maioria, infelizmente, trata deste importante tema com total desconhecimento, elevada dose de ironia e desabafos infundados.
HECATOMBE
Os leitores certamente estão lembrados de que poucos anos atrás a PREVIDÊNCIA era tratada como uma BOMBA que acabaria explodindo mais a frente, se nada fosse feito. Pois, o fato é que as explosões já estão acontecendo, com estragos impressionantes e severos nas Contas Públicas. Trata-se de uma verdadeira hecatombe.
EDITORIAIS A RESPEITO
Os leitores também sabem muito bem, que foram muitos os editoriais que escrevi, de forma insistente e, para muitos, até irritante sobre este importante tema. A maioria deles, inclusive, contando com textos muito explicativos, produzidos com todo cuidado pelo pensador Ricardo Bergamini.
SER CELESTIAL
Pois, ainda que o som das explosões já esteja deixando muita gente surda, percebe-se uma enorme resistência quanto às reformas da Previdência. Ora, como a exposição de números claros e incontestáveis não basta para convencer de que a situação da Previdência é dramática, creio que esta tarefa só terá êxito se for entregue a algum SER CELESTIAL. Não um SER CELESTIAL qualquer, mas aquele que o povo crente acredite.
MÁ VONTADE
Decididamente, aqueles que trabalham (???) no SETOR PÚBLICO não dão a mínima importância para a crise financeira e econômica do nosso pobre país. Muitos, inclusive, parecem convencidos de que o preocupante e crescente desemprego que atinge o SETOR PRIVADO só acontece por má e cruel vontade empresarial.
IRRELEVANTE
O que se viu , ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, quando a maioria dos deputados resolveu aprovar um aumento 8,13% dos salários do funcionários do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa, é a prova de que a existência ou não de recursos para atender despesas públicas é irrelevante.
R$ 200 MILHÕES
Como os brasileiros sabem, ou precisam saber, o RS é aquele que se encontra na pior situação financeira entre os todos os Estados do país, que não por acaso estão na penúria. Pois, mesmo assim, com uma arrecadação de impostos insuficiente para sequer pagar a folha de ativos e, principalmente, de inativos, os deputados gaúchos resolveram aumentar a despesa pública em praticamente R$ 200 milhões para este ano. Pode?
MARCEL VAN HATTEM
Como bem afirma o valoroso deputado Marcel Van Hattem, um dos poucos totalmente contrários ao aumento dos salários dos servidores acima referidos, -a situação econômica do RS é adversa para a iniciativa privada e o dinheiro que vai para o caixa que paga as despesas de todos os poderes tem origem de um lugar só: o bolso do pagador de impostos, cada vez mais vazio-.
CURIOSO, OU LAMENTÁVEL
O curioso, ou lamentável, é que o governador José Ivo Sartori, pelas declarações que dá a todo momento, está convencido de que o problema financeiro do Estado do RS está na dívida com a União. Ora, ora, governador... Até a grama do meu prédio sabe que o grande problema está na DESPESA DE PESSOAL, tanto de ATIVOS quanto, e principalmente, de INATIVOS.
DESPESAS COM PESSOAL
Mais: é importante que todos saibam que a conta -DESPESAS COM PESSOAL- chegou a um nível tal, que se todas as demais despesas (inclusive a dívida com a União) fossem hipoteticamente perdoadas, mesmo assim o Tesouro do RS continuaria enfrentando enorme dificuldade para honrar a FOLHA de SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS. Que tal?
CRISE? SÓ NO SETOR PRIVADO
Resumindo: a crise, que é imensa e preocupante, ainda não está madura. Por enquanto só chegou ao SETOR PRIVADO, que é responsável pela produção de bens e serviços. Para o SETOR PÚBLICO, que nada produz, mas se apropria de tudo que é produzido, a crise passa longe e/ou parece ser totalmente desconhecida.
CARTILHA
Seguindo à risca o que manda a cartilha do Foro de São Paulo, os governos -bolivarianos-, que integram a organização comunista latinoamericana estão repudiando o Impeachment da terrorista-mentirosa Dilma Rousseff e, por consequência, não reconhecem o novo governo brasileiro, com Temer a frente.
COMUNISMO LATINO
Quem emitiu a mensagem "sobre o golpe do estado parlamentário e judicial no Brasil", que conta com apoio irrestrito da Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Bolívia, Equador, etc., foi o governo de Cuba, país-modelo do plano elaborado pelo Foro de São Paulo que apoia e implementa a instalação do COMUNISMO LATINO.
MANOBRAS
A mensagem, que denuncia as "manobras da oligarquia" e a "contraofensiva reacionária" e informa que "Dilma, Lula, o PT e o povo do Brasil contam e contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba" foi enviada à vários dirigentes de organismos internacionais, como Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do Comércio, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Secretaria da ONU, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Organização Mundial da Saúde, União Internacional de Telecomunicações, UNAids, Programa da ONU para o Desenvolvimento e para o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Secretaria da Convenção sobre Mudanças Climáticas, Organização da Conferência Islâmica, membros do alto escalão do governo suíço e dezenas de outros diplomatas.
CORRUPÇÃO
Ora, é possível que muitos destes dirigentes, por afinidade e fidelidade ideológica, se coloquem em defesa do COMUNISMO LATINO. Entretanto, na medida em que forem sendo informados do quanto o Brasil foi roubado e saqueado por atos de corrupção promovidos pelo PT, com Lula e Dilma a frente, aí o apoio vai minguar naturalmente. Afinal, quem aplaude governos corruptos é porque aplaude a corrupção e/ou age da mesma forma.
POSTURA DO MINISTRO JOSÉ SERRA
O que mais gostei foi a postura do novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, que não perdeu tempo e emitiu, no dia seguinte ao Impeachment, notas à imprensa repudiando as críticas da União das Nações Sul-americanas (Unasul) e governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua. Nota 10, ministro.
ROMPIMENTO COM O FORO DE SÃO PAULO
Mais: fiquei com a sensação de que a postura do ministro Serra é uma declaração de rompimento definitivo do Brasil com o Foro de São Paulo. Com isto é de se esperar que o Brasil se abra para novos e importantes acordos comerciais. Tomara.
NÚMERO ENORME DE PROBLEMAS
Se todos os ministérios tomarem decisões, rápidas, firmes e objetivas como estas, as chances do país dar certo em tempo menor do que o previsto começa a ganhar corpo. É certo que a quantidade de problemas criados ao longo desses últimos 13 anos impõe muito trabalho e grande dificuldade para contornar a situação. Entretanto, ações efetivas têm o poder de aumentar a esperança.
PREVISÃO ALARMANTE
Na primeira coletiva de imprensa que o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, concedeu, na última sexta-feira, 13, os brasileiros foram informados de que a previsão do ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS deste ano já ultrapassa os 120 bilhões de reais. Que tal?
MENTIRAS
Mesmo sem ter em mãos o levantamento completo do tamanho do desastre, já se sabe que o ROMBO anunciado pelo governo anterior, chefiado pela RAINHA DAS PEDALADAS, era mais uma das grandes mentiras, constantemente aplicadas pelos petistas desde a fundação do partido.
MENTIRAS A PRAZO
Aliás, em matéria de anúncio de DÉFICIT NAS CONTAS PÚBLICAS, o PT sempre usou o método de -MENTIRAS A PRAZO-, ou seja, no início de cada exercício o governo aplica a PRIMEIRA MENTIRA ECONÔMICA, dizendo que haverá algum SUPERÁVIT PRIMÁRIO. Esta é uma velha praxe petista.
PREVISÃO ATERRADORA
Vejam, por exemplo, que para 2016 o governo Dilma noticiou um superávit primário de R$ 24 bilhões, ou 0,4% do PIB. Poucas semanas depois aquele SUPERÁVIT virou um tremendo DÉFICIT de R$ 96 bilhões. E agora, o ministro Meirelles já descarta aquele valor, dizendo que o tal DÉFICIT, que já era tido como aterrador pode chegar a R$ 150 bilhões.
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Volto a insistir que de todas as despesas públicas da UNIÃO ( fora, portanto, Estados e Municípios) que possam ser consideradas absurdas, nenhuma delas se compara com a conta da PREVIDÊNCIA SOCIAL. Para esta ano, o ROMBO (diferença a menor que existe entre a arrecadação das contribuições e o pagamento dos proventos) deverá atingir mais de R$ 160 bilhões. Ou seja, mais do que o DÉFCIT PRIMÁRIO anunciado.
GRANDE INJUSTIÇA
Note-se que aí reside a GRANDE INJUSTIÇA SOCIAL deste país, pois quem cobre o ROMBO das contas da PREVIDÊNCIA não é o contribuinte dos planos de previdência, mas os pagadores de impostos. Pode?
Ora, quem deveria custear a Previdência são, apenas e exclusivamente, aqueles que contribuem para tanto. Qual a razão, portanto, para que eu e você sejamos chamados para pagar pelo divertimento de quem não contribuir de acordo com a TÁBUA ATUARIAL? ALÉM DE NÃO TER LÓGICA É INJUSTO.
MAIS INJUSTA AINDA
Pois, para tornar ainda mais INJUSTA a lógica governamental, vejam que os aposentados do INSS (2ª classe), que totalizam 28 milhões de brasileiros, promovem um DÉFCIT muito menor do que os aposentados do SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL (1ª classe), que totalizam pouco mais de 1,1 milhão de privilegiados.
De novo: a soma dos ROMBOS de ambas as classes deverá superar a marca de R$ 160 bilhões neste ano. Vai uma REFORMA aí?
FELICIDADE
A enorme felicidade que estou sentindo com o afastamento de Dilma, do PT e dos demais partidos assemelhados, é simplesmente indescritível. E mais feliz ainda vou ficar se o presidente Temer e sua equipe conseguirem apenas interromper a queda da economia brasileira no terrível desfiladeiro montado pelos petistas-bolivarianos.
SOCIALISTAS
Estou convencido de que mais do que isto é impossível esperar de Michel Temer, nosso novo presidente. Até porque o seu partido, ele próprio e a maioria de seus comandados são de ESQUERDA. Ou seja, não têm qualquer afinidade com o LIBERALISMO. O que precisa ser festejado é apenas o fato de serem diferentes dos petistas, que são COMUNISTAS. Mais: COMUNISTAS DO ATRASO.
CONCESSÕES
Portanto, tudo que se pode esperar de bom no governo Temer, em termos de administração e investimentos é através de -CONCESSÕES- e não pela via das -PRIVATIZAÇÕES-. E mesmo assim, as CONCESSÕES só estão sendo admitidas porque não há recursos públicos. Não existe, portanto, -CONVICÇÃO-.
AJUSTE FISCAL
Ninguém desconhece a necessidade de um URGENTE AJUSTE FISCAL, que nada mais é do que adequar as saídas de caixa com a arrecadação tributária. Também é sabido que o passivo (ROMBO) criado pelo governo petista precisa ser pago e/ou reduzido a patamares que produzam uma melhora na taxa de RISCO-BRASIL.
PROMESSAS
Aí é que a cobra fuma. Governos SOCIALISTAS não gostam e não sabem cortar despesas. Ao contrário, o que mais sabem e gostam é de criar ou aumentar as já existentes. Quando muito, diante de situações de forte crise, só fazem a promessa de que vão cortar as mesmas. Mas, infelizmente, nunca vão além das promessas.
AUMENTO DE IMPOSTOS
Com a mesma intensidade com que criam despesas e aumentam privilégios, os SOCIALISTAS veem no aumento dos impostos a saída para tudo. E, como tal, os novos governantes já estão deixando escapar nas recentes entrevistas e/ou discursos que não descartam novos impostos ou elevação de alíquotas dos existentes.
ONDE ESTÁ A FELICIDADE?
Temer e sua equipe sabem muito bem que a maioria do povo brasileiro era capaz de dar todos os dentes da frente para ver o Brasil livre de Dilma e do PT. Por ter consciência deste sentimento, os novos governantes estão se sentindo bem à vontade para propor uma troca: ao invés dos dentes, que são indispensáveis, vocês entram com mais pagamento de impostos. Que tal?
Pois é. É bom que todos saibam: a felicidade está no LIBERALISMO. A tristeza, no SOCIALISMO.