ADIAMENTO DA DECISÃO
Ontem, depois de uma análise que reputo como muito superficial, o STF resolveu adiar por 60 dias o julgamento do mérito da Liminar que deveria decidir se o cálculo das DÍVIDAS DOS ESTADOS COM A UNIÃO será feito por JUROS SIMPLES ou por JUROS COMPOSTOS.
DIFICULDADE COM NÚMEROS
Após ouvir, com total atenção, tudo que os ministros do STF disseram até o momento que todos se decidiram pelo adiamento, fiquei convencido do quanto aquele colegiado sofre do mesmo mal da população brasileira em geral: uma extrema dificuldade para lidar com economia e finanças. Ou números em geral, para deixar bem claro.
CALOTEIROS
Aí é que mora o grande perigo, uma vez que é quase certo de que não haverá acordo nos próximos 60 dias, como sugere o STF. Assim, o caso deverá ser decidido pelos ministros, que pelo andar da carruagem acabarão acolhendo a vontade expressa pelos onze governadores irresponsáveis e caloteiros.
MISTURA EXPLOSIVA
Tão logo saiu a -decisão- do STF passei a receber inúmeras manifestações de pessoas insensatas, do tipo que misturam DESCONHECIMENTO COM IRRESPONSABILIDADE. De forma impensada, se manifestando contrários à exploração financeira, se declaram favoráveis ao cálculo da dívida por JUROS SIMPLES.
DÍVIDAS E INVESTIMENTOS
Na realidade, esta postura é um atestado de enorme ignorância, pois quem se declara a favor do JURO SIMPLES para calcular dívidas deveria se portar da mesma forma quando estamos falando de remuneração de rendimentos. Mal sabem , por exemplo, que as CADERNETAS DE POUPANÇA e os TÍTULOS PÚBLICOS são remunerados por JUROS COMPOSTOS.
JURISPRUDÊNCIA
Como sempre me proponho a esclarecer muito daquilo que ninguém ousa explicar, replico aqui o que publiquei ontem no Facebook: caso o STF (daqui a 60 dias) julgue como procedente a liminar impetrada pelos onze governadores irresponsáveis, estaremos diante de uma séria JURISPRUDÊNCIA.
CALOTE GERAL E IRRESTRITO
A União não terá como suportar tal ROMBO, pois não há como -financiar- cobrando JUROS SIMPLES e ser -financiada- pagando JUROS COMPOSTOS, é mais do que certo que haverá um CALOTE GERAL E IRRESTRITO. Isto significa, em letras garrafais, que os rendimentos de todas as aplicações (Cadernetas de Poupança, Títulos do governo e tudo mais) só poderão ser calculados por JUROS SIMPLES.
Como todos os endividados do Brasil, apoiados pela possível JURISPRUDÊNCIA, vão querer o mesmo tratamento que os Estados caloteiros estão propondo, aí o Brasil quebra de vez. Mais: muita gente ainda vai exigir de volta boa parte do que já pagou. PENSEM NISTO!!!
BALANÇO
Dentro de mais alguns dias o governo do nosso empobrecido país estará, enfim, sob nova direção. Como a troca do comando está sendo saudada por uma grande maioria de brasileiros, é absolutamente necessário que todos sejam muito bem informados sobre o que acontecerá daqui para frente. .
DESEMPENHO DA ECONOMIA
Pois, de antemão, pelo estrago que os governos Lula/Dilma fizeram nas CONTAS PÚBLICAS, por mais que precisemos nos manter confiantes no futuro é preciso que todos saibam que não há a menor possibilidade de ser revertido o péssimo desempenho da economia brasileira para este ano e o próximo.
CAOS CONTRATADO
É extremamente importante que todos os brasileiros entendam, com absoluta clareza, que o CAOS para estes dois próximos períodos está contratado. O governo Dilma-Petista vai entregar posto com um PIB negativo assegurado, em torno de 4%, para 2016. Desgraça igual a que foi alcançada em 2015. E, em 2017, se tudo der certo, a única coisa que pode acontecer é um estrago menor.
REFORMAS
Vejam, portanto, que a obra de reconstrução do país não será uma tarefa fácil e de pouca duração. E mesmo assim, o novo comando só será capaz de colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento se fizer grandes e necessárias REFORMAS.
REFUNDADO
Assim como uma estrada que se encontra totalmente esburacada e com várias pontes destruídas precisa de tempo, investimento e muito serviço para voltar às condições normais de uso, o Brasil só poderá receber um tráfico razoável de negócios se for muito bem reformado. Ou refundado, melhor dizendo.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Eu, por exemplo, sei muito bem o que precisa ser feito. Aliás, desde o primeiro editorial do Ponto Critico (lá se vão quase 15 anos) o que mais faço é identificar: 1- onde estão os reais PROBLEMAS que dificultam e/ou impedem o nosso crescimento; e, 2- constantemente, apontar para as reais SOLUÇÕES.
LIBERDADE
Como defendo com unhas e dentes as ideias liberais e todos os estudos mostram que quanto maior a liberdade maior o desenvolvimento, quem sabe esta nova administração, que muito provavelmente comandará o Brasil até 2018, inicie por aí?
Uma coisa é mais do que certa: basta haver uma diminuição da intervenção do governo na economia para que o país inicie a mudança do atual cenário.
DIFICULDADE
É notória a aversão que os brasileiros em geral têm aos números. Estudos revelam que mais de 90% (vejam só), não mostram apenas dificuldade para lidar com cálculos e projeções, como confessam isto abertamente.
IMPOSTO DE RENDA
Isto, por si só, esclarece, por exemplo, a dificuldade que a maioria dos brasileiros tem para fazer uma simples declaração de Imposto de Renda. Poucos levam em conta que o programa disponibilizado pela Receita Federal torna a tarefa extremamente rápida e fácil. A rigor, qualquer criança de quatro anos é suficientemente capaz para tanto.
GOVERNANTES
Da mesma forma, como mostrei no editorial de ontem, acontece com os nossos governantes. Os aumentos absurdos (superior a 100%) que concederam nos últimos anos aos servidores (???) públicos foram feitos sem dar a mínima pelota para o tamanho do ingresso dos impostos.
ERRO TRIPLO
Erro que pode ser interpretado como triplo: 1- demonstração da dificuldade que têm para lidar com números; 2- incapacidade total para gerir orçamentos; e, 3- propensão clara para cometer CRIMES DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Deixo a escolha para os leitores.
MÍDIA
Pois, para piorar ainda mais a situação, aqueles que cuidam (??) da comunicação, que deveriam prestar informações corretas à sociedade, mostram o quanto têm aversão aos números. Ontem, ao divulgarem a dívida da União relativa ao mês de março de 2016, cometeram um erro imperdoável.
DÍVIDA EM PODER DO BANCO CENTRAL
Como bem informa o pensador Ricardo Bergamini, a imprensa omitiu o estoque da dívida em poder do Banco Central, no montante de R$ 1.289,3 bilhões. Justamente essa a parte, que é a mais importante da dívida, visto que nada mais é do que uma “pedalada oficial” (aumento disfarçado de base monetária) que não existiria se o Banco Central fosse independente.
FINANCIAMENTO CRIMINOSO
O Brasil é fantástico, como conclui o Bergamini: o governo se for financiado por bancos do qual seja o controlador comete crime, mas se for financiado pelo Banco Central é mecanismo de controle de política monetária. Pode?
A minha conclusão: criminosos não são apenas aqueles que mentem, mas também aqueles que omitem o que a sociedade deve saber e pagar.
PENSAR+
O Pensar+, grupo fundado em 2009, o qual já aludi em editoriais anteriores, tem como propósito informar e/ou esclarecer a opinião pública sobre o -CUSTO- das decisões constantemente tomadas pelos nossos governantes e que tipo de BENEFÍCIOS as mesmas produzem para a sociedade.
ESPÍRITO VOLUNTÁRIO
Munidos com espírito totalmente -voluntário- os PENSADORES que integram o PENSAR+, entre os quais me incluo, se comprometem com a produção de conteúdos que visem esclarecer, a todo momento, até que ponto as medidas governamentais tomadas atacam as CAUSAS dos problemas públicos ou, como acontece na maioria das vezes, apenas se voltam para as CONSEQUÊNCIAS.
SEM RANÇO IDEOLÓGICO
Esta pronta vontade/necessidade de informar e esclarecer, tecnicamente, ou seja, desprovida de ranço ideológico, nasceu através da clara constatação do erro que a maioria do povo brasileiro comete ao atacar -CONSEQUÊNCIAS-, deixando intactas as CAUSAS dos problemas.
ESTUDOS CONFIRMAM TUDO
Portanto, desde 2009 venho publicando estudos produzidos pelo Pensar+ mostrando o quanto as decisões governamentais tem colaborado para o caos econômico-financeiro dos Estados.
Pois, recentemente, para confirmar o quanto os nossos conteúdos estavam corretos, o Ministério da Fazenda divulgou que os gastos com a folha dos 26 Estados e do Distrito Federal registraram alta média de 96,6% entre 2009 e 2015. Detalhe: neste mesmo período (sete anos), a folha de salários da União teve uma alta de 56%.
IRRESPONSABILIDADE FISCAL
Atenção: enquanto a INFLAÇÃO no período (2009/2015) foi de 40%, a folha dos servidores do RJ cresceu 146,62%, ficando em primeiro lugar no quesito IRRESPONSABILIDADE FISCAL. A seguir vem: SC (139,56%), Roraima (127,4%), Tocantins (+126,7%), Piauí (+121,9%), MG ( 112,73%), RS (102,78%) e SP (72,83%). Que tal?
SOLUÇÃO PELA ESTUPIDEZ
Perceberam a clara relação CAUSA/ EFEITO dessas barbaridades cometidas pelos governos Federal e Estaduais? Pois é. Na hora de conceder BENEFÍCIOS os privilegiados fizeram uma grande festa. Depois, como sempre acontece, o CUSTO das intensas e contínuas IRREPONSABILIDADES FISCAIS fica, como sempre, para os PAGADORES DE IMPOSTOS.
ESTADOS QUEBRADOS
Esta é a triste realidade. Enquanto o setor privado precisou dispensar mais de 10 milhões de trabalhadores nos últimos doze meses, o setor público, que nada produz mas se apropria do produto, não dispensou uma viva alma.
Mais: como os aposentados do setor público são beneficiados pela integralidade dos salários, mesmo sem levantar uma palha fizeram jus aos estúpidos aumentos dos salários concedidos pelos governantes irresponsáveis. Resultado: ESTADOS LITERALMENTE QUEBRADOS.
PUNIÇÃO
Os leitores do Ponto Critico, pelo menos estes, estão absolutamente conscientes do quanto me esforcei para explicar que crimes de responsabilidade fiscal, como consta na Constituição, são passíveis de punição. Ora, se isto está explícito na Carta Magna, quem pratica crimes deste tipo deve saber que corre um ÚNICO RISCO: O IMPEACHMENT.
PRISÃO
Na minha ótica, como a Constituição prevê apenas o -afastamento- do Chefe da Nação que cometeu o crime de responsabilidade, a lei mostra ser demasiadamente branda. No meu entender, dependendo do tamanho e da reincidência do crime, além de afastado do cargo, o culpado também deveria cumprir pena prisional.
PROCESSO DEMOCRÁTICO
Ora, qualquer criança sabe que tudo aquilo que está escrito na Constituição foi previamente discutido e aprovado pelos constituintes, de forma amplamente democrática. Isto significa, em qualquer idioma, que um processo de -Impeachment- só avança depois que a maioria dos representantes eleitos pelo povo se convence dos crimes cometidos.
GOLPE
Por mais que o processo de -Impeachment- da presidente Dilma, por todos os obstáculos que já foram colocados pelo STF, esteja absolutamente claro e garantido pela Constituição, os petistas e assemelhados continuam firmes e fortes dizendo a todo momento que Dilma está sendo vítima de um Golpe.
INFINITA NEGAÇÃO
Isto nos leva a crer, de maneira definitiva, que qualquer intenção de convencimento de que o processo é pra lá de DEMOCRÁTICO é nula. Portanto, diante desta implacável e infinita negação quanto ao entendimento de que -pedalada fiscal- é crime de responsabilidade, resolvi que não adianta insistir.
DICIONÁRIO PETISTA-COMUNISTA
Está mais do que claro que no dicionário petista-comunista, redigido pelos intelectuais que integram e colaboram com os ditames do Foro de São Paulo, a palavra -Impeachment-, quando se trata de um petista ou assemelhado, é sinônimo de Golpe. Simples assim.
SIMPLES ASSIM
Em não havendo mais o que fazer, o que nos resta é continuar observando e atendendo exclusivamente o que diz e manda a Constituição. A rigor, no dicionário dos pensantes consta que Golpista é aquele quem não aceita o cumprimento da lei. Simples assim.
EXPORTAÇÕES
Mais do que sabido, a queda do preço das -commodities-, somada à redução da produtividade dos produtos manufaturados, se comparada com os demais países emergentes, fez com que o Brasil perdesse muito em termos de exportações.
FLUXO CAMBIAL
Além disso, com a crise interna fabricada por vontade e determinação do PT, nem a desvalorização na nossa moeda foi capaz de melhorar o ânimo do nosso fluxo cambial, pois as importações também caíram drasticamente.
SOLUÇÃO PETISTA
A equipe econômica deste lamentável governo Dilma-Petista, ao perceber as dificuldades que criou, pediu que a presidente encontrasse uma saída para o grave problema. Bingo! Dilma, simplesmente, buscou a solução naquilo que mais sabe fazer: PRODUZIR ROMBOS ENORMES NAS CONTAS PÚBLICAS E MENTIR DESBRAVADAMENTE.
FACEIRA
Sabendo do quanto é capaz, principalmente quando o assunto é MENTIR e DESTRUIR POR COMPLETO COM A ECONOMIA, Dilma não se fez de rogada: mandou preparar amostras desses -PRODUTOS GENUINAMENTE PETISTAS- e, faceira, partiu, hoje pela manhã, para Nova Iorque.
VENDER TUDO
Como amanhã, na sede da ONU, acontece a cerimônia de assinatura do acordo elaborado no ano passado, em Paris, sobre mudanças climáticas, Dilma promete aproveitar todos os momentos que a sua agenda permitir, para vender tudo que colocou nas malas.
TROFÉU
Há quem diga que será um VEXAME COMPLETO, jamais visto até agora no mundo todo. Entretanto, como os governos petistas já ganharam, com distinção, o troféu de CAMPEÃO MUNDIAL EM CORRUPÇÃO, é bem possível que Dilma receba mais este novo prêmio, que trará para o Brasil com enorme orgulho. A conferir.
GOLPE
É muito provável que antes de embarcar, a presidente Dilma, através do seu assessor Marco Aurélio Garcia, mandou que todos os nossos embaixadores avalizem as MENTIRAS E ENGANAÇÕES que serão ditas na ONU. Todos tem a obrigação de dizer que o processo de Impeachment não passa de um Golpe.