Artigos

07 jan 2010

RESPIRANDO POR APARELHOS


Compartilhe!           

GUARDIÃO DA MOEDA
Entre tantas funções que tem o Banco Central, uma delas, a principal melhor dizendo, é a de ser o guardião da moeda. O Brasil descobriu isto muito recentemente, quando fez a reforma do Sistema Financeiro, ainda no governo FHC.
ANTES E DEPOIS
O governo Lula, felizmente, contrariando totalmente o discurso da campanha que o elegeu, continua deixando o BC agir de forma, digamos, independente. Esta postura dupla, de Lula, foi responsável: 1- ANTES DA POSSE - pela excessiva valorização do dólar frente ao real durante a campanha, chegando a R$ 4,00; e, 2- DEPOIS DA POSSE - pela forte valorização do real frente ao dólar, chegando aos atuais R$ 1,74.
OS PIORES
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no entanto, mesmo diante de tantos exemplos mundo afora, ainda se recusa a entender esta primária lição. Daí a razão principal para que a Argentina tenha sido o país onde a moeda norte-americana registrou a maior valorização do dólar, na última década, chegando a 283%. Logo atrás, obviamente, vem a Venezuela, com 231,7% de valorização.
CHORE POR MIM
Como Cristina quer lançar mão das parcas reservas do seu país, para esconder o enorme déficit fiscal, achou que o melhor seria demitir o presidente do BC, que se recusou a praticar o crime. Pode? O povo argentino deve estar dizendo, em coro: Chore por mim, Argentina!
AUDIÊNCIA ZERO
A audiência das emissoras de rádio e televisão que pertencem ao setor público, tanto federal quanto estaduais, é praticamente inexistente. Traço, como informam os aferidores. Pois, mesmo assim, elas continuam existindo e custando caro para os contribuintes.
PROPAGANDA ELEITORAL?
Diante desta realidade incontestável é difícil imaginar que o conteúdo da programação dessas emissoras possa servir de propaganda eleitoral para os governantes que estão no poder. Ora, se ninguém ouve ou assiste, não há o que recolher da propaganda.
O CUSTO PERMANECE
Ontem, a governadora do RS, Yeda Crusius, rejeitou uma proposta para que a TVE (televisão educativa do RS) retransmita a TV Brasil, do governo federal. Mesmo recebendo os meus sinceros cumprimentos pela decisão, melhor seria se a governadora optasse pelo fechamento da TVE.Yeda, no entanto, entende que a TVE deve continuar veiculando programas da TV Cultura, de São Paulo, ao invés de transmitir o conteúdo da TV Brasil. E reforçou a sua decisão dizendo que a TV Brasil é um instrumento do governo Lula. Não sei do que o RS se livrou. Melhor: do custo eu sei que não foi.