Artigos

14 ago 2006

O SUBPRODUTO DA FALTA DE LIBERDADE


POUCA LIBERDADE

Amanhã, 15 de agosto, começa a etapa mais importante das campanhas políticas eleitorais, com os programas obrigatórios no rádio e na televisão. Mais uma prova de que no Brasil há pouca liberdade e muita obrigação. Ninguém tem obrigação de ouvir ou assistir coisa alguma, mas empresas de comunicação, por serem concessões de governo, estão obrigadas a ceder espaço para a propaganda eleitoral.

QUESTÃO DE VONTADE

Tudo aquilo que é bom e interessante não precisa ser obrigatório. Basta a vontade do consumidor, do eleitor, e o interesse da imprensa acontece naturalmente. Desta forma os patrocinadores e anunciantes aparecem imediatamente. O futebol, por exemplo, é assim. Não são obrigatórios os programas e as transmissões dos jogos e comentários. Os torcedores é que os elegem fazendo questão de ver e ouvir tudo do seu time.

VOTOS EM BRANCO

Esta eleição, por existir a obrigação do eleitor em comparecer às urnas, ou justificar a sua ausência melhor dizendo, pelo que se lê na Internet e em alguns jornais deve apresentar um maior número de abstenções e de votos em branco.

RAZÕES NÃO FALTAM

Razões para isto não faltam. A maior delas é, indiscutivelmente, o desencanto produzido pelas descobertas intermináveis de casos de fraudes e corrupções, envolvendo quase todos os políticos deste país. E também o fato de não haver credibilidade nos candidatos, a ponto de convencer o eleitor que as mesmas ou novas fraudes aconteçam no próximo período.

UM SUBPRODUTO

O voto em branco, bastante sugerido nos últimos meses, nada mais é do que um subproduto da obrigação de votar ou justificar o comparecimento. Em países onde o voto é facultativo não existe voto em branco. O eleitor simplesmente deixa de comparecer às urnas. Aqui, não. Aqueles que não têm candidatos confiáveis, mas ainda assim comparecem às urnas para não se absterem, vão votar em branco. De novo: não houvesse obrigação não haveria voto em branco.

NÃO HÁ VOTO ANULADO

O voto em branco não é voto anulado. É bem diferente e até já não existe mais depois do advento da urna eletrônica. Esta tecnologia não mais admite o desabafo e a indignação que o eleitor enojado exercia. Caso a urna eletrônica permitisse, com toda a certeza o voto anulado seria aquele que ganharia maior preferência do eleitor.

CURSO ITINERANTE

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico da indústria de máquinas e equipamentos, a Abimaq promove o curso itinerante ?Patentes e Apoio à Inovação? em suas regionais no País.Voltado para orientar e esclarecer dúvidas de associados e não-associados, em agosto, o treinamento estará no Rio de Janeiro (dia 15), em Belo Horizonte (dia 17) e Porto Alegre (dia 22). Mais informações e inscrições nas Sedes Regionais da Abimaq: Rio (21)2262-5566; Belo Horizonte (31) 3281-9518 e Porto Alegre (51) 3364-5643 ou pelo site www.abimaq.org.br.

EXPOAGAS

De 15 a 17 de agosto, no Centro de Exposições da Fiergs, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) promove a 25ª EXPOAGAS ? Uma Feira de Negócios.

TÁ NA MESA

O panorama do mercado de comunicação no País será apresentado pelo presidente da TIM Participações, Mario Cesar Pereira de Araujo, no ?Tá na Mesa? da próxima quarta-feira, 16, das 12h30min às 14h no Salão Nobre (7º andar) do Palácio do Comércio, Porto Alegre.

FESTEJOS

A Comissão dos Festejos Farroupilhas convida os meios de comunicação para o café campeiro de lançamento da Semana Farroupilha 2006, com a presença do Governador Germano Rigotto e representantes da Brigada Militar, MTG e IGTF e Secretarias do Turismo, Esporte e Lazer, da Cultura e da Educação. A solenidade ocorre no Palácio Piratini (salão Negrinho do Pastoreio), dia 16 de agosto, às 8h30min.

Leia mais

11 ago 2006

REPERCUSSÃO DAS ENTREVISTAS


ENTREVISTAS

Os três principais candidatos à presidência já foram entrevistados nas principais redes de televisão e de rádios do país. Pela forte audiência que possui o Jornal Nacional, a repercussão do desempenho de cada candidato foi muito maior e ensejou inúmeras manifestações. E a avaliação do eleitor foi a esperada: só aprovou o seu candidato e detestou mais ainda os demais.

PROGRAMAS

Entrevista como se sabe é bem diferente de debates, os quais terão início a partir da próxima semana quando começam os programas eleitorais na mídia aberta. Nos debates, normalmente, candidato é quem pergunta para candidato. E um tema também é escolhido para as respostas de todos.

ANÁLISE

Analisando as participações dos candidatos Alckmin, Heloisa e Lula, assim como dos entrevistadores, percebi o seguinte: 1- Não houve o fator surpresa. Todos repetiram as mesmas coisas que já vinham dizendo. 2- As perguntas foram fracas e vazias. 3- O maior cuidado foi com o tempo definido e não com o conteúdo das propostas dos candidatos.

DESEMPENHOS

4- Alckmin, indiscutivelmente, vendeu muito mais capacidade de administração. Heloisa só vende comportamento ético enquanto é muito ruim e complicada de cabeça. E também não oferece qualquer capacidade para administrar. Lula, por sua vez, vende farta popularidade junto com esperteza e desconhecimento. E o povo gosta.

PESQUISAS

Assim, não adianta brigar com as pesquisas. Elas revelam, nitidamente, o que o povo gosta. Quanto mais é confirmada a participação de políticos de partidos aliados do governo nos atos de corrupção, mais cresce a preferência por Lula. Por outro lado, quanto mais Alckmin se esforça para propor um país com menos impostos e mais investimentos, mais despenca na preferência dos eleitores. Já Heloisa, quanto mais ela imagina que pode governar sem aliados, mais o seu eleitor se encanta e a faz subir nas pesquisas. Maravilha.

POVO INTELIGENTE

Por aí se percebe como será o desfecho das eleições de outubro: a maioria dos brasileiros só quer saber de assistencialismo e de sonhos. O povo não quer ver seus sonhos realizados. Ele só exige que sejam prometidos. E para continuar sonhando aceita sempre, com resignação, as desculpas pela não realização. Como se vê, o nosso povo é por demais inteligente.

MULTA

O Conselho Superior da AGERGS, presidido por Guilherme Socias Villela, decidiu aplicar auto de infração à CEEE pela falta de ressarcimento a consumidores por danos em equipamentos e aparelhos elétricos causados por problemas no sistema elétrico da concessionária. A punição fixou o valor de R$ 2.833.752,10 (dois milhões, oitocentos e trinta e três mil, setecentos e cinquenta e dois reais e dez centavos) A multa foi lavrada pelo não cumprimento da determinação da AGERGS, que estabeleceu que a CEEE indenizasse no caso de sobretensão causada por alterações no uso de circuitos de distribuição de energia elétrica. A CEEE, ao contrário do entendimento técnico da AGERGS, não indenizou os danos causados aos consumidores. E tem gente que adora empresa estatal.

MISTERIOSO

Desde maio de 2006 a Marcopolo tem comprado produtos do mercado chinês como estratégia para reduzir custos. Até agora já houve uma economia considerável, especialmente com a importação de componentes eletro-eletrônicos. O percentual dessa redução é que é um mistério. O diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, Carlos Zignani, não quis dar mais informações na reunião que teve na Apimec-Sul.

FOMENTO

O contrato de financiamento que a CaixaRS assina hoje, 11, com a empresa Barcellona Indústria e Comércio de Móveis, de Lagoa Vermelha, é a primeira operação da agência de fomento gaúcha a ser garantido pelo aval da Associação Garantidora de Crédito da Serra (AGC Serra). O valor de R$ 200 mil será financiado através da linha BNDES Automático, do Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (Progeren).

GUAÍBA VIVE

Amanhã, 12, a partir das 16h, a Secretaria Municipal do MeioAmbiente (Smam), através do Programa Guaíba Vive, realiza o plantio de 20mudas na orla da praia de Ipanema. A atividade será realizada em frente aoBar Travessia, localizado na Avenida Guaíba. Entre as espécies de vegetais a serem plantadas, estão figueiras, ingá dabeira de rio, camboatá branco, tarumã-preto e cocão. O ato contará com aparticipação do Projeto Reciclar, de um grupo de escoteiros e da EscolaEstadual Custódio de Melo, que compõe o programa Escola Aberta.

Leia mais

10 ago 2006

NADA DE ABSURDOS


COERÊNCIA

Nestes quase cinco anos que escrevo, diariamente, o Ponto Critico, é óbvio que muitos leitores nem sempre concordaram com as minhas opiniões. Aliás, o que considero mais importante é a coerência para ter credibilidade e não concordância. Como sempre me mantenho na linha que norteia o pensamento liberal, os menos acostumados com o liberalismo se sentem mais provocados com os enfoques dados aos diversos assuntos que nos atingem do dia a dia.

LÓGICA DE RACIOCÍNIO

Quando certas atitudes de governantes merecem especulações sobre o que acontecerá no futuro com suas decisões, há quem rotule o crítico por conteúdo absurdo. Geralmente, os ideológicos são aqueles que mais revidam e desdenham a lógica de raciocínio. Talvez por não ter lógica alguma. Vejam, por exemplo, o que escrevi meses atrás sobre o Uruguai, e que fui muito criticado.

NÃO ERA BLEFE

Afirmei que o presidente Tabaré Vasquez, embora socialista, teria se acordado a tempo. Para não quer fazer papel de bobo neste Mercosul ideológico e retardado, que nada faz para melhorar o lado comercial da região, deixaria o Bloco. Fui chamado, na ocasião, de exagerado e pouco entendido do assunto. Acreditavam que Vasques só estava blefando. Pois é. Afinal, quem opina sabe que os leitores têm o direito de reagir.

MAIS PERTO

Ontem, no entanto, Vasquez já mostrou que está mais perto dos EUA do que nunca. E não fez isto para me ajudar ou salvar as minhas opiniões. Ele está pensando seriamente no Uruguai. No seu povo. Como está fazendo uma reforma importante na área fiscal e tributária, já a partir do próximo ano vamos assistir de camarote ao desenvolvimento do Uruguai.

FAZENDO

Enquanto nós discutimos e protelamos os assuntos importantes para o Brasil, outros fazem. é bom que se diga que a Venezuela, a Bolívia e o Brasil também estão fazendo muita coisa. Só que errada. O Uruguai, felizmente para eles, e para quem se mandar para lá, está fazendo o mais correto.

LIBERTADORES

A disposição, a disciplina tática e o espírito de grupo demonstrados pela equipe do Internacional, ontem, no Morumbi, no primeiro jogo da final da Taça Libertadores foi exemplar. Tudo aquilo que faltou à nossa Seleção na Copa do Mundo. A vitória deixou o São Paulo atônito. Creio que só o Murici sabia o que enfrentaria. Parabéns ao Inter.

TOP

Segundo a pesquisa Top Canela de Preferência, edição 2006, o Laje de Pedra Hotel & Resort foi o nome mais lembrado na categoria Hotel, com 51,0%, do total de consultas. No dia 14 de agosto, será realizado um jantar para a entrega do troféu. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário direcionado aos entrevistados e elaborado com a finalidade de eleger as marcas, empresas, serviços, produtos e personalidades mais lembrados espontaneamente pela população da região. Foram apresentados 161 itens, divididos nas mais diversas áreas de atuação com mais de um representante da comunidade.

CONTRATO

A Eliana Camejo Comunicação Empresarial fechou contrato com a UIP -United Pictures International ? distribuidora oficial da Universal, Paramount e Dreamworks, os maiores estúdios de Hollywood. A empresa é produtora do longa metragem Sonhos e Desejos, de Marcelo Santiago. A Camejo Comunicação fará todo trabalho de divulgação nacional do lançamento do filme, durante o 34º Festival de Cinema de Gramado, de 14 a 19 de agosto.

VOLUNTÁRIO

A Junior Achievement abre inscrições, até 01 de setembro, para quem deseja atuar como voluntário no programa As Vantagens de Permanecer na Escola. A idéia é colaborar no combate a combater a evasão escolar, oportunizando aos estudantes de 7º e 8º série o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho. A meta para 2006 é de beneficiar 100 escolas públicas da capital, Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos, totalizando 10 mil jovens. Informações e inscrições até 1º de setembro pelo e-mail vpe@ajars.org.br ou pelo fone 3227 5095.

ÚLTIMO DIA

Domingo, dia 13, é o último dia para visitação do Universo dos Vinhos Bourbon Country. Ao todo, 37 vinícolas (20 nacionais e 17 estrangeiras) apresentam mais de 600 rótulos diferentes de vinho. Participam ainda produtores de espumantes, queijos, fiambres, especiarias e massas, com produtos para degustação e comercialização. Localizado no estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country, o Universo dos Vinhos tem entrada franca, está aberto das 15h às 22h, e apresenta diariamente shows, às 18h30m, e palestras, às 20h. Durante os mais de 40 dias da mostra, foram realizados 40 cursos e palestras e 20 shows musicais.

ANIVERSÁRIO

Danilo Ucha estará recebendo amigos e convidados para jantar comemorativo dos 20 anos do Jornal da Noite. Na oportunidade serão entregues 10 prêmios aos Destaques 20 Anos JN, dia 18 de agosto. Parabéns!

Leia mais

10 ago 2006

NADA DE ABSURDOS


COERÊNCIA

Nestes quase cinco anos que escrevo, diariamente, o Ponto Critico, é óbvio que muitos leitores nem sempre concordaram com as minhas opiniões. Aliás, o que considero mais importante é a coerência para ter credibilidade e não concordância. Como sempre me mantenho na linha que norteia o pensamento liberal, os menos acostumados com o liberalismo se sentem mais provocados com os enfoques dados aos diversos assuntos que nos atingem do dia a dia.

LÓGICA DE RACIOCÍNIO

Quando certas atitudes de governantes merecem especulações sobre o que acontecerá no futuro com suas decisões, há quem rotule o crítico por conteúdo absurdo. Geralmente, os ideológicos são aqueles que mais revidam e desdenham a lógica de raciocínio. Talvez por não ter lógica alguma. Vejam, por exemplo, o que escrevi meses atrás sobre o Uruguai, e que fui muito criticado.

NÃO ERA BLEFE

Afirmei que o presidente Tabaré Vasquez, embora socialista, teria se acordado a tempo. Para não fazer papel de bobo neste Mercosul ideológico e retardado, que nada faz para melhorar o lado comercial da região, deixaria o Bloco. Fui chamado, na ocasião, de exagerado e pouco entendido do assunto. Acreditavam que Vasques só estava blefando. Pois é. Afinal, quem opina sabe que os leitores têm o direito de reagir.

MAIS PERTO

Ontem, no entanto, Vasquez já mostrou que está mais perto dos EUA do que nunca. E não fez isto para me ajudar ou salvar as minhas opiniões. Ele está pensando seriamente no Uruguai. No seu povo. Como está fazendo uma reforma importante na área fiscal e tributária, já a partir do próximo ano vamos assistir de camarote ao desenvolvimento do Uruguai.

FAZENDO

Enquanto nós discutimos e protelamos os assuntos importantes para o Brasil, outros fazem. É bom que se diga que a Venezuela, a Bolívia e o Brasil também estão fazendo muita coisa. Só que errada. O Uruguai, felizmente para eles, e para quem se mandar para lá, está fazendo o mais correto.

LIBERTADORES

A disposição, a disciplina tática e o espírito de grupo demonstrados pela equipe do Internacional, ontem, no Morumbi, no primeiro jogo da final da Taça Libertadores foi exemplar. Tudo aquilo que faltou à nossa Seleção na Copa do Mundo. A vitória deixou o São Paulo atônito. Creio que só o Murici sabia o que enfrentaria. Parabéns ao Inter.

TOP

Segundo a pesquisa Top Canela de Preferência, edição 2006, o Laje de Pedra Hotel & Resort foi o nome mais lembrado na categoria Hotel, com 51,0%, do total de consultas. No dia 14 de agosto, será realizado um jantar para a entrega do troféu. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário direcionado aos entrevistados e elaborado com a finalidade de eleger as marcas, empresas, serviços, produtos e personalidades mais lembrados espontaneamente pela população da região. Foram apresentados 161 itens, divididos nas mais diversas áreas de atuação com mais de um representante da comunidade.

CONTRATO

A Eliana Camejo Comunicação Empresarial fechou contrato com a UIP -United Pictures International ? distribuidora oficial da Universal, Paramount e Dreamworks, os maiores estúdios de Hollywood. A empresa é produtora do longa metragem Sonhos e Desejos, de Marcelo Santiago. A Camejo Comunicação fará todo trabalho de divulgação nacional do lançamento do filme, durante o 34º Festival de Cinema de Gramado, de 14 a 19 de agosto.

VOLUNTÁRIO

A Junior Achievement abre inscrições, até 01 de setembro, para quem deseja atuar como voluntário no programa As Vantagens de Permanecer na Escola. A idéia é colaborar no combate a evasão escolar, oportunizando aos estudantes de 7º e 8º série o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho. A meta para 2006 é de beneficiar 100 escolas públicas da capital, Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos, totalizando 10 mil jovens. Informações e inscrições até 1º de setembro pelo e-mail vpe@ajars.org.br ou pelo fone 3227 5095.

ÚLTIMO DIA

Domingo, dia 13, é o último dia para visitação do Universo dos Vinhos Bourbon Country. Ao todo, 37 vinícolas (20 nacionais e 17 estrangeiras) apresentam mais de 600 rótulos diferentes de vinho. Participam ainda produtores de espumantes, queijos, fiambres, especiarias e massas, com produtos para degustação e comercialização. Localizado no estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country, o Universo dos Vinhos tem entrada franca, está aberto das 15h às 22h, e apresenta diariamente shows, às 18h30m, e palestras, às 20h. Durante os mais de 40 dias da mostra, foram realizados 40 cursos e palestras e 20 shows musicais.

ANIVERSÁRIO

Danilo Ucha estará recebendo amigos e convidados para jantar comemorativo dos 20 anos do Jornal da Noite. Na oportunidade serão entregues 10 prêmios aos Destaques 20 Anos JN, dia 18 de agosto. Parabéns!

Leia mais

09 ago 2006

O QUE PROVAM AS ENTREVISTAS


LIMITAÇÕES

As entrevistas que a mídia está fazendo com cada candidato à presidência do país tem servido para múltiplas interpretações. Os eleitores mais esclarecidos ? uma minoria preocupante, infelizmente - percebem as limitações que o chefe do Executivo tem para as fazer as transformações que Brasil exige. E sabem, perfeitamente, que para diminuir estas limitações é preciso eleger um Congresso bem afinado com suas propostas.

SEM DISCERNIMENTO

Como a maioria dos nossos eleitores não tem o mínimo discernimento, como explicar a importância das propostas e das necessárias alianças? O povo brasileiro, com baixa escolaridade, não percebe que é fundamental a obtenção de 3/5 dos votos para fazer qualquer mudança na Constituição.

PERIGO

Ou seja, além do presidente querer, e precisar deixar bem claro isto nas propostas de campanha, só um Congresso que pense da mesma forma é que pode efetivar mudanças. Há, porém, um grande risco que estamos correndo: os países amigos do atual partido do governo, como é o caso da Venezuela e da Bolívia, mostram o perigo.

NA MESMA DIREÇÃO

A Venezuela, com alterações radicais na sua Constituição, simplesmente trocou a democracia por uma ditadura. Os seus eleitores e partidos de oposição, ao boicotarem as últimas eleições para o parlamento, acabaram por efetivar só um grupo pensante no governo de Chávez. A Bolívia, onde Evo Morales é o clone de Hugo Chávez, caminha na mesma direção.

ABELHAS E FORMIGAS

O curioso, e ao mesmo tempo preocupante, é o poder de sedução dos nossos candidatos socialistas, que alegra muito os menos capacitados eleitores. As pesquisas revelam isto com muita clareza. Povo mal educado e sem discernimento age coletivamente, tal qual abelhas e formigas.

CONHECIMENTO GENÉTICO

O ser humano busca na educação os meios para ampliar o conhecimento. Já as abelhas, por exemplo, que trabalham muito, não evoluem o conhecimento. São movidas exclusivamente pelo conhecimento genético. Um povo mal esclarecido age da mesma forma. No DNA dos menos preparados há um convencimento de que o assistencialista é bom e justo. Estamos ferrados.

SEMINÁRIO - 1

Será realizado nesta sexta-feira, 11, em Porto Alegre o seminário "Modernas Técnicas de Planejamento Tributário, Econômico, Social e Ambiental". O tema será apresentado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral que, entre outros aspectos, analisará os cenários da tributação para 2007 e 2008, os riscos e implicações da sonegação fiscal e o planejamento tributário através do novo Refis. Informações: fones (51) 3061.8730/3388.4377.

SEMINÁRIO - 2

A PIMENTEL & ROHENKOHL ADVOGADOS ASSOCIADOS convida os seus clientes a participar de um Seminário no qual abordará:√ A Medida Provisória 303/2006. O ?REFIS 3?. Esclarecimento de dúvidas acerca de pontos controvertidos acerca deste novo parcelamento.√ A Medida Provisória 315/2006. As inovações trazidas pela Medida Provisória aos exportadores. Pontos controvertidos e reflexos de natureza tributária.Para os clientes da Pimentel & Rohenkohl Advogados Associados não haverá custo.O evento será realizado no dia 18 de agosto, na sede da AMCHAM-RS, na Rua Mostardeiro, nº 322, 11 andar, sala Business Center. Há estacionamento no prédio.Pedimos a confirmação de presença dos interessados pelo e-mail recepcao@pimenteldvogados.com.br ou marco@pimenteladvogados.com.br, até o dia 16 de agosto.

PALESTRA

O projeto ?Bom Dia Empresa? do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) receberá, nessa quinta-feira, 10, às 8h30min, na Federasul, o presidente da CaixaRS Fomento Econômico e Social, Dagoberto Lima Godoy. A palestra será sobre o tema ?CaixaRS e Responsabilidade Social na Empresa?. O café da manhã reúne empresários, executivos e profissionais de empresas gaúchas. As palestras são sobre temas atuais que sirvam para despertar o desenvolvimento das organizações.

MELHORES DA TERRA

As inscrições para o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América Latina para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, encerram dia 11 de agosto em duas categorias: Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento. As inscrições para o prêmio podem ser feitas no site www.melhoresdaterra.com.br ou enviadas para o Instituto Gerdau ? A/C Sra. Isabel Reis ? Av. Farrapos, 1811 ? Porto Alegre ? RS ? Cep: 90220-005 ? Porto Alegre ? RS.

BLACKBERRY

A Claro inicia a venda no varejo brasileiro do BlackBerry, moderno celular que é apontado como um dos mais avançados do mercado por integrar serviços móveis e e-mail. O lançamento da Claro possibilita ao cliente sincronizar e-mails, acessar e atualizar os contatos, compromissos e tarefas, a qualquer hora, de qualquer lugar.

SACADA INTERESSANTE

Foi desfeito o mistério da Baú encontrado por marinheiros, em Torres, RS, envolvendo personalidades gaúchas. A bela sacada de marketing, que obteve grande repercussão, era a comemoração dos 20 anos da Paes Bitencourt e Associados, especializada em Marketing e Construção de Imagem. Durante esta semana o tal marinheiro está entregando as mensagem dirigidas para mais de 200 pessoas, aquelas que fizeram parte da história da empresa.A Paes tem vários prêmios nacionais e internacionais. Entre eles os TOPs de MKT 2004, 2005 da ADVB-RS. Parabéns.

COMEMORAÇÃO

A MaxiMarket está comemorando mais um significativo acontecimento. A celebração é decorrente da conquista de láureas para seus Clientes Gerdau ? Top RH ADVB/SP, e O Boticário ? finalista na ABERJE região sul. A empresa, orgulha-se em coordenar e produzir publicações revelando cases vencedores. Nesse ano a MaxiMarket também comemora o inicio de um trabalho de consultoria mercadológica para o SINEPE-RS/Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do RS e para a Ouro e Prata Turismo.

Leia mais

08 ago 2006

ENSINADOS A NÃO REAGIR


CABELUDAS

Como se não bastassem os inúmeros casos de corrupção que vêm sacudindo o Brasil nestes dois últimos anos, as mais novas e cabeludas descobertas feitas nos últimos dias são de arrepiar. A única novidade, gente, está na descoberta, até porque os atos praticados pelos bandidos, pelo que revelam as provas, são bem antigos. Para que o roubo continue livre e solto por aqui, os políticos e a mídia vivem pregando que precisamos evitar a violência. Somos ensinados a não reagir.

NOVAS DESCOBERTAS

As conversas telefônicas entre chefes do Judiciário e o Legislativo, de Rondônia, que foram gravadas e estão sendo levadas ao conhecimento público são estarrecedoras. Somando com as revelações da CPI das Sanguessugas se transformam em caso que só a pena de morte ainda devolve alguma justiça. Estamos tão mergulhados neste mar de corrupção terrível que até agora ninguém sabe como reagir.

TECIDO CORROMPIDO

O que se sabe é que há muito ainda por vir. Estes crimes que estão sendo fartamente divulgados na mídia são aqueles que foram descobertos até agora. Como o nosso tecido social está fortemente corrompido, em todos os cantos deste país devem existir coisas semelhantes. Falta descobri-los, mas o fato é que eles existem.

REVOLUÇÃO BRASILEIRA

As nossas instituições estão, sem sobra de dúvidas, tão apodrecidas que as quadrilhas operam com total liberdade. Tanto para quem está fora das cadeias quanto para quem se encontra preso. Tudo funciona com as ajudas descaradas de integrantes da polícia, da Justiça, do Legislativo e dos governantes. Se atitudes parecidas já inspiraram a Revolução Francesa, quem sabe ainda vamos experimentar uma Revolução Brasileira.

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS

Com esta festa toda ainda estamos assistindo alguns deputados safados, bandidos e ladrões chegando aos palanques como candidatos às eleições de outubro. E nada acontece. A grande massa de eleitores mais pobres, não querendo correr o risco da perda dos benefícios que os programas assistenciais lhes conferem, estão preferindo fechar os olhos. Ou seja, para esta maioria o melhor é não acreditar nos crimes.

PERDEMOS TUDO

O governo brasileiro, além de demonstrar pouco interesse em resolver muito casos graves, onde muitos de seus colaboradores estão envolvidos, ainda peca mais. Acreditando que sendo adepto das estripulias de Hugo Chávez e Fidel Castro está fazendo algo de bom para o país, tudo está indo no sentido contrário. Os EUA, usando uma outra desculpa está propondo excluir o Brasil das isenções de tarifas para importação de alguns produtos. Como estamos vivendo em más companhias, não demora os americanos irão impor a Lei Helms Burton no Brasil. Tal qual já fizeram com Cuba. Ou seja, se eles perdem algo, nós perdemos tudo.

FÓRUM

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS), promove, no dia 1º de setembro, o Fórum de Relações Trabalhistas. O evento acontece no Anfiteatro do Hospital Moínhos de Vento, em Porto Alegre. O tema do Fórum será ?Assédio moral e seus vários aspectos na relação do trabalho?, com presença confirmada do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Gelson de Azevedo. As inscrições para o Fórum de Relações Trabalhistas devem ser feitas pelo e-mail forum@abrhrs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8251.

PESQUISA

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), deu início à pesquisa que vai revelar os formadores de Tecnologia da Informação (TI) no RS. O trabalho está sendo desenvolvido junto às universidades de diferentes regiões do Estado para identificar as faculdades que trabalham na formação de novos valores para o mercado de trabalho na área de TI, conhecendo as tecnologias que estão em pauta.

REUNIÃO ALMOÇO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul - Sergs - realiza reunião-almoço especial de seus associados, diretores e conselheiros nesta quarta-feira (9) com os profissionais da área tecnológica que são candidatos a cargos eletivos em 2006. No encontro, denominado "O Futuro do Rio Grande sob a Ótica da Engenharia", a Sergs fará entrega de uma série de proposições relacionadas com a área de infra-estrutura e o mercado de trabalho dos profissionais do setor. Às 11h45min, na sede social da Sergs, Av. Coronel Marcos, 163 - bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.

INFERNO GAÚCHO

O leitor, Lindonor Peruzzo, aproveita para completar o artigo com título INFERNO GAÚCHO, publicado ontem, para dizer que, relativamente aos preços doscombustíveis em Porto Alegre e Florianópolis, além de tudo o que é descritoe muito bem, está a diferença de ICMS cobrado pelo governo gaúcho a maiorque o Catarinense.

Governança de TI

Suprindo a necessidade do mercado, a Alfamídia em conjunto com a Unisinos, lança a formação de Governança de TI, sendo únicos a oferecer Balanced Scorecard, ITIL e Cobit. É destinada a empresas que tem técnicas sendo utilizadas com pessoas que não lidam com isto ou que querem começar a entender o que as tecnologias agregam de valor. As turmas iniciam dia 21, no turno da noite e no dia 26, aos sábados. Informação pelo telefone (51) 2111-1666.

Leia mais