OTIMISMO NÃO É O BASTANTE
Em geral, para se sentir mais confiantes e otimistas, muita gente entende que ser otimista é o bastante. Mesmo diante de situações onde o grau de probabilidade de êxito é bastante reduzido, ainda assim o sentimento escolhido é esse.
AVALIAÇÃO
Ora, quem não se dispõe a avaliar minimamente as chances de sucesso em qualquer empreitada, só pode se declarar esperançoso. Até porque o otimismo exagerado nada mais é do que falta de juízo.
ESPERANÇA
Depender exclusivamente do fator sorte, ou o acaso, não pode ser uma demonstração de otimismo. Isto significa muito mais uma esperança. Mesmo remota é só esperança.
BENEFICIADO PELA CRISE
O Brasil (aqui entre nós), está recebendo muita atenção por parte dos investidores internacionais graças à crise mundial. É preciso, portanto, aproveitar o momento para não deixar os investidores frustrados. Otimismo exagerado sem ação pro-ativa resulta em otimismo sem causa, ou falta de juízo.
ENCANTO
Assim como o interesse pelo Brasil cresceu de forma rápida, onde a crise tem sido oportuna e fundamental, ela pode deixar de existir com a mesma velocidade. Basta que deixemos de lado as reformas. Sem elas o encanto observado hoje vira um desencanto maior ainda.
EDUCAÇÃO E REFORMAS
Vamos, portanto, manter o otimismo. Mas com a preocupação de fortalecer as condições favoráveis que o mundo nos deu com a crise. Atenção: a atração que caiu no nosso colo só permanecerá viva e contínua, caso façamos um investimento pesado em educação. E as reformas que o país necessita.
COMPROMETIDOS
Jamais podemos perder a esperança de que algo ainda seja feito por aqui. Mas só podemos ser otimistas conscientes e com juízo caso estejamos comprometidos, para valer. É preciso comprometimento com as causas.