Artigos

09 ago 2006

O QUE PROVAM AS ENTREVISTAS


LIMITAÇÕES

As entrevistas que a mídia está fazendo com cada candidato à presidência do país tem servido para múltiplas interpretações. Os eleitores mais esclarecidos ? uma minoria preocupante, infelizmente - percebem as limitações que o chefe do Executivo tem para as fazer as transformações que Brasil exige. E sabem, perfeitamente, que para diminuir estas limitações é preciso eleger um Congresso bem afinado com suas propostas.

SEM DISCERNIMENTO

Como a maioria dos nossos eleitores não tem o mínimo discernimento, como explicar a importância das propostas e das necessárias alianças? O povo brasileiro, com baixa escolaridade, não percebe que é fundamental a obtenção de 3/5 dos votos para fazer qualquer mudança na Constituição.

PERIGO

Ou seja, além do presidente querer, e precisar deixar bem claro isto nas propostas de campanha, só um Congresso que pense da mesma forma é que pode efetivar mudanças. Há, porém, um grande risco que estamos correndo: os países amigos do atual partido do governo, como é o caso da Venezuela e da Bolívia, mostram o perigo.

NA MESMA DIREÇÃO

A Venezuela, com alterações radicais na sua Constituição, simplesmente trocou a democracia por uma ditadura. Os seus eleitores e partidos de oposição, ao boicotarem as últimas eleições para o parlamento, acabaram por efetivar só um grupo pensante no governo de Chávez. A Bolívia, onde Evo Morales é o clone de Hugo Chávez, caminha na mesma direção.

ABELHAS E FORMIGAS

O curioso, e ao mesmo tempo preocupante, é o poder de sedução dos nossos candidatos socialistas, que alegra muito os menos capacitados eleitores. As pesquisas revelam isto com muita clareza. Povo mal educado e sem discernimento age coletivamente, tal qual abelhas e formigas.

CONHECIMENTO GENÉTICO

O ser humano busca na educação os meios para ampliar o conhecimento. Já as abelhas, por exemplo, que trabalham muito, não evoluem o conhecimento. São movidas exclusivamente pelo conhecimento genético. Um povo mal esclarecido age da mesma forma. No DNA dos menos preparados há um convencimento de que o assistencialista é bom e justo. Estamos ferrados.

SEMINÁRIO - 1

Será realizado nesta sexta-feira, 11, em Porto Alegre o seminário "Modernas Técnicas de Planejamento Tributário, Econômico, Social e Ambiental". O tema será apresentado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral que, entre outros aspectos, analisará os cenários da tributação para 2007 e 2008, os riscos e implicações da sonegação fiscal e o planejamento tributário através do novo Refis. Informações: fones (51) 3061.8730/3388.4377.

SEMINÁRIO - 2

A PIMENTEL & ROHENKOHL ADVOGADOS ASSOCIADOS convida os seus clientes a participar de um Seminário no qual abordará:√ A Medida Provisória 303/2006. O ?REFIS 3?. Esclarecimento de dúvidas acerca de pontos controvertidos acerca deste novo parcelamento.√ A Medida Provisória 315/2006. As inovações trazidas pela Medida Provisória aos exportadores. Pontos controvertidos e reflexos de natureza tributária.Para os clientes da Pimentel & Rohenkohl Advogados Associados não haverá custo.O evento será realizado no dia 18 de agosto, na sede da AMCHAM-RS, na Rua Mostardeiro, nº 322, 11 andar, sala Business Center. Há estacionamento no prédio.Pedimos a confirmação de presença dos interessados pelo e-mail recepcao@pimenteldvogados.com.br ou marco@pimenteladvogados.com.br, até o dia 16 de agosto.

PALESTRA

O projeto ?Bom Dia Empresa? do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) receberá, nessa quinta-feira, 10, às 8h30min, na Federasul, o presidente da CaixaRS Fomento Econômico e Social, Dagoberto Lima Godoy. A palestra será sobre o tema ?CaixaRS e Responsabilidade Social na Empresa?. O café da manhã reúne empresários, executivos e profissionais de empresas gaúchas. As palestras são sobre temas atuais que sirvam para despertar o desenvolvimento das organizações.

MELHORES DA TERRA

As inscrições para o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América Latina para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, encerram dia 11 de agosto em duas categorias: Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento. As inscrições para o prêmio podem ser feitas no site www.melhoresdaterra.com.br ou enviadas para o Instituto Gerdau ? A/C Sra. Isabel Reis ? Av. Farrapos, 1811 ? Porto Alegre ? RS ? Cep: 90220-005 ? Porto Alegre ? RS.

BLACKBERRY

A Claro inicia a venda no varejo brasileiro do BlackBerry, moderno celular que é apontado como um dos mais avançados do mercado por integrar serviços móveis e e-mail. O lançamento da Claro possibilita ao cliente sincronizar e-mails, acessar e atualizar os contatos, compromissos e tarefas, a qualquer hora, de qualquer lugar.

SACADA INTERESSANTE

Foi desfeito o mistério da Baú encontrado por marinheiros, em Torres, RS, envolvendo personalidades gaúchas. A bela sacada de marketing, que obteve grande repercussão, era a comemoração dos 20 anos da Paes Bitencourt e Associados, especializada em Marketing e Construção de Imagem. Durante esta semana o tal marinheiro está entregando as mensagem dirigidas para mais de 200 pessoas, aquelas que fizeram parte da história da empresa.A Paes tem vários prêmios nacionais e internacionais. Entre eles os TOPs de MKT 2004, 2005 da ADVB-RS. Parabéns.

COMEMORAÇÃO

A MaxiMarket está comemorando mais um significativo acontecimento. A celebração é decorrente da conquista de láureas para seus Clientes Gerdau ? Top RH ADVB/SP, e O Boticário ? finalista na ABERJE região sul. A empresa, orgulha-se em coordenar e produzir publicações revelando cases vencedores. Nesse ano a MaxiMarket também comemora o inicio de um trabalho de consultoria mercadológica para o SINEPE-RS/Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do RS e para a Ouro e Prata Turismo.

Leia mais

08 ago 2006

ENSINADOS A NÃO REAGIR


CABELUDAS

Como se não bastassem os inúmeros casos de corrupção que vêm sacudindo o Brasil nestes dois últimos anos, as mais novas e cabeludas descobertas feitas nos últimos dias são de arrepiar. A única novidade, gente, está na descoberta, até porque os atos praticados pelos bandidos, pelo que revelam as provas, são bem antigos. Para que o roubo continue livre e solto por aqui, os políticos e a mídia vivem pregando que precisamos evitar a violência. Somos ensinados a não reagir.

NOVAS DESCOBERTAS

As conversas telefônicas entre chefes do Judiciário e o Legislativo, de Rondônia, que foram gravadas e estão sendo levadas ao conhecimento público são estarrecedoras. Somando com as revelações da CPI das Sanguessugas se transformam em caso que só a pena de morte ainda devolve alguma justiça. Estamos tão mergulhados neste mar de corrupção terrível que até agora ninguém sabe como reagir.

TECIDO CORROMPIDO

O que se sabe é que há muito ainda por vir. Estes crimes que estão sendo fartamente divulgados na mídia são aqueles que foram descobertos até agora. Como o nosso tecido social está fortemente corrompido, em todos os cantos deste país devem existir coisas semelhantes. Falta descobri-los, mas o fato é que eles existem.

REVOLUÇÃO BRASILEIRA

As nossas instituições estão, sem sobra de dúvidas, tão apodrecidas que as quadrilhas operam com total liberdade. Tanto para quem está fora das cadeias quanto para quem se encontra preso. Tudo funciona com as ajudas descaradas de integrantes da polícia, da Justiça, do Legislativo e dos governantes. Se atitudes parecidas já inspiraram a Revolução Francesa, quem sabe ainda vamos experimentar uma Revolução Brasileira.

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS

Com esta festa toda ainda estamos assistindo alguns deputados safados, bandidos e ladrões chegando aos palanques como candidatos às eleições de outubro. E nada acontece. A grande massa de eleitores mais pobres, não querendo correr o risco da perda dos benefícios que os programas assistenciais lhes conferem, estão preferindo fechar os olhos. Ou seja, para esta maioria o melhor é não acreditar nos crimes.

PERDEMOS TUDO

O governo brasileiro, além de demonstrar pouco interesse em resolver muito casos graves, onde muitos de seus colaboradores estão envolvidos, ainda peca mais. Acreditando que sendo adepto das estripulias de Hugo Chávez e Fidel Castro está fazendo algo de bom para o país, tudo está indo no sentido contrário. Os EUA, usando uma outra desculpa está propondo excluir o Brasil das isenções de tarifas para importação de alguns produtos. Como estamos vivendo em más companhias, não demora os americanos irão impor a Lei Helms Burton no Brasil. Tal qual já fizeram com Cuba. Ou seja, se eles perdem algo, nós perdemos tudo.

FÓRUM

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS), promove, no dia 1º de setembro, o Fórum de Relações Trabalhistas. O evento acontece no Anfiteatro do Hospital Moínhos de Vento, em Porto Alegre. O tema do Fórum será ?Assédio moral e seus vários aspectos na relação do trabalho?, com presença confirmada do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Gelson de Azevedo. As inscrições para o Fórum de Relações Trabalhistas devem ser feitas pelo e-mail forum@abrhrs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8251.

PESQUISA

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), deu início à pesquisa que vai revelar os formadores de Tecnologia da Informação (TI) no RS. O trabalho está sendo desenvolvido junto às universidades de diferentes regiões do Estado para identificar as faculdades que trabalham na formação de novos valores para o mercado de trabalho na área de TI, conhecendo as tecnologias que estão em pauta.

REUNIÃO ALMOÇO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul - Sergs - realiza reunião-almoço especial de seus associados, diretores e conselheiros nesta quarta-feira (9) com os profissionais da área tecnológica que são candidatos a cargos eletivos em 2006. No encontro, denominado "O Futuro do Rio Grande sob a Ótica da Engenharia", a Sergs fará entrega de uma série de proposições relacionadas com a área de infra-estrutura e o mercado de trabalho dos profissionais do setor. Às 11h45min, na sede social da Sergs, Av. Coronel Marcos, 163 - bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.

INFERNO GAÚCHO

O leitor, Lindonor Peruzzo, aproveita para completar o artigo com título INFERNO GAÚCHO, publicado ontem, para dizer que, relativamente aos preços doscombustíveis em Porto Alegre e Florianópolis, além de tudo o que é descritoe muito bem, está a diferença de ICMS cobrado pelo governo gaúcho a maiorque o Catarinense.

Governança de TI

Suprindo a necessidade do mercado, a Alfamídia em conjunto com a Unisinos, lança a formação de Governança de TI, sendo únicos a oferecer Balanced Scorecard, ITIL e Cobit. É destinada a empresas que tem técnicas sendo utilizadas com pessoas que não lidam com isto ou que querem começar a entender o que as tecnologias agregam de valor. As turmas iniciam dia 21, no turno da noite e no dia 26, aos sábados. Informação pelo telefone (51) 2111-1666.

Leia mais

07 ago 2006

MATERIAL PARA O DISCERNIMENTO


REAÇÃO CONTRA A DEMOCRACIA

Na última sexta feira, a cúpula do PCC ? Partido Comunista Cubano ? revidou com veemência às declarações da secretária de Estado dos EUA, Condoleeza Rice. Pasmem: a única coisa que Rice disse é que os Estados Unidos querem ajudar os cubanos a se prepararem para a democracia. E que não pensam em invadir a ilha. A reação do PCC foi fantástica: não admite, em hipótese alguma, a tentativa de que estabeleça a democracia em Cuba.

CUBA DEMOCRÁTICA?

Por princípio, uma democracia seria um mero direito de manifestação, coisa que só Fidel goza em Cuba. Mas, o mais curioso é que muitos brasileiros, os amantes do comunismo Castrista, ainda juram de pés juntos que Cuba é um país democrático. Mesmo depois que o próprio Fidel nomeou o seu sucessor, que deveria ser pelo voto dos cubanos.

EDUCAÇÃO POBRE

Afinal, como pode ser tão festejado o programa de educação adotado na Ilha, se o seu povo não tem o direito de escolher seus governantes? Educação assim é coisa absolutamente inútil, sem qualquer serventia. Educar, antes de tudo é deixar que cada um decida o que pode ou deve fazer com o aprendizado.

DEMOCRACIA

Bem, mas antes de falar de democracia e de Cuba, o melhor é entender como é a nossa aqui no Brasil. Lá, embora seja muito pior, vejam que quem manda e faz o que bem entende é a cúpula do governo. Aqui no Brasil, como se sabe, também é assim, pois, se alguém é descoberto roubando ou administrando mal nada acontece. Aqui o povo só tem força para eleger, não para expulsar os maus governantes. Portanto, antes de falar mal dos sistemas adotados em outros países é bom que cuidemos do nosso. E muito.

REPORTAGEM EDUCATIVA

Fantástico o trabalho apresentado pela revista Veja desta semana, sobre a China. Educativo. Como já estive lá por duas vezes, embora não tenha visitado tantas cidades quanto os repórteres da Veja, já me convencera de que os chineses não tem culpa alguma pela nossa pobre competitividade comparada com a deles.

XINGANDO OS COMPETENTES

Na China, a educação serve para melhorar a vida dos chineses. Os diversos casos mostrados na enorme reportagem dizem muito bem o que acontece por lá. Tomara que os muitos empresários brasileiros que xingam e jogam pedras nos chineses, como se eles tivessem culpa pelos nossos fracassos, leiam tudo com muita atenção. Na China, o governo não atrapalha. Aqui, o nosso só atrapalha. Lá, os impostos reduzidos estimulam a produção. Aqui limitam o desenvolvimento. Lá, as decisões de governo são rápidas. Aqui, com leis ridículas e um Judiciário ruim, se arrastam por muitos anos. Afinal, quem deveria ser xingado? O nosso governo ou os chineses por serem competentes?

CAMPANHA ELEITORAL

Os eleitores já dispõem de uma bela maneira de conhecer os candidatos e seus passados. Basta acessar o site: www.transparencia.org.br para examinar os nomes dos candidatos nos quais você não deverá votar em outubro. A seção do site que informa os dados chama-se -Excelência -.O site é da Transparência Brasil. Ele fornece dados abundantes sobre cada deputado e senador envolvido em maracutaias, inclusive os números dos processos, o uso das verbas de gabinete e os nomes dos seus financiadores de campanha. Como se vê, a internet começa a ser utilizada pelos interessados em votar "menos errado"!!

O INFERNO GAÚCHO

Um empresário gaúcho, que também tem escritório em Florianópolis, informa, como sugestão de pauta, os preçosda gasolina e do álcool de ontem, dia 06 de agosto, comparados aos de Porto Alegre: Gasolina em Porto Alegre: R$ 2,74/litro; em Florianópolis: R$ 2,10/litro. Álcool: Em PA, R$ 2,10; em FLO, R$ 1,28/litro. A comparação dispensa comentários, mas para apimentar aindamais a discussão, informa os preços coletados em Guarujá doSul (SC), distante 800 km de Florianópolis, quase na fronteira com a Argentina. (Base 30/08): Gasolina:R$ 2,55/litro; Álcool:R$ 1,54/litro. Note que em PA os preços inviabilizam inclusive o abastecimento com álcool dos veículos modelo FLEX. Alguém deve refletir sobre a brutal diferença dos preços praticados em POA e, acredito, só a organização da sociedade civil poderia tentar resolver o problema das margens extorsivas praticadas pelos postos daqui. Num Estado onde se luta de todas as formas para tentar dar a volta por cima, a questão dos combustíveis chega a ser um crime contra a economia popular.

TALENTOS & SONHOS

No próximo dia 11 de agosto, no prédio 50 da PUC/RS, acontecerá o 1° Congresso Nacional para Futuras Gerações de Empresas Familiares - Talento & Sonhos - Essência da Empresa Familiar -. O objetivo do encontro é estimular o network entre as futuras gerações das empresas familiares e despertar e desenvolver a capacidade empreendedora. O site para maiores informações e inscrições é www.congressofbn.com.br

PALESTRA

No dia 8 de agosto, o Universo dos Vinhos Bourbon Country recebe a palestra do enófilo Silvério Salvati. Representante da rota turística Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha, Salvati falará sobre os tipos de uva Peverella, Goethe e Barbera Piemonte. A palestra acontece às 20h e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Informações pelo fone (51) 3572.9070.

Leia mais

04 ago 2006

UM CASO DE AMOR CEGO


ABSURDOS ABUNDANTES

Absurdos de toda a espécie sempre acontecem em todos os lugares deste mundo. Exatamente por isto ficam muito sujeitos à críticas e comentários. Aqui no Brasil, quando certos, ou abundantes, absurdos são cometidos pelos nossos homens públicos, duas coisas ficam muito nítidas:

COMPETIÇÃO

1- quase todos fazem questão de se portar como se estivessem numa competição, onde cada um dá o máximo de si para se destacar como o pior; e, 2 - não satisfeitos, ainda fazem de tudo para ganhar notoriedade mundo à fora. Como que querendo buscando melhorar a nossa balança comercial tentam exportar suas fartas burrices.

PELO VOTO

Esta paixão declarada pelos políticos, derivada da vontade do povo, pelo voto, é o que os brasileiros adoram ostentar, querendo fazer parte dos países mais atrasados. Este gosto impressionante de pertencer ao passado, sem mostrar ousadia mínima para a solução dos grandes problemas, é qualquer coisa fantástica e complicada.

PAIXÃO PELO SUBDESENVOLVIMENTO

Vejam, o Brasil está em vias de conquistar o cobiçado Investment Grade, que pode trazer vantagens significativas para o país: no social, no econômico e no desenvolvimento sustentável. Se os brasileiros quisessem mesmo fazer parte do primeiro mundo bastaria copiar o que alguns países já fizeram. Como nada disto acontece, a explicação é uma só: há uma forte paixão pelo subdesenvolvimento.

O CHILE NÃO ENCANTA

Não precisamos ir longe. O Chile está logo ali, como um exemplo de resultados, não de meras propostas. O Chile é roda que já foi inventada. Bastaria, portanto, ser copiada. Mas, para infelicidade de alguns brasileiros e também latino-americanos, não é o Chile que encanta a América do Sul. É a Venezuela, de Hugo Chávez, é Cuba, do moribundo Fidel, é o Peru, de Evo Morales, é a Argentina, de Kirchner, e é o Brasil, de Lula.

ATÉ NOS ESTÁDIOS

O povo brasileiro mostra o quanto está perdido e alucinado que, até nos estádios de futebol, como é o caso do Beira Rio, do S.C. Internacional, os torcedores, ao invés de mostrarem bandeiras estampadas com ídolos do clube, mostram bandeiras com a imagem ridícula do revolucionário Che Guevara, que protagonizou a miséria em Cuba. Os amantes de Che mal sabem que Cuba, há 50 anos atrás, foi a 5ª economia das Américas, hoje apresenta uma renda per-capita igual a 1/4 do RS.

SINDUSCON/RS

O Sinduscon/RS apresenta na próxima terça-feira, 08, durante café da manhã para a imprensa, os resultados do IX Censo do Mercado Imobiliário de Porto Alegre. As 10h, no Hotel Plaza São Rafael.

CURSO

Restam poucas vagas para o II Curso de Especialização em Mercado de Capitais promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec-Sul). As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto. O curso é desenvolvido em parceria com a pós-graduação da UFRGS. O curso tem 375 horas/aula e começa no dia 14 de setembro. Vagas limitadas. Informações: (51) 3224-3121 ou 3286-6470.

GRUPOS DE ESTUDO

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS), abriu inscrições para a turma do segundo semestre dos Grupos de Estudo, com turmas divididas em cinco grupos: Liderança,Comunicação, Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção e Gestão de RH, com abordagem de temas como responsabilidade social e a importância da comunicação através de ações motivacionais. Os encontros ocorrem na sede da instituição, na Rua dos Andradas, 1234, conj. 1802, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição: www.abrhs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8256.

POSSE

O empresário João Pedro Fontana, eleito presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), convida para a posse da nova diretoria da entidade. A solenidade será realizada dia 08 de agosto, às 20h, no Salão de Convenções da Fiergs.

AÇÃO NA SERRA

A Fiat está com uma ação para o inverno na serra Gaúcha. Foram instalados dois painéis na região com imagens que relacionam os carros da Fiat com as belezas locais, férias, frio e descanso. As ações seguem até o final de agosto e visam mostrar todas as belezas da cultura, gastronomia e dos pontos turísticos. Entre as atividades, estão brincadeiras, paparazzis e distribuição de brindes que marcam a presença da Fiat, durante os finais de semana, em cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Farroupilha, Garibaldi e Nova Petrópolis.

Leia mais

03 ago 2006

O ENTERRO DE FIDEL


PREPARANDO A NOTÍCIA

Há quem afirme que Fidel Castro já morreu. Tomara que estejam certos, pois isto pode melhorar e muito a vida dos cubanos que nasceram nestes últimos 47 anos de ditadura. Os mais velhos deixaram de ter liberdade em 1959. Já os cubanos nascidos a partir de então, nunca conheceram a liberdade. O único perigo é que viveram até agora como cachorros amarrados. E ao se sentirem livres não saberão, imediatamente, calcular os riscos do experimento da liberdade.

TUDO ESCONDIDO

Deixei que as notícias sobre a saúde de Fidel fluíssem bastante antes de me manifestar. Mas gostaria que os apaixonados pelo regime, e pelo Comandante em Jefe, percebessem que ninguém sabe como está, realmente, o estado de saúde de Fidel. Tudo lá é escondido dos cubanos e dos não cubanos.

MELHORANDO

Não há fotos, não há imagens de TV e não há declarações do próprio Fidel sobre uma eventual melhora do seu quadro clínico. O cuidado é tão grande que algumas pessoas, bem escolhidas pelo partido, são chamadas para dizerem que Fidel está melhorando. Melhorando mesmo está a cabeça do povo cubano, caso Fidel parta para o cemitério.

DINHEIRO A RODO

As festas dos asilados cubanos que se encontram em Miami não param. Todos esperam a notícia maior para que entrem triunfalmente em Cuba e acabem com o regime comunista da Ilha. Dinheiro é o que não falta, pelo que se sabe. Há quem diga que há muitos bilhões de dólares, de cubanos que vivem hoje nos EUA, para serem investidos em Cuba.

BOM LUGAR PARA INVESTIR

Para que está procurando um lugar para investir e ganhar dinheiro, aí está uma boa dica: Cuba. Tem tudo para acontecer por lá, que está parada desde 31/12/1959. Gente: um prato cheio para se dar bem na vida. Em qualquer ramo de atividade. Ajudem a libertar Cuba e vejam a diferença que a Ilha vai mostrar. Loucura, gente.

SABEDORES

Sabedores disto tudo, as autoridades cubanas, apavoradas com o que lhes pode acontecer, não querem que isto seja possível, pois tem consciência de que o povo vai gostar. Por isto evitam informar o que está realmente acontecendo. Inclusive impedem a entrada de jornalistas estrangeiros, como aconteceu nesta manhã, onde quatro deles foram barrados no aeroporto da Ilha e tiveram que sair imediatamente, via Panamá. Maravilha, não?

PAÍS DO ABSURDO

Fala-se muito que as empresas brasileiras pagam no exterior metade do imposto daqui. Vamos, portanto, aos fatos: o balanço da siderúrgica Gerdau é um bem exemplo disto. Segundo um dos relatórios do Grupo, a empresa gerou no ano passado uma riqueza de RS 2,9 bilhões no exterior, principalmente nos EUA. Dessa quantia, teve de separar R$ 672,8 milhões, ou 23,2%, para o pagamento de impostos. Já no Brasil a empresa obteve uma receita de R$ 7,4 bilhões. E pagou R$ 3,1 bilhões ao Fisco. Foram 47,6% de toda a riqueza que gerou aqui, mais que o dobro da taxa lá fora. No exterior, a empresa pagou R$ 1,2 bilhão a seus fornecedores e funcionários, ou 41,9% do resultado financeiro. No país, a empresa pagou R$ 1 bilhão aos colaboradores ? apenas 16,1% do resultado. Enquanto que lá fora os principais beneficiários do lucro da empresa são os trabalhadores, aqui é o governo. O negócio é cair fora, gente.

RECORDES

O Aracruz Celulose atingiu, no mês de julho, três recordes de produção na Unidade Guaíba. A fábrica encerrou o último mês com 40.715 toneladas de celulose branqueada produzidas, contra o marco anterior de 39.612 toneladas, de janeiro deste ano. A produção mensal de celulose na máquina de secar também se superou, chegando a 35.510 toneladas, 3% a mais do que o índice conquistado em abril deste ano. Além disso, a produção de papel subiu de 5.407 toneladas, em março, para 5.624 toneladas.

FESTIVAL DE TURISMO

O SEBRAE/RS vai realizar a sua Rodada de Negócios no 18° Festival do Turismo de Gramado. As rodadas vão acontecer no dia 17 de novembro, no Centro de Eventos Serra Park, das 14h às 19h, com o apoio da equipe técnica do SEBRAE.A participação é gratuita e pode ser feita pelo site www.festivalturismogramado.com.br , preenchendo a ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail bicca@sebrae-rs.com.br ou cassio@sebrae-rs.com.br . O prazo de inscrições é até 30 de setembro.

PALESTRA

O Instituto Chega de Violência irá Promover uma palestra sobre o tema: ?A imprensa, a violência e a responsabilidade social?.Quem irá discursar sobre o assunto é Affonso Motta, terça-feira, 08, às 12 horas, na sede da IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), que fica na Travessa Acelino de Carvalho, 21/ 7ºandar. A entrada é franca. Maiores informações pelo fone: 32243454.

Leia mais

02 ago 2006

O QUE FAZ A DIFERENÇA


UM EXEMPLO E TANTO

Há alguns anos atrás, conversando com o prefeito de um Condado americano, na Flórida, perguntei como ele conseguia cumprir com o orçamento aprovado pelos moradores do local. Eis a resposta do prefeito, muito simples e carregada de estranheza pela pergunta: - Ora, porque a arrecadação dos tributos acontece de forma plena.

100% DOS TRIBUTOS

Ainda não satisfeito com a simples resposta insisti: - Mas se houver inadimplência, qual a forma que dispõe para poder atender as despesas e os investimentos aprovados? De novo, cheio de surpresa pelas minhas insistentes perguntas, a resposta: - O Condado recebe, sempre, 100% dos tributos definidos e aprovados.

NEGOCIAÇÃO À MERCADO

Em resumo, a coisa lá funciona da seguinte forma: encerrado o prazo para pagamento dos tributos do Condado, a dívida dos inadimplentes é negociada no mercado, à vista. Quem compra são os bancos e/ou empresas de factoring, através de leilão público. Assim, o Condado, que se dedica exclusivamente a respeitar o orçamento, não se envolve com dívidas de inadimplentes.

LEI A FAVOR

Já quem compra dívidas fiscais, pelo menos naquele condado, sabe que tem a lei e a justiça a seu favor, para poder cobrar dos inadimplentes. Coisa que, infelizmente, ainda não é previsto em país atrasado como o nosso que, por princípio, faz questão de ser subdesenvolvido.

TUDO É INCONSTITUCIONAL

O Senado, recentemente, depois de muita discussão, até autorizou os bancos brasileiros para que façam a cobrança fiscal, mas os inteligentes Procuradores não aceitam a decisão. Por falta de melhores argumentos insistem que a medida é inconstitucional. Pode?

EXORCISMO

Para deixar bem claro o assunto, os Procuradores de Estado e dos Municípios detestam ouvir a palavra - privatização -. Como bem sabem que se tornariam inúteis com alguma desburocratização estão dizendo que esta cobrança deve ser feita exclusivamente pelas procuradorias. Como tem sido feito, não é verdade?

BALANÇO GERDAU

Neste primeiro semestre de 2006, a Gerdau repetiu o faturamento global de R$ 13,5 bilhões verificado de janeiro a junho de 2005, um dos melhores anos da história da siderurgia mundial. Deste total, R$ 8,2 bilhões (60,8%) foram decorrentes da sua atuação internacional, por meio de exportações a partir do Brasil e do desempenho das unidades Gerdau na Argentina, Chile, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Uruguai. O relatório de Informações Relevantes dos resultados do 2º trimestre de 2006 está disponível no site da Gerdau, na seção de RI da Gerdau "Informações Financeiras". Para conferir clique em: http://www.gerdau.com.br/port/ri/index.asp

DIVIDENDOS

Os acionistas das empresas de capital aberto no Brasil receberão, no dia 24 de agosto, os dividendos referentes ao segundo trimestre do ano, com base nas posições detidas em 14 de agosto de 2006. A Metalúrgica Gerdau S.A. pagará R$ 99,4 milhões (R$ 0,54 por ação) e a Gerdau S.A., R$ 231,9 milhões (R$ 0,35 por ação).

PROCHILE

No dia 7 de agosto, 16 expositores e cerca de 250 autoridades do mundo dos vinhos estarão reunidos em Porto Alegre em um dos mais aguardados eventos enogastronômicos do ano, promovido pelo ProChile, órgão do Ministério das Relações Exteriores do Chile para Exportações. O evento será realizado em parceria com o Sheraton Porto Alegre, que deverá receber cerca de 250 pessoas, entre produtores, enólogos, profissionais do setor de bares, hotéis, restaurantes, buffets e catering, importadores, distribuidores, varejistas e supermercadistas para conferir a palestra e a degustação promovida por 16 expositores: Bisquertt ? Calina ? Casa Silva ? Casa Tamaya ? Casas del Bosque ? Casas del Toqui ? Casas Patronales ? Haut Vol ? Indômita ? Miguel Torres ? Odfjeff ? Perez Cruz ? San Pedro ? Santa Carolina ? Santa Rita e Via Sul.

SELEÇÃO DE FILMES

De 4 e 10 de agosto, acontece a III Seleção de Filmes Bourbon Shopping. O evento, que antecipa os lançamentos para o segundo semestre em telas gaúchas é uma iniciativa da Cia. Zaffari. A edição deste ano conta com 14 longas-metragens inéditos no RS que podem ser conferidos em cinemas da Rede Bourbon em Porto Alegre e São Leopoldo. Com produção executiva da Panda Filmes, a Seleção de Filmes Bourbon Shopping traz aos gaúchos títulos como ?Obrigado Por Fumar?, de Jason Reitman; ?A Cidade Perdida?, filme de estréia do ator Andy Garcia como diretor; ?Em Segredo?, vencedor do Urso de Ouro em Berlim este ano e o documentário brasileiro ?Dia de Festa?. A programação completa está disponível no site www.zaffari.com.br e integram o circuito de exibição os cinemas Unibanco Arteplex (Bourbon Shopping Country), Cinemark (Bourbon Shopping Ipiranga) e Cinesystem (Bourbon Shopping São Leopoldo).

PRÊMIO

A entrega dos troféus aos nove agraciados da 3ª edição do Prêmio Renato Móttola, uma iniciativa do INEC - Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e do Cidadão e da revista Consumidor Teste, será nesta quinta-feira, 3 de agosto, às 19 horas, no Auditório do GBOEX, na rua Sete de Setembro, 604, em Porto Alegre. Um dos agraciados é Sidney Simonaggio, que foi Presidente da RGE, atualmente é diretor da CPFL, responsável por importantes avanços norespeito aos direitos dos consumidores de Energia Elétrica em nosso estado.

Leia mais