Artigos

08 jun 2006

A RESPOSTA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


VINGANÇA

Ontem, ao aprovarem o aumento de 16,6% nos proventos dos aposentados do INSS que ganham acima de um salário mínimo, os deputados mostraram mais uma vez o tamanho da cretinice que vem caracterizando a postura dos mesmos. Caso venha a ser sancionado o aumento pelo presidente Lula, o que é praticamente impossível, o rombo nas contas públicas já fartamente arrombada, será de R$ 7 bilhões.

CONTRA A SOCIEDADE

Esta foi a forma encontrada pela gangue da Câmara dos Deputados. Querendo aparecer mais do que a gangue dos bárbaros do MST reagiu de bate-pronto, não contra os anarco-manifestantes, mas contra a sociedade indefesa. Pior: com prejuízos bem maiores.

EFEITO DUPLO

O interessante é que, numa tacada só, o efeito consegue ser duplo: ou será no bolso dos contribuintes de impostos com aumento da carga tributária, ou na frustração dos aposentados que antes da apreciação do presidente, se imaginam agraciados com os efeitos da aprovação da emenda. Vamos aos fatos:

SEM ORIGEM DOS RECURSOS

Não é um rombo que acontece só neste ano. Trata-se de uma despesa que vai se repetir anualmente, de forma geométrica. A irresponsabilidade começa pelo fato de que a aprovação da emenda não foi acompanhada do apontamento da origem dos recursos para fazer frente ao gasto absurdo.

ESPÍRITO DE GANGUE

Isto é o que demonstra o espírito de gangue. Se tais deputados fossem minimamente responsáveis, certamente votariam e aprovariam um projeto que reformasse a previdência como precisa ser feito com urgência. Pior de tudo é que a decisão lamentável, antes de mais nada é infinitamente mais prejudicial aos contribuinte do que os enormes estragos ao patrimônio público promovidos pela gangue do MLST.

TRIPUDIANDO

Como se não bastasse, vejam também o grau de safadeza e vingança com que os deputados usaram para tripudiar a sociedade, como se ela fosse a responsável pelos ataques promovidos pelos vândalos no dia anterior: 1- caso Lula sancione o aumento, a irritação será geral pela conta que será repassada aos contribuintes de impostos e não para os contribuintes da previdência; 2- caso não sancione o aumento, o grau de frustração dos aposentados, que imaginavam receber o benefício, será também muito grande. Isto é brincar com o sentimento do povo, irresponsavelmente.

JUNIOR ACHIEVEMENT

O Sindicato das Empresas de Informática do RS lançou uma iniciativa de apoio à Junior Achievement, responsável por programas educacionais de economia e negócios para crianças e adolescentes. A entidade de tecnologia criou uma ação coperativada para micro e pequenos empresários da área de TI, associados ao Sindicato, para investimentos em projetos do programa educacional. Esta proposta visa facilitar empresas de qualquer porte a ter acesso à cota mínima mensal estabelecida pela Junior Achievement.

CLARO

A operadora celular Claro anuncia a consolidação da sua estrutura organizacional, dando continuidade à estratégia que visa à liderança do mercado brasileiro. Com Luis Cosio à frente da operação no país, a Claro tem agora três executivos se reportando diretamente ao presidente: Julio Porras, como diretor de Operações Comerciais; João Cox Neto, recém-chegado à empresa, no comando da diretoria de Suporte ao Negócio; e Enrique Luna, como diretor financeiro. Rogelio Viesca, atual diretor de Operações Regionais, volta à Telcel depois de quatro anos dedicados à Claro no Brasil.

VINHO

A operação Sul do Wal-Mart Brasil comemora com os clientes da loja Nacional Bela Vista, hoje, 08, o lançamento do vinho Aurora 75 no varejo.O evento acontece entre 19h30 e 21h. No hipermercado BIG, do bairro Cristal, o lançamento acontece no dia 14 dejunho. O vinho Aurora 75, elaborado especialmente para o aniversário, é proveniente de um corte das melhores uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc(mistura clássica da região de Bordeaux, na França).

APRESENTAÇÃO

A cantora italiana Mafalda Minnozzi estará se apresentando hoje, 8, às 19h, no palco da praça de alimentação do Bourbon Shopping Country, à Av. Túlio de Rose, 100, Porto Alegre, com entrada franca.

MELHOR EMPRESA

A revista Exame publicou um panorama das companhias ligadas ao campo na edição especial Anuário Exame Agronegócio, no qual a Aracruz foi eleita a melhor empresa no setor de madeira, celulose e papel. A empresa obteve pontuação máxima no quesito que mede, entre outros fatores, os esforços na preservação do meio ambiente e nos investimentos em pesquisa.

Leia mais

07 jun 2006

BRIGA DE GANGUES


SOCIEDADE SITIADA

Quanto ao episódio lamentável que aconteceu ontem na Câmara dos Deputados, entre todas as interpretações e indignações possíveis, acrescento mais uma: foi mais uma briga de gangues. A sociedade brasileira está cercada por bandidos de toda a ordem, e a Câmara dos Deputados é só uma das sedes em que muitos criminosos se alojam.

DESGOVERNO

Os métodos utilizados pelos anarco-manifestantes é que causaram um repúdio mais forte. A destruição planejada e as fisionomias dos bandidos, claramente identificadas pelas imagens que foram mostradas nos tele-jornais, assim como as inúmeras fotos estampadas nos jornais de todo o país, dão conta de um desgoverno total.

TEIA CRIMINOSA

A nossa situação se resume da seguinte forma: Os políticos estão roubando e se corrompendo de forma descarada; O Legislativo aprova leis que incentivam o crime e seus representantes fazem uso das vantagens aprovadas. A Justiça, não como algo que deva preservar o princípio do equilíbrio e da honestidade, mas como um Poder, está mais do que omissa. E o Executivo usa de todas as suas forças para proteger seus aliados reconhecidos como de péssimo caráter.

VÂNDALOS

Os movimentos que se dizem sociais estão bem longe disto. São vândalos cada vez mais sem medo. E crescem em função da impunidade reinante. Os demais definidos como bandidos comuns, que assaltam, roubam e seqüestram, assistem a tudo isto e concluem que o crime é maravilhoso porque o risco é baixo. Se são pegos, não demora e estarão soltos. É só vantagem em ser bandido.

ORGANIZADOS

Diante deste quadro, embora escandalizados, estamos há algum tempo cercados mesmo por várias gangues. Cada uma delas querendo provar quem manda mais. São os PCCs, o MSTs, os mais variados partidos políticos, etc,. Enfim, são todos aqueles que exercem a bandidagem através de organizações montadas para tanto.

TROPA DE PAZ

Para fechar, o pior: estamos num ponto em que estamos nos tornando minoria. Estamos fadados exclusivamente a pagar a conta enquanto ela puder ser paga. Depois, o nosso destino é o mesmo do Haiti. Aí, quem sabe, restarão as forças da ONU, que dependendo do interesse ainda poderão enviar uma tropa de paz. Tomara.

POSSE

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) na Gestão 2005/2006, Leandro Gostisa, convida a imprensa para a posse do presidente Paulo Uebel e demais integrantes da nova diretoria Gestão 2006/2007, que será realizada na próxima terça-feira, dia 13 de junho de 2006, às 19h30min, na Associação Leopoldina Juvenil.

RAPIDEZ

Impressionante a rapidez com que o site do PT tirou do ar o PDF que detalha a nova executiva. Mas no Google é possível encontrar, ainda, a versão de pesquisa em HTML (pagina 4):http://64.233.161.104/search?q=cache:IrSbbz4PAGYJ:www.fpabramo.org.br/ especiais/tdurgente/pdfs/nova_executiva.pdf++%22Bruno+Maranh%C3%A3o%22&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=3

BOINAS VERDES

Nesta quinta-feira, 08/06, às 16h45min, 43 alunos, entre 16 e 17 anos, da Escola de Instrução Militar ? EsiM, que voluntariamente escolheram o Serviço Militar e o realizam juntamente com o Ensino Médio, recebem no Centro Cultural e Esportivo do Colégio Farroupilha, a Boina Verde - Oliva, que significa a primeira transição até estarem prontos para servir ao país.

CAMINHÕES

Nessa quinta-feira, às 14h30, os principais executivos da Ford Caminhões no Brasil falam à imprensa sobre perspectivas do mercado no Rio Grande do Sul. O encontro com a imprensa acontece na nova sede da Montreal Caminhões em Eldorado do Sul. Haverá transporte saindo de Porto Alegre.

Leia mais

06 jun 2006

PREPARANDO A COPA DO MUNDO


PREPARADO

Como quase todos os viventes deste mundo, com muito gosto pelo futebol, também pretendo assistir o máximo possível dos jogos deste Mundial, que inicia na próxima 6ª feira, na Alemanha.

CHATICE

Por gostar de futebol e viver no Brasil conheço de sobra, além da insuportável chatice do Malão Bueno, o diminuto e péssimo conhecimento que os demais integrantes da imprensa têm sobre a interpretação das regras de futebol.

PELA TV

A Copa do Mundo, como um todo e com imagens, só pode mesmo ser acompanhada pela TV. Até para quem viajou para a Alemanha, para assistir in loco, a TV é indispensável para que os melhores lances dos demais jogos possam ser acompanhados, pois é humanamente impossível estar presente em todos os estádios.

DIMINUA O VOLUME

Sabendo disto, para evitar aborrecimentos, aí vai uma dica: utilize o canal de sua preferência e diminua o volume. Pronto. Já começa a ficar mais interessante o futebol e a compreensão dos lances. E se você não conhece as regras do jogo, não tem importância alguma. Os narradores e comentaristas também não sabem.

GOL ANULADO?

O melhor exemplo disto é que até hoje, tanto a Globo do Malão Bueno e sua equipe, quanto qualquer outra emissora, com seus narradores, sequer sabem que não existe gol anulado. Isto é o que todos mais repetem, mostrando o alto grau de desconhecimento sobre futebol.

ERROS E ACERTOS

Assim, para não repetir as mesmas bobagens, faça você mesmo as interpretações e deixe que o árbitro e os jogadores cometam seus erros e acertos. Até porque no campo de jogo todos são falíveis, desde os organizadores até os atores e expectadores. Quem mais acertos e menos erros comete é aquele que será eleito o melhor.

COMPETIÇÃO

Como torcedores do Brasil tenham a certeza de que até agora quem fez da nossa Seleção, não a favorita, mas a que sempre tem obrigação de ganhar é a imprensa. Ela acostuma muito mal o torcedor, a ponto de ele não admitir qualquer derrota. Como se não houvesse competição ou time adversário. Crêem, enfim, que nenhum deles possa ter condições de ganhar uma vez sequer do Brasil.

PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO

Os programas ?Inovação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)?, de ?Inovação Produção? e o ?Fundo Tecnológico (Funtec)?, todos do BNDES, estarão disponíveis para o RS através da CaixaRS Fomento Econômico e Social. A instituição auxiliará na identificação de projetos para financiamento pelo BNDES ou pela própria agência de fomento gaúcha.O P,D&I é destinado ao desenvolvimento de pesquisas que propiciem a pequenas e grandes empresas atingirem um novo patamar de competitividade. O programa Inovação Produção é para investimento na produção de novos produtos, processos organizacionais ou tecnológicos, que tenham diferencial competitivo no mercado. O Funtec, libera recursos não-reembolsáveis e destina-se a apoiar financeiramente projetos que objetivam estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o País.

POSSE

Tomam posse amanhã, 7, às 11h, os novos diretores do Banrisul, Carlos Júlio Garcia Martinez e Luiz Gonzaga Veras Mota. Funcionários de carreira, assumem na Diretoria Executiva da instituição. A cerimônia de posse será no Salão Nobre do Banco.

REUNIÃO MENSAL

O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor realiza nesta sexta-feira (09/06) sua reunião mensal. O evento acontece na sede do Banco Central do Brasil (Av. Sete de Setembro, 586) às 9h30min.O tema abordado no encontro de junho será o "Serviço Público e o Direito do Consumidor- Desafios e Perspectivas", palestra ministrada pelo advogado e professor de Direito do Consumidor da UFRGS, Bruno Miragem. A palestra tem entrada franca. Maiores informações pelos telefones (51) 3223-5981/3217-4644 ou pelo e-mail: www.fedc@terra.com.br

LIVRO

Com o título: A Síndrome da Rainha Vermelha -Policiamento e Segurança Pública no século XXI -, de Marcos Rolim, é o livro que será lançado no dia 20 de junho de 2006, terça-feira, a partir das 19h. Na Livraria Cultura doBourbon Shopping Country.

Leia mais

05 jun 2006

O QUE AS PESQUISAS REVELAM


SÃO POUCOS OS INDIGNADOS

Os eleitores brasileiros mostram uma clara segmentação. Um grupo é representado por aqueles que, através de mais escolaridade, obtiveram educação suficiente para desenvolver raciocínio e ter um razoável grau de discernimento. Estes estão indignados com a forte corrupção que grassa no país e que colocam em risco as nossas instituições.

SEM COMPROMISSO

Um outro grupo, cujo contingente é extremamente bem mais elevado, tem baixa escolaridade. Não recebeu educação capaz de transformar seus componentes em reais cidadãos, que pensam e sugerem uma sociedade consciente de que o compromisso com a ética e outros princípios é fundamental.

SEM EQUÍVOCOS

Esta maioria esmagadora da população brasileira, que está no segundo grupo, cresce mais na medida em que a escolaridade vai diminuindo. Sem qualquer equívoco de interpretação. Por favor, me entendam: não estou especulando. É a pura verdade, como mostram as mais diversas pesquisas de intenção de voto.E não adianta brigar com esta realidade. É isto e pronto.

OPOSIÇÕES COMPROMETIDAS

Como os poucos indignados estão no primeiro grupo, daqueles que acompanham no dia a dia o comportamento dos políticos, onde a maioria é composta por governistas, nada deverá impedir a reeleição de Lula, em outubro. E pelo visto as oposições não tiveram o menor interesse em mudar o quadro que hoje vivemos.

ELEIÇÃO DEFINIDA

Assim, a eleição já está praticamente definida. Lula tem tudo para ser reeleito para mais um mandato sem qualquer possibilidade de ser alcançado nas urnas. Os crimes políticos onde o PT lidera, e é o maior organizador, não preocupam o grupo dos menos racionais. O que falará mais alto na hora de votar é o Bolsa Família e o Salário Mínimo, entre tantas outras benesses que todos os contribuintes sustentam.

EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA

Concluindo: se houver preocupação com educação dos brasileiros, esta deverá ser cada vez mais ideológica. A mera alfabetização está muito longe de ser educação. E tão logo este povo, que tem baixa escolaridade, vier a entender minimamente as coisas, os conhecimentos ideológicos serão rapidamente introduzidos em suas mentes. Esta é a educação que deverá prosperar bastante doravante.

MEIO AMBIENTE

Os colaboradores da Gerdau Aços Especiais Piratini e a comunidade de Charqueadas estão mobilizados para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado nesta segunda-feira, 5 de junho. Mais de 400 pessoas vão participar da limpeza de 4 quilômetros das margens do rio Jacuí e do Arroio dos Ratos, iniciativa voluntária da empresa em parceria com a Prefeitura Municipal.

TÁ NA MESA

O economista Paulo Rabello de Castro é o convidado do Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 7 de junho. Na reunião-almoço, apresentará o tema: Brasil 2006: quais são as apostas para os rumos do país?.

ALELUIA

Felizmente, a América do Sul começa a se acordar. Depois da Colômbia, o Peru também resolveu derrotar o comunismo latino. Viva.

ASCAM-RS

A convite da Associação de Servidores de Câmaras do RS (Ascam-RS), o jornalista Domingos Meirelles chegará a Porto Alegre na terça-feira, dia 6 de junho, às 19 horas, e permanecerá na capital até a quinta-feira às 12h30min, quando retorna ao Rio. Neste período, ele estará à disposição dos veículos de comunicação para entrevistas e participações em programas de rádio e TV.

Leia mais

03 jun 2006

DE BOCA CALADA


SÓ NO FUTEBOL

Em todos os jornais, emissoras de rádio e televisão, e sites na Internet, o assunto Copa do Mundo foi e continua sendo explorado de todas as formas. A mídia, desta maneira, tem sido incansável, embora muitas vezes até muito chata, ao propiciar comentários sobre arbitragens, desempenho dos jogadores e dos técnicos. E, principalmente, nos fuxicos sobre o comportamento dos demais envolvidos.

INFORMAÇÕES

Ou seja, é justamente durante a competição que os torcedores e apaixonados pelo esporte precisam de todas as informações e comentários sobre seus times. É desta forma, portanto, que conseguem eleger os melhores e os piores em campo. E também fora dele, no contato com o público.

OUTRA COMPETIÇÃO

Com o fim da Copa do Mundo para os brasileiros, o Brasil vai viver, de hoje até início de outubro, uma outra competição: a eleitoral. Os candidatos é que entram em cena, com suas propostas e seu passado, para que os eleitores façam juízo daquilo que os eleitos possam fazer para um Brasil melhor.

A LEI NÃO PERMITE

Pois, justamente aí que as coisas precisam ser ditas e comentadas, sobre cada um dos candidatos, para que o público possa eleger os melhores, a lei não permite. De hoje até o dia das eleições estamos sem condições de expor o mau comportamento que muitos deles tiveram. Esta foi a lei esperta que os malandros aprovaram para que nada fosse dito ou comentado sobre eles.

RIGOROSA

A censura eleitoral não vai permitir que se faça aquilo que a Copa do Mundo e os demais campeonatos permite no futebol. Justamente quando os times entram em campo para a disputa. Pode? Sim, aqui pode. E a lei, segundo o Tribunal Eleitoral, vai ser muito mais rigorosa do que nos anos anteriores, com penalidades pesadas.

OUTROS ASSUNTOS

Resta, assim, para nós comunicadores, escrever sobre outros assuntos, apesar de que muitos dos leitores, menos avisados, venham a entender que estamos sendo omissos e condizentes com os espertos. É duro. Nem elogio nem crítica. Estamos mudos.

CAMPANHA CLARO

Em 1º de julho, a Claro iniciou uma grande campanha para barateamento de SMS no mercado brasileiro. A operadora, que aposta em um crescimento ainda maior deste serviço no país, vai tarifar o Torpedo em apenas R$ 0,20, no horário de meia noite às 8h da manhã, de segunda-feira a domingo. A promoção é valida para clientes pré-pagos, pós-pagos e controle com celulares GSM, de todos os estados em que a operadora atua, e terá validade de 1º de julho a 30 de setembro. Fora do período promocional a tarifa será igual à praticada normalmente, de R$ 0,36.

EM OPERAÇÃO

Acaba de entrar em operação no Bourbon Shopping Assis Brasil a franquia brasileira de número 54 da Subway, rede norte-americana de sanduíches. O próximo shopping da rede a receber uma unidade é o Bourbon São Leopoldo.

MEDEX

A Medex Medicamentos Express, maior delivery de medicamentos do país, chega à Serra Gaúcha com loja própria em Caxias do Sul e atendendo mais oito municípios da Região (Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Petrópolis, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa).

AQUISIÇÃO

A Lafarge Roofing, detentora da marca Tégula e líder mundial na fabricação de telhas e coberturas, fechou a aquisição da Dal Molin, tradicional fabricante de telhas de concreto, localizada na cidade de Frederico Westphalen (RS). Com a aquisição, a Lafarge Roofing não só reforça a sua presença na região sul, mas também consolida a posição de única empresa de soluções para telhados e coberturas com operações em todo o país.

Leia mais

02 jun 2006

TERCEIRA DIVISÃO


GRANDE RESISTÊNCIA

Embora sempre tenha feito constantes (para muitos até cansativas) advertências a respeito do fraco desempenho da nossa economia, o certo é que os nossos governantes resistem bravamente a todas as atitudes que poderiam tirar, de uma vez por todas, o Brasil do pobre terceiro mundo. Que em linguagem futebolística significa Terceira Divisão.

FIM DA ONDA

A euforia do crescimento mundial, como já é sabido pelas cíclicas repetições, não dura para sempre, assim como nunca marca hora para acabar ou diminuir o ritmo. Mas, pelo andamento das coisas é perceptível que a onda pode estar chegando ao fim.

TURBULÊNCIAS

Decididamente, falta ao nosso setor público, aos governantes, a coragem para o enfrentamento dos problemas crônicos, os quais já foram mais do que diagnosticados, e que impedem o nosso crescimento sustentável por muito tempo. Assim, é notório que estamos sofrendo mais uma vez com as turbulências externas.

DESACELERANDO

Para o Bird ? Banco Mundial ? a América Latina vai desacelerar. Vejam: não se trata de uma instituição pessimista ou otimista. E também não tem preferência. Simplesmente usa dos importantes instrumentos que possui, e que merecem crédito, para analisar e projetar mercados e tendências.

TERCEIRONA

O estudos que o Bird faz se baseiam nas atitudes que os diversos governos adotam para enfrentar seus problemas. Alguém tem dúvida de que o Brasil não quer adotar as providências necessárias para chegar ao grau ótimo de desenvolvimento? Gente: é mais do que vocação para o terceiro mundo. É teimosia. Adoramos a Terceira divisão.

OS CULPADOS DE SEMPRE

Como os EUA não são bem-vindos por aqui, não faltará aos neocomunistas latinos e, principalmente brasileiros, a crítica de que os americanos resolveram aumentar a sua taxa de juros para prejudicar o Brasil. O problema deles vai entrar para a nossa história como pura perseguição. E assim os nossos problemas deixam de existir. Legal, não?

LIVROS

No dia 7 de junho, acontece no Bourbon Shopping Ipiranga, na Livraria e Revistaria Cameron, noite de autógrafos com os escritores Roberto Shinyashiki, com o livro Tudo ou Nada, José Luiz Tejon, com Liderança para Fazer Acontecer, e Prem Milan, com a obra - Porque Você Mente e eu Acredito. As sessões de autógrafo acontecem a partir das 19h.

INSUFICIENTE

O Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE) vai receber da Secretaria da Fazenda, neste mês, repasse de R$ 16 milhões. O aporte, confirmado ontem à tarde, não resolve o problema financeiro que é muito maior.

TÁ NA MESA

O economista Paulo Rabello de Castro é o convidado do Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 7 de junho. Na reunião-almoço, apresentará o tema: Brasil 2006: quais são as apostas para os rumos do país?.

EXPOVEL

O Grupo Gerdau participa, entre 3 e 11 de junho, da 7ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de Porto Velho (Expovel), a maior da região no setor de agronegócios. No evento, as principais atividades comerciais, rurais e de serviços do País vão ser apresentadas ao público e aos investidores.

PRÊMIO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) recebe hoje, 02, o Prêmio Top Qualidade Brasil em solenidade que será realizada às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A premiação é concedida pela Organização Nacional de Eventos & Pesquisas.

Leia mais