Artigos

24 nov 2006

A SOCIEDADE FOI DERROTADA


EQUÍVOCO DA IMPRENSA

Ao contrário do que a imprensa do RS está informando, a derrota imposta, ontem, pela Assembléia Legislativa do RS, na pretendida redução de gastos para o próximo governo, não foi à governadora Yeda Crusius. Quem foi derrotado, mais uma vez, foi a sociedade gaúcha que vai precisar pagar a conta. Salvo, naturalmente, os imperiais políticos e os funcionários do Ministério Público e Judiciário.

DEMOLIÇÃO

Com esta penalidade orçamentária, a demolição do Pacto pelo Rio Grande já começou. O governo eleito nem tomou posse e o Pacto já está reduzido a 88% das diretrizes propostas. Esta facilidade para o desmonte, e a fraca intenção dos políticos em perseguir objetivos importantes, necessários e minimamente indispensáveis, identificam o nosso preparo para o caos. E tem gente que acredita que uma boa reza resolve.

FALTA DE PROPÓSITO

Esta falta de propósito para enfrentamento das doenças crônicas que afetam as contas públicas do RS, por incrível que pareça não é percebida com clareza pelos nossos políticos. É curioso que todos se juntam para dizer que precisamos renegociar a dívida do Estado junto à União. Para não pagar as contas, ou prorrogá-las, sempre há entendimento.

ADEPTOS DO CALOTE

Ora, os credores estão muito vigilantes e percebem tudo o que acontece. Quem não mostra qualquer capacidade para atuar em defesa das contas públicas não pode demonstrar autoridade suficiente para pedir qualquer tipo renegociação. São muito mais adeptos do calote e da má gestão. Estado assim não merece crédito nem investimento.

INTEIRO SUL CAÓTICO

Atitudes como estas que estamos vivenciando no RS registram e explicam a situação da metade sul do Estado. Metade? Hoje o território complicado já representa mais de 2/3 do RS. E a cada dia a participação do caos regional é maior. Em breve, o que é hoje chamado de metade sul subdesenvolvida será o inteiro sul caótico. Já, já.

PAÍS DAS ONGs

Não sei se vai sair a CPI das ONGs. Mas que a coisa está séria e complicada, isto é uma verdade. Segundo consta nos levantamentos feitos recentemente, mais de 160 mil ONGs recebem dinheiro público, da União. Foram gastos mais de R$ 14 bilhões só nos últimos quatro anos. No governo Lula. Só para esclarecer: o crescimento do número dessas instituições foi de 1180% desde 2002. Vamos montar uma ONG para viver às custas da Petrobrás e do Banco do Brasil?

BORRACHA

Será realizado na próxima terça-feira, 28, na Churrascaria Barranco, Porto Alegre, às 12h, o almoço de lançamento, para a imprensa, da IX Jornadas Latino-Americanas de Tecnologia da Borracha. O RS foi escolhido para sediar o encontro devido ao fato de contar com o único Arranjo Produtivo Local (APL) da borracha da AL, compreendendo as áreas de tecnologia, formação profissional, fabricação de matérias-primas, máquinas e equipamentos, indústrias transformadoras e insumidoras finais.

POSSE NOVA DIRETORIA

Dia 30, em jantar festivo, o Simecan empossa a nova diretoria. No Salão Nobre da CICS, em Canoas , RS, às 20h.

ANGUS

Dia 30, a festa comemorativa dos 100 anos do ingresso da Raça Angus no Brasil. A Associação Brasileira de Angus fará, na ocasião, o III Leilão Angus Nova Era. No Country Club, Porto Alegre, às 20h.

HOMENAGEM A FRIEDMAN

Nesta segunda-feira, 27, o economista norte-americano Milton Friedman, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1976, falecido neste mês, será homenageado pelo Instituto Liberdade do RS (IL-RS) e pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em um jantar-debate que será realizado, às 19h30, no Ritter Hotel, em Porto Alegre. O evento terá palestra do economista gaúcho Roberto Camps Moraes ? professor universitário com Ph.D. in Economics Vanderbilt University USA, que falará sobre ?As contribuições de Milton Friedman ao pensamento moderno?.

FACULDADE

Robôs, equipamentos de automação industrial, sistemas de telecomunicação e computadores de última geração vão fazer parte da rotina dos estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai POA (Fatec), inaugurada ontem, 23, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Aprovada pelo Ministério da Educação, as atividades iniciarão em 2007 com dois cursos: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Automação Industrial.

Leia mais

23 nov 2006

DOURANDO A PÍLULA


BOAS INTENÇÕES

As intenções do presidente Lula, pelo que os noticiários estampam, até podem ser as melhores possíveis para tentar um crescimento do PIB na ordem de 5% para 2007. E para chegar neste número, ainda muito insuficiente, todos sabem que, sem maioria no Congresso, para aprovar uma agenda mínima de reformas que possam tirar algumas amarras da economia, tudo não passará de meras intenções.

O QUE ATRAPALHA

Entre tantas hipóteses que poderiam ser elencadas para não chegarmos, mais uma vez, a atingir um crescimento minimamente satisfatório, duas delas estão muito claras: 1- O PMDB, que teria fechado, ontem, um acordo de coalizão, não é nada confiável e muito menos unido; e, 2- Lula e o PT, por questões de princípios e de DNA, sempre vão se recusar a fazer as reformas necessárias.

NOVO CICLO VICIOSO

A situação, portanto, é a seguinte: Lula, mais uma vez, está dourando a pílula. Falando de um novo ciclo, como já aconteceu há quatro anos atrás, onde as promessas também foram muitas e as realizações pífias. E faz isto com tal maestria porque já sabe que o brasileiro não dá a mínima para realizações.

ACALENTAR O SONHO

O povo brasileiro prefere promessas e expectativas. Isto, culturalmente, faz parte daquilo que é mais importante: acalentar o sonho. Assim, o negócio é jamais matar o sonho. Mais adiante, com mais calma, novas explicações serão encontradas para justificar os porquês da não realização das promessas de hoje. Afinal, como sempre haverá lá adiante um culpado de plantão. Quando começará um novo ciclo com novas promessas.

MELHORA EM 30 DIAS

Hoje, com a enorme onda de notícias, informações e esclarecimentos constantes, uma coisa está bem clara para quase toda a nossa população: o Brasil pode crescer tanto quanto a China, Índia e Paquistão. Basta fazer algumas reformas. Com profundidade, no entanto. Sem meias solas. De motoristas de táxis e lavadeiras, até empresários e políticos, todos sabem que nestes países o crescimento é de 9% ao ano. Falta o quê, para nós? Decisão. O povo, com certeza vai sentir uma melhora em menos de 30 dias se as reformas vierem. E aí o país acelera.

CUMPRIMENTOS

O novo vice-governador do RS, Paulo Feijó, felizmente já está livre para divulgar suas idéias liberais. E na primeira oportunidade, numa aula magna, deixou bem claro o que pensa sobre empresas estatais. Antes que a sociedade se irrite com o assunto, Feijó propõe que todos pensem, estudem e, a partir daí, respondam: Afinal, que contribuições são obtidas com estatais? Se alguém se debruçar sobre o tema por dois minutos já terá uma resposta pronta: é preciso privatizar urgentemente. Portanto, mentes à obra.

UNIVERSO DOS ESPUMANTES

Depois do sucesso de público do Universo das Cervejas, agora são os espumantes os protagonistas. De 22 de novembro a 13 de dezembro, acontece o Universo dos Espumantes Bourbon Country. A mostra reúne um total de 19 expositores da bebida, sendo 13 nacionais e 6 importados, e ainda degustação e comercialização de diversos produtos como queijos, pães especiais, salames, azeitonas, panetones, cestas e kits de Natal, copos e taças, baldes para gelo, chopeiras, entre outros.O Universo dos Espumantes está localizado no estacionamento coberto do 1º andar do shopping, e oferece ainda uma programação de 19 palestras, com entrada gratuita, sobre temas variados relacionados aos espumantes. O agendamento deve ser feito previamente em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Sempre às 18h30min, no salão principal da exposição, acontecem também apresentações artísticas de música e dança.

MÉRITO LOJISTA

A Federação das CDL?s do RS realiza na próxima segunda-feira, 27, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Lojista 2006, principal premiação do setor terciário do RS. Serão agraciadas 60 empresas e personalidades que se destacaram ao longo do ano pelo desempenho de atividades junto ao comércio varejista e em suas áreas de atuação. O Mérito Lojista 2006 será entregue em cerimônia no Hotel Serrano, às 20h30min do dia 27. EM TEMPO: Só não compreendo como o governador Rigotto pode estar na lista. É muito puxa-saquismo.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a Aracruz já investiu mais de 100 milhões de dólares em pesquisas sobre o eucalipto? Um desses estudos mostra que a quantidade de água consumida pelo eucalipto não é diferente de qualquer outra árvore de floresta nativa. Para saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados à pesquisa ambiental, acesse o link www.aracruz.com.br/env.do.

MOBILIZAÇÃO

A Associação Brasileira de Terminais Portuários ? ABTP ? vai lançar uma forte mobilização visando a urgente retomada das obras de prolongamento dos molhes do porto de Rio Grande. As ações da campanha serão anunciadas pelo presidente da entidade, Wilen Manteli, durante café da manhã para a imprensa, às 9h45min da próxima segunda-feira, 27, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

APRESENTAÇÃO

No dia 30 de novembro, a psicóloga Rosalia Schwark e a jornalista Ruza Amon (integrantes do programa Salto Alto - Canal 20-NET), juntamente com Laura Bartelle, realizam a única apresentação aberta ao público da peça: É Simples. O roteiro, adaptado do livro homônimo escrito por Rosalia em 2005, é sobre a trajetória da personagem Vida, protagonizada pela própria autora. As cenas vividas por ela, ilustram de que maneira os registros e condicionamentos cerebrais são formados, e como podem ser ?reprogramados?. ?Você pode re-criar sua vida?, é o que propõe o espetáculo, referindo-se à mudança de crenças e valores limitantes. O espetáculo acontece às 20h30min no teatro da AMRIGS, Porto Alegre. Ingressos nas lojas Datelli do Iguatemi, Moinhos Shopping.

SUPERSIMPLES

O Supersimples para o Setor de TI é o tema do Mesas Redondas, promovido pelas entidades gaúchas de Tecnologia da Informação (Assespro, Internetsul, Seprorgs, Softsul e Sucesu-RS). A reunião-almoço ocorre amanhã, 24, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, Porto Alegre. O palestrante será Ênio Zampieri, assessor legislativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mais informações e reservas através do telefone (51) 33115533

Leia mais

22 nov 2006

PROPOSTA DECENTE


RESULTADO MAGNÍFICO

É óbvio que os nossos governantes jamais vão admitir o que tenho a propor. Primeiro para o RS, e, tão logo os resultados apareçam, que a mesma proposta seja adotada no país. A idéia, embora seja utópica pela falta de vontade política, é bastante simples porque já se sabe, antecipadamente, que o resultado seria magnífico e altamente positivo que para todos os cidadãos brasileiros.

PROJETO PILOTO

A proposta já seria um teste inicial para saber o quanto os nossos governantes estão dispostos a querer resolver os graves problemas que nos assolam. No projeto piloto poderíamos pegar o governo do RS, que está numa penúria de fazer gosto. Para tentar tirar o Estado da péssima situação bastaria entregar a gestão pública para uma empresa que tem compromisso sério com a Governança Corporativa. Bastaria um ano para poder sentir os resultados.

EXEMPLO GERDAU

Sugiro, por exemplo, que a empresa convidada seja o Grupo Gerdau, aproveitando a possível sobra de tempo que Jorge Gerdau Johannpeter terá quando deixar a presidência do Grupo, em janeiro de 2007. Os métodos de governança utilizados na empresa já foram testados, aprovados e consagrados. A rentabilidade é grande no social, no financeiro e na tecnologia. Alguém duvida do resultado?

ACELERANDO PARA O CAOS

Os nossos políticos não tem e nunca terão jeito. No momento em que mais se discute redução de despesas públicas e forte necessidade de aumento de investimentos para garantir algum crescimento acima de 2,7% do PIB, os senadores aprovam o 13º salário para o Bolsa Família. É algo inacreditável até no campo do populismo.

FGTS, FÉRIAS E APOSENTADORIA

Bolsa Família agora virou salário. E como tal os senadores querem que haja um abono de Natal. Não demora será formado o sindicato dos recebedores da Bolsa Família, que vai exigir contribuição da Previdência e recolhimento do Fundo de Garantia. Vou mais adiante: com este estresse, aqueles que recebem o provento vão precisar tirar férias. Remuneradas, certamente. Que tal? Estou fazendo as malas. Vou cair fora o mais rápido possível. Um Horror!!!

TV PONTOCRITICO

Com a crescente penetração do

EXPANSÃO

Aracruz Celulose, desde o anúncio de sua expansão no Rio Grande do Sul, em junho deste ano, está adquirindo terras para incrementar sua base florestal, que atenderá à demanda da nova linha de produção em Guaíba. Entre as terras ofertadas à empresa estão 1,46 mil hectares da Fazenda Southall, localizada no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado.

PLÁSTICOS

Tornar o RS um centro de excelência na transformação de plásticos é um dos objetivos da nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no RS - SINPLAST, que estará à frente da entidade nos próximos três anos (2006-2009). No período o Sinplast será presidido por Jorge Cardoso, diretor da Polo Films, cuja posse acontece amanhã, 23, na Fiergs.

ASSESPRO

A eleição da diretoria da regional gaúcha da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro-RS), será no dia 27 de novembro.

PALESTRA

O ministro aposentado do STF Paulo Brossard de Souza Pinto fará a palestra de abertura do 1º Seminário Multidisciplinar de Acidentes do Trabalho, com o tema ?A Proteção à Vida e à Integridade Física na Constituição?, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre. O evento acontecerá no dia 30 de novembro, das 9 horas às 17h15min. Informações e inscrições pelo fone (051) 3388.8382.

SHOW

A Quem Dar as Flores... Este é o show de Roberto Carneiro, com músicas românticas, Nacional e Internacional, que será apresentado hoje, 22, no teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre (Rua da República 575). Reservas pelos fones 3222.5371 e 9105.0096.

Leia mais

21 nov 2006

RAZÕES PARA A DESCONFIANÇA


DESCONFIADOS

No último levantamento mundial, recentemente divulgado, sobre o índice de confiança entre as pessoas e instituições, o mesmo dá conta que os brasileiros são muito desconfiados. Com isto estamos, mais uma vez, no final de mais uma lista de países que observam os comportamentos dos povos. Analisando o documento não há o que contestar, pois temos razões de sobra para sermos muito desconfiados. A começar pelo que nossos governantes vivem aprontando.

ALERTA

É por estas e outras que devemos ficar sempre alertando os poupadores, investidores e cidadãos brasileiros. Pela falta de decisão correta quanto aos crescentes rombos nas contas públicas, o povo desconfia que isto não vai acabar bem. Um dia isto vira um novo calote. A minha intenção não é de espalhar pânico, mas, pelo que se pode depreender a coisa anda pra lá de preocupante. Antes que muita gente se surpreenda pelas atitudes que possam ser tomadas na esfera governamental, nada melhor do que ir colocando as barbas de molho.

ORDEM DO DIA

No RS, como comentei ontem, a moratória já está na ordem do dia, se depender do Judiciário. Para levar o Estado gaúcho a esta terrível situação financeira jamais se ouviu uma palavra sequer sobre contenção de gastos, reformas dos poderes ou não pagamento da folha dos funcionários. Ao contrário: a escolha é sempre pelo crônico aumento de impostos. Superando, inclusive, o limite possível dos contribuintes.

A CULPA É DOS CREDORES

E quando é chegado o ponto em que não dá mais para sustentar os absurdos, e os rombos insistem em aumentar de tamanho, o problema e a culpa, na cabeça dos malucos, é dos credores. Simplesmente por terem poupado e confiado devem arcar com tudo. Os funcionários devem receber, os credores chupam o dedo. Pode?

VINGANÇA

O governo federal, por continuar se recusando a enfrentar o magnífico rombo da Previdência, que só faz aumentar ano após ano, não surpreenderá se vier a propor um calote da dívida. Infelizmente, a criatividade não será para reformar a Constituição. É para se vingar dos poupadores que estupidamente insistem em financiar despesas públicas. Estamos caminhando para este desfecho, infelizmente.

CULTURA RUIM

Tudo é uma questão de cultura. Uma má cultura formada por gente atrasada onde a imprensa se inclui. Cultura que incute diariamente um ódio mortal aos bancos. Como se os banqueiros fossem os donos do dinheiro que está depositado nas instituições financeiras. Nada mais fantasioso e estúpido. O dinheiro, gente, é dos depositantes, do povo. Havendo um calote quem sai ferrado é o povo. Ninguém mais.

PÉSSIMO EXEMPLO

Como o governo é muito imprevidente e nunca tem dinheiro para investir, os governantes ainda vão preferir a saída pelo calote, como já aconteceu, embora tenha ficado bem claro o quanto isto foi ruim para o país. E tem gente que aplaude a iniciativa e até incentiva o crime. Um horror. O péssimo exemplo que a Argentina tomou está virando solução para o Brasil, infelizmente.

CALOTE NOS ABUSOS

Os abusos adquiridos, que muitos chamam de direitos adquiridos, é que precisam de um calote. Dos grandes. Esta farra precisa ser estancada a qualquer preço. Se isto acontecesse a Bovespa não pararia de subir. Seria a glória. A redenção. Isto, infelizmente, não passa pela cabeça dos nossos governantes. Em todos os níveis. Como se vê, para os brasileiros a Terra ainda é plana.

LIVRO

Leonid Streliaev lança, no dia 25 de novembro, n? O Bosque, em Gramado, RS, o seu mais novo livro de fotografias. Desta vez Leonid dedica seu trabalho minucioso sobre a cidade que é o terceiro destino turístico brasileiro. Gramado-Brasil é a terceira etapa do maior projeto editorial do RS, iniciado com os premiados Rio Grande do Sul. Colônias, Festival de Cinema, arquitetura, gastronomia e belezas naturais são os destaques retratados pelo fotógrafo.

NOVA PRESIDÊNCIA

No dia 1º de janeiro, André Gerdau Johannpeter assumirá a função de Diretor Presidente (CEO ? Chief Executive Officer) no lugar de Jorge Gerdau Johannpeter, que está à frente da presidência do Grupo desde 1983. Simultaneamente, Claudio Gerdau Johannpeter torna-se Diretor Geral de Operações (COO ? Chief Operating Officer), cargo definido para a coordenação operacional dos negócios e a busca de sinergias entre as diversas operações. Desde 2002, André e Claudio atuam como Vice-Presidentes Executivos.

PIRATARIA EM DEBATE

"Combate à pirataria no Vale do Sinos" é o tema do próximo Papo com Café, evento promovido pelo Conselho Jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, que se realizará no dia 28 de novembro, às 18h30min. A titular da Delegacia da Defesa do Consumidor Fabiana Borges Kleine e o coordenador da Comissão Antipirataria do Calçado da ACI, Paulo Froelich, serão os palestrantes do evento, que é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2108-2108 ou pelo e-mail eventos@acinh.com.br.

CARRINHO AGAS

O presidente da AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, vai revelar os nomes dos 27 agraciados com o troféu Carrinho AGAS 2006, tradicional reconhecimento dos supermercados a seus colaboradores na coletiva de imprensa que será realizada amanhã, 22, às 9h30min,. Os vencedores da premiação foram eleitos pelos 120 maiores supermercadistas do Ranking AGAS 2006 em pesquisa realizada pela ACNielsen Brasil.

Leia mais

20 nov 2006

DECLARAÇÃO MUITO INFELIZ


A FAVOR DA MORATÓRIA

O presidente do Tribunal de Justiça do RS, Marco Antônio Barbosa Leal, em entrevista, ontem, na TV Bandeirantes, disse ser a favor da moratória da dívida do RS e outros Estados junto a União. Logo após ter feito a afirmação perigosa e complicada tratou de se proteger dizendo não ser economista.

FALTOU BOM SENSO

Ora, o presidente do TJRS, com toda a certeza, não precisa ser economista para falar de débito ou crédito. Para isto e muito mais basta que tenha bom senso. E isto, infelizmente, faltou ao presidente do TJRS. Afinal é do Poder Judiciário que precisamos o máximo de bom senso para que as decisões sejam sempre mais próximas do justo, do honesto.

AUMENTO DOS PROBLEMAS

Para respaldar a afirmação usou como exemplo o calote da dívida Argentina. Aí mostrou que, além da falta de bom senso também não tem grande conhecimento do que lá aconteceu. Uma pena, pois precisamos muito de pessoas capazes e bem informadas para decidir os nossos destinos. Calote não trará benefício algum para o RS. Ao contrário. Aumentarão os nossos problemas.

OUTRAS ALTERNATIVAS

Quero ajudar o presidente do TJRS, que não admite abrir mão dos 3,8% de aumento para o orçamento 2007. Por isto proponho que pense em outras alternativas mais lógicas e sensatas. Como, por exemplo, ser a favor das privatizações. Afinal, o RS paga, mensalmente, 18,5% da RCL para com a União, porque não quis privatizar. Outros Estados comprometem 13% porque abriram mão de empresas estatais.

CAIR FORA

Atitudes como estas, perigosas e lamentáveis, só servem para promover debandadas. Os gaúchos que ainda pensam, e entendem o que significam estes rompantes já devem estar fazendo as malas para cair fora do RS. Empresas, idem. Quem prega calote, certamente não consegue dar bons exemplos. Gente, a coisa está ficando cada vez pior. Lula lá e calote aqui. Um horror.

SOB NOVA DIREÇÃO

O grau de importância que o grupo Gerdau ganhou no mercado de capitais é de tal monta, que a divulgação a ser feita amanhã, 21, na Fiergs, daquele que substituirá Jorge Gerdau na presidência do Grupo deve atrair muita gente. A nova Governança Corporativa terá à frente André ou Cláudio Johannpeter, candidatos ao posto a algum tempo. Como o anúncio está previsto para as 11 horas, o pregão da Bovespa vai repercutir, já na abertura, a escolha feita.

COMUNICADO GERDAU

A GERDAU S.A comunica aos seus acionistas e aos investidores que a Corporación Sidenor, S.A., da Espanha, empresa na qual tem uma participação de 40% do capital social, alcançou hoje um acordo definitivo com a CIE Automotive, S.A. para a aquisição da totalidade das ações de emissão da sua subsidiária GSB ACERO, S.A., empresa que produz aproximadamente 200 mil toneladas de aços especiais por ano, localizada em Guipúzcoa, Espanha.O preço para aquisição de todas as ações de emissão da GSB ACERO, S.A. é de aproximadamente ? 111,5 milhões, além de uma dívida líquida em torno de ? 11 milhões, perfazendo um total de ? 122,5 milhões. Este valor está sujeito a ajustes com base no fechamento contábil de GSB ACERO, S.A. em 31 de dezembro de 2006. O pagamento será feito com a utilização de caixa próprio e linhas de crédito junto a instituições financeiras.O fechamento da operação está condicionado à aprovação dos órgãos competentes, incluindo as autoridades espanholas de defesa da concorrência. A expectativa de ambas as empresas é que a operação seja concluída antes do final deste ano.A participação da Gerdau S.A. no capital social da Corporación Sidenor, S.A. é de 40%, em conjunto com empresa do Grupo Santander, com 40%, e a holding dos executivos da Sidenor, com os restantes 20%.

PLÁSTICO

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) promove coletiva de imprensa para apresentação de novo programa para o setor plástico gaúcho, análise do desempenho do setor em 2006, mapa estratégico do Sinplast para 2006-2009 e perspectivas de desenvolvimento da indústria petroquímica-plástico para os próximos quatro anos. A entrevista acontece no dia 22 de novembro, às 8h30, no Salão Amarelo do Hotel Plaza São Rafael.

RESTAURANTE

A partir de hoje, 20, o Bourbon Shopping Country incrementa suas opções de gastronomia com a inauguração do Restaurante Marcos. Instalado no segundo piso do shopping, a casa possui 90 lugares e é especializada na culinária litorânea. No menu, pratos como Camarão Crocante, Sinfonia de Frutos do Mar e o Linguado Crosta e Canela.

CICLO DE PALESTRAS

A Câmara de Industria, Comércio e Turismo do Brasil-Uruguai convida para o Ciclo de Palestras 2006, dia 22/11, com o tema ?Estrutura Organizacional e Gestão do Sicredi?. O evento ocorre no Hotel Sheraton Porto alegre às 19 horas e 30 min. Informações pelo e-mail c.brasilurugui@terra.com.br

Leia mais

17 nov 2006

UM TRIBUTO A MILTON FRIEDMAN


A MORTE DE UM BRILHANTE

Enquanto o comunista Fidel Castro continua vivo, o liberal Milton Friedman nos deixa. Não é justo. Mas, enfim, já que aconteceu quem deve estar muito feliz pela companhia que ganhou, a partir de ontem, é o nosso (não de todos) saudoso Roberto Campos. A recepção que Campos deve ter feito a Friedman, aonde quer que seja, deve ter sido bastante calorosa e cheia de abraços, com certeza. Doravante, eles vão poder conversar e trocar idéias liberais eternas sobre as maravilhas que conseguiram influenciar onde viveram.

PENSADOR LIBERAL

Milton Friedman foi, indiscutivelmente, um dos maiores e mais influentes economistas do último século. O grande pensador liberal, ganhador do Prêmio Nobel de 1976, morreu ontem de insuficiência cardíaca em San Francisco, CA, com 94 anos. Enquanto viveu, Friedman pregou o livre empreendimento e ficou célebre por dizer que não existe almoço grátis.

O BRASIL NÃO APRENDEU

Inobstante o enorme tempo que o guru teve para suas pregações, não conseguiu influenciar os governantes brasileiros, que jamais o seguiram ou compreenderam. A prova está que sempre fizeram e continuam fazendo tudo ao contrário por aqui. O que explica muito bem o nosso crônico fracasso.

ESCOLA DE CHICAGO

Milton Friedman é considerado o pai da Escola de Chicago de economia. Com clara convicção repetiu sempre que o aumento da emissão de moeda eleva a inflação, mas não o crescimento econômico no longo prazo. Esta doutrina é plenamente aceita na economia do mundo dos inteligentes. Inflação, dizia Friedman, é sempre e em todo lugar um fenômeno monetário.

BOA SORTE, FRIEDMAN

Capitalismo e Liberdade foi, no meu entender, uma de suas maiores obras. Mas, por todas elas e por suas certeiras pregações, sugiro que Friedman nunca descanse em paz. A sua guerra vai continuar. Através de seus livros, seus dizeres e suas memórias, certamente. Entretanto, quero mais: se tiver tempo disponível no além, que apareça na Terra, principalmente no Brasil, e se possível acompanhado de Roberto Campos, para continuar dizendo que liberdade econômica salva enquanto que intervenção governamental mata. Boa sorte na nova vida, caro Friedman. Ah, por favor, não esqueça: dê um forte abraço no Campos.

DESTAQUES 2006

O Ponto Critico, como já fez no ano anterior, está levantando nomes daqueles que foram destaques em 2006. Destaques negativos e positivos, no entender do colunista, por tudo que viu, ouviu e leu durante o ano. Os destaques serão divulgados na segunda quinzena de dezembro. Aguarde.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS

A série Concertos Comunitários Zaffari chega a Caxias do Sul no próximo domingo (19), antecipando o clima de Natal. O espetáculo, que acontece na Igreja dos Capuchinhos ? Paróquia Imaculada Conceição, às 19h, irá presentear o público durante 1 hora e 30 minutos com um repertório de 12 clássicos nacionais e internacionais, além de tradicionais canções natalinas, como ?Noite Feliz? e ?Aleluia?, interpretadas pela orquestra da PUC/RS.O concerto contará também com a participação dos solistas Adriana de Almeida (soprano) e Marcello Vannucci (tenor), e do coral da PUC/RS. A regência é do maestro Frederico Gerling Júnior. Entrada franca.

APRESENTAÇÃO

O projeto Copesul Cultural convida a imprensa para a entrevista coletiva do historiador inglês Paul Kennedy, professor da Universidade de Yale e autor de ?Ascensão e Queda das grandes Potências? e ?Preparando para o Século XXI?. Na mesma ocasião será apresentada a programação do Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento. Dia 21/11, às 18h15min, na sala 2 do Salão de Atos da Ufrgs. Informações: nave@navecomunica.com.br

CÓDIGO DE ÉTICA

O Sindicato das Empresas de Informática do RS (Seprorgs) inovou criando seu Código de Ética, para que possa normatizar a prática de seus valores. Para avaliar e monitorar as ações dos colaboradores envolvidos com a entidade, o Código de Ética prevê a criação de um Conselho de Conduta Ética. Este será composto por um representante do Conselho Estadual de Tecnologia da Informação (CETI); um da entidade sindical superior; um dos funcionários; um diretor estatutário; um membro do conselho fiscal e um empresário não participante da diretoria do Seprorgs.

CURSOS

A Apimec-Sul (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais) realiza o Curso de Indrodução ao Mercado de Capitais entre os dias 20 a 30 de novembro, das 19h às 22h30 na sede da Apimec (Rua General Câmara, 243, 3° andar, em Porto Alegre). O curso abrange as disciplinas de Matemática Financeira, Contabilidade, Mercado de Capitais e Mercado Financeiro. Inscrições e informações pelo Fone: (51) 3224 3121.

SAP BUSINESS ONE

A SISNEMA Informática foi a primeira empresa a ser nomeada pela SAP no Sul do Brasil como Centro Oficial de Treinamento com foco na nova solução chamada Business One. Com o lançamento da ferramenta para o mercado de pequenas e médias empresas surge um novo nicho para atuação dos profissionais em software de gestão. Mais detalhes sobre a Formação SAP BUSINESS ONE podem http://sisnema.com.br/Materias/idmat016981.htm.

EXPO MONEY

Estréia em Porto Alegre a Expo Money, para popularizar o mercado de investimentos e conscientizar o público sobre a importância de dedicar uma parte do seu tempo a cuidar das finanças pessoais. O evento é gratuito e ocorre no Centro de Eventos do Plaza São Rafael nos dias 21 e 22 de novembro das 13h às 21h. Estarão presentes na Expo Money diversa corretoras locais e nacionais, além da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).

Leia mais