Artigos

01 jul 2009

SEGUNDO SEMESTRE DE 2009


Compartilhe!           

ESPERANÇAS
O primeiro semestre de 2009, como se sabe, começou cheio de maus agouros e muitas incertezas. No entanto, o seu encerramento, ontem, mostrou um clima bem diferente para este segundo round, onde as expectativas estão carregadas de boas esperanças. Tomara que assim seja.
AO ESQUECIMENTO
Com um porém: se na economia o pior já passou, como muita gente está apostando, na política brasileira, infelizmente, tudo indica que o pior sempre está por vir. Mesmo com denúncias comprovadas, os safados tratam de adiar as providências até que sejam esquecidas.
TAREFA IMPOSSÍVEL
A cada dia que passa a corrupção aumenta no país. E as impressionantes safadezas cometidas em todos os níveis de governo não conseguem ser contidas. Repito: contidas, pois acabar com elas já virou tarefa simplesmente impossível.
REAL
De qualquer forma hoje, primeiro de julho, é dia de festejar algumas coisas. Primeiramente, os 15 anos do Real, moeda que identifica a grande virada da economia brasileira. A partir daí o Brasil começou a trajetória dos acertos na macroeconomia, hoje muito festejados mundo afora.
TECNOLOGIA
Entre outras evoluções positivas, um destaque especial para quem vive o mercado financeiro: a partir de hoje deixa de existir o pregão de viva voz nas Bolsas brasileiras. A tecnologia, finalmente venceu o grito. Com isso, as operações de compra e venda de títulos passam a ser totalmente transparentes.
COPA 2014
Como a Copa do Mundo de 2014 está confirmada para o Brasil, a partir de agora tudo indica que algumas obras saem mesmo do papel. O que deve movimentar fortemente a economia das capitais escolhidas para os jogos.
ESPERANÇA POBRE
Enfim, o que mais poderíamos esperar para fazer deste país um lugar bem melhor? Bem, aí só as reformas, que estão caindo de maduras, poderiam dar o tom necessário para uma grande virada. Embora vá continuar batendo na tecla, as minhas esperanças são pobres.