Artigos

20 dez 2006

O CRIME COMEÇA NA TENTATIVA


CRIME

É correto dizer que a equipe econômica da nova governadora Yeda Crusius ainda não pediu ao atual governador para que envie o projeto que propõe o aumento de alíquotas de ICMS para 2007. Mas, em casos assim, o crime já acontece quando começam as tratativas. Portanto, caso Yeda resolva voltar atrás nas suas intenções, coisa que também não é certa, não melhorará nem um pouco a sua credibilidade já arranhada. Ao contrário. Aumentará a desconfiança de que alguma coisa sempre pode acontecer mais adiante. Estamos mais uma vez, ferrados.

RACIOCÍNIO IDÊNTICO

O mesmo raciocínio é desenvolvido com relação aos deputados e senadores. O fato de não aprovarem, em plenário, o aumento de seus salários, não melhora em coisa alguma a reputação dos cafajestes. A tentativa suja e porca que usaram para se beneficiarem já é o bastante para que sejam crucificados, degolados e esquartejados.

SÓ PELO PIB

E tem mais: indexação dos salários atuais pela inflação é pura safadeza. O único índice que pode ser considerado para alguma coisa neste país é o PIB. Sem renda não há como remunerar. Quem vota leis deveria saber disto, principalmente quando se vota orçamento. Safados. Cretinos. Ladrões.

DEZEMBRO

O mês de dezembro é destinado às festas, abraços e desejos de coisas boas para todos. O espírito natalino, embora tenha início em novembro, se consolida no último mês do ano em todos os ambientes, fechados ou abertos. Árvores enfeitadas, cartões de Boas Festas enviados e recebidos, vitrines das lojas cheias de encantos para atrair consumidores já devidamente educados para comprar é tudo o que se vê sempre no mês de dezembro.

PAPAI NOEL

E neste clima gostoso repleto de mensagens e ilusões, a figura do Papai Noel é indispensável. Ao mesmo tempo em que as crianças imaginam que existe mesmo alguém que tenha poderes para atender seus desejos, os mais velhos, cheios de ilusão, também crêem que os governantes vão realizar as promessas feitas antes de chegar ao Poder.

ILUSIONISTAS E MENTIROSOS

Como os mágicos nada mais são do que ilusionistas, os elefantes e aviões não desaparecem diante das platéias como muita gente imagina. Eles só trocam de lugar ficando longe do alcance dos olhos dos iludidos. Já os governantes não podem ser confundidos com ilusionistas. Eles são só grandes mentirosos. E como os brasileiros nunca se acostumam com as mentiras ditas a cada final de ano, certamente voltam, em dezembro, a acreditar em tudo que diz respeito ao bom velhinho e os políticos safados.

Leia mais

19 dez 2006

DEMOCRATURA


ORAÇÃO

Já faz algum tempo que venho insistindo, com total convicção, de que nós, brasileiros, não vivemos numa democracia. O que temos isto sim, é uma estúpida DEMOCRATURA. Todos os políticos brasileiros, para poderem obter e manter seus privilégios repetem, diariamente, tal qual uma oração, de que precisamos valorizar a democracia que dizem ter sido conquistada depois do fim do governo militar, com as ?Diretas Já?.

O POVO É REFÉM

Bobagem. Ilusão. Democracia para valer nunca existiu por aqui. Desde o descobrimento do Brasil o povo é refém dos políticos, das corporações e dos membros do Judiciário, que fazem o que querem e o que bem entendem para garantir seus ganhos e vantagens. A nós, povo, é exigido exclusivamente o pagamento da conta. Compulsoriamente.

EDUCADOS PARA A PAZ

Como os brasileiros sempre foram educados para a PAZ, não aprenderam a reagir à escândalos. Gritamos em casa e junto com os amigos e, mais recentemente, pela internet, é verdade, mas nada além disto. A partir daí, os políticos, muito espertos, se aproveitam para obter cada vez mais vantagens. O consolo que resta é que para tudo sempre há limites. E que em algum momento a corda vai romper e a faxina será inevitável.

VAI DEMORAR

Só que, pelo visto, a reação deve demorar. Ainda não estamos em ponto de saturação, gente. Por incrível que possa parecer, não chegamos ao limite. Algumas atitudes pífias e tímidas, como abaixo-assinados, até vem sendo tomadas, mas que não levam a coisa alguma. Sabendo disto, os espertos vão avançar mais, além dos escandalosos salários que já se auto-concederam.

TAPAS E SOCOS

Em condições normais de paciência, passividade e tolerância, no mínimo alguns tapas e socos já estariam sendo distribuídos. Isto para ficar restrito às reações mais amenas. Mas, se fosse mesmo para valer o sangue já estaria correndo com cabeças rolando nos cadafalsos. Mas, como somos pela Paz...

PROTEÇÃO AOS BANDIDOS

No Brasil, as leis só protegem os bandidos. Principalmente se forem políticos. Antes de nunca serem punidos ainda são premiados. Por eles mesmos, que fazem leis para protegê-los. Os escândalos das roubalheiras, dos sanguessugas e dos mensalões mostraram o quanto eles nos roubam sistematicamente. E as instituições nada fazem pela sociedade. Só para os bandidos. E os direitos humanos simplesmente se omitem diante de tanto terrorismo e seqüestro de bens que os cafajestes nos impõem.

SUBVERSIVO

Apesar disto tudo ainda há tempo. Antes de prestar homenagens típicas de uma sociedade de puxa-sacos, as manifestações precisam começar para valer. A história mundial dá os exemplos. Basta começar. Antes que eles sejam abatidos, com toda a certeza eu ainda serei perseguido e condenado por subversão. Não importa. Estou absolutamente certo e convencido de que não estou fazendo mal algum à democracia. Só gostaria que ela fosse real no Brasil. Chega de fantasia, quero democracia!

SINA ESTÚPIDA

Para completar esta sina estúpida vejam mais esta: a governadora Yeda Crusius, do RS, que foi eleita principalmente por afirmar que não aumentaria impostos, já quer aumentar o ICMS, de 17% para 18%. Para poder iniciar 2007 com a nova alíquota solicitou ao governador Rigotto que enviasse projeto à Assembléia Legislativa ainda nesta semana. Rigotto, que adora aumento de impostos ficou feliz da vida. Estamos ferrados na décima quinta potência. O vice, Paulo Feijó, já está gritando apavorado e resistente. Vamos nos juntar a ele.

Leia mais

18 dez 2006

INTER, CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES!


É CAMPEÃO!!!

O artigo de hoje seria uma crítica aos supersalários dos cafajestes congressistas. Este assunto, muito sério, fica para amanhã, pois seria uma enorme grosseria e uma ingratidão inominável o PONTOCRITICO não registrar e comentar a fantástica VITÓRIA do S.C. Internacional, ontem, em Tóquio, diante do Barcelona de Ronaldinho e Deco.

IRONIA DO DESTINO

Esta inédita conquista do Inter, ao se sagrar Campeão Mundial de Clubes (legítima competição por reunir os clubes campeões continentais), tem um sabor indescritível pela forma com que aconteceu. E, como tudo o que acontece na vida sempre tem uma real explicação, pois nada acontece por acaso, a minha é: ADRIANO GABIRU, a pura e clara ironia do destino.

RESPOSTA

Quando me perguntavam se eu iria a Tóquio, por ser torcedor e associado do Inter, a minha resposta era sempre a mesma: posso não ser muito exigente, mas me falta estômago para suportar que Abel pudesse fazer uma possível escalação do Inter com Rubens Cardoso e Adriano Gabiru.

PLANTEL

Não há clube neste mundo que possa ter alguma pretensão de vir a ser campeão de qualquer coisa tendo no plantel jogadores como Michel, Perdigão, Gabiru, Rubens Cardoso e Clemer. Vejam: este pensamento lógico não é um monopólio meu. Muitos colorados sensatos também diziam o mesmo.

SEM PALAVRAS

Pois aí é que entra a tal ironia do destino. O Inter foi Campeão Mundial de Clubes, com Clemer, Rubens Cardoso, Gabiru e mais oito jogadores. Pode? Contra um Barcelona de Ronaldinho, Deco e mais nove. É demais. É muita ironia. O semblante triste, desanimado e inconsolável (até então nunca visto) do maior jogador do mundo, ao final do jogo, é o melhor comentário para o que aconteceu: sem palavras.

OS PIORES

O Internacional não tem jogadores de seleção. O Barcelona tem. Muitos. O Inter não vencia o jogo até a entrada de Gabiru e Luiz Adriano no time. O Barcelona não ganhava até entrarem Xavi e Beletti. Entraram estes e a diferença foi clara: nem Ronaldinho, nem Deco. GABIRU. O pior jogador do Inter neste ano de 2006, entre os piores, onde Rubens Cardoso se juntava a Michel, Perdigão e Clemer. É demais.

GABIRU!

Nada mais a comentar. Sempre me convenci de que nem sempre quem ganha o troféu é o melhor. É o Campeão. E Gabiru entra para a história, por ironia do destino, como o jogador que participa da jogada na origem, onde entrega a bola para Iarley que lhe devolve para liquidar de vez com o Barcelona. Não agüento. GABIRÚ foi o goleador que levou o Inter a ser Campeão Mundial de Clubes. É CAMPEÃO !!!

Leia mais

15 dez 2006

DESTAQUES PONTOCRITICO 2006


LISTA MUITO RESTRITA

Mais uma vez, agora na segunda edição, e exclusivamente pela minha visão, divulgo as pessoas, instituições e empresas que mais se destacaram no ano que está findando. Como o enfoque das críticas e opiniões do PONTOCRITICO.COM é voltado mais para assuntos de ordem econômica e política, os destaques também se restringem muito a estes setores. É sempre válido repetir que muita gente, empresa ou instituição preenche os requisitos exigidos para fazer parte da lista, mas, como só existe uma lista, os escolhidos como Destaques 2006, com os necessários fundamentos foram os seguintes:

EMPRESAS

EMPRESA DE CAPITAL ABERTO ? A minha escolha neste 2006 vai para a Vale do Rio Doce, pela forma com que se lançou no mercado internacional, com o objetivo claro de ser um dos maiores grupos mineradores do mundo. Uma prova de que a privatização é e continua sendo a melhor coisa que já aconteceu no Brasil. Um exemplo e tanto que contou com o respeito, credibilidade e grande interesse de muitos investidores. EMPRESA DE CAPITAL FECHADO ? O destaque, mais uma vez, vai para a Fábrica de Móveis Florense, do município de Flores da Cunha, RS. Sobra ousadia à sua diretoria, liderada por Gelson Castellan. Enquanto o setor moveleiro chorou pelo câmbio desfavorável, a Florense foi à luta e abriu lojas-conceito cheias de modernidade. Resultado: as vendas cresceram. Um belo exemplo.

INSTITUIÇÕES

A instituição que mais se destacou em 2006 foi, indiscutivelmente, o Sport Club Internacional. Um show de administração liderado pelo seu presidente Fernando Carvalho. Foi um ano de luxo, sem dúvidas, pelos resultados colhidos dentro e fora das quatro linhas.

PERSONALIDADES

PERSONALIDADE INTERNACIONAL ? O destaque internacional deste ano vai para Milton Friedman. O economista, embora pouco compreendido no Brasil, onde a imprensa contribuiu ao ficar distante do devido reconhecimento às suas magníficas idéias liberais, merece esta homenagem. Ficamos órfãos internacionalmente de alguém destacado no liberalismo. PERSONALIDADE GAÚCHA ? Este destaque estou dividindo em personalidade pública e personalidade privada. Paulo Feijó, vice-governador eleito do RS é o meu destaque incondicional como homem público. As suas declarações fluem com conteúdo lógico e pertinente. Na iniciativa privada, embora seja uma distinção de homem público, por ser presidente de uma agremiação, o meu destaque de 2006 é Fernando Carvalho, presidente do S.C. Internacional. Mesmo que não alcance o título de campeão mundial de clubes, no próximo domingo, o que todos almejamos, é o grande destaque do ano. PERSONALIDADE NACIONAL ? Jorge Gerdau Johannpeter somou mais votos para ser destaque. Pelo respeito que ganhou, e mantém, no mercado nacional e internacional como empresário, e pela forma como conduziu o processo sucessório da maior empresa de siderurgia brasileira.

MÍDIA

MÍDIA DO ANO ? Mais uma vez, agora de forma bem mais consolidada, embora pouco reconhecida pelas nossas agências de publicidade, a Internet é o destaque de 2006. É incomparável pela velocidade de informações. Tanto o Rádio quanto a TV e Jornais se utilizam integralmente da Internet para dar e comentar todas as notícias.

MÍDIA IMPRESSA GAÚCHA

No ambiente gaúcho, o Jornal do Comércio continua sendo o melhor jornal. As matérias são bem fundamentadas e contribui para a credibilidade da notícia.

MÍDIA IMPRESSA NACIONAL

O destaque de mídia impressa nacional vai, mais uma vez, para a Revista Veja. Corajosa, levou ao conhecimento do público muitas coisas que até então ninguém se atrevia a divulgar.

POLÍTICOS E PAÍS

POLÍTICOS GAÚCHOS ? Cesar Buzato, Fernando Záchia e Bernardo de Souza foram os que mais se destacaram em 2007. O primeiro pela coragem de enfrentar a necessidade de fazer o Pacto pelo Rio Grande. O segundo pela forma com que conseguiu negociar o acordo. E o terceiro pelo padrão moral que precisa ser seguido pelos demais políticos.POLÍTICOS NACIONAIS ? O candidato a presidência, derrotado, Geraldo Alckmin, pelas propostas mais adequadas ao nosso desenvolvimento ganha o destaque do ano.

PAÍS

Volto a eleger a China como país destaque. Precisa ser copiada para que algo aconteça no Brasil ainda pouco competitivo. Na América do Sul, pela vontade de sair da miséria regional, o Uruguai ganha o meu destaque. As reformas que nós evitamos estão sendo feitas rapidamente no Uruguai. Muita gente ainda vai querer morar lá.

NEGATIVOS

-

DESTAQUE NEGATIVO INTERNACIONAL

Sem pestanejar, o destaque negativo do ano vai para o perigoso Foro de São Paulo. A instituição ainda vai causar grandes e irrecuperáveis aborrecimentos para a América Latina. DESTAQUE NEGATIVO NACIONAL ? Como destaque negativo do ano, os políticos do Congresso Nacional roubaram a cena. Os políticos brasileiros, com raríssimas exceções, por tudo que não fizeram de bom para o Brasil, mas receberam salários em dia; e, por tudo que fizeram em proveito próprio, como auto-aumento de salários aprovados ontem, só merecem castigo. É uma pena que somos todos pela Paz, ao invés de partirmos para uma guerra contra estes cafajestes. Uma pena.Dividindo o destaque negativo, o PT, mais uma vez foi coroado por ser o partido político mais corrupto do Brasil, quiçá do mundo. Como partido político, já havia sido o grande destaque negativo nacional de 2005 e repete em 2006.

INAUGURAÇÃO

A Eckart Consultorias, empresa com atuação consolidada nas áreas de comportamento, desenvolvimento organizacional, estratégia empresarial e mudança intervencionista, comemora os seus 25 anos de mercado com a criação do Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional. A entidade, sem fins lucrativos, será inaugurada na próxima terça-feira, dia 19, às 9h, durante um café da manhã em sua sede, localizada à avenida Taquara, nº 317, em Porto Alegre (RS).

VENDAS

A contagem regressiva para o Natal intensifica o movimento no comércio de Porto Alegre com a procura de presentes para a data que mais movimenta os negócios do setor. Conforme o presidente da CDL da Capital, a expectativa de crescimento para o período é de 3% acima do ano passado, o que deve significar R$ 880 milhões nos cofres das empresas. Entre os itens que podem colaborar para este incremento estão roupas (44%), calçados (18%) e DVDs (15%), conforme a pesquisa OS HÁBITOS DE CONSUMO PARA O NATAL, realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL de Porto Alegre.

SEMANA DO DESIGN

A Alfamídia realizará entre os dias 18 e 21 de dezembro, na sede da empresa, Rua Mostardeiro 322 , sempre às 15 horas, a Semana do Design. O evento é gratuito e consiste em um ciclo de palestras que abordará as Diferenças entre ilustrator e Corel, Os novos rumos da editoração eletrônica com InDesign, O Design na Internet e As possibilidades do Photoshop para aprimorar fotos. As inscrições já estão abertas pelo site www.alfamidia.com.br/workshop e o ciclo inicia na segunda-feira, 18/12, com o tema ?Diferenças entre Ilustrator e Corel?.

RESULTADOS

O Novotel Porto Alegre comemora resultados bastante expressivos no período de janeiro a novembro de 2006. Comparando ao mesmo período do ano anterior, o hotel registrou um crescimento de 5,28% em sua receita bruta. No período, passaram pelo Novotel Porto Alegre mais de 35.500 hóspedes, 1,88% a mais do que em 2005.

AGENDA 2007

A Editora Nova Prova acaba de lançar a agenda 2007 do Sport Club Internacional, em alusão à conquista do título da Libertadores deste ano. A Agenda da Libertadores foi confeccionada toda em couro, na cor colorada, e traz fotos exclusivas da disputa do campeonato, feitas pelo fotógrafo Jefferson Bernardes. O produto, que está à venda nas lojas oficiais do Internacional, nas livrarias e pelo site da Editora Nova Prova (www.novaprova.com.br), tem tiragem de 1.700 exemplares.

Leia mais

14 dez 2006

ENFIM, ALGUÉM LÚCIDO


VOZ INTELIGENTE

Paulo Feijó, vice-governador eleito do RS, decididamente já é reconhecido hoje como uma voz inteligente neste mar de tantos despreparados na condução política do Estado gaúcho. Correto nas suas colocações, dotado de bom senso e discernimento, mostrou na sua palestra, ontem, na Federasul, as principais razões do repetido fracasso do RS ao longo de mais de 15 anos.

NUM DETALHE

Entre muitas coisas que falou, num só detalhe, no meu entender, disse praticamente tudo: as empresas pagam na forma de tributos mais do que o dobro do que despendem com folha de salários. E mesmo assim os governos não prestam serviços minimamente adequados aos seus contribuintes. Precisa melhor explicação?

INÉDITO

O curioso é que Feijó, até o presente momento, é o único político (recém eleito) que continua fazendo as mesmas e contundentes críticas que já vinha fazendo bem antes de chegar ao governo. Isto não tem sido raro. Simplesmente nunca havia acontecido. É homem de uma palavra só. Com estilo próprio. Precisamos de gente assim. Parabéns, Feijó.

REAÇÃO ESTÚPIDA

Aleluia! Aleluia! A Câmara dos Deputados, finalmente, aprovou o fim do monopólio do IRB ? Instituto de Resseguros do Brasil. A aprovação, embora muito tardia, é sempre oportuna. Porém, antes de ficar feliz com a notícia fiquei mais aborrecido com a reação estúpida da contrária deputada Luciana Genro, que não surpreende nem um pouco. Disse ela: -?Lula enganou os eleitores ao dizer que não faria privatizações.? Ora, ora, deputada... Quebra de monopólio é privatização? Sai dessa, coisa ruim.

ESTE É O BRASIL

Vejam esta maravilha: Por unanimidade, a lamentável Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, ontem, proposta de emenda à Constituição, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que torna permanente a contribuição (CPMF) e reduz gradativamente a alíquota dos atuais 0,38% até 0,08%, em 2010. A proposta será votada (e aprovada) no plenário no ano que vem, antes de ser submetida aos deputados.

É SÓ TRIBUTAÇÃO

Depois que inventaram este imposto idiota nunca mais nos livramos dele. Agora, para ficar pior, virou definitivo. O Brasil é o único país do mundo que adota esta maldade, além de outras. Os demais países adiantados, com toda a certeza, devem estar morrendo de inveja do Brasil. Como reduzir taxas de juros se o imposto aumenta o custo das transações? Bota idiotice nisto.

PRÊMIO

A Aracruz recebeu o Prêmio Desempenho 2006 como a maior empresa no setor de Papel e Celulose no Espírito Santo e a melhor empresa do setor da Região Sudeste. A Aracruz Produtos de Madeira (APM) também foi premiada como a maior empresa no setor de Madeira e Móveis da Bahia e da Região Nordeste. Promovido pela Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic), o prêmio avalia a receita, a rentabilidade em relação ao patrimônio e ao faturamento, crescimento, entre outros indicadores.

PREGÃO ELETRÔNICO

O Banrisul e a Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria assinam amanhã (14), às 16h, na sede do Banco (Rua Caldas Jr., 108 ? 4º andar), convênio para a utilização do Pregão On Line Banrisul (www.pregaoonlinebanrisul.com.br). Com a adoção do pregão eletrônico, a Câmara de Vacaria, RS, passará a realizar suas compras de bens e contratar serviços pela Internet, alcançando maior economia no custo final. Com o novo sistema, as licitações ganham agilidade, pois é totalmente automatizada; cresce a competitividade nas ofertas por causa do grande número de fornecedores cadastrados que o Banrisul possui e proporciona maior transparência da gestão pública com qualquer interessado podendo acompanhar as licitações pela Internet.

PAMPA GAÚCHO

O Sebrae/RS, a Associação de Produtores do Pampa Gaúcho e o Governo do RS promovem lançamento e outorga da indicação de procedência da carne - Pampa Gaúcho da Campanha Meridional- , no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Pórtico do Cais do Porto de Porto Alegre.

AUDI

A Audi Star é a revendedora exclusiva no RS do Audi Q7, o novo SUV (Sports Utility Vehicle) da Audi. O veículo é um lançamento mundial e combina a alta performance dos esportivos com um design robusto e elegante. O desenvolvimento do projeto levou 5 anos e envolveu aproximadamente 5 mil profissionais, entre engenheiros, designers e experts em tecnologia virtual, crash test e túneis de vento.

Leia mais

13 dez 2006

UM SÉRIO PROBLEMA CULTURAL


MAU SENSO

Vejam que coisa interessante: partindo de dois ditados bastante antigos, onde um deles dá conta de que as pessoas aprendem com os erros, e outro, de que não há regra sem exceção, já temos todos os porquês do nosso persistente e lamentável atraso.

PERSISTIR NO ERRO...

Persistir nos erros, aqui no Brasil, é mais do que importante. É necessário. Algo que nos leva sempre a sair da condição de humanos para passarmos para a burrice, como diria um terceiro ditado. Como nada é aprendido, sempre deve existir alguém culpado onde o governante ou administrador público jamais se inclui.

O POVO!

Se o mundo todo mostra que aprende com os erros, o Brasil é a exceção. Justificamos a regra. Vejam, por exemplo, o que está acontecendo nos últimos dias na área política, principalmente no Legislativo: depois de tanta discussão, entrevistas, diagnósticos, relatórios e provas incontestáveis de que precisamos cortar despesas, os parlamentares fazem o oposto. E a imprensa diz que o governo foi derrotado. Governo? O povo, com certeza!

DESDE SEMPRE

Na questão do salário mínimo, basta fazer uma simples constatação: o PIB deve crescer 3,4% em 2007. E eles votam um aumento de despesas da previdência, via salário mínimo, de 7,14%. Pode? E no RS, só para dar um exemplo regional no Estado mais problemático e de difícil compreensão aritmética, o Judiciário ganha aumento também superior ao PIB. Perceberam? Os índices aprovados para reajuste de despesas são sempre acima dos encolhidos índices de crescimento. Desde sempre.

BURRICE CONGÊNITA

Em resumo: 1- despesa sempre tem preferência, pois conta com a paixão dos políticos que tem no seu DNA este compromisso. Burrice congênita. Já é uma questão cultural idêntica à paixão pelas carroças em Porto Alegre. Não vai mudar jamais.

ORELHAS DE BURRO

2- Já as receitas... bem, isto só pela via de mais e mais impostos. Nunca pelo crescimento da economia, da mais valia, do desenvolvimento. Isto explica o nosso baixíssimo crescimento do PIB que, com estes erros sempre repetidos e mais graves diminuem as chances de mais investimentos. O que mais cresce, no Brasil e no RS, são as ORELHAS. De burro!

ESPETÁCULO

Um grande espetáculo promete contagiar turistas e comunidade que estiverem em Canela dias 17 e 21 de dezembro. A organização do evento apresentará a obra Navidad Nuestra, do compositor argentino Ariel Ramírez, que compôs uma ópera sobre o nascimento de Cristo. A peça será interpretada por artistas locais, um coral de 60 vozes e a orquestra sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).Às 21h.

PRAÇA

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e Carlos Smith, do Moinhos Shopping, entregam do dia 15, a Praça Maurício Cardoso já recuperada à comunidade do bairro Moinhos de Ventos. A partir das 10h, o espaço adotado pelo Moinhos Shopping vai estar movimentado com apresentações culturais e com a presença do Papai Noel.

INVESTIDORA

A Corporação Andina de Fomento (CAF), com sede na Venezuela, é a mais nova investidora da CRP Companhia de Participações. A CAF que até então vinha atuando principalmente na região norte da América do Sul, pela primeira vez investe em capital de risco no Brasil. Com o aporte, o Fundo CRP VI Venture passa a contar com R$ 61,5 milhões para investimentos.

VERSARE

A Versare Rede de Hotéis apresenta dia 20, durante café da manhã no restaurante Windrose, do Porto Alegre Ritter Hotel, o seu planejamento de ações para 2007. Criada em 2004 com o objetivo de atuar de forma associada para competir com as grandes redes de hotéis, conta com 25 unidades espalhadas pelo RS, 1965 apartamentos, 1000 colaboradores e cerca de 430 mil diárias por ano.

Leia mais