Artigos

29 set 2006

PREPARANDO O VOTO


O ASSUNTO DA HORA

De hoje até domingo não há assunto mais importante ou que mereça atenção maior do que as eleições. As mudanças de números que se apresentam às vésperas do pleito animam sobremaneira aqueles que estavam apáticos e aborrecidos. Se uma nova chama de esperança surge, o tempo disponível precisa ser bem aproveitado para tentar alguma virada.

MENSAGENS ELETRÔNICAS

Todos estão de acordo que foram milhares as mensagens eletrônicas disparadas na Internet, durante todo este mês, pelas mais diversas pessoas indignadas e preocupadas com o nível atual de corrupção que tomou conta da política brasileira. E todas elas carregados de fortes chamados de atenção para os cuidados que eleitores precisam ter neste domingo, 1ºde outubro.

NO RS FUNCIONOU

Até certo ponto as pesquisas de intenção de voto mostram que a coisa funcionou, principalmente no RS. Os números mais recentes identificam que o partido de Lula, considerado o mais corrupto deste mundo, não ganha a eleição no Estado. Infelizmente isto não basta, uma vez que somos uma federação e não há, assim, a possibilidade de haver um presidente por Estado.

PLEBISCITO DAS ARMAS

Não são poucos os eleitores que esperam que certas pesquisas estejam equivocadas. A lembrança do resultado no plebiscito das armas, quando tudo parecia perdido alimenta a esperança. Note: a vitória foi de tal ordem que muita gente resolveu entender que as pesquisas não são confiáveis, principalmente o Ibope.

5º ANIVERSÁRIO

A partir de segunda-feira esta e-opinion PONTOCRITICO.COM entra no seu 6º ano de atividade. Embora a numeração dos artigos reinicie sempre a cada ano completado, foram 1.132 artigos escritos no período inteiro. Com uma vantagem: quem não leu e quer recuperar algum deles, basta clicar em - Artigos Anteriores- e ele ali está, imediatamente, em tempo real. Coisas que só a Internet, esta poderosa ferramenta, oportuniza.

NOVIDADES À VISTA

Nestes cinco anos de atuação neste tipo de mídia eletrônica, além de dispor os artigos escritos diariamente no site: www.pontocritico.com , os leitores que preferiram a forma de assinatura, sempre gratuita, receberam o mesmo conteúdo escrito nas suas caixas de mensagens. Detalhe: o propósito nunca foi buscar a concordância das pessoas com as minhas idéias e pensamentos. Foi só de emitir o meu entendimento sobre os assuntos expostos. Embora esteja completando 20 anos de atuação na área da comunicação, os últimos cinco anos representam o período em que me tornei independente, usando o Canal 20 para programas de TV e a Internet para a parte escrita. Considerando o avanço constante da tecnologia eletrônica anunciarei na próxima semana algumas inovações que proponho fazer a partir do próximo ano, 2007. Aguardem.

SEMINÁRIO

O INEC - Instituto Nacionalde Defesa do Consumidor e do Cidadão, com sede em PortoAlegre, e a Paulo Silva Consultoria, com apoio da revistaConsumidor Teste, realizam no próximo dia 6 de outubro,das 8h ás 18h, um evento de caráter nacional inéditona capital gaúcha: o 1º Seminário de Direitos &Deveres dos Consumidores de Seguros. O encontro será noSalão Mercosul, na Fiergs, em Porto Alegre, com apresença de vários palestrantes, entre eles, o ministroJosé Augusto Delgado, do Superior Tribunal de Justiça(STJ). O evento se direciona às empresas de seguros eentidades públicas e privadas de defesa do consumidor. Mais informações: consultor@consumidorteste.com.br

RISCO

Prevenir os supermercados gaúchos contra situações de risco e orientar funcionários e gestores para garantir a segurança dos estabelecimentos. Com este objetivo, a AGAS ? Associação Gaúcha de Supermercados promove no próximo dia 03 de outubro o curso ?Segurança Patrimonial e Formação De Portaria?. O encontro busca proteger o patrimônio dos empresários e ensina técnicas operacionais e procedimentos legais, simula situações de perigo e dá dicas de controle de acesso. O curso acontece na sede da Entidade (Rua Dona Margarida, 320), na Capital, e tem carga de 8 horas. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail capacitacao@agas.com.br .

CONCURSO

A Aracruz Celulose lançou no dia 28 o concurso on-line ?O seu melhor papel?. Nele, qualquer participante com mais de 18 anos poderá contar qual o papel mais bonito já desempenhado em sua vida. O material deve ser enviado para o web site da Aracruz em texto, foto ou em formato de minifilme ? a partir do celular ou câmera digital ? até o dia 17 de outubro. Para participar, basta preencher o cadastro no site da Aracruz http://www.aracruz.com.br/concurso e enviar o material. Durante a fase de votação, entre os dias 17/10 e 7/11, estarão disponíveis, no hotsite criado para o concurso, os 15 melhores vídeos, as 30 melhores fotos e os 15 melhores textos, selecionados pela comissão julgadora, composta pela equipe de Comunicação Corporativa da Aracruz. A partir de 17/10, os cinco melhores trabalhos nas três categorias serão eleitos pelo público. O resultado será divulgado no dia 6 de novembro.

INAUGURAÇÃO

Dia 3/10, terça, às 18hs, será inaugurado o ESPAÇO BOVESPA, que marca a reabertura da área de visitação ao público oferecida pelo Programa Bolsa Aberta e também o site em Boa Companhia, que funcionará como um canal de divulgação das ações sociais desenvolvidas pelas empresas listadas na Bolsa. O evento ocorre na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, rua XV de Novembro,275, SP.

DIA DAS CRIANÇAS

-As atrações para o Dia das Crianças começam mais cedo no Bourbon Shopping Assis Brasil. A partir do dia 3 de outubro, a exposição ?São apenas criancinhas, Estática!?, do artista Edegar Rissi, leva para o shopping mais de 25 personagens tradicionais de histórias em quadrinhos desenhados com tinta acrílica em MDF. As peças são em tamanhos variados, podendo chegar até 1,70m de altura. Figuras clássicas dos desenhos antigos como Os Flintstones, Pernalonga, Frankenstein Jr., Popeye e Betty Boopp prometem fazer a festa de um público de várias idades, incluindo os trintões que poderão reviver seu heróis de infância. A mostra segue até o dia 15 de outubro, com visitação das 10h às 22h.

Leia mais

28 set 2006

PACIÊNCIA ESGOTADA


PROMESSAS BOBAS

Com o fim do horário político-eleitoral estou certo de que, para os mais esclarecidos, a cota de paciência também esteja esgotada. Principalmente com promessas bobas feitas, por quase todos os candidatos, quanto ao crescimento da economia do RS e do país e do desenvolvimento econômico como um todo. Isto vale, naturalmente, para os pretendentes aos governos dos Estados e da União.

MAU SENSO

Embora pouquíssimas pessoas tenham, minimamente, qualquer iniciação em economia é fantástico observar como o bom senso inexiste ou está muito escasso por aqui. E a lógica de pensamento, idem. A falta de conhecimento, de escolaridade do povo impede qualquer entendimento sobre como atrair investimentos e fazer a economia crescer.

AMBIENTE

Um ambiente saudável e propício para investir requer, antes de qualquer coisa, a existência de infra-estrutura suficiente para que uma empresa se estabeleça. Estradas, energia, telecomunicações, pontes, aeroportos, portos, logística, distâncias dos mercados mais consumidores, tudo isto faz parte dos primeiros estudos de viabilidade dos empreendimentos. E pressupõe a existência de garantia dos contratos assinados, que não podem ser alterados sem negociações sérias.

INFRA-ESTRUTURA

Todos os candidatos disseram que a economia brasileira e gaúcha precisa crescer tanto ou mais do que a média mundial ou latino-americana. Ótimo. Porém, todos ignoraram que falta infra-estrutura. Esta, para ser construída pela iniciativa privada, exige uma mínima taxa de retorno do investimento. No caso das estradas, por exemplo, precisa haver a cobrança de pedágio. No RS, como se vê, isto é inconcebível.

MEDROSOS

Os resistentes a este tipo de concessão mal sabem que o Estado não consegue construir nem manter estradas. A telefonia e a energia elétrica, só existem porque foram privatizadas as concessionárias. E o povo, assim como os candidatos medrosos, continuam pregando contra as privatizações, coisa que só ajudou naquilo que ainda garante algum crescimento. Pode?

PAJELANÇA

Em suma: como grande parte do nosso povo crê na providência divina, pensa que ela vai resolver os nossos problemas. Basta rezar. A partir de então é esperar os milagres. Caso não aconteçam, o grau de resignação aparece e todos se conformam dizendo: Deus nos reservou este sofrimento. A ciência, para nós, infelizmente, ainda não foi substituída pela pajelança. Muita gente ainda reza e dança para que as chuvas venham e irriguem as nossas terras. Viva o Brasil! Viva o RS!

REUNIÃO-ALMOÇO

A Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e o Ministro de Economia, Trabalho e Trânsito de Baixa Saxônia, Walter Hirche convidam para rodada de negócios que ocorre amanhã, 29, às 12h no Salão Mercosul do Hotel Sheraton Porto Alegre (com tradução simultânea).

FEIRAS

No dia 04 de outubro, será realizado o lançamento do calendário de feiras de 2007 da União Brasileira dos promotores de feiras (Ubrafe), durante o Coffee-Break que ocorrerá na Federasul, no Palácio do Comércio, às 9 horas. Na ocasião o consultor da instituição, Arnaldo Rodrigues, ministrará a palestra \"Panorama das Principais Feiras de Negócios no Brasil\". A representante no RS da Ubrafe, FCEM - Feiras, Congressos e Empreendimentos é a responsável pela organização do evento no Estado.

SENAR/RS

Alunos e professores de Escolas Públicas do estado têm até o dia 29 de setembro para enviar os trabalhos participantes do Concurso Agrinho 2006. Redações, desenhos e experiências pedagógicas sobre o tema \"Trabalho e o Consumo\" deverão ser enviadas ao Senar-RS - Praça Saint Pastous, 125, cep: 90.050-390, em Porto Alegre, impreterivelmente, com o ofício de remessa da escola participante.O programa está presente entre 645 mil alunos, ajudando 45 mil professores a ensinar crianças e jovens a tornarem-se cidadãos conscientes e intercessores do bem junto às comunidades e municípios que vivem. \"O programa busca envolver o aluno numa proposta de cidadania além da sala de aula, interagindo os temas propostos nas revistas do Agrinho, com a família, os amigos e a comunidade\" ? explica o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Delgado.

TRIBOS

Amanhã, 29, a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, promovida pela ONG Parceiros Voluntários, estará realizando o seu Fórum Tribal Municipal, com a participação de 10 tribos e cerca de 250 jovens voluntários procedentes de escolas da capital, públicas e privadas. A etapa, dedicada a troca de experiências e análise de resultados das ações desenvolvidas em três trilhas: Cultura, Meio Ambiente e Educação para a Paz, acontece no auditório Elisabeth Lee, Colégio Americano (Rua Lauro de Oliveira, 71), das 14h às 17h30min.

Leia mais

26 set 2006

A VANGUARDA DO ATRASO


EVENTO

Ontem, durante o lançamento do livro ? A Vanguarda do Atraso ?, obra em que me incluo como um dos entrevistados de Diego Casagrande, percebi o enorme carinho que muita gente tem pelo grupo de depoentes. O número de simpatizantes presentes explica o sucesso do evento.

PROPÓSITOS

As mais de 500 pessoas que lá estiveram mostraram vários propósitos: muita indignação quanto às inúmeras tentativas de impedir a liberdade de expressão; repúdio às perseguições ocorridas durante o governo petista no RS; e poder abraçar e conversar com os depoentes entrevistados. Foi emocionante para mim e, certamente, para os demais. Agradeço muito pelo carinho e tenho certeza de que vale a pena ler ao livro que a partir da próxima semana estará nas bancas.

AUSÊNCIAS NOTADAS

É óbvio que só os presentes precisam ser saudados. Mas algumas ausências precisam ser bem lembradas como mal agradecidas por tudo que aconteceu aos comunicadores perseguidos. É o caso dos dirigentes de qualquer uma das empresas de comunicação aberta do RS.

POUCO INTERESSE

O não comparecimento define até certo ponto o baixo interesse em se manter uma imprensa livre por aqui. Pasmem: todos os jornalistas e comunicadores que fazem parte do livro trabalharam em todas elas. O comportamento lamentável foi notado. Sem dúvida.

EDITORA

Um outro fato não pode passar em branco: uma editora gaúcha se recusou a imprimir o livro. Entendeu que poderia ser vítima de perseguições futuras por editar a obra. Ou é a covardia que anda solta, ou a identificação ideológica se impôs. Ou ambas. Ficam, de qualquer forma, os nossos agradecimentos à Editora Nova Prova, que topou a parada.

OS ATORES

Os protagonistas do livro: além de Diego Casagrande que organizou a obra e fez o prefácio, a introdução foi feita pelo Dr. Paulo do Couto e Silva. Os entrevistados, pela ordem, são: José Barrionuevo, Hélio Gama, Dennis Rosenfield, Políbio Braga, Érico Valduga, Paulo Moura, Rogério Mendelski, Gilberto Simões Pires, Jair Krischke e José Giusti Tavares.

SALÃO DO INVESTIDOR

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro acontece o Salão do Investidor, o maior evento do sul do país sobre mercado financeiro, com extensa programação de cursos e palestras de nomes reconhecidos nacionalmente no mercado financeiro. As vagas são limitadas. Para maiores informações e programação completa, acesse www.salaodoinvestidor.com.br.

CICLO DE DEBATES

Hoje, 26, a partir das 18:30hs, o IBEF/RS realiza no Auditório Mercosul Center - Av. Carlos Gomes, 328 , o ciclo de debates com o tema: "Recuperação Empresarial: a integração entre estratégia, governança e controladoria."

INFORMÁTICA

O Projeto Setorial de Software e Serviços do RS realiza encontros com empresários de informática nos dias 27 e 28, às 19h, em Pelotas e Rio Grande (respectivamente). Os eventos acontecem no Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914 - Auditório 1) e na Câmara de Comércio de Rio Grande (Sala de Leitura).

FLORENSE

No próximo dia 28 de setembro, o franqueado Marciel Cardoso estará reinaugurando sua loja Florense de Pelotas, cidade do interior do estado gaúcho.Os convidados esperados, que conhecerão um moderníssimo showroom de 470m2, são clientes e parceiros Florense, entre eles, os principais nomes da arquitetura, design e decoração da região, além de clientes de diversas áreas, entre eles, entidades representativas, formadores de opinião e empresários. O coquetel de lançamento da loja, que completa seus 17 anos de existência, destacará o reposicionamento da marca que apresenta o Conceito 24/7 nas coleções 2006/2007.

Leia mais

25 set 2006

À PROVA DE ESCÂNDALOS


JÁ GANHOU

Volto a confirmar mais uma vez que a eleição presidencial, como já havia opinado anteriormente, está ganha por Lula. Alguns leitores, contrariados com a minha convicção, ficam irritados e preferem resistir em admitir uma derrota imaginando que sempre pode haver uma eventual virada.

OUTRAS PREOCUPAÇÕES

Embora já tenha esclarecido por diversas vezes o assunto, o que me convence da vitória de Lula, de maneira irreversível, inclusive com grande possibilidade de ocorrência ainda no primeiro turno, é que mais de 50% dos eleitores já elegeram outras preocupações, que vão muito além dos escândalos e da corrupção que se caracterizam fortemente neste governo. A saber:

FATORES DECISIVOS

1- A inflação baixa é a que tem maior importância. 2- As esmolas concedidas pelos programas sociais, que o povo tanto aprecia. 3- Pelo lado empresarial é notório que alguns adoram demasiadamente os privilégios que vêm recebendo. 4- Uma parte da imprensa que não sabe como agradecer as polpudas verbas publicitárias que a Petrobrás e o Banco do Brasil, principalmente, estão gastando para abrandar as pressões.

VANTAGENS

Este conjunto de situações traduz esta grande preferência do eleitor por Lula. Ninguém pode ser tonto a ponto de não compreender a exacerbada cooptação de vários representantes da sociedade. Gente, antes de tudo é preciso entender que apesar de estarmos diante do governo mais corrupto deste mundo, o importante é que a maioria dos eleitores preferem viver num mar de falcatruas desde que recebam vantagens.

INFERNO

Chamo a atenção para um detalhe: se a eleição presidencial já está definida, a governabilidade, que já anda ruim, a partir de 2007 será um verdadeiro inferno. Ou melhor: vamos viver um período em que o inferno seria bem mais ameno. O Poder Judiciário, por sua vez, será testado ao máximo, pois a cassação do vitorioso seria a lógica diante de tanta ilegalidade. A conferir.

LIVRO

Não esqueçam: hoje, o lançamento do livro que conta algumas passagens sobre as perseguições do governo petista gaúcho a alguns jornalistas, comunicadores e escritores. São situações claras e incontestáveis daquilo que representa os experimentos feitos na sede do laboratório socialista/comunista do país, que está em curso. A partir das 18 h, no Fratello Sole do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre.

TÁ NA MESA

O presidente do Grupo Randon, Raul Randon, é o convidado do Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 27. O empresário falará sobre ?Empreendedorismo e inovação?. A reunião-almoço começa às 12h30, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, sede da Federasul. Antes, às 11h30, Randon concede entrevista coletiva à imprensa.

PRORROGADA

Ainda há tempo para participar da seleção para o Programa Futuro Gerdau Trainees. As inscrições vão até sábado, 30 de setembro, e devem ser feitas pelo site www.gerdau.com.br . Podem se inscrever pessoas formadas há até dois anos ou quem se forma neste ano.

PROJETO PESCAR

A Fundação Projeto Pescar, em comemoração aos seus 30 anos, estará promovendo os Encontros Regionais de Jovens da Rede Projeto Pescar 2006. As reuniões acontecem de 28/09 a 21/10, em diversas localidades brasileiras. O encontro das unidades de Porto Alegre, Região Metropolitana, Sul e Missões acontece no dia 28 de setembro, das 8h30min às 17h 30min, na Quinta d? Estância Grande, em Viamão

SEMINÁRIO

A AGAS ? Associação Gaúcha de Supermercados promove no próximo dia 26 o seminário ?Fiscalização da Classificação de Produtos Vegetais?, trazendo em pauta as mudanças propostas pela Lei Nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação obrigatória em todo o país de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico.

Leia mais

22 set 2006

TRATO OU TRAPAÇA? - FINAL


APÓS AS ELEIÇÕES

Continuando a conversa entre Jonas e o velho homem...Então ele tiraria mais pão dos trabalhadores mais jovens ? o que também começaria logo após as eleições. Mas aqueles trabalhadores perceberam qual era o esquema dele, e também ficaram furiosos.

SAFADEZA

Os mais jovens e espertos disseram que queriam ter algum pão para comer agora. Que não queriam esperar para comer todo o pão no futuro. E que, além do mais, o futuro poderia nem chegar como planejado. A maioria deles não confiava que os políticos não fossem mudar as regras do jogo até que eles se aposentassem.??E o que foi que ele fez, então? ? ? perguntou Jonas.

INDIGNADOS

?Esse Ponzi sempre encontra uma saída. Então ele sugeriu que todos deveriam esperar até completarem 70 anos de idade antes de poderem começar a tirar o pão do balaio. Bem, isso deixou indignados os que estavam perto de se aposentar, e que esperavam receber o pão ao completarem 65 anos, conforme fora prometido no começo.

PROMESSAS

Por fim, Ponzi veio com uma outra idéia brilhante.??Bem na hora!? ? exclamou Jonas.?Bem na hora para o dia das eleições. Ponzi prometeu tudo para todo mundo! Ele daria mais aos velhos e tiraria menos dos jovens. Perfeito! Prometa mais por menos e todos ficam felizes!?

SENÃO

O velho homem fez uma pausa, para ver se Jonas estava acompanhando bem o seu raciocínio. ?O único ?senão? é que os pães serão um pouco menores a cada ano.

TRAPACEIROS

Ora essa! Os pães vão acabar ficando tão pequenos, que seremos capazes de comer cem pães por refeição ? e ainda ficar com fome.??Trapaceiros malditos!? ? exclamou Alan, explodindo de raiva. ?E quando esses pães acabarem, supondo que eles irão imprimir figuras de pães para nos alimentar.? FIM.

ADVB

Internet: ameaça ou oportunidade? É o tema do debate da 3ª edição do Cardápio de Negócios da ADVB , que vai apontar o que está por trás desta nova mídia. Dia 25, segunda, no Sheraton Porto Alegre Hotel, a partir do meio-dia. Convites e reservas pelo fone 3211-0399.

VITRINE

A CDL Porto Alegre promove, entre 25 e 27 de setembro, o curso Vitrine e Comunicação Visual. O evento objetiva elaborar uma vitrine atrativa, visando aflorar a sensibilidade do consumidor para a compra. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas no site da CDL (www.cdl-poa.com.br).

AGERT

O presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Roberto Cervo ?Melão?, convida a imprensa para divulgar nesta segunda, 25, a Campanha de Combate à Ilegalidade no Rádio. A coletiva ocorre às 14h30min na sede da AGERT (Riachuelo, 1098, Conj. 204).

ANEMIA

O projeto Criança sem Anemia no Rio Grande do Sul, em parceria com a OAB, estará promovendo debate sobre a Anemia Ferropriva no Auditório Guilherme Schultz Filho (Rua dos Andradas, 1261 ? 8º andar), hoje, 22, às 18h30min. O evento tem entrada franca e as vagas são limitadas. Inscrições: secretariaeventos@oabrs.org.br .

18° FESTIVAL DO TURISMO

Será lançado no dia 04/10, às 19h, no Dado Bier, o 18º Festival do Turismo de Gramado, que acontece no Centro de Feiras Serra Park, de 16 a 19 de novembro. Mais informações e a programação oficial do Festival estão disponíveis no site www.festivalturismogramado.com.br .

VANGUARDA DO ATRASO

Não esqueçam, segunda, 25, às 18h, durante coquetel na Fratello Sole do Praia de Belas Shopping, Diego Casagrande estará lançando VANGUARDA DO ATRASO, um importante relato em defesa da liberdade. Na obra José Barrionuevo, Hélio Gama, Denis Rosenfield, Políbio Braga, Érico Valduga, Paulo Moura, Rogério Mendelski, Gilberto Simões Pires, Jair Krischke e José Giusti Tavares relatam e analisam em contundentes entrevistas os processos judiciais, as pressões políticas e as sucessivas tentativas de calar vozes independentes e críticas no período em que o PT governou o Estado. Visite e divulgue: http://www.vanguardadoatraso.com.br .

Leia mais

21 set 2006

TRATO OU TRAPAÇA? - 2


BALAIO

Continuando o capítulo 25...?Todo mundo contribuiu, menos o Lorde Ponzi e os seus funcionários?? ? repetiu Jonas.?Ah, esses tiveram tratamento especial? ? respondeu o velho homem. Nós tivemos que colocar mais do nosso próprio pão num balaio separado, reservado exclusivamente para eles. Agora eu sei por que eles queriam o deles separado.?

FUTURO

?Deve ser bom ter pão garantido para a velhice? ? disse o garoto.?E como! Foi o que pensamos. Parecia ser uma grande idéia, porque sempre haveria pão para alimentar os velhos. E já que todos nós poderíamos contar com o grande balaio do governo, a maioria parou de reservar um pouco do nosso próprio pão para o futuro.?

OLHAR

O velho homem tinha os ombros encurvados com o peso de uma vida inteira. Ele percorreu com o olhar o grupo de pessoas rugadas e velhas, e apontou para um outro senhor idoso que estava sentado em um banco perto deles.

BOTA E TIRA

?Um dia, o meu amigo Alan viu que tinha gente que colocava o pão no balaio e tirava de novo. Fazendo as contas, ele concluiu que logo o balaio ficaria vazio. Alan era guarda-livros, sabe? Sua previsão era muito simples; seria tirada do balaio uma quantidade de pão maior do que aquela que as pessoas estavam colocando lá ? até acabar todo o pão. Bem, ele logo nos alertou.? Alan começou a balançar a cabeça, trêmulo.

GRITA GERAL

?Fomos diretamente até o balaio e o escalamos por um dos lados. Deu um pouco de trabalho, mas não éramos tão fracos e cegos quanto alguns desses jovens Lordes pudessem pensar. De qualquer forma, olhamos para dentro do balaio, e descobrimos que estava quase vazio. Quando os outros souberam disso, a grita foi grande. Imediatamente, tratamos de dizer a Lorde Ponzi que era melhor ele dar um jeito logo de se ter pão no balaio, ou nós o afastaríamos do governo nas próximas eleições!?

MAIS PÃO

?Uau! Aposto que ele ficou assustado? ? disse Jonas.?Assustado? Nunca vi ninguém ficar tão preocupado. Ele sabe que nós temos uma força danada quando nos embravecem. Primeiro, ele propôs dar aos velhos mais pão, coisa que começaria logo após as eleições. Amanhã acompanhem o encerramento.

ADOÇÃO

Hoje, 21, Dia da Árvore, o Prefeito José Fogaça eo secretário municipal do Meio Ambiente, lançam o ProgramaAdote uma Árvore. Pela proposta, qualquer pessoa poderá ficar responsável pelos cuidados com uma muda de árvore plantada pela Smam. Interessados em adotar uma muda de árvore, devem acessar o site www.portoalegre.rs.gov.br/smam , em Arborização, e preencher o cadastro. Será firmado um Termo de Cooperação, com validade de um ano, renovável.

MESAS REDONDAS

A reunião-almoço Mesas Redondas deste mês acontece no dia 25 de setembro (segunda-feira), das 12h às 14h, e terá como tema Oportunidades no mercado europeu para empresas de TI. Informações:comunicacao@softsul.org.br

LANÇAMENTO

Hoje, 21, às 19h00, a Conte Freire recebe o escritor Antonio Silvestri para o lançamento do livro "O Mala - e o vazio da mala", lançado pela Editora AGE. Abordando com humor e ironia as peculiaridades da sociedade brasileira.

INSCRIÇÕES

Encerram-se dia 24, domingo, as inscrições para um dos mais concorridos programas de trainees do Brasil. O Programa Futuro Gerdau Trainees 2007. É uma oportunidade para ingressar em uma das maiores empresas do país, em contínuo processo de expansão e internacionalização. Os candidatos devem se cadastrar pelo site www.gerdau.com.br.

PALESTRA

A presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, ministra hoje, 21, a palestra ?Voluntariado e Doação de Órgãos?, às 19h30, no anfiteatro do Colégio Marista, em Santa Maria.

Leia mais