MUITAS OUTRAS
Já vai longe o tempo de que a morte e os impostos eram as duas únicas certezas, absolutas, que os seres humanos passariam a enfrentar tão logo viessem ao mundo. Hoje, como se sabe, a educação e a ciência oportunizam o conhecimento de mais certezas.
CICLO
Uma delas, muito simples e de conhecimento de todos os habitantes do mundo, é de que, se o ciclo da vida tem prazo incerto, as horas e os dias tem períodos certos e precisos. Queiram ou não serão sempre concluídos.
DIREITO À SAFADEZA
Já os brasileiros têm hoje muito mais certezas. Uma delas é a convicção plena de que políticos têm pleno direito à safadeza. Inclusive já estão percebendo, muito claramente, que é impossível acabar com a roubalheira e os privilégios por eles conquistados.
PERSEGUIDO
Não há um dia sequer em que o Senado fique livre de alguma denúncia de novas safadezas. A coisa, além de insuportável, parece não ter fim, gente. E o comandante geral, José Sarney, continua discursando dizendo que é um perseguido pela mídia.
FORA SARNEY! ???
Na medida em que os escândalos vão sendo revelados e as provas apresentadas, nada mais óbvio que um sentimento de indignação por parte do povo, que paga tudo. Pois é aí que se percebe a grande fraqueza dos manifestantes: atordoados pelas pancadas reagem nas ruas com um simples- Fora Sarney! -.
CORPORATIVISMO
Ora, gente. O problema não está na presidência do Senado. Ele só é tão um grande safado, mas não o único. A safadeza campeia, há séculos, em todos os Poderes. E os privilégios, idem. E quando as leis não os protegem, a Justiça cuida dos casos omissos. E, naturalmente, se omite. Afinal, quando o setor público está ameaçado, o corporativismo fala mais alto.
FORA DE FOCO
Se a sociedade continuar mansa e fora de foco, além da certeza dos impostos vai ter a certeza de que a carga tributária nunca será reduzida. Só tenho receio de que a ciência nos tire a certeza da morte, pois a eternidade, nas atuais circunstâncias, nos levará a uma outra certeza: vamos enlouquecer.